Violão Vazado ?

Autor Mensagem
Bog
Veterano
# fev/12
· votar


Alex guitar man
Melhor que piezo? só os magnéticos e "microfones"...não?

1. Não sou fã dos captadores magnéticos para violão, são os mais distantes do som acústico do violão.

2. Mini-microfones internos pegam muitos graves, são sensíveis a sons externos e extremamente sucetíveis a microfonia.

3. Microfones externos são o ideal, mas só funcionam em ambientes sem outras fontes de ruído forte, e precisam ser cuidadosamente posicionados. São obviamente a opção #1 em estúdios e apresentações do tipo "banquinho e violão".

4. Existem outros sistemas, baseados em transdutores colocados não sob o rastilho (como os captadores piezo), mas sob o tampo. Estes sistemas costumam funcionar melhor quando o violão é projetado ao redor da captação. O resultado final é muito mais natural que o da captação piezo. A Taylor usa este sistema, mas não nas linhas mais econômicas. A Yamaha tem instrumentos mais acessíveis com este tipo de princípio. A qualidade da captação é muito, muito superior a qualquer piezo que eu tenha ouvido. Todas as músicas no meu Palco MP3 que têm violão foram gravadas com um Yamaha desses, direto em linha.

5. Outra possibilidade usa processamento digital para transformar um sinal obtido por um captador piezo em uma versão mais natural do mesmo. Novamente, costuma funcionar melhor quando a função de transformação é específica para o instrumento em questão. Os pedais Fishman Aura são feitos com base neste princípio - diferente da A2 ou daqueles pedais da Boss, os Aura não são simuladores, são "despiezadores". Existem instrumentos que incorporam a tecnologia dos Aura internamente. A Yamaha também se... er... "inspirou" neste princípio para criar o sistema que eles estão usando atualmente nos instrumentos top de linha.

Alex guitar man
Veterano
# fev/12
· votar


1

Bom, eles ficam muito bom com mesclagem de um piezo....


2

Justamente por isso não penso em um desses...

3

Realmente, é o melhor, raramente nós vemos gravações profissionais que usam violão em linha....

4

Nunca ouvi falar, mas esse tipo iria "pegar" o som da caixa de ressonacia do violão e tudo que vibrar junto com ela não iria?

5

Estava lendo sobre a A2 e vi que ela "reconhece" o captador do violão pra depois modificar o sinal..

Bog
Veterano
# fev/12
· votar


Alex guitar man
Nunca ouvi falar, mas esse tipo iria "pegar" o som da caixa de ressonacia do violão e tudo que vibrar junto com ela não iria?

Sim. Este Yamaha é mais sensível a ruídos de esbarrões e braço raspando no tampo. Mas como eu uso muito o corpo do violão na hora de tocar, para mim isso é até bom. E o meu é um APX, que tem um corpo menor que o normal e é bem resistente a microfonia. Emprestei meu violão para o Pato Fu quando eles tocaram no Japão, e ele funcionou perfeitamente mesmo com a banda toda tocando. Também nunca tive problemas com microfonia quando me apresentei com este violão.

Estava lendo sobre a A2 e vi que ela "reconhece" o captador do violão pra depois modificar o sinal..

Não sei onde você leu isso, mas não faz sentido. Ela tem um parâmetro no qual você seleciona o tipo de entrada usado, mas ele funciona mais como um controle de volume e equalização. O que a A2 reconhece automaticamente é a frequência de feedback. Algo me diz que alguém se confundiu quando disse isso que você escreveu.

Aliás, o conceito por trás da A2 é bem diferente daquele do Fishman Aura.

Alex guitar man
Veterano
# fev/12
· votar


Algo me diz que alguém se confundiu quando disse isso que você escreveu

Acho que eu me confundi....

e braço raspando no tampo

Isso não é bom, hehehe.....


Mas como eu uso muito o corpo do violão na hora de tocar

Não entendi, faz percussão??

Bog
Veterano
# fev/12
· votar


Alex guitar man
Não entendi, faz percussão??

Eu gosto de usar abafamentos e pancadas no tampo quando faço batidas com acordes. Quando toco assim, não uso palheta, e até onde eu sei, nunca vi outra pessoa tocando deste jeito. Só sei que esses abafamentos não soam muito bem quando uso violões com captação piezo, o som fica "estourado".

Alex guitar man
Veterano
# fev/12
· votar


Bom, eu toco com os dedos, só agora estou indo pra palheta.....

Alex guitar man
Veterano
# fev/12
· votar


Eu coloquei um Piezo (esse) na minha guitarra, só que o som passou bem longe do acústico :(

Bog
Veterano
# fev/12
· votar


Alex guitar man
o som passou bem longe do acústico

Mas isso é um captador de contato. Na minha lista ali em cima, o número 4 costuma ser feito com múltiplos captadores como este. O captador piezo tradicional é o de rastilho. Este aí foi feito para captar a vibração do tampo, não é surpresa que não tenha ficado muito bom.

Alex guitar man
Veterano
# fev/12
· votar


não tenha ficado muito bom.

Ficou horrível!!! Ficou até, ficou o som da guitarra desplugada aumentado!

Pf, não me diz que é + ou - assim o som acústico de um semi-acústica.....

Alex guitar man
Veterano
# fev/12
· votar


Eu feiquei brincando de colocar a guitarra direto em linha, com um pré amplificador Flat, sem coloração nenhuma. Posso dizer que no fundo lembrou um violão......

aki

Bog
Veterano
# fev/12
· votar


Alex guitar man
Pf, não me diz que é + ou - assim o som acústico de um semi-acústica.....

Uma semi-acústica desplugada não fica assim, mas está mais perto disso do que de um violão. Note que estou falando de SEMI-ACÚSTICA, com bloco central, não de hollowbody. O problema é exatamente que falta 'corpo' ao som. Como eu disse, você usou um captador de contato, feito para captar vibrações do tampo. Para fazer a guitarra soar como um violão plugado, você precisaria ter usado um captador de rastilho (e é necessário fazer adaptações sob a ponte da guitarra - é trabalhoso).

Eu ainda não consegui entender a tua fixação por uma semi-acústica desplugada. Guitarras semi-acústicas, principalmente as mais baratas, não são pensadas como instrumentos acústicos. Eu acho que já comentei que tenho 2 semi-acústicas de corpo pequeno, ambas guitarras tops, e como instrumentos acústicos elas ficam muito aquém mesmo de um violão dos mais simples.

Guitarra hollowbody, com o corpo completamente oco e grande é outra história, mas aí entramos em uma discussão que acho que já tivemos: são instrumentos de construção mais complexa, e as que servem bem desplugadas não custam no exterior menos que 1500 dólares (e olha lá). É o tipo de instrumento que no Brasil custa uns 8 ou 9 mil reais, completamente inviável.

Alex guitar man
Veterano
# fev/12
· votar


mas aí entramos em uma discussão que acho que já tivemos

Sim, haha, mas não precisa repetir....

É que tenho o sonho de ter um "violão/guitarra" que tenha o som acústico como uma fender em Valvulado bem clean :)

----------------------------------------

O bog, o que você é no mundo da musica? Já emprestou o violão até po Pato Fu..........

Bog
Veterano
# fev/12
· votar


Alex guitar man
É que tenho o sonho de ter um "violão/guitarra" que tenha o som acústico como uma fender em Valvulado bem clean :)

Isso non exciste.

O bog, o que você é no mundo da musica? Já emprestou o violão até po Pato Fu..........

Eu não sou nada. É só que o irmão da Fernanda Takai estudava no Japão, na mesma universidade onde eu fui fazer o doutorado. Aí acabei conhecendo ela e o John quando eles foram passar férias por lá, e depois emprestei violões nas duas ocasiões que eles fizeram mini-turnês no Japão. Nada demais.

Leo-RJ
Veterano
# fev/12
· votar


Alex guitar man

Pois é, cara, você está falando de violão flat (aqui no Brasil tem gente que chama de "violão de palco", mas não faço idéia do porquê).

São acústicos, porém mais finos (flat) e, ao invés da abertura acústica ser a tradicional no meio, são deslocadas do centro, como esse Yamaha que vc citou ou o Taylor T5 ("f holes") ou com essas aberturas próximas ao braço, como os Ovation, Godin, Caimbé etc.

Tem alguns aí no Mercado Livre e Olx:


Yamaha AEX:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-224920712-raro-yamaha-aex500-n- no-e-godin-fox-takamine-e-melhor-_JM

http://recife.olx.com.br/yamaha-aex500n-violao-do-lenine-iid-188296821


Taylor T5 (o tal do Lenine):

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-225699861-violo-taylor-t5-case- original-_JM


Godin série "A":

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-221671845-violao-aco-godin-a6-u ltra-violao-nao-yamaha-nem-taylor-nem-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-225755704-violo-godin-lr-baggs- serie-a-acousticanner-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-219919699-godin-a6-ultra-black- troca-em-nikon-d300s-ou-sylent-120-_JM


Caimbé:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-225223102-violo-caimbe-nylon-jr rn-_JM


Ovation Aplause (alguns da série Celebrity Ce também):

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-223481397-violao-applause-by-ov ation-eletro-acustico-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-217199486-ovation-celebrity-ce- 44-novo-_JM


E o Stagg que "copia" o Ovation:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-223163208-stagg-violo-ovationc- captador-fender-custom-shop-_JM.

Abração!!!1

Alex guitar man
Veterano
# fev/12
· votar


E o Stagg que "copia" o Ovation:

Eita, olha o captador!!!!!!!!!


os flats que conheço são desse tipo:

http://www.wolfmusic.com.br/wp-content/uploads/2010/06/02ws-700x447.jp g

Bog
Veterano
# fev/12 · Editado por: Bog
· votar


Leo-RJ
Taylor T5 (o tal do Lenine):

Uma coisa... O Taylor T5 é um híbrido. Ele é uma mistura de violão com guitarra. Existem poucos instrumentos assim, porque fazer o troço soar bem dos dois jeitos é meio complicado. No geral, o resultado é um violão que não soa tão bem quanto um violão normal da mesma faixa de preço, e uma guitarra que não soa tão bem quanto uma guitarra normal da mesma faixa de preço. Mas para sons bem leves, é possível misturar os dois timbres, e aí surge algo que só este tipo de instrumento consegue fazer.

A Crafter tem uns instrumentos assim, os SAT:

http://guitarplayer.uol.com.br/?area=materia&colid=8&matid=1049
http://www.musicaetudo.com.br/wp-content/uploads/2011/04/Guitarra-Craf ter-HIB-SAT-TMVS-Dissecando-Timbres-Quarta-02.jpg

Eu bem que queria um desses!

A diferença desse Crafter e do Taylor T5 para outros instrumentos vai um pouco além da captação (os captadores magnéticos ali não são captadores de violão, e sim de guitarra). A própria construção do instrumento precisa ser pensada de forma a evitar que o som fique muito estridente ou embolado.

Leo-RJ
Veterano
# fev/12
· votar


Alex guitar man

Quando falei que copia me referia apenas ao design. Não sei se vc reparou, mas é igualzinho no design. E isso é tão evidente que este Stagg não pode ser vendido em alguns países da Europa justamente em função de ações nas devidas Cortes no que se refere a isso.

Mas ok, só quis ajudar, por isso tive o trabalho de postar tudo aquilo para você tentar analisar o que lhe serve melhor.


Bog

Pois é, sei que é um híbrido, mas botei no mesmo balaio porque pode ser o que ele espera.

Já toquei em um Taylor T5 de 12 cordas (neste ano-novo último), e vi si que seus captadores são humbuckes fixos (um na ponte e outro 'escondido' sob a parte aguda da escala) além de um sensor magnético localizado sob o corpo.

E achei o T5 (pelo menos o 12 cordas) fantástico, com som claro e de bastante brilho (imagino que top de Koa faça diferença). O sensor magnético localizado na parte inferior do corpo confere uma qualidade mais acústica aos timbres amplificados.

"Brincar" fazendo experimentações com os controles de graves e agudos possibilitam variar muito a sonoridade neste instrumento.

Com um microfone Neumann TLM 127 na frente do instrumento, desplugado, captando seu som acústico, ficou inacreditavelmente bom. Mas ainda assim, totalmente acústico, sem o microfone, fornece uma propagação alta do som (e bastante clara). O preço é que o deixa fora das minhas possibilidades.

Achei um ótimo instrumento. Mas só toquei no de 12 cordas.

O Matt Blackett, um dos "testadores" da Guitar Player americana, que costuma meter o pau em vários instrumentos, testou um T5 de seis cordas na edição de julho de 2009 nos EUA (que eu tenho aqui guardada), ele escreveu, textualmente, que "não há nada que soe ruim neste instrumento" e que "de todos os 'hibridos' que já toquei este é o único que cumpre bem as duas funções, sendo tanto sua principal guitarra (ps: electri guitar) como violão (ps: acustic guitar)". Ainda completou "é um dos melhores instrumentos que já toquei". E tascou o "selo de ouro" no bichinho.

Mas o 6 cordas um nunca nem cheguei perto...

Abç!!

Alex guitar man
Veterano
# fev/12
· votar


f-holes mudam o timbre não? Do mesmo jeito que o tamanho da boca do violão influencia (grave ou agudo), certo?

herikguitar
Veterano
# fev/17
· votar


Olá pessoal, estou aqui ressuscitando o tópico para pedir ajuda com uma decisão.

Estou de olho em um violão vazado a um certo tempo, na versão nylon, já que possuo um bom modelo intermediário aço (TW 29 da Tagima) e ele tem me atendido muito bem e não pretendo trocá-lo. Acontece que faz um certo tempo que venho estudando um pouco mais de MPB, artistas como Alceu Valença, Geraldo Azevedo (esse muito mais), Zé Ramalho, Fagner... E busco um som aproximado ao desses caras, principalmente o do Geraldo Azevedo que pra mim é o que timbra melhor, disparado.

Pois bem, na procura por um violão Nylon intermediário encontrei o Tagima Ventura e o Giannini GNF-8R CEQ, sendo o primeiro na faixa de 1000 reais e o segundo na faixa de 700 reais (com captação Fishamn, por outro lado).

Gosto bastante de violão acústico, mas também estava olhando dois modelos vazados: O Corrado C4 e o Ramá Cedro Cutway (este último me parecendo mais atrativo por existirem muitos vídeos na internet sobre ele e em todos ele se demonstrar um excelente instrumento). O Ramá ainda tem a vantagem de poder ter contato direto lá com os caras e alterar algumas coisas nele antes de comprar, porém fecha na faixa de 1500 reais. Fora que pra usá-lo em totalidade precisaria de uma interface de áudio ou uma caixa.

Aí chegamos em outro ponto: Gosto de fazer gravações no meu computador e minha entrada de P2 já está ferrada, ou seja, mais cedo ou mais tarde precisarei de uma interface...

Aí fica a dúvida: Pegar um violão vazado (O Ramá, de preferência) e uma interface de áudio junto (no caso seria uma Behringer Uphoria UMC 22) ou pegar um acústico mesmo e depois a interface?

Lembrando que só usarei o instrumento basicamente para estudo em casa, tocar em barzinhos vez ou outra e fazer pequenas gravações, mas busco o timbre que mencionei acima.

Desde já perdoem o textão,
Abraço!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Violão Vazado ?