Vestibular de Música

    Autor Mensagem
    Dr.Pacheco
    Veterano
    # dez/07


    Gostaria de como é o curso de música de preferencia licenciatura que é o que tenho vontade de fazer, porém não sei se estou no nivel de tal.Por isso gostaria da ajuda de vcs para me dizer se é dificil e mais ou menos oq eu tenho que saber pra tentar um vestibular de músicaa.
    Deis de já agradeço.

    james_the_bronson
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Solfejo, ditado e teoria...

    Se você começar a estudar agora, dá para passar tranqüilo para um curso no ano que vem...

    Atum Bluesman
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Dr.Pacheco
    Se você já toca, e tem noções básicas de teoria acho que o Harmonia do Schoenberg e o metodo Bona para solfejo podem ser de grande ajuda, mas se quiser existem professores que dão aula visando a prova do vestibular...

    Tekila
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    eu tou fazendo bacharelado em piano na unesp, se quiser tirar alguma duvida pega meu msn dan_malfe@hotmail.com
    abraço

    Dr.Pacheco
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Atum Bluesman
    Oq vc quer dizer com noções basicas de harmonia!
    Aonde posso achar esses metodos?e alguem ai poderia me indicar um professor em Belo Horizonte que de aulas visando o vestibular.To querendo fazer licenciatura.

    Dr.Pacheco
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Toco violão a quase 2 anos!

    Invalid User
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Dr.Pacheco

    Não interessa se você toca há 2 anos... estudou teoria? não? que tá esperando? Aqui no forum mesmo você acha bastante material sobre... tudo!

    naka.88
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Dr.Pacheco
    O curso de licenciatura é voltado para dar aulas.
    Ou seja voce provavelmente não tera aulas de instrumento , nem pratica em conjunto. Voce tera psicologia , pedagogia e etc...

    Se voce quer se instrumentista nem va para Licenciatura porque voce vai querer largar no primeiro ano.

    Arranje um bom professor ( com diploma ) e peça ajuda para o vestibular. Sugiro voce ter um professor por pelo menos 6-12 meses antes de tentar a prova.

    naka.88
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Atum Bluesman
    É meio besteira voce pegar o Harmonia do Schoenberg para estudar para um vestibular.

    Atum Bluesman
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    naka.88
    Para vestibular eu indiquei um professor, só dei a idéia do Schoenberg para ele ver o que o espera hauahauha

    kochh
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Esse ano prestei vestibular pra música to esperando sair o resultado ainda.

    Durante o ano fiz aula de música mas peguei mais pesado no estudo de agosto pra cá.

    Na minha prova o que caia sobre harmonia não era avançado era só o básico de harmonia, relação entre os acordes de uma música, tonalidade de musicas.

    Dr.Pacheco
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    naka.88
    Eu sei que o curso de licenciatura é voltado para dar aulas!

    Alguem pode me indicar um professor que de aulas visando o vestibular em Belo Hozionte?

    naka.88
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Atum Bluesman
    É verdade , mas esse livro é o capeta.

    Dr.Pacheco
    Pacheco procure por escolas de musica , voce provavelmente precisara aulas de LEM e Percepção. O negocio é correr atras.

    Mega
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    dependendo da instituição, muitas vezes você pode passar também por um teste de técnica que envolve execução de alguma peça clássica que você escolhe entre algumas que eles lhe dão, execução de alguma música popular, e execução de uma peça clássica à primeira vista. Parece um exagero, mas a UFRN usa esse critério no que eles chamam de "terceira fase" ;P

    Dr.Pacheco
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Eu já tinha escutado sobre esse trem de escolhe música e tbm da leitura a primeira vista.
    Oq eu ando treinando bastante pra pegar o jeito é justamente isso! pois tenho uma leitura a primeira vista bastante ruim!

    Dr.Pacheco
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Alguem aqui é de Bh e faz o curso na federal ou na uemg?

    naka.88
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Pacheco , voce tem experiencia com solfejo de melodias e intervalos? ditado melódico-ritmico ( ouvir e escrever na partitura sem instrumento)?

    Dr.Pacheco
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Solfejo não!
    Escrever sem ouvir eu consigo um pouco! mais preciso treinar!
    Acho q se eu pegar pesado no estudo da pra tentar ano que vem!

    Pardal
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Dr.Pacheco

    Eu faço UEMG, vou pro quinto período. Faço a licenciatura em música, habilitação em educação musical escolar. Na licenciatura em instrumento, você tem aulas do seu instrumento sim. Na minha licenciatura não, mas eu não me proíbo, sabe? Fora do curso...

    Você precisa treinar sua percepção musical: solfejo e ditado. Para isso, faça algumas aulas lá na UEMG mesmo, tem o Básico lá que é muito bom. Pode também fazer aula no CEfar, que é o Palácio das Artes, onde também são oferecidos ótimos cursos.

    Dr.Pacheco
    Veterano
    # dez/07 · Editado por: Dr.Pacheco
    · votar


    Pardal

    Eu já pensei em tentar na cefar mais lá só pode tentar no final do ano!

    Oq vc quis dizer com ditado?!

    Como eu faço para fazer aulas lá?

    Mega
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Oq vc quis dizer com ditado?!

    ditado pode ser melódico ou rítmico. Alguém solfeja e você diz as notas e a divisão rítmica (ou somente a divisão rítmica no caso do ditado rítmico). Ajuda com percepção.

    Dr.Pacheco
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    a soh!
    vlw Mega !

    Pardal
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Dr.Pacheco

    como disse o Mega, no ditado você deve ser capaz de reconhecer certos elementos musicais executados. Enfim, deve "ter bom ouvido", e isso pode ser treinado. Ditado, além de melódico ou rítmico, pode ser timbrístico, isto é, você deve ser capaz de identificar qual(is) instrumento(s) executou o que você ouviu.

    Edson Sousa
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Dr.Pacheco

    Estou no 9º período de licenciatura em música aqui no Rio de Janeiro - faço na UNIRIO

    Pra você ter uma idéia, vou escrever aqui as disciplinas que pode-se estudar nesse curso: percepção musical, canto coral, técnica vocal, instrumento, prática de conjunto, regência coral, estágio em escolas, didática de ensino, psicologia do desenvolvimento e aprendizado, história da arte clássica/moderna, história da MPB, história da música, filosofia, oficina de música, oficina de teatro, harmonia, análise musical...etc

    Para o vestibular você precisa estudar conhecimentos gerais e uma língua. E têm as provas de música:

    Teoria - escrita
    solfejo
    ditado
    instrumento

    Abraço

    alexiasinger
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Ola. Acredito que hoje em dia as licenciaturas de musica ja estao reformuladas visando um campo de trabalho diferente, como escolas de musicas e tal. Elas foram criadas quando ainda existia musica obrigatoria nas escolas e a preparacao dos professores era pra dar aulas nas escolas. Eu fiz o bacharelato por causa disso, porque a licenciatura a uns anos atras era simplesmente inutil, pois nao havia mais onde dar aulas. E nas escolas de musica e importante dominares um instrumento. Mas tudo depende do curso e universidade em questao. E obvio que se queres seguir uma carreira musical profissional, como professor ou interprete, e fundamental saber sobre teoria musical, harmonia, tecnica do instrumento e repertorio. Mas o ideal e saber qual a profundidade do conhecimento e exigido em cada instituicao.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Vestibular de Música