Duvida! Formação do acorde Gm7!

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LeandroP
Moderador
# nov/07
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pacificpoker

Você pode mudar, mas pode ficar bom ou não... depende da melodia e da harmonia. O importante é você saber que se você precisa obter uma 5a aumentada, basta elevar um semitom a 5a justa. Se quiser diminuta, abaixar em um semitom a 5a justa.
Recomendo que você observe no braço da guitarra e no papel os acordes que você toca, e quais os intervalos que compõe esses acordes. Cada intervalo possui uma sonoridade própria, independente das notas envolvidas.

leandro rodrigues
Veterano
# nov/07
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LeandroPanucci

É como vc sempre diz, o INTERVALO é o coração da formação dos acordes

Abrazzüzz

Vou beber água agora

LeandroP
Moderador
# nov/07
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leandro rodrigues

Não conheço o site. Só lendo ele mesmo... com tempo.

leandro rodrigues
Veterano
# nov/07
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LeandroPanucci

Olhe o que o site diz:


Lá diz isso:

Portanto guarde estes números: 3 e 7. Estes números são da 3ª e da 7ª de todo e qualquer acorde. Terça maior para acordes maiores; terça menor para acordes menores, sétima maior para acordes maiores e sétima menor para acordes menores. Veja a seguinte progressão harmônica:

Abrazzüzz

kiki
Moderador
# nov/07 · Editado por: kiki
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leandro rodrigues
LeandroPanucci
caramba, chamou e o cara veio!

(ele entrou na comunidade do orkut "leandros do brasil")

LeandroP
Moderador
# nov/07
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leandro rodrigues

De fato os acordes maiores não possuem 7a menor.

Quando você vê um acorde com 3a maior e 7a menor, este acorde é chamado de "acorde com sétima da dominante". Ele é chamado assim por conter o trítono (intervalo de 3 tons que caracteriza um som preparatório, ou de tensão) entre a 3a maior e a 7a menor.

leandro rodrigues
Veterano
# nov/07
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kiki
caramba, chamou e o cara veio!

Veio e complicou mais ainda

Ahahahahahaha... brincadeira!

leandro rodrigues
Veterano
# nov/07
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LeandroPanucci

Obrigado!

Sabia que eu estava correto, aliás adivinha com quem que eu aprendi

hehehehehehe...

Os Intervalos é a alma da formação dos acordes

kiki
Moderador
# nov/07
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pronto, agora eu que to confuso.

LeandroPanucci
Quando você vê um acorde com 3a maior e 7a menor, este acorde é chamado de "acorde com sétima da dominante". Ele é chamado assim por conter o trítono (intervalo de 3 tons que caracteriza um som preparatório, ou de tensão) entre a 3a maior e a 7a menor.

isso voce diz do acorde em relação ao seu campo harmonico, certo? por exemplo, se voce esta numa escala natural, o dó deveria ser C7M. se voce entra um C7, está preparando pro F.
mas se nesta mesma escala voce tocar um G, pode ser G7, não pode? pela escala natural, o G seria maior e com setima menor...

jimmy vandrake
Veterano
# nov/07
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--
-4
-3
-2
---
-1

3º casa

kiki
Moderador
# nov/07
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jimmt vandrake
hein?

kiki
Moderador
# nov/07
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jimmt vandrake
ah, entendi. melhor escrever em tab

-
3
3
3
-
3

jimmy vandrake
Veterano
# nov/07
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kiki

Como aqui não tem como postar cifra, apenas imagine que vc esta na 3º casa, aí está o acorde Gm7.

jimmy vandrake
Veterano
# nov/07
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Ah ! o E não pertence a este acorde.

jimmy vandrake
Veterano
# nov/07
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kiki

Perfect, simply perfect.

jimmy vandrake
Veterano
# nov/07
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e------------------------------------------------------
B-----3-------------------------------------------------
G-----3-------------------------------------------------
D-----3-------------------------------------------------
A------------------------------------------------------
E-----3-------------------------------------------------


LeandroP
Moderador
# nov/07 · Editado por: LeandroP
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kiki

isso voce diz do acorde em relação ao seu campo harmonico, certo?

Não. Isto está relacionado a categoria dos acordes:

Categoria de acorde Maior: T, 3, 5, 7M
Categoria de acorde Menor: T, b3, 5, 7
Categoria de acorde com 7a da dominante: T, 3, 5, 7
Categoria de acorde com 7a da diminuta (tétrade diminuta): T, b3, b5, b7 (o b7 é 7a diminuta = 4,5 tons)

Não confundir acorde com sétima da dominante com a função dominante. Nem sempre um acorde desta categoria cumpre esta função, mas tem a 7a desta função, por isso o nome "com 7a da dominante."

Eu posso utilizar o C7 preparando pro B.

jimmy vandrake
Veterano
# nov/07
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LeandroPanucci
por isso o nome "com 7a da dominante.

De tudo que foi apresentado esta sim é uma forma de apresentar a teoria de maneira aceitável, e principalmente entendível.

LeandroP
Moderador
# nov/07 · Editado por: LeandroP
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kiki

Não pense em campo harmônico, por enquanto.

Pense na formação das tríades: maior, menor, diminuta e aumentada.

As tríades são formadas por empilhamento de 3as, e como sabemos, só existem duas terças: a terça maior (2 tons) e a terça menor (1,5 tons). Vamos chamar de 3M e 3m, certo?!

Tríade Maior:
3M + 3m
Exemplo em C:
3M (C e E) + 3m (E e G) = C, E e G
C

Tríade Menor:
3m + 3M (repare como é o inverso da tríade maior)
Exemplo em C:
3m (C e Eb) + 3M (Eb e G) = C, Eb e G
Cm

Tríade Aumentada:
3M + 3M (repare como são duas 3as maiores - o resultado é aumentado)
Exemplo em C:
3M (C e E) + 3M (E e G) = C, E e G#
C(#5)

Tríade Diminuta:
3m + 3m (repare como são duas 3as menores - o resultado é diminuto)
Exemplo em C:
3m (C e Eb) + 3m (Eb e Gb) = C, Eb e Gb


Agora adicione mais uma 3a sobre essas tríades e você obeterá as tétrades:

Tétrade Maior:
3M + 3m + 3M
Exemplo em C:
3M (C e E) + 3m (E e G) + 3M (G e B) = C, E, G e B
C7M

Tétrade Menor:
3m + 3M + 3m
Exemplo em C:
3m (C e Eb) + 3M (Eb e G) + 3m (G e Bb) = C, E, G e Bb
Cm7

Acorde com 7a da Dominante:
3M + 3m + 3m
Exemplo em C:
3M (C e E) + 3m (E e G) + 3m (G e Bb) = C, E, G e Bb
C7

Acorde com 7a da Diminuta:
3m + 3m + 3m
Exemplo em C:
3M (C e Eb) + 3m (Eb e Gb) + 3m (G e Bbb) = C, E, G e Bbb*
C°7

* O Bbb (que não tem nada a ver com o Big Brother Brasil) é a 7a diminuta, e esta alteração bb é um "dobrado bemol". Este intervalo é enarmônico (tem o mesmo som) com a 6a maior (4,5 tons), e só pode ser chamado de "sétima diminuta" em acordes diminutos. Nos demais casos é considerado 6a maior (ou 13a maior).

Por enquanto não estamos no campo harmônico, mas na formação dos acordes. Eles estão isolados e não possuem ainda uma função harmônica, mas são subdivididos nas categorias acima.

LeandroP
Moderador
# nov/07
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jimmt vandrake

Valeu cara!!! A intenção é essa mesmo.

kiki
Moderador
# nov/07
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LeandroPanucci
Não pense em campo harmônico, por enquanto.
parei!

acho que to começando a entender.

O Bbb (que não tem nada a ver com o Big Brother Brasil)
aff... quase pensei que voce poderia ser um cara serio um dia...

LeandroP
Moderador
# nov/07
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kiki

Desculpa!

:P

kiki
Moderador
# nov/07
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LeandroPanucci
te mque desculpar mesmo, voce desmontou todos os meus conceitos sobre formação de acordes!!!

agora falando serio:
eu aprendi (na marra, que fique claro) a montar acordes só pensando nos intervalos a partir da tonica.
dada uma tonica, se põe terça maio é maior, se é menor é menor. se põe sétima, é com. e assim por diante.
essa contagem por empilhamentos de terças ja tinha visto, mas nunca pensei assim...

leandro rodrigues
Veterano
# nov/07
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kiki

Os INTERVALOS é a formação( iniciação) da formação dos acordes.

Sem os INTERVALOS, não tem como montar um ACORDE

Os INTERVALOS é o princípio de tudo

kiki
Moderador
# nov/07
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leandro rodrigues
sim, eu estou pensando em intervalos. mas sempre a partir da tonica. por exemplo, sétima para mim é 5 tons acima da tonica. e setima maior, 5,5 tons acima da tonica.

essa explicação do LeandroPanucci pensa sempre em terças. o raciocinio é bem diferente do que eu to acostumado, apesar de funcionar praticamente igual. a unica diferença que eu vi ate hoje é essa questão da sétima...

leandro rodrigues
Veterano
# nov/07
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kiki

Mas todos os INTERVALOS partem da TÔNICA

Estude INTERVALOS, sabendo vc não vai ter mais dúvidas

Abrazzüzz

LeandroP
Moderador
# nov/07 · Editado por: LeandroP
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kiki

sim, eu estou pensando em intervalos. mas sempre a partir da tonica. por exemplo, sétima para mim é 5 tons acima da tonica. e setima maior, 5,5 tons acima da tonica.

Sim, assim também funciona.

Existem várias maneiras de se observar os intervalos. Você pode ver a 7a como uma 2a invertida. Isso facilita pra contar de trás pra frente. Por exemplo, se precisa de uma 7a menor, você pode contar 5 tons acima da tônica ou apenas um tom abaixo da tônica.

Tocar intervalos de 3as também soa bem melódico, e é uma ferramenta muito explorada em improvisação e composição. Por exemplo, ao tocar uma escala, experimente tocar diatonicamente (com as notas da escala) esta seqüência: tônica e terça, depois a 2a e a sua 3a, depois a 3a e a sua 3a, depois a 4a e a sua 3a, etc.

Na prática fica melhor...

Em Dó por exemplo, ficaria assim:


C - E, D - F, E - G, F - A, G - B, A - C, B - D
e---------------------------------------------------------
B------------------------------------------------------3--
G------------------------------2-------4---2---5---4------
D------2-------3---2---5---3-------5----------------------
A---3------5---------------------------------------------etc
E---------------------------------------------------------


leandro rodrigues
Veterano
# nov/07
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Existem várias maneiras de se observar os intervalos. Você pode ver a 7a como uma 2a invertida. Isso facilita pra contar de trás pra frente. Por exemplo, se precisa de uma 7a menor, você pode contar 5 tons acima da tônica ou apenas um tom abaixo da tônica.

Tbém, mas não uso essa técnica

funk_soul_ e minha praia
Veterano
# nov/07
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[b]Dr.Pacheco

a sétima pode ser maior ou menor (normalmente e menor) se for maior vem com tipo assim 7M ou 7+ ou maj7
mas o que vai determinar se o acorde e maior ou menor sao as teças , ou seja:
G Bb D F= Gm7
G Bb D F#=Gm7+
G B D F = G7
G B D F#=G7+ ou GMAJ7 ou G7+.........


espero ter ajudado ja que os colegas acima ja foram bem didaticos!!!!!!!

Raviolleiro
Veterano
# dez/07
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Pra vc montar o Gm7 é aquela formação "clássica" que todo mundo conhece

e------------------------
b--------3----------------- 5º Justa
g--------3---------------- 3º menor
d--------3-------------- 7º (A 7º é menor naturalmente)
a------------------------
E--------3---------------- 1º Justa
Pra vc entender menlhor você poderia fazer um exercício que é transformar este acorde em um acorde x7 e x7M
pra deixa x7 vc teria que mexer só na 3º, deixando ela maior.
e pra deixar x7M é só vc aumentar um semi-tom a sétima.
^^
espero ter ajudar.
au revoir!
http://raviolleiro.myartsonline.com

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