Violão Vazado ?

Autor Mensagem
Bog
Veterano
# jul/08 · Editado por: Bog
· votar


GiulianoB

Meu, eu não estou falando que você deve gostar, que é bom, que é mais encorpado ou etc... Deixa eu repetir: EU NÃO GOSTO DESTE TIPO DE VIOLÃO. Você já entendeu essa parte?

Entretanto, é muito bonito falar em super-timbre, é legal ter amplificador valvulado para a guitarra, violão super-jumbo, bateria monstra, mas muitas vezes as condições não permitem isso. Talvez você entenda onde está a utilidade disso se um dia você morar em ap e só puder tocar de madrugada, tiver filho pequeno em casa, ou morar em algum lugar com restrições severas ao barulho.

Eu conheci essa silent guitar porque tinha um cara que tocava com um no barzinho onde eu tocava. Ele acordava às 7 da manhã, pegava um trem absurdamente lotado e ia lá depois do trabalho. Se não pudesse levar um desses, sabe o que ele levaria para tocar? NADA. Ele não tinha como carregar um violão normal. Bonito falar em Gibson e Martin, difícil é carregar um desses num trem abarrotado de Tokyo. Então, entre tocar NADA e um desses, ele preferia um desses.

O argumento do "isso já era feito sem essa tecnologia" é furado. Existem dúzias de coisas que eram feitas sem uma tecnologia X, mas a tecnologia às vezes permite que essas coisas sejam feitas de outra forma, ou por pessoas que não poderiam fazê-las antes, ou em circunstâncias novas. ISSO é algo que alguém da área de informática devia saber.

GiulianoB
Veterano
# jul/08
· votar


Bog

Eu sei que voce nao curte esse tipo de violao nao falei em momento algum que voce curte, eu tambem moro em ape, minha esposa odeia barulho, sabe o que faço quando nao quero fazer barulho? me fecho em um quarto e toco sozinho de boa, isso violao pq guitarra eu coloco os headphones e ja era.
Sei la quanto a carregar um instrumento em um trem abarrotado esse silent guitar nao vai ocupar muito menos espaço que um flat cara, tem violao bem pequeninho e com um som animal !

Bog
Veterano
# jul/08
· votar


GiulianoB
esse silent guitar nao vai ocupar muito menos espaço que um flat cara

Ocupa sim, ele é desmontável!!! Cabe na parte de cima do trem, diferente de qualquer outro violão, mesmo flat.

Fora que um flat também depende totalmente da captação, ficando mais perto da silent guitar do que de um violão com uma boa caixa de ressonância.

Na boa, você fala mal e tal, mas você já ouviu um sendo (bem) tocado ao vivo? Já tocou em um? Se não ouviu nem tocou, como pode falar que é ruim? Como você sabe que ele não chega nem perto de um violão flat ou de um eletroacústico ligado em linha? Então, suponho que você deve ter ouvido e tocado em um, certo?

GiulianoB
Veterano
# jul/08
· votar


Bog

Quanto ao tamanho beleza , mas um flat dependendo da um sonzinho sim kra , ja toquei flat desplugado e deu pra curti legal um som hehe.
Eu ja vi gente tocando esse violao na TV e no youtube e nao achei nada demais nesse pseudo-violao ai nao kra, acho uma merdinha pra ser bem honesto. Sou mais um tonante que isso ai , eh a minha opinao brother ja te disse nao tenho q expor argumentos eu nao gosto e pronto tem cara q é bicha e nao sabe responder pq nao gosta d emulher e eu simplesmente nao curto esse violaozinho mediocre ai mas respeito quem curte so acho uma bosta .

lula_molusco
Veterano
# jul/08
· votar


GiulianoB



tanta tirar esse timbre com um tonante :]

GiulianoB
Veterano
# jul/08
· votar


Lula

legal o video nao tinha visto ainda, claro q um tonante nao faz isso usei como força de expressao.
Vou dar o braço a torcer em uma parte: o bog ta certo quando a mobilidade o bicho eh pequeno e tal, da pra por fone de ouvido direto nele pode ser que para alguns musicos tenha alguma utlidade,pra mim ja nao serveria pra nada, da pra usa ele como taco de baseball ou pra joga taco na praia hehe !
o timbre eh legal mas nao tem como compara com o de um violao bom ne cara nada substitui a caixa acustica

Leo-RJ
Veterano
# jul/08
· votar


Eu compre recentemente o Silent SLG100s (aço) da Yamaha. Mantenho meu Crater FX500 (que tem o braço mais confortável que o Yamaha).

http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/19659/

Estou gostando muito deste violão. É como disseram acima, que ele é bom para tocar com fone (mas no amplificado fica melhor do que o meu Crafter), sem incomodar ninguém, à qualquer hora, sem acordar a casa ou o prédio inteiro.

Hoje mesmo, cheguei tarde, quase 22h, e após o banho e comer, comecei a tocar por volta das 23h... Sem estress. Achei que vale à pena. Comprei em 10x sem juros na Musical Carioca.

Abraços!!

teuabreu
Veterano
# jul/08
· votar


A Fox me respondeu que em Agosto ta chegando a linha RIO aqui no Brasil, vou esperar pra conferir se vai ser tão bom quanto dizem que era.

sifra2003
Veterano
# jul/08
· votar


Amigos! Tenho um Corrado de nylon (violão vazado). Não tenho o que reclamar! Sei que é um gosto pessoal e tenho outros violões (Yamaha APX-4, STRINBERG AC-96, CONDOR midi plus nylon). Cada violão com seu cada qual . Acho o violão vazado diferente (fisicamente e em termos de sons) e de muita valia. É um violão leve, prático, de tremenda sonoridade ligado (óbvio!) e com uma captação especial surpreendente. Não tem a sonoridade de um violão acústico mas, Lee Ritneur até hoje não reclamou da sonoridade do Chet-Atkins que usa tanto 'a tira-colo em todas suas apresentações. Ele usa também guitarras, variando com os sons requeridos em determinadas músicas. Acredito que todos os instrumentos têm sua tocabilidade e necessidade, não se tratando de frescuras de uns ou outros. Esta é minha opinião; não minha imposição ! Abraços a todos...

TioAle
Veterano
# jul/08
· votar


tem um som bom.. mas que é feio é feio...rs...

e concordo com o que o GiulianoB qdo fala que nada substitui a caixa acustica... isso é fato, mas que violões vazados ou sem cx acustica são bons tbm são.. tenho um fox antigo com fishman, não troco.!!!! rs...

abraços

Leo-RJ
Veterano
# jul/08
· votar


sifra2003

Cada violão com seu cada qual . Acho o violão vazado diferente (...) e de muita valia. (...) leve, prático, de tremenda sonoridade ligado (...) Não tem a sonoridade de um violão acústico (...). Acredito que todos os instrumentos têm sua tocabilidade e necessidade

Concordo contigo em gênero, número e grau. Como eu deixei claro no review quando comprei o Yamaha Silent SLG100s, o meu Crafter Fx550 tem melhor som acústico (apesar de ser fundo de fibra) e braço mais confortável. Mas o Silent me dá maior flexibilidade de estudos, praticidade e até transporte.

É isso aí: cada violão com o seu cada qual.

Abraços!

Leo-RJ
Veterano
# mai/09
· votar


teuabreu

"Tenho receio deste pela eletronica que tem no bicho, tem uma plca "de computador" dentro dele, pra consertar qualquer problema deve ser uma nota, e não possui tensor, apesar de dificil num Yamaha, sempre se corre o risco de empenar o braço com o tempo..."

O Yamaha Silent SLG 100S tem tensor sim. Tirei fotos do meu (apenas agora, quase um ano após o tópico) e postei neste outro tópico. Se quiser, dá uma olhadinha lá.

http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/209073/



Abraços!!

teuabreu
Veterano
# jun/09 · Editado por: teuabreu
· votar


Leo-RJ

So pra ficar registrado pra galera que procura na busca.

Eu tava pensando no modelo de nylon o SLG 100 N, que realmente não tem tensor.

Enquanto que o modelo SLG 100 S com cordas de aço possui o tensor como o Leo postou em outro tópico.

Leo-RJ
Veterano
# jun/09
· votar


teuabreu

É verdade, o modelo de "N", de nylon, não tem mesmo o tensor. Correto.

Abração.

david_ms91
Veterano
# jan/10
· votar


Eu por outro lado achei o maximo, atende as minha necessidade uma ves que trabalho embarcado e o unico lugar para tocar que tenho e o meu camarote que tenho que dividir com 3 pessoas, com este "Violao" e so colcar o headfone nele e dai e so alegria de poder tocar sem ter os outros reclamando do barulho, (vou tentar comprar um com certeza) mas musicalmente falando o unico atrativo dele e fator tecnologico, pois acho que na da supera o talento de um bom violao tradicional.

Alex guitar man
Veterano
# fev/12
· votar


Desculpe fazer um tópico zumbi.....

Esse tipo de violão foi criado pra evitar feed back, não é isso?

Bog
Veterano
# fev/12
· votar


Alex guitar man
Esse tipo de violão foi criado pra evitar feed back, não é isso?

E por portabilidade.
E principalmente, para permitir a prática silenciosa. Não é coincidência que o da Yamaha se chame "silent guitar" e tenha saída para fones de ouvido.

Alex guitar man
Veterano
# fev/12
· votar


E por portabilidade.

A menos aqueles violões sólidos, são pesados como uma guitarra....
Tive a sorte de ouvir o timbre (era um solido de nylon), é muito bom, o Cifra club fez um review sobre um desses....

E principalmente, para permitir a prática silenciosa. Não é coincidência que o da Yamaha se chame "silent guitar" e tenha saída para fones de ouvido.

Ah sim, eu vi os videos sobre esse violão da Yamaha, um de nylon, um de aço e outro não lembro....


Agora o problema é que sem a eletricidade ele é nada.....

Também já ouvi falar e vi violão semi acústico.... interessante!

Alex guitar man
Veterano
# fev/12
· votar


hum.... cara, queria um desses

Leo-RJ
Veterano
# fev/12
· votar


Alex guitar man

Sem eletricidade ele não é nada mesmo. Uso o meu mais pelo fato de ter fones (só posso praticar de noite, após o trabalho, e se não fosse isso iria acordar o prédio todo).

Funciona tanto na tomada (vem com o transformadorzinho) e com bateria daquelas comuns, em forma de pilha retangular, da Duracell mesmo. E é desta forma que uso mais.

Alex guitar man
Veterano
# fev/12
· votar


Leo-RJ

Então cara, por isso acho que um violão Semi acústico seria melhor :)

Bog
Veterano
# fev/12
· votar


Alex guitar man
violão Semi acústico

Não sei bem o que você quer dizer com isso. Você está por acaso falando daqueles violões fininhos, com som acústico desprezível? Ou daqueles violões de corpo sólido com captação piezo?

Afinal de contas, o que exatamente você está procurando?

Leo-RJ
Veterano
# fev/12
· votar


Alex guitar man

Violao semi-acústico? Deve estar falando de guitarra semi-acústica, não? Acho que violão só acústico (com a caixa) e vazado (sem a caixa).

Se for o caso, uma guitarra semi-acústica, desplugada, se tiver madeiras de boa qualidade, rola sim de fazer um som mais "baixinho" com ela sem eletricidade, como em um violão, porém mais baixo (que não incomode o resto da casa ou os vizinhos). Entre esses modelos, já toquei em alguns que podem suprir justamente o que você precisa, como Condor RF e JNF1, JC 501, JC 502, Ibanez AF75, Yamaha AEX 550 e a Cort Jim Triggs.

Mas a que mais me surpreendeu foi uma que não é cara e de marca "normal": Michael Jazz Action. Uma guitarra totalmente acústica que plugada faz um som excelente (tem até alavanga Bigsby) e não plugada tem um som muito bom, com timbres claros e aveludados. Muito boa mesmo.

A linha "silent" da Yamanha, se usada em palco, plugada, tem um som sensacional, com total ausência de feedback (mais evidente em lugares pequenos e médios).

No meu caso o uso era para treinar de noite mesmo, sem muito trabalho. Tenho violão acústico de boa qualidade (Crafter Fx550) e guitarra. E até usava esta de noite, com fones, mas tinha de ligar o ampli, plugar a fone, fios etc. Na Silent Guitar basta pegar a bichinha, colocar a bateria, o fone e tocar. Mais nada.

Mas acho que no seu caso uma semi acústica seria uma excelente opção. Dá uma olhadinha por aí e depois nos diga o que decidiu.

Abração!!!

Alex guitar man
Veterano
# fev/12
· votar


Calma eu não sou maluco, falo de um violão sem toda a acustica, qué um exemplo?

YAMAHA AEX500N


Viu, ele é incrível!

Bog
Veterano
# fev/12
· votar


Alex guitar man

Isso não é um violão "semi-acústico". É só um violão fininho com f-holes. O som dele desplugado provavelmente é bem fraco e sem graves, como seria de se esperar de um instrumento com caixa de ressonância pequena.

Alex guitar man
Veterano
# fev/12
· votar


Bog

O som dele desplugado provavelmente é bem fraco e sem graves....

Esses violões, principalmente solido não tem caixa de ressonância, como o som deles plugado são bons? Equalização?

Bog
Veterano
# fev/12
· votar


Alex guitar man
Equalização?

Captação.

Um bom piezo é pouco afetado pela caixa de ressonância. Em alguns designs, na verdade, procura-se MINIMIZAR o efeito da caixa de ressonância, que na captação piezo às vezes causa uns ruídos graves desagradáveis ("tum tum") quando o braço do músico esbarra ou desliza sobre o corpo do instrumento. Sei que tem uns Takamine que fazem isso.

Tem guitarras elétricas com captação piezo que soam indistinguíveis de um violão plugado. O mesmo vale para essas silent guitars.

Para mim, em todos esses casos, o probelma é exatamente a captação piezo, que está longe de ser o que soa mais natural. Existem outras alternativas que eu considero melhores - mas estas alternativas não funcionariam para um violão sólido ou uma silent guitar. Quando não tem jeito e é preciso usar captação piezo, existem "despiezadores", que "remapeiam" o som "empiezado" para algo supostamente mais natural. Aqui, os Fishman aura fazem um ótimo trabalho, mas mesmo a Zoom A2 (é, olha ela aí de novo) funciona bem. Na verdade, a A2 funciona MELHOR com captação piezo (e cordas de aço).

Alex guitar man
Veterano
# fev/12
· votar


nossa, mas os fishman devem da maior microfonia não?

Bog
Veterano
# fev/12
· votar


Alex guitar man
nossa, mas os fishman devem da maior microfonia não?

Eu falei dos pedais Fishman Aura. Por que dariam microfonia?

Alex guitar man
Veterano
# fev/12
· votar


Por que dariam microfonia?

Errei, tinha entendido outra coisa :P....

Existem outras alternativas que eu considero melhores

Melhor que piezo? só os magnéticos e "microfones"...não?



bonus!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Violão Vazado ?