Dúvida sobre o vestibular de musica.

    Autor Mensagem
    cuma
    Veterano
    # jun/09 · Editado por: cuma


    Bom galera, eu vou fazer a prova do vestibular de musica na UFMG este ano, vou tentar violão erudito. Já conversei com algumas pessoas que estudam lá e me esclareceram algumas coisas sobre a prova em si. Mas, gostaria de algumas dicas sobre como direcionar meu estudo e como realmente ocorre a prova de percepção musical. E tenho outra duvida tambem, como diferencio a voz superior da inferior de um trecho em contraponto??

    Vlws!!!

    Minow
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    cuma
    A prova de percepção costuma ser um ditado e um solfejo.
    Você precisa estudar a identificação de intervalos, escalas e tipos de acordes.
    Pra o ditado normalmente te dão um lá no piano e depois um acorde qualquer que você tem que descobrir qual é a partir do som do lá, e desenvolver o ditado na tonalidade desse acorde.
    O solfejo geralmente é um solfejo simples, não costuma ter alteração (a não ser no caso de uma menor harmônica), você deve poder escolher entre uns 2 ou 3 e deve ter uns 2 minutos pra estudar ele na hora.

    como diferencio a voz superior da inferior de um trecho em contraponto??

    Como assim?
    No ouvido!

    cuma
    Veterano
    # jun/09 · Editado por: cuma
    · votar


    Minow

    Valeu a ajuda man, sempre prestativo. Qualquer um identifica 2 vozes de ouvido, mas eu quero saber como saber qual é a superior e a inferior, se tem relação a altura ou somente a intensidade de execução. E sobre essa identificação de acordes, são triades e tetrades ou são acordes invertidos, ou com grandes extensões??

    Minow
    Veterano
    # jun/09 · Editado por: Minow
    · votar


    cuma
    O mais comum é uma em clave de sol e outra em clave de fá. A relação é na altura mesmo, mas duvido que caia um ditado a duas vozes na prova pra entrar.

    A identificação de acordes é bem simples, geralmente tríades maiores/menores/aumentadas/diminutas, tudo em estado fundamental e só.
    Mas capaz de nem cair isso, tem que olhar no edital da faculdade.
    E a prova de teoria costuma ser bem fácil.

    cuma
    Veterano
    # jun/09 · Editado por: cuma
    · votar


    Minow

    Eu vi varios editais de outros vestibulares na net que falavam sobre esse tipo de ditado, vou ter que estudar bastante. Nesse ditado eu leio as duas partituras simultaneamente?

    cuma
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Bom galera, ainda tenho mtas duvidas, se puderem me ajudar eu agradeço.

    Minow
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    cuma
    No ditado você não lê partitura, você escreve!

    cuma
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    mas no caso, vc escuta a musica e já deve escreve-la???

    cuma
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    bom galera, ainda tenho uma duvida, costuma cair na prova de bacharelado para instrumento leitura a primeira vista, e se cai a leitura é mais complicada???

    Minow
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    cuma
    Sim.
    Não é difícil não, deve ser só uma linha melódica simples.

    Powerslave158
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    cuma
    te puxa meuu, é foda nas federais, estuda bastante solfejo e ditado rítmico, e tuas peças no violão é claro hehe, eles avaliam bastante a tua dinâmica também e a tua leitura à primeira vista tanto no instrumento quanto nos solfejos, tem que estar com a leitura bem fluente, e treina a ouvir ditados à duas vozes, também, aí não sei como funciona, mas aqui nas federais do RS é fudido o teste!
    não sei se cai alguma coisa de história da música também!

    e boa sorte! abraço!

    cuma
    Veterano
    # ago/09 · Editado por: cuma
    · votar


    Powerslave158

    na ufmg e na uemg eles pedem umas 3 ou 4 peças com duas semanas de antecedencia das provas, da pra estuda-las na boa. Realmente ai no sul as provas são as mais dificeis, exigem q o cara tenha boa dinamica, postura, mudançãs de timbre corretas, e mais uma penca de coisas.

    Powerslave158
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    cuma
    mas tbm não faz que nemum amigo meu
    que toca pra caralho, apavorou no teste, tocou yamandú e o diabo a 4 e rodou na prova escrita do vestibular!
    uhaauhahuuha

    aí é foda!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida sobre o vestibular de musica.