Limpando o violão?

    Autor Mensagem
    Kiri
    Veterano
    # jan/08


    Ae galera, meu violão está com "sujeira" de suor entre os traste oque passo para limpar?
    E oque passar o "corpo" do violão para dar brilho e limpeza?
    Tem alguma coisa ou produto para passar nas cordas de aço para nao enferrujar?

    Simonetti
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Kiri
    Tem alguma coisa ou produto para passar nas cordas de aço para nao enferrujar?


    Eu limpo com WD-40. Pego um pedaço pequeno de pano, jogo WD-40 nele e passo ele pelas cordas, várias vezes cada uma.

    Eu antes usava Dunlop Ultraglide 65, mas é muito caro e não rende nada. O WD-40 limpa a mesma coisa.

    Guilherme J.
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Fast Fret é muito bom pra evitar ferrugem. Passar no corpo do violão, é recomendado nada além de uma flanela seca.

    Pra limpar os trastes e a escala, costuma-se usar bombril. É um procedimento muito específico, não sei em detalhes. Esse vídeo ensina:


    zedoidiao
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Passar no corpo do violão, é recomendado nada além de uma flanela seca.


    Lustra móveis também ajuda...

    Guilherme J.
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: Guilherme J.
    · votar


    zedoidiao
    Lustra móveis também ajuda...

    Já consegui ferrar um pouco um Giannini fajuto que tenho aqui com isso. E ainda que o acabamento é em poliuretano grosso...

    Demolisher
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Eu uso um pouco de cera automotiva... Limpa, dá brilho, e ajuda a manter mais tempo limpo, só passando um pano macio seco.

    Ant--
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Cordas = Bombril. Alivie a tensão das cordas, coloque um jornal para proteger a escala e o corpo do violão e limpe uma por uma. Mas só se deve limpar se elas estiverem realmente enferrujadas. E é apenas um paleativo. Quebra o galho por algum tempo. O ideal são sempre cordas novas.

    Trastes = Bombril. Nesse caso retire as cordas, proteja a escala com fita crepe e passe o brombril nos trastes, um por um, no sentido dos mesmos. Eu não aconselho limpar como nesse vídeo aí acima, a não ser que seja um violão mais surrado, onde um arranhão a mais não vai fazer diferença.

    Escala e ponte = Flanela seca. Esfregue a escala com toda a força, depois que já tiver limpado os trastes com bombril. É bom que já dá um polimento muito bonito em tudo.

    Corpo e braço = Flanela semi-úmida + flanela seca. Se estiver apenas um pouco sujo, tente limpar com a flanela seca. Se estiver muito embaçado pelo suor, etc. use uma flanela um pouco úmida primeiro, para tirar o grosso. Sempre passe a flanela seca depois. Uma camiseta velha de algodão (tipo Hering) também funciona que é uma beleza. Não aconselho o uso de cera automotiva, porque contém abrasivos e carnaúba. Os abrasivos acabam consumindo um pouco do verniz, e por menos que seja, pode vir a prejudicar o acabamento no futuro. Já a carnaúba pode contaminar escala e ponte. Sem falar que se um dia seu violão precisar de um retoque no acabamento, a cera que entra nos mínimos poros vai causar um estrago enorme.

    É isso aí. O jeito mais simples ainda é o melhor:)
    Boa sorte.

    Ant

    Kiri
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    geral valeu pela ajuda ae

    rgmerighi
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    no corpo uso o velho óleo de peroba e depois flanela seca...no corpo do violão, bem entendido!

    Guilherme J.
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    No vídeo acima, dá certo a limpeza (talvez) porque a escala é de ébano...

    Radamés
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Legal a recomendação do Ant--.

    Só adiciono duas coisas:

    1) lave religiosamente as mãos e seque bem antes de tocar;

    2) no dia a dia, sempre limpe o violão quando terminar de tocar, com uma flanela seca e nada mais (ela rapidamente terá que ser trocada, porque as cordas chegam a desgastá-la).

    Isso ajuda a prolongar a vida útil das cordas, retirando a gordura da pele e o sal do suor das escalas e cordas.

    E, de quando em vez, dê uma limpada bonita, como explicado pelo Ant--.

    Mesmo limpando minhas cordas várias vezes ao dia, ultimamente tenho tido que trocá-las todo mês. Acho que isso é característica das Augustine Imperial, que têm vida curta...

    breune
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Eu uso óleo de peroba no corpo ;p

    fica ótimo

    albertoellobo
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Kiri
    Ae galera, meu violão está com "sujeira" de suor entre os traste oque passo para limpar?
    E oque passar o "corpo" do violão para dar brilho e limpeza?
    Tem alguma coisa ou produto para passar nas cordas de aço para nao enferrujar?


    Cara, depende muito do acabamento do seu violão. Se ele for envernizado, passe uma flanela umededicida com algum produto emoliente, tipo, um veja. Vai retirar toda a sujeira, e depois passe uma flanela seca para retirar a umidade.

    Nas escalas use escova de dente de cerdas duras levemente untada com óleo de peroba, e nos trastes um polidor de metais, bem de leve (limpa-alumínio desses que sua mãe usa nas panelas resolve.)

    Porém, se seu violão for de acabamento fosco ou encerado, nada de usar produtos umidos! Somente flanela seca mesmo e ainda assim sem friccionar demais a madeira.


    Lustra móveis também ajuda...

    Ajuda, e como! Ajuda a ferrar o violão.


    Eu uso um pouco de cera automotiva... Limpa, dá brilho, e ajuda a manter mais tempo limpo, só passando um pano macio seco

    Não faça isso! Cera automotiva danifica o verniz do violão (reage quimicamente com ele).


    Espero ter ajudado, galera!

    Abrazzos!

    japaubatuba
    Melhor interpretação
    Prêmio FCC violão 2008
    # jan/08
    · votar


    diicas de um profissional

    1 tire todas as cordas
    2 pegue uma esponja totalmente molhada e com detergente
    3 esfregueno braco todo ateh sair a meleca toda
    4 para o corpo repita o procedimento acima
    5 apos a limpeza geral o violao provavelmente estara umido
    6 deixe no sol por umas duas horas

    obs se o violao for de pintura fosca use bombril e esfregeue de forma circular ajudara a deixar a pintura mais fosca e com um efeito muito interessante!

    japaubatuba
    Melhor interpretação
    Prêmio FCC violão 2008
    # jan/08
    · votar


    zoeira galera

    vai na do albertoellobo q ta certinho

    diego gr
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Ant--
    Trastes = Bombril. Nesse caso retire as cordas, proteja a escala com fita crepe e passe o brombril nos trastes, um por um, no sentido dos mesmos. Eu não aconselho limpar como nesse vídeo aí acima, a não ser que seja um violão mais surrado, onde um arranhão a mais não vai fazer diferença.

    Posso tirar todas as cordas de uma vez durante 30 minutos sem dar problema no braço?

    amador_ssa
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Ai galera, to ressucitando este tópico porque to com umas dúvidas a respeito da limpesa do violão...

    Acabei de comprar um limpador de escalas da dunlop. Não é um que vem escrito óleo de limão, é um que tem escrito 02 dunlop, embalagem preta... É bom? minha dúvida é, claro que vai pegar nos trastes, tem algum problema? Devo passa-lo no resto do corpo do violão também?

    VitorH
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    amador_ssa
    É bom sim cara .
    Não tem problema pegar nos trastes.
    a funcionalidade dele é limpar e hidratar naturalmente escalas escuras
    ''Escalas'' . Outra dica amigo se nao tive comprado pela net , comprado na hora sempre pergunte ao vendedor como aplicar certim blz?
    Espero ter ajudado Abraço

    amador_ssa
    Veterano
    # abr/12 · Editado por: amador_ssa
    · votar


    VitorH

    Valeu irmão, to ligado que é pra escalas escuras e quanto a perguntar ao vendedor, eu sempre faço isso mas nesse dia não fiz direito por alguns motivos:
    1º estava acompanhado de outra pessoa me apressando por detestar me esperar olhar essas lojas, inclusive usando o pretesto de estar apertada pra ir ao banheiro,,,

    2º Alguns vendedores desta loja aparentam não gostar de mim porque eu não compro muita coisa, na verdade eu so comprei la um diapasão, uma correia (mais barata) e este limpador de escalas, em dias diferentes. Sempre que passo por la olho, so olho rs Tem uns vendedores que são morais mas o disponivel no momento não era tão amistoso, e logo depois da compra do meu simples limpador, ele fez uma venda de R$ 1000,00. Da pra perceber porque ele prefere outros clientes, mas so compro se quiser.

    3º O produto custou R$ 19,00 e tem cara la que trabalha como Luthier e cobra aproximadamente R$ 20,00 pra limpesa / hidratação. Dai fiqei desconfiado quanto as informações

    Mas valeu pela dica, realmente a pressa é inimiga da perfeição, falhei em não perguntar, inclusive depois o vendedor mais amistoso comigo, mesmo não me vendendo se aproximou pra dizer que o produto é bom, o dele dura ate hoje, mas tavam me apressando... é dose.

    Notei uma coisa, não vem na embalagem data de fabricação, nem de validade, é normal isso? Valeu

    VitorH
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    amador_ssa
    É assim mesmo a respeito dos vendedor . Se chega compra algo grande eles rieem ate o canto da orelha da brinde e talz. agora se compra algo pequeno ele tratam de qualquer jeito. Mas mesmo assim eu peço olho se eu nao tiver gostado peço outro, se fizerem cara feia penso comigo que é fome auheuaehuaehae. A respeito da validade nao vem mesmo não. Aconselho usar dentro de uns 3 anos mais ou menos,nao é certo isso olhei pela net ...
    Abraço

    amador_ssa
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    VitorH

    Valeu mestre. Sobre os vendedores... rsrs alguns são assim mesmo. Pior é que durante a venda de 1000 reais o vendedor nem esboçou um sorrizinho, e ainda pediu pra caixa me atender 1º, por problema no cartão do cara. Analisando agora, talvez esse vendedor que me atendeu não seja tão extrovertido hehe, mas tem outro la que tem um pouco mais de atenção comigo, mesmo sabendo que eu vou la inúmeras vezes e raramente compro. É pq essa loja é mais "refinada" embora tenha preços mais em conta. Nessa semana vou la fazer outra compra... 1 encordamento kkkk mais 20 ou 30 conto

    Obrigado pelas recomendações. Não esperava que o produto durasse tanto. Esperava un 2 anos... mas valeu. Deveria ter ao menos uma data de fabricação, pois com certeza deve ter lote velho pacas

    123nove
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    lave religiosamente as mãos
    haha

    supermulti
    Revelação e Virtuose
    Prêmio FCC violão 2008
    # abr/12
    · votar


    Kiri
    Ae galera, meu violão está com "sujeira" de suor entre os traste oque passo para limpar?

    Tire todas as cordas. Passe uma esponja de aço (por exemplo, Bombril) em cada casa, só na madeira, no sentido dos trastes. Passe com bastante paciência e sem pôr força. Em seguida, limpe cada casa com chumaços de algodão até ficar 100% limpa. Faça movimentos circulares desta vez. Em seguida, se quiser, passe óleo de linhaça ou de peroba em cada casa. Espere a madeira chupar um pouco, depois limpe o excesso com algodão.

    E oque passar o "corpo" do violão para dar brilho e limpeza?

    Primeiro, passe uma flanela levemente umedecida com água. Em seguida, passe outra flanela limpa e seca. Não passe mais nada.

    Abs.

    supermulti
    Revelação e Virtuose
    Prêmio FCC violão 2008
    # abr/12
    · votar


    Passe uma esponja de aço (por exemplo, Bombril) em cada casa, só na madeira, no sentido dos trastes.

    Corrigindo: no sentido contrário ao dos trastes.

    Abs.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Limpando o violão?