binário; ternário; quaternário: Qual a importância?

    Autor Mensagem
    eduardoviquinha
    Veterano
    # fev/08


    Para aprender tocar violão corretamente é necessariamente fundamenteal saber(identificar os compassos: BINÁRIO; TERNÁRIO; QUATERNÁRIO) da música que está treinando, ou isso não é tão relevante

    Pardal
    Veterano
    # fev/08 · Editado por: Pardal
    · votar


    eduardoviquinha

    Relevante não é. Ben-vindo, isso é relevante. Mas lhe será de grande ajuda reconhecer a estrutura do compasso ao tocar uma música, para poder se integrar ao seu ritmo, ao invés de simplesmente decorar a batida. Mas, claro, se você toca violão clássico, é fundamental saber a fórmula do compasso da música. Isso porque existe uma coisa chamada dinâmica natural dos compassos.

    Você sabe o que faz uma música ser ternária ou binária?

    Na história da música, muitas vezes a música e a dança co-existiam, de tal forma que o ritmo da dança era o da música e vice-versa.

    A música, para auxiliar os dançarios, deveria ser cíclia, como as danças, de alguma forma. E essa forma deveria ser percebível pelos dançarinos.

    A forma que eles encontraram foi acentuar, com mais volume, alguns pontos importantes da música, onde o passo mudava. Esse acento é chamado também de apoio.

    O apoio de um compasso é muito importante para sua interpretação, mesmo que a música não seja uma dança. Como você reconhece um ternário 3/4 de um binário composto 6/8? Porque a acentuação do apoio é diferente. O binário composto terá um tempo forte e outro fraco. O ternário terá o primeiro tempo como apoio, como o binário, porém terá dois tempos com dinâmica mais fraca.

    Tive recentemente que mudar a interpretação de uma música, o prelúdio nº 5 de Heitor Villa-Lobos, exatamente porque ela parecia ternária quando, na verdade, era um binário composto bem lento.

    A importância está em você sentir o ritmo real da música, e não misturá-lo ou fazer quem uove confundir com outro. De tal forma que você toque uma música totalmente diferente do que ela deveria ser, apenas por não ter prestado atenção em dar mais volume ao apoio e menos volume aos outros tempos do compasso.

    22222 oirartnoc oa
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Pardal
    Ótima resposta =]

    Pardal
    Veterano
    # fev/08 · Editado por: Pardal
    · votar


    22222 oirartnoc oa

    Grato.
    8)

    eduardoviquinha
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Obrigado Pardal. Valeu muito!

    Pardal
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    eduardoviquinha

    Grato.
    8)

    maquiro
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Pardal

    Alto nível! Vou rever algumas interpretações minhas.

    Pardal
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    maquiro

    É sempre importante.

    Dica: ao rever a interprteação, leia novamente a partitura. Assim, você vai ter certeza de quais sons são feitos no apoio e quais não são. Além do ais, em geral, depoois de muito tempo sem olhar para a partitura, você esquece algumas coisas e a sua "interpretação" fica muito esquisita. Recentemente, por exemplo, tive de reler o prelúdio 1, pois estava com algumas notas a mais e outras a menos...

    Atum Bluesman
    Veterano
    # fev/08 · Editado por: Atum Bluesman
    · votar


    Pardal
    Eu outro dia estava relendo um arranjo que tenho aqui de Por Una Cabeza do Carlos Gardel, o que estou tocando em relação a partitura do arranjo que tirei dá para fazer outro arranjom udei muita coisa com o tempo, especialmente na acentuação das notas.

    Pardal
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Atum Bluesman

    Pois é, depois de dois anos tocando o prelúcdi 1, quando fui checar tava tocando muuuuito diferente, com outras notas até...

    TioAle
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Pardal
    Reapareceu para dar aulas. o mais difícil além de saber das coisas é saber passar as instruções e ensinamentos com clareza!!!!

    abraços

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a binário; ternário; quaternário: Qual a importância?