Importância da Teoria Musical no aprendizado.

    Autor Mensagem
    bruno_argh
    Veterano
    # ago/11


    Olá amigos, sou novo no fórum e estou tentando a aprender a tocar violão. Estou treinando todos os dias com alguns exercicios e uma musica fácil, pra tirar algum sonzinho. Minha intenção não é ser profissional, mas apenas tocar musicas normais, sem muita complexidade.

    Gostaria de saber de vocês qual é a importância de teoria musical nesse momento, no que irá me ajudar? E pedir algumas dicas de sequência de estudos etc...

    Té mais, obrigado desde já.

    Pé de chinelo
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    bruno_argh

    Minha intenção não é ser profissional, mas apenas tocar musicas normais, sem muita complexidade.

    Pra vc a teoria é dispensável, embora não vá perder nada em aprende-la.

    Campo harmônico é o assunto mais importante (na minha opinião) !

    Abs!

    Rick Rock
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: Rick Rock
    · votar


    Minha intenção não é ser profissional, mas apenas tocar musicas normais, sem muita complexidade.

    Acho que você ta pensando assim porque ta no começo cara, tenho certeza que mais pra frente você vai querer tirar músicas mais complexas, quando já tiver tirando as mais simples com facilidade. Tudo que se aprende é válido, nada é perdido, conhecimento nunca é demais. Não cometa o erro de não aprender teoria, principalmente campo harmônico como o Pé de chinelo falou, porque senão vai estar sempre dependendo dos outros para tirarem músicas pra você, a não ser que você tenha um ouvido tão bom que dispense o conhecimento do campo harmônico.

    Abraço

    Tgo_Paes
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    bruno_argh

    No meu caso, que a principio foi mto parecido com o seu, foi mta pratica, dai o conhecimento de teoria veio com o tempo.

    POR MAIS DIFICIL QUE A TEORIA SEJA, ELA NAO PASSA DE UMA LOGICA.

    Abraços.

    airguitar
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    POR MAIS DIFICIL QUE A TEORIA SEJA, ELA NAO PASSA DE UMA LOGICA.

    Falou tudo.

    Campo Harmônico é indispensável amigo.

    Se tu for tocar essas bandinhas tipo Diwali, Forfun, Scracho.. a progressão mais comum que você vai ver é I - V - VI - IV

    dom de Deus
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    POR MAIS DIFICIL QUE A TEORIA SEJA, ELA NAO PASSA DE UMA LOGICA.

    e pra funciona vc tem que por a lógica em prática!

    se vc aprender a teoria vai abrir se endentimento do que é a musica o instrumento etc...
    E aprendendo a teoria facilitará sua prática.

    eu sei o básico do básico de teoria e devagar estou me tentando me aprofundar.

    johnnyalves
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    bruno_argh
    começe por :
    -intervalos
    depois passe para :
    -formaçao de acordes
    Depois de entender tudo isso passe a estudar CAMPO HARMONICO E ESCALAS.

    monstrona
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    johnnyalves e bruno_argh

    Nunca estudei teoria clássica, mas a minha sugestão, é que o Bruno
    não fique satisfeito apenas com o q aprendeu até agora.. que ele continue insistindo em aprender e fazer mias coisas no violão..


    Aos poucos, ele vai adquirindo noção de harmonia e improvisação, SE ele estudar e aprender diversos estilos musicais..




    abraços
    (:

    Dadin
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    teoria musical no início é complicado, é claro, mas se você gosta mt de música, aprende em menos tempo; e é importante você ir indo aprendendo teoria junto com a prática, se possível, com um tutor, ou método, mas tem que ser dos bons...

    bruno_argh
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Aeee pessoal, valeu pelas respostas.

    Assisti algumas aulas do CifraClub.tv a achei legal, mas dai na hora da aula de formação de acordes já foi mais difícil pra entender.

    Outra dúvida...

    Eu, como sou iniciante, fico treinando várias e várias vezes um acorde com pestana pra ficar mais rápido, mas não faço isso dentro dá musica. Vi num video no youtube que seria bom treinar a montagem dos acordes tipo assim: monta o acorde - tira, bate na perna (exemplo) - monta de novo o acorde... e assim vai.

    Vocês concordam?

    Pé de chinelo
    Veterano
    # set/11 · Editado por: Pé de chinelo
    · votar


    bruno_argh

    Sim, mas aprende os acordes CAGED antes disso, são todos sem pestana (na formação básica)

    dps vc faz isso de tira, bota, tira e bota a pestana hehehe

    Abs!

    Wótila Carneiro
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Quando eu ainda namorava como minha atual esposa ela me dizia uma coisa em relação à aprendizagem: você pode andar na rua e um ladrão roubar sua carteira, seu relógio, seu VIOLÃO, podem te roubar tudo, mas o conhecimento que você tem NINGUÉM te rouba. Ele é SEU! Acho que estudando teoria não te prejudicará em nada, pelo contrário. Com a teoria você vai começar a enxergar a alma da música e ficará encantado com tamanha beleza. Pense nisso!

    johnnyalves
    Veterano
    # set/11
    · votar


    bruno_argh
    monta o acorde - tira, bate na perna

    ñ entendi

    monstrona
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Wótila Carneiro


    concordo \m/

    raules
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Em qualquer ocasião que vc vai estudar música, a teoria é elementar meu caro, seja pra tokar em casa, ou pra qlqr outra coisa, a teoria é sempre de uma ajuda extrema...
    Não vai te faltar se vc nao aprender, mas vai te ajudar mto se vc aprende-la :)

    AllanXD
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Brother,vou te recomendar o livro de teoria que um profesor que eu tive me passou,eu não estudo direto por falta de tempo/força de vontade (rs) mas eu acho legal,o livro foi 28 reais e tem mta informação msm,vale a pena,nem que seja pra deixar ae e ir consultando qndo tiver vontade: "Principíos básicos da música para a juventude volume 1" Autora: Maria Luisa de Mattos Priolli,é um excelente livro e não me arrependi em momento nenhum de te-lo comprado.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Importância da Teoria Musical no aprendizado.