pestana com dedão....quem é adepto?

Autor Mensagem
percovitch
Veterano
# out/03


se vcs forem reparar em alguns videos muitos musicos adotaram a pestana sendo feita com o dedão (dedo 0) o de apoio alguem aqui e adepto a esse estilo?

NeGrEsCo
Veterano
# out/03
· votar


eu num uso bem pra faze pestana mas eu uso em algumas notas tipo D/F#

percovitch
Veterano
# out/03
· votar


hahah po acho q todo mundo usa o dedao nesse acorde

Max
Veterano
# out/03
· votar


Nao é bom usar nao pq a posicao correta da mao direita é com o dedao no meio do braco....senao a tendinite vem!

Rustu Pai
Veterano
# out/03
· votar


É feio usar DeDãO

Overdoser
Veterano
# out/03
· votar


eu uso o dedao em alguns acordes...

percovitch
Veterano
# out/03
· votar


se repararem ex bon jovi so faz pestana com dedao e varios outros musicos consagrados usam... na verdade eu acho estranho e mais dificil so me facilita mesmo no D/F# ai quebra um galho...

LOW Fl
Veterano
# out/03
· votar


Max
Nao é bom usar nao pq a posicao correta da mao direita é com o dedao no meio do braco....senao a tendinite vem!


Isso não é verdade não, alguns acordes até precisam de dele para serem feitos de uma forma melhor ou necessariamente precisam dele, exemplos:


e-----0--------2--------------------------------
B-----1--------3--------------------------------
G-----3--------4--------------------------------
D-----4--------5--------------------------------
A-----4-----------------------------------------
E-----1--------3--------------------------------



Em algumas linhas de blues,guitarrista usam o dedão para fazer a nota grave e fazem riffs e improvissos com os outros dedos:


e-----------------------------------5------------------
B---------------7----5--------------5---7---4/-5-------
G---------------7----5^6----------------7---5/-6-------
D------------------------------------------------7-----
A------------------------------------------------------
E---5----5----5----------5------5----------------------


Gallo
Veterano
# out/03
· votar


se vcs repararem no clipe do Bowling For Soup - "Girl All The Bad Guys Want" (um punkzinho massa), qndo chega no refrão o guitarrista (um gordão, bem gordo mesmo) fica tocando só com o dedão e ele coloca a guitarra lá embaixo... é meio estranho, mas é loko...

Dark_Morpheus
Veterano
# out/03
· votar


Úia...
Eu nunca usei o dedão

derf
Veterano
# out/03
· votar


as vezes inverto os acordes e uso o dedão p/ fzer a nota grave...

kava
Veterano
# out/03
· votar


eu nao uso o dedao pra fazer d/f#
\o/

BlindmaN
Veterano
# out/03
· votar


naum uso o dedaum
hehehe

Cassio
Veterano
# out/03
· votar


Já tem um tópico a respeito.
Eu não uso, pois acho complicado pela mudança de toda a posição da mao direita, cujo Dedão é a base.
No caso de D/F# nem é preciso, mas já me apreceu seguido de D/F, daí cairia bem
Mas acho que ouvi dizer que não é aconselhável...
T+

Reinaldo Camargo Filho
Veterano
# out/03
· votar


Usar dedão não é correto no violão ou guitarra, tente fazer uma pestana e depois uma meia pestana, ou use o dedinho mesmo.

Barbara Jolie
Veterano
# out/03
· votar


Ae!!! Como é esse acorde
D/F# ????

Nunca usei dedão, aliás toco a poko tempo e não conheco esse acorde.

Me dizem, talvez assim eu aprenda novas técnicas.


Grazie!
=]
Barbara Jolie

Ps1c0
Veterano
# out/03
· votar


affe
nunca vi ninguem usar dedão no D/F#...
deve ser mto errado...
eu faço assim:


e------------------------------------------------------
B-----3-------------------------------------------------
G-----2-------------------------------------------------
D------------------------------------------------------
A------------------------------------------------------
E-----2-------------------------------------------------


a posição eh essa e conforme anda vc simula uma pestana colocando o dedo no D...tipo assim


e------------------------------------------------------
B------5------------------------------------------------
G------4------------------------------------------------
D-2----------------------------------------------------
A------------------------------------------------------
E------4------------------------------------------------


tdo acorde com bordão eu acho facil fazer desse jeito....
mas usar o dedão deve dar merda

Toddynho
Veterano
# out/03 · Editado por: Toddynho
· votar


O D/F# com o dedão seria esse (vc poderia usar o dedo 1 pra fazer o baixo e depois os outros 3 dedos pra fazer o 232, mas fica dificil)


e-----2------------------------------------------------
B-----3------------------------------------------------
G-----2------------------------------------------------
D-----0------------------------------------------------
A-----0------------------------------------------------
E-----2------------------------------------------------


mas também tem as digitações sem o dedão, com pestana


e-----2-------2----------------------------------------
B-----3-------3----------------------------------------
G-----2-------2----------------------------------------
D-----4-------4----------------------------------------
A-------------5----------------------------------------
E-------------2----------------------------------------


Vários guitarristas usam o dedão nesses acordes, eu não
gosto de usar em músicas q vem pestana em seguida, vc perde
mta agilidade pra trazer o dedão de volta pro meio do braço
(onde vc tem mais apoio pra fazer a pestana com o dedo 1).

Ps1c0
Veterano
# out/03
· votar


soh....
mas tipo...akele F# q eu tocar no mizinho num vai auterar em praticamente nada...
pq qdo dedilhamos pegamos o bordão F# e as primas D, A e D...
eh errado dedilhar pegando o mizinho qdo tocamos essas notas...
mas em batida ja eh outra coisa tbm...

Toddynho
Veterano
# out/03
· votar


Alguns acordes, aliás, q aparecem em algumas músicas, são impossíveis de se fazer sem o dedão. Quanto a tendinite, é só não forçar mto a postura e ir se acostumando aos poucos com o uso do dedão q ela não aparecerá.

Exemplos:

Am6/F# F7M


e---2--------------0-----------------------------------
B---1--------------1-----------------------------------
G---2--------------2----------------------------------
D---2--------------3-----------------------------------
A---0--------------3-----------------------------------
E---2--------------1-----------------------------------


Obviamente, vc pode mudar a digitação e aí fica fácil de
fazer com os quatro dedos.

Ps1c0
Veterano
# out/03 · Editado por: Ps1c0
· votar


tipo o F7M(F7+) num eh assim:

e---------0---------------------------------------------
B---------1---------------------------------------------
G---------2---------------------------------------------
D---------2---------------------------------------------
A---------0---------------------------------------------
E---------1---------------------------------------------

?????

Toddynho
Veterano
# out/03
· votar


Ps1c0
pode ser tbm, mas eh o q eu disse

Obviamente, vc pode mudar a digitação e aí fica fácil de
fazer com os quatro dedos.


Eh soh pegar o Am6, tem várias digitações


e--2--2--5---9-----------------------------------------
B--1--5--7---7-----------------------------------------
G--2--5--5---9-----------------------------------------
D--2--4--7---7-----------------------------------------
A--0--0--7---------------------------------------------
E--------5---------------------------------------------


e por aím vai.

Ps1c0
Veterano
# out/03
· votar


Toddynho
ah soh...
vlw cara..

LOW Fl
Veterano
# out/03
· votar


Ps1c0
soh....
mas tipo...akele F# q eu tocar no mizinho num vai auterar em praticamente nada...
pq qdo dedilhamos pegamos o bordão F# e as primas D, A e D...
eh errado dedilhar pegando o mizinho qdo tocamos essas notas...


Não tem nada de errado toca a nota F# na mizinha, ela faz faz parte da composicão do acorde de D.


Acho que esta esta tendo um equivoco aqui, muita gente ta achando que é errado usar o polegar, sendo que até guitarristas como Malmsteen, usa ele para fazer arpejos em certas musicas, depois eu posto exemplos. Steve morse usa isso tambem junto com palhetada hibrida. Já vi inumeras musicas que usam esse recurso.

Tripa Seca
Veterano
# out/03
· votar


ouvi falar q em violao classico se usa bastante o dedao.

LOW Fl
po meu se esqueceu d citar o jimi hendrix... este usava muito

Cassio
Veterano
# out/03
· votar


3.) POSTURA E POSICIONAMENTO - ODILON
A importância de dominar um posicionamento correto de todo o corpo ao tocar um instrumento reflete diretamente em três fatores: conforto, menor desgaste e eficácia. É claro que, ao receber benefícios nestes três ítens, principalmente para o iniciante, tornar-se-á muito mais fácil o aprendizado, pois o instrumentista terá que se preocupar somente com o aprendizado da técnica, esquecendo problemas como dores, cansaço e até o aparecimento de problemas ortopédicos com o passar dos anos.
Todas as informações deste artigo estão padronizadas para instrumentistas destros; se você for canhoto, por favor, inverta tudo, OK? (sem preconceito - minha esposa e meu filho são canhotos...)
NOTA IMPORTANTE: Estes padrões são universais e proporcionam benefícios comprovados. Para o iniciante e intermediário, recomenda-se o seu uso, a menos que aconteçam incômodos de origem física, quando deverá ser consultado um ortopedista. É claro que alguns dirão: Keith Richards toca com o dedão da mão esquerda sobre o braço; Pat Mettheny usa a parte redonda da palheta; Eddie Van Hallen segura a palheta com o polegar e 3o. dedos, e o cigarro aceso com o anelar e o dedinho, e o Slash do Guns usa uma correia com 3m de comprimento porque não necessita ver a escala (tb. com aquele cabelo...), e mais blá, blá, blá....Tudo bem. Quando você estiver tocando 50% do que eles tocam, tb. poderá desprezar este artigo...
3.1.) POSIÇÃO DO CORPO
A postura correta do corpo influencia diretamente em seu rendimento; além de facilitar o acesso às partes do instrumento, evita o cansaço e dores.
Deve-se sentar preferencialmente em um banquinho, sem encosto, de assento redondo, cuja altura permita que, ao sentar, suas pernas tenham um ângulo reto desenhado ao joelho. Isto evita dois problemas: se o banco for mais baixo, a articulação do joelho ficará dobrada em excesso, causando dor; se for mais alto, as pernas ficarão "penduradas", pressionando a parte trazeira da coxa, impedindo a livre circulação do sangue, causando dor, cansaço e "dormência" da perna.
O assento deve ser redondo (preferencia às bordas arredondadas - tb. por causa da circulação sanguínea ) para possibilitar um posicionamento correto na abertura das pernas, sem incomodar-se com pontas.
Você deve sentar-se à beira do banquinho, numa posição confortável e que forneça equilíbrio. As pernas devem ficar ligeiramente afastadas, para que se posicione o instrumento entre elas. Alguns músicos usam e recomendam um apoio para a perna esquerda - um pequeno banquinho, encontrado em lojas especializadas, de uns 8 a 10cm de altura. Experiemnte com alguns livros. Após posicionar o instrumento, caso se adapte melhor, utilize-o.
Sua coluna deve ficar "encaixada": costas retas, ombros para trás, barriga retraída. NUNCA empine o "trazeiro", e NUNCA fique "corcunda" - estes procedimentos podem trazer sérios riscos à saúde com o passar dos anos, causando sifose, escoliose e outros males à coluna. (Sente-se assim sempre, não só ao tocar !!!).
LEMBRE-SE: em pé, a posição do instrumento deve ser semelhante àquela obtida sentado. Pode ser super-fashion andar pelo palco com a guitarra pendurada no joelho, mas isso vai acarretar uma série de problemas que serão demonstrados com os benefícios da correta postura. Após dominar o instrumento, você vai adaptar estes conselhos ao seu próprio estilo - mas os prós e contras, principalmente ortopédicos não mudarão. Pese, então, sua aparência e sua saúde, antes de adotar novas condutas.
3.2.) POSIÇÃO DO INSTRUMENTO
Sempre use a correia - evita quedas, mesmo sentado.
O instrumento deverá ser apoiado na perna ESQUERDA, encostado ao abdômen; o braço deverá ficar a um ângulo aproximado de 45 graus para cima, em relação ao solo. Embora a princípio seja esteticamente um tanto quanto ridículo (he,he..), você notará que nesta posição é possível alcançar o 1o. traste com facilidade, enxergar toda a extensão do braço e posicionar cômodamente a mão direita. Ao tocar de pé, o intrumento DEVE ficar nesta mesma posição - para isso, regule corretamente o comprimento da correia.
Se o posicionamento acima não permitir alcançar o 1o. traste, impossibilitar você de enxergar a escala e, no caso das meninas, incomodar o seio esquerdo, é muito possível que você esteja usando um instrumento grande demais para o seu tamanho. Tente, então, um instrumento menor (violões para crianças, guitarras e contrabaixos de corpo pequeno e escala curta), ou apoie o instrumento um pouco mais para a direita, ainda sobre a perna ESQUERDA.
3.3) POSIÇÃO DA MÃO ESQUERDA
Aqui começa a parte BOA da coisa... O posicionamento da mão esquerda é talvez o aspecto técnico mais importante e mais difícil a ser dominado pelo iniciante (e talvez até por intermediários...), e por isso mesmo deve ser treinado com afinco e gerar uma auto-cobrança permanente, até tornar-se um hábito comum.
Como padrão universal, temos como dedos da mão esquerda:
1=indicador; 2=médio; 3=anelar e 4=mínimo.
3.3.1.) Posição do polegar
Veja os esquemas abaixo:
fig.1
e|---|---|---|---| Posicione seus dedos de acordo com a fig.1, nas quatro
B|---|---|---|---| primeiras casas. Com os dedos nesta posição, a POLPA
G|---|---|---|---| (digital)deve estar no MEIO do braço, diretamente atrás
D|---|---|---|---| da corda (G). Lembre-se:a pressão é feita com a POLPA do
A|---|---|---|---| polegar, e não com o NÓ do dedo. Tb. não é padrão colo-
E|-1-|-2-|-3-|-4-| car o polegar SOBRE o braço, embora existam técnicas do
uso do polegar para prender notas - mas isto é mais avançado
e exige um domínio muito maior do posicionamento total da mão
esquerda.
fig.2
e|-1-|-2-|-3-|-4-| Agora, com seus dedos posicionados como na fig.2, o
B|---|---|---|---| polegar deverá estar atrás da corda (e), diretamente
G|---|---|---|---| atrás de seus dedos. Lembre-se, pressione o braço com
D|---|---|---|---| a POLPA do polegar.
A|---|---|---|---|
E|---|---|---|---|
3.3.2.) Posição do pulso
O pulso deverá ficar, em qualquer ocasião, reto. Você deve ser capaz de traçar uma linha imaginária que passe pela parte de fora de seu antebraço e alcance a articulação de seus dedos com as costas da mão. Além disso, a palma da mão NUNCA deve apoiar-se no braço.
Os benefícios do correto posicionamento de polegar e pulso são comprováveis. Com o polegar do meio para baixo do braço, uma pessoa pode ter acesso de 8-10 casas da escala. Com o polegar posicionado na parte de cima do braço, pode-se alcançar no máximo 5 casas. Têm-se ainda alcance melhorado das cordas superiores, sem ocasionar "muting" (abafar as notas) inidesejado. E ainda é saudável, porque com o passar dos tempos, especialmente utilizando-se alguma velocidade, existe obstrução de tendões e nervos da mão, podendo levar a ocorrência de L.E.R. (Lesão por Esforços Repetitivos).
3.3.3.) Posição da Palma da Mão
A palma da mão esquerda deve sempre permanecer paralela ao lado de baixo do braço do instrumento. Imagine uma linha passando entre o encontro de seus quatro dedos (excluindo o polegar) e a palma da mão. Esta reta deve ficar paralela ao lado de baixo do braço do instrumento. Principiantes tendem a deixar o lado da palma da mão próxima do indicador mais perto do braço do instrumento do que o lado do dedo mínimo. Um bom exercício para treinar esta postura é tocar os exercícios pseudo-cromáticos (colocarei alguns ao final deste artigo) com o lado da palma da mão próxima ao dedo mínimo ENCOSTADA à parte inferior do braço do instrumento. Este não é o procedimento correto, mas como exercício pode ajudar muito na correção da má postura da palma da mão esquerda.
3.3.4.) Posição do Dedo Mínimo
O posicionamento do dedo mínimo é um problema comum entre principiantes; é normal que ele se posicione distante da escala. Treine seu dedo mínimo para que ele fique SEMPRE a uma distância máxima de 1 polegada (aprox. 2,5 cm) da escala.
Isto torna o seu retorno mais rápido, e auxilia no desenvolvimento da digitação com ele, já que é um dedo geralmente mais fraco do que os outros, pela falta de seu uso em outras atividades corriqueiras. Se o problema tornar-se um verdadeiro desafio, tente efetuar os exercícios pseudo-cromáticos da seguinte maneira: ao descer da 6a. para a 1a. corda, mantenha seu dedo pressionando a nota, até que você tenha que descê-lo para a corda seguinte; ao subir, posicione o mínimo na corda superior imediatamente após tocar a nota da corda em questão. (veja TAB no final). Na verdade, todos os dedos devem exercitar manter esta distância, mas na prática, o simples controle do mais rebelde - o mínimo - mantém os outros nos seus devidos lugares.
3.3.5.) Posição do Cotovelo Esquerdo
O posicionamento do cotovelo tem uma importância especial no contexto geral da "mão esquerda". Seu posicionamento influi diretamente na posição do pulso e palma da mão, além de ser diretamente relacionado com a posição da coluna. Ele é como um "pêndulo" entre o corpo e sua mão esquerda. Seu posicionamento terá de ser encontrado individualmente, mas ficará num ponto nem muito perto e nem muito afastado da lateral de seu corpo. LEMBRE-SE: o braço deverá ficar relaxado, e você não deve sentir o peso do cotovelo como uma carga, e sim, como um ponto de equilíbrio.
NOTA: As unhas da mão esquerda devem estar sempre bem cortadas, o mais rente possível, e bem lixadas, para que haja perfeito contato das pontas dos dedos com as cordas.
3.4.) POSIÇÃO DA MÃO DIREITA
Se o seu posicionamento corporal e do instrumento estiver conforme foi descrito no início deste artigo, seu antebraço direito deverá estar formando um ângulo de aproximadamente 160 graus com o braço do instrumento. Este ângulo pode variar um pouco - alguns músicos tocam com o braço quase paralelo às cordas, como uma continuação delas - mas deve-se evitar é que seu braço direito fique perpendicular às cordas. Por este motivo, começamos posicionando o instrumento à altura do abdômen - mesmo quando de pé. Quanto mais baixo, mais perpendicular ficará seu braço direito.
Agora, dois enfoques básicos: o uso dos dedos e o uso da palheta.
3.4.1.) Usando os dedos da mão direita
Antes de continuarmos, outro conceito, os nomes dos dedos da MD:
p=polegar; i=indicador; m=médio; a=anular
em inglês, respectivamente: t=thumb; p=pointer; m=medium; r=ringer
Qualquer que seja seu instrumento - violão, baixo ou guitarra - existem técnicas para o uso dos dedos da mão direita ao tocar, sem a palheta. Para isto, devemos primeiro adequar a mão direita a isto.
Um ponto importantíssimo para o uso dos dedos da MD (mão direita) são as unhas. O seu uso é primordial para que se obtenha um som claro e definido; sem elas, o som ficará "abafado", além da formação de calos nos dedos, o que pode interferir tb. no som, pela irregularidade da superfície.
Os dedos i,m,a DEVEM ter as unhas com tamanho adequado. A unha do polegar pode ou não ser usada, de acordo com o gosto e estilo de cada músico; como o polegar geralmente trabalha com a marcação dos bordões (baixos), é até lógico que o som seja obtido de maneira diferente dos outros dedos. Alguns músicos utilizam um acessório chamado "dedeira" (feita de plástico ou osso-encontrada em music shops), que substitui a unha do polegar, dando assim uma variedade no som obtido pelo músico.
O uso do dedo mínimo não é muito popular, embora não seja descartado de forma alguma - músicos clásssicos, flamencos e até baixistas usam este dedo. Se vc/ estudar ou desenvolver técnicas com sua utilização, mantenha a unha deste dedo como as dos i,m,a.
As unhas do i,m,a devem estar com um comprimento tal que, ao olhar o dedo pelo lado da digital, seja possível enxergar um pedaço mínimo de unha. Na prática, o comprimento deve ser tal que ao passar o dedo pela corda, seja ouvido o som obtido pela unha com facilidade, mas nunca comprida demais para dificultar a passagem do dedo pela corda (ou seja, não pode "prender" na corda).
As unhas devem ser lixadas e polidas, acompanhando a forma da ponta dos dedos, sem nenhuma irregularidade, para que não "prendam" na corda ou façam barulhos indesejáveis. Mantenha-as assim para que elas o ajudem, e não o contrário.
3.4.2.) Tocando com os dedos da MD
A técnica para tocar utilizando os dedos baseia-se muito no seu estilo; basicamente, a posição da mão direita será a seguinte: o pulso ficará a uma pequena distância do tampo do instrumento; a mão se posicionará sobre o aro, no violão, e na guitarra, de acordo com o som que se deseja obter (escolha de captadores e timbre) - mas numa posição semelhante.
O polegar ficará separado dos outros dedos da MD, fazendo uma linha quase reta com o lado superior do antebraço. No caso de se tocar utilizando a unha, ele se posicionará da mesma forma, só que um pouco mais virado para o instrumento.
Os dedos i,m,a ficam perpendiculares às cordas, semi-curvados, com as pontas dos dedos prontas para tocar as cordas.
Os dedos da MD podem tocar utilizando duas técnicas: com ou sem apoio. Com apoio, eles tocarão a corda e "descansarão" na corda seguinte, sem tocá-la;
sem apoio, tocarão a corda e não encostarão em corda nenhuma após o fato. Alguns músicos utilizam o apoio para o polegar e sem apoio para o resto dos dedos, como uma forma de localizar a MD relativamente às cordas. Embora diversos professores adotem esta técnica para iniciantes, a fim de obter um condicionamento para o posicionamento da MD, deve ser utilizado por um tempo limitado, porque, embora facilite a localização das cordas, cria um vício na necessidade de um "guia" para os dedos. O guia para os seus dedos deve ser a sua técnica e o seu cérebro.
Se vc. tocar baixo, defina bem seu estilo para deixar ou não as unhas da MD crescerem. O som da unha nas cordas do contrabaixo realça o som agudo, mais metálico. Se esta for sua intenção, tudo bem. Mas lembre-se: para tocar contrabaixo com as unhas vc. terá que ter cuidado dobrado com elas - as cordas são muito mais prejudiciais ao seu formato, exigindo manutenção contínua, e podem até quebrá-las.

BlindZero
Veterano
# jul/05
· votar


Cassio

muito bom... valeu.

IngnoZac
Veterano
# jul/05
· votar


Nao eh errado, tudo depende da tecnica que voce usa.

Agora nao me recordo o nome do santo, so lembro que era do universo erudito. E o maldito tinha um acorde de 5 notas que era bastante espalhado no braco. Qual a solucao? Ele tocava com o polegar NA FRENTE do braco, nao por cima. Usava como qualquer outro dedo. Obviamente exige-se tecnica e força pra fazer isso, ja que vc perde a contra-forca [do polegar que empurra o braco pra frente]

É tudo uma questao de tecnica, forca e da situacao a ser encarada ;)

Division Bell
Veterano
# jul/05
· votar


Um dia eu tava falando com meu sor e saiu um assunto parecido... Como o braço do violao eh, digamos, grosso, o dedao tm q fik atras, principalment pra pestana e coisa do tipo... mas a guitarra tm um braço mais fino, entaum usah o dedao atrás do braço faz com que tu force o dedao, o q pra mim causava dor no dedao... entaum por isso os guitarristas botam o dedao encima do braço... ai nesse caso usah o dedao pra faze acorde naum tm problema... mas fora isso eu jah naum axo aconselhavel ateh pq dpndndo d como tu segura o braço tu akba forçando o pulso...

anonimo_83
Veterano
# jul/05
· votar


Dedo por cima do braço é coisa de guitarrista! Nao de violao!

Abraços

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a pestana com dedão....quem é adepto?