Autor |
Mensagem |
LeandroP Moderador |
# nov/07
· votar
pacificpoker
Você pode mudar, mas pode ficar bom ou não... depende da melodia e da harmonia. O importante é você saber que se você precisa obter uma 5a aumentada, basta elevar um semitom a 5a justa. Se quiser diminuta, abaixar em um semitom a 5a justa. Recomendo que você observe no braço da guitarra e no papel os acordes que você toca, e quais os intervalos que compõe esses acordes. Cada intervalo possui uma sonoridade própria, independente das notas envolvidas.
|
leandro rodrigues Veterano |
# nov/07
· votar
LeandroPanucci
É como vc sempre diz, o INTERVALO é o coração da formação dos acordes
Abrazzüzz
Vou beber água agora
|
LeandroP Moderador |
# nov/07
· votar
leandro rodrigues
Não conheço o site. Só lendo ele mesmo... com tempo.
|
# nov/07
· votar
LeandroPanucci
Olhe o que o site diz:
Lá diz isso:
Portanto guarde estes números: 3 e 7. Estes números são da 3ª e da 7ª de todo e qualquer acorde. Terça maior para acordes maiores; terça menor para acordes menores, sétima maior para acordes maiores e sétima menor para acordes menores. Veja a seguinte progressão harmônica:
Abrazzüzz
|
kiki Moderador |
# nov/07 · Editado por: kiki
· votar
leandro rodrigues LeandroPanucci caramba, chamou e o cara veio!
(ele entrou na comunidade do orkut "leandros do brasil")
|
LeandroP Moderador |
# nov/07
· votar
leandro rodrigues
De fato os acordes maiores não possuem 7a menor.
Quando você vê um acorde com 3a maior e 7a menor, este acorde é chamado de "acorde com sétima da dominante". Ele é chamado assim por conter o trítono (intervalo de 3 tons que caracteriza um som preparatório, ou de tensão) entre a 3a maior e a 7a menor.
|
# nov/07
· votar
kiki caramba, chamou e o cara veio!
Veio e complicou mais ainda
Ahahahahahaha... brincadeira!
|
# nov/07
· votar
LeandroPanucci
Obrigado!
Sabia que eu estava correto, aliás adivinha com quem que eu aprendi
hehehehehehe...
Os Intervalos é a alma da formação dos acordes
|
kiki Moderador |
# nov/07
· votar
pronto, agora eu que to confuso.
LeandroPanucci Quando você vê um acorde com 3a maior e 7a menor, este acorde é chamado de "acorde com sétima da dominante". Ele é chamado assim por conter o trítono (intervalo de 3 tons que caracteriza um som preparatório, ou de tensão) entre a 3a maior e a 7a menor.
isso voce diz do acorde em relação ao seu campo harmonico, certo? por exemplo, se voce esta numa escala natural, o dó deveria ser C7M. se voce entra um C7, está preparando pro F. mas se nesta mesma escala voce tocar um G, pode ser G7, não pode? pela escala natural, o G seria maior e com setima menor...
|
jimmy vandrake Veterano |
# nov/07
· votar
-- -4 -3 -2 --- -1
3º casa
|
kiki Moderador |
# nov/07
· votar
jimmt vandrake hein?
|
kiki Moderador |
# nov/07
· votar
jimmt vandrake ah, entendi. melhor escrever em tab
- 3 3 3 - 3
|
# nov/07
· votar
kiki
Como aqui não tem como postar cifra, apenas imagine que vc esta na 3º casa, aí está o acorde Gm7.
|
# nov/07
· votar
Ah ! o E não pertence a este acorde.
|
# nov/07
· votar
kiki
Perfect, simply perfect.
|
# nov/07
· votar
e------------------------------------------------------ B-----3------------------------------------------------- G-----3------------------------------------------------- D-----3------------------------------------------------- A------------------------------------------------------ E-----3-------------------------------------------------
|
LeandroP Moderador |
# nov/07 · Editado por: LeandroP
· votar
kiki
isso voce diz do acorde em relação ao seu campo harmonico, certo?
Não. Isto está relacionado a categoria dos acordes:
Categoria de acorde Maior: T, 3, 5, 7M Categoria de acorde Menor: T, b3, 5, 7 Categoria de acorde com 7a da dominante: T, 3, 5, 7 Categoria de acorde com 7a da diminuta (tétrade diminuta): T, b3, b5, b7 (o b7 é 7a diminuta = 4,5 tons)
Não confundir acorde com sétima da dominante com a função dominante. Nem sempre um acorde desta categoria cumpre esta função, mas tem a 7a desta função, por isso o nome "com 7a da dominante."
Eu posso utilizar o C7 preparando pro B.
|
# nov/07
· votar
LeandroPanucci por isso o nome "com 7a da dominante.
De tudo que foi apresentado esta sim é uma forma de apresentar a teoria de maneira aceitável, e principalmente entendível.
|
LeandroP Moderador |
· votar
kiki
Não pense em campo harmônico, por enquanto.
Pense na formação das tríades: maior, menor, diminuta e aumentada.
As tríades são formadas por empilhamento de 3as, e como sabemos, só existem duas terças: a terça maior (2 tons) e a terça menor (1,5 tons). Vamos chamar de 3M e 3m, certo?!
Tríade Maior: 3M + 3m Exemplo em C: 3M (C e E) + 3m (E e G) = C, E e G C
Tríade Menor: 3m + 3M (repare como é o inverso da tríade maior) Exemplo em C: 3m (C e Eb) + 3M (Eb e G) = C, Eb e G Cm
Tríade Aumentada: 3M + 3M (repare como são duas 3as maiores - o resultado é aumentado) Exemplo em C: 3M (C e E) + 3M (E e G) = C, E e G# C(#5)
Tríade Diminuta: 3m + 3m (repare como são duas 3as menores - o resultado é diminuto) Exemplo em C: 3m (C e Eb) + 3m (Eb e Gb) = C, Eb e Gb C°
Agora adicione mais uma 3a sobre essas tríades e você obeterá as tétrades:
Tétrade Maior: 3M + 3m + 3M Exemplo em C: 3M (C e E) + 3m (E e G) + 3M (G e B) = C, E, G e B C7M
Tétrade Menor: 3m + 3M + 3m Exemplo em C: 3m (C e Eb) + 3M (Eb e G) + 3m (G e Bb) = C, E, G e Bb Cm7
Acorde com 7a da Dominante: 3M + 3m + 3m Exemplo em C: 3M (C e E) + 3m (E e G) + 3m (G e Bb) = C, E, G e Bb C7
Acorde com 7a da Diminuta: 3m + 3m + 3m Exemplo em C: 3M (C e Eb) + 3m (Eb e Gb) + 3m (G e Bbb) = C, E, G e Bbb* C°7
* O Bbb (que não tem nada a ver com o Big Brother Brasil) é a 7a diminuta, e esta alteração bb é um "dobrado bemol". Este intervalo é enarmônico (tem o mesmo som) com a 6a maior (4,5 tons), e só pode ser chamado de "sétima diminuta" em acordes diminutos. Nos demais casos é considerado 6a maior (ou 13a maior).
Por enquanto não estamos no campo harmônico, mas na formação dos acordes. Eles estão isolados e não possuem ainda uma função harmônica, mas são subdivididos nas categorias acima.
|
LeandroP Moderador |
# nov/07
· votar
jimmt vandrake
Valeu cara!!! A intenção é essa mesmo.
|
kiki Moderador |
# nov/07
· votar
LeandroPanucci Não pense em campo harmônico, por enquanto. parei!
acho que to começando a entender.
O Bbb (que não tem nada a ver com o Big Brother Brasil) aff... quase pensei que voce poderia ser um cara serio um dia...
|
LeandroP Moderador |
# nov/07
· votar
kiki
Desculpa!
:P
|
kiki Moderador |
# nov/07
· votar
LeandroPanucci te mque desculpar mesmo, voce desmontou todos os meus conceitos sobre formação de acordes!!!
agora falando serio: eu aprendi (na marra, que fique claro) a montar acordes só pensando nos intervalos a partir da tonica. dada uma tonica, se põe terça maio é maior, se é menor é menor. se põe sétima, é com. e assim por diante. essa contagem por empilhamentos de terças ja tinha visto, mas nunca pensei assim...
|
# nov/07
· votar
kiki
Os INTERVALOS é a formação( iniciação) da formação dos acordes.
Sem os INTERVALOS, não tem como montar um ACORDE
Os INTERVALOS é o princípio de tudo
|
kiki Moderador |
# nov/07
· votar
leandro rodrigues sim, eu estou pensando em intervalos. mas sempre a partir da tonica. por exemplo, sétima para mim é 5 tons acima da tonica. e setima maior, 5,5 tons acima da tonica.
essa explicação do LeandroPanucci pensa sempre em terças. o raciocinio é bem diferente do que eu to acostumado, apesar de funcionar praticamente igual. a unica diferença que eu vi ate hoje é essa questão da sétima...
|
# nov/07
· votar
kiki
Mas todos os INTERVALOS partem da TÔNICA
Estude INTERVALOS, sabendo vc não vai ter mais dúvidas
Abrazzüzz
|
LeandroP Moderador |
· votar
kiki
sim, eu estou pensando em intervalos. mas sempre a partir da tonica. por exemplo, sétima para mim é 5 tons acima da tonica. e setima maior, 5,5 tons acima da tonica.
Sim, assim também funciona.
Existem várias maneiras de se observar os intervalos. Você pode ver a 7a como uma 2a invertida. Isso facilita pra contar de trás pra frente. Por exemplo, se precisa de uma 7a menor, você pode contar 5 tons acima da tônica ou apenas um tom abaixo da tônica.
Tocar intervalos de 3as também soa bem melódico, e é uma ferramenta muito explorada em improvisação e composição. Por exemplo, ao tocar uma escala, experimente tocar diatonicamente (com as notas da escala) esta seqüência: tônica e terça, depois a 2a e a sua 3a, depois a 3a e a sua 3a, depois a 4a e a sua 3a, etc.
Na prática fica melhor...
Em Dó por exemplo, ficaria assim:
C - E, D - F, E - G, F - A, G - B, A - C, B - D e--------------------------------------------------------- B------------------------------------------------------3-- G------------------------------2-------4---2---5---4------ D------2-------3---2---5---3-------5---------------------- A---3------5---------------------------------------------etc E---------------------------------------------------------
|
# nov/07
· votar
Existem várias maneiras de se observar os intervalos. Você pode ver a 7a como uma 2a invertida. Isso facilita pra contar de trás pra frente. Por exemplo, se precisa de uma 7a menor, você pode contar 5 tons acima da tônica ou apenas um tom abaixo da tônica.
Tbém, mas não uso essa técnica
|
funk_soul_ e minha praia Veterano |
# nov/07
· votar
[b]Dr.Pacheco a sétima pode ser maior ou menor (normalmente e menor) se for maior vem com tipo assim 7M ou 7+ ou maj7 mas o que vai determinar se o acorde e maior ou menor sao as teças , ou seja: G Bb D F= Gm7 G Bb D F#=Gm7+ G B D F = G7 G B D F#=G7+ ou GMAJ7 ou G7+.........
espero ter ajudado ja que os colegas acima ja foram bem didaticos!!!!!!!
|
Raviolleiro Veterano |
# dez/07
· votar
Pra vc montar o Gm7 é aquela formação "clássica" que todo mundo conhece
e------------------------ b--------3----------------- 5º Justa g--------3---------------- 3º menor d--------3-------------- 7º (A 7º é menor naturalmente) a------------------------ E--------3---------------- 1º Justa Pra vc entender menlhor você poderia fazer um exercício que é transformar este acorde em um acorde x7 e x7M pra deixa x7 vc teria que mexer só na 3º, deixando ela maior. e pra deixar x7M é só vc aumentar um semi-tom a sétima. ^^ espero ter ajudar. au revoir! http://raviolleiro.myartsonline.com
|