Autor |
Mensagem |
Dr.Pacheco Veterano |
# nov/07
Estou com uma duvida na formação do acorde Gm7!
O acorde é menor com 7 então a setima dele tem que ser menor certo?!
No caso do G, a tetrade seria G-B-D-F# .....porem como é menor a setima seria Fá Natural?????
Então a tetrade ficaria G-B-D-F ???????
|
PaulGilbertGuitar Veterano |
# nov/07
· votar
Dr.Pacheco
Na setima menor, o intervalo é de 1 TOM Ja na maior, o intervalo é de 1/2 TOM e da uma sonoridade de acorde conhecida como preparação ou acordes no estilo Blues!
Espero ter ajudado.. Qlqer coisa berra ae!
|
Dr.Pacheco Veterano |
# nov/07
· votar
ue! então a setima vai ser mi (E) ?
|
PaulGilbertGuitar Veterano |
# nov/07
· votar
Claro q nao ne..
A maior vai ser Fa# e a menor vai ser Fa natural.. Da onde tu tiro Mi?
De sol pra mim tem 1 T e meio lembra?
|
busterchair Veterano |
# nov/07
· votar
Gm7 Tônica: Sol Terça menor: Si bemol Quinta: Ré Sétima menor: Fá
a distância da tônica (Sol) p/ a sétima menor (fá) é de 1 TOM.
|
leandro rodrigues Veterano |
# nov/07
· votar
Dr.Pacheco
Gm7= G Bb D F
Os intervalos são: 1,5 + 2,0 +1,5
|
Dr.Pacheco Veterano |
# nov/07
· votar
a soh! vlw!
duvida bem idiota essa mas.... melhor perguntar que ficar na duvida né!
|
leandro rodrigues Veterano |
# nov/07 · Editado por: leandro rodrigues
· votar
busterchair tônica (Sol) p/ a sétima menor (fá) é de 1 TOM.
???????????????????//
Só se contar os INTERVALOS, de frente prá trás
|
kiki Moderador |
# nov/07
· votar
Dr.Pacheco só mais uma coisa: quando o acorde é com sétima, é sempre a sétima menor. a sétima maior é indicada como 7M, ou 7+.
|
leandro rodrigues Veterano |
# nov/07
· votar
quando o acorde é com sétima, é sempre a sétima menor
Sempre não! Tem acorde com 7ª, com 7ª MAIOR
Eu sei que vc postou
a sétima maior é indicada como 7M, ou 7+.
Mas aí em cima vc errou
|
kiki Moderador |
# nov/07
· votar
leandro rodrigues não entendi direito o que eu errei.
ficou um pouco confuso mesmo. vou re-explicar: quando o acorde é apenas com 7 (Gm7, D7, etc) é setima menor.
se for setima maior tá indicado. é estranho, por que geralmente se não indica é maior, e neste caso é o contrario.
|
leandro rodrigues Veterano |
# nov/07 · Editado por: leandro rodrigues
· votar
kiki quando o acorde é com sétima, é sempre a sétima menor.
Entendeu? É SEMPRE com 7ª? Não!
Tem acorde com 7ª que é MAIOR
RESUMINDO: o acorde é com sétima, é sempre a sétima menor. NÃO!
Vc fazer os INTERVALOS MENORES: 1,5+ 2,0+ 1,5
Vc fazer os INTERVALOS MAIORES: 2,0+ 1,5+ 1,5
Fazendo isso, vc vai saber o porque da 7ª é menor ou maior
|
kiki Moderador |
# nov/07
· votar
leandro rodrigues ah, entendi. mas voce que não entendeu o que eu quis dizer. voce ta falando do acorde ser menor ou maior. ou seja, da terça maior ou menor. acorde menor ou maior é à parte de ser com setima ou não, ou de ser setima maior ou menor.
eu to falando da sétima. independente da terça ser maior ou menor, tem a sétima maior (1/2 abaixo da tonica) e a setima menor (1 tom abaixo da tonica).
entendeu?
|
leandro rodrigues Veterano |
# nov/07 · Editado por: leandro rodrigues
· votar
kiki
Tudo bem então!
Abrazzüzz
|
kiki Moderador |
# nov/07
· votar
leandro rodrigues entendi sim. foi um grande mal entendido.
na verdade, quando é Gm7, se diz sol menor com sétima. a sétima e menor, e a terça tambem. G7M é sol maior com sétima maior.
|
leandro rodrigues Veterano |
# nov/07
· votar
kiki
Agora sim!
Abrazzüzz
|
kiki Moderador |
# nov/07
· votar
leandro rodrigues :-P braaaço
|
Simonetti Veterano |
# nov/07
· votar
eu já tive a mesmíssima dúvida, e parte dela é a nomenclatura dos acordes, que dá pano pra fazer confusão mesmo.
Como o kiki te disse, no caso específico da alteração de 7ª, se não há a indicação, então é 7ª menor. A 7ª maior é indicada. Isto não tem nada a ver com o acorde mesmo, que pode ser maior ou menor.
Daí, temos (e meio que repetindo, mas sumarizando, o que outros já disseram):
Gm7 : Sol menor com 7ª menor G7 : Sol maior com 7ª menor Gm7+ (ou Gm7M) : Sol menor com 7ª maior G7+ (ou G7M) : Sol maior com 7ª maior
|
luckseven Veterano |
# nov/07
· votar
Dr.Pacheco vc já entendeu, mas procura um livro chamado Dicionário de acordes cifrados do ALmir chediak...
muito bom
vc vai aprender bastante com ele...
|
leandro rodrigues Veterano |
# nov/07 · Editado por: leandro rodrigues
· votar
Simonetti
E a quem se interessar
Veja esse link, e vá no FORMAÇÃO de ACORDES
O site está errado?
http://www.musicaeadoracao.com.br/tecnicos/teoria_musical/acordes_cifr as.htm
Lá diz isso:
Portanto guarde estes números: 3 e 7. Estes números são da 3ª e da 7ª de todo e qualquer acorde. Terça maior para acordes maiores; terça menor para acordes menores, sétima maior para acordes maiores e sétima menor para acordes menores. Veja a seguinte progressão harmônica:
|
kiki Moderador |
# nov/07
· votar
leandro rodrigues errado não tá ,a cho que tá é confuso memso. é tudo explicado muito rapidamente, acaba ficando dificil de entender. essa citação que voce postou, não sei se eu entendi não...
|
Simonetti Veterano |
# nov/07
· votar
Eu não entendi também direito também não. Pelo pouco que entendi, ele diz que se o acorde é menor, como Gm7, a sétima é menor, e se o acorde é maior, como G7, então esta sétima é a maior? É isto?
Porque, se for, está em desacordo com tudo que aprendi até agora, tanto na escola quanto aqui no fórum.
|
pacificpoker Veterano |
# nov/07
· votar
tenho duvida em relaçao as quintas,... alguem pode explicar
|
leandro rodrigues Veterano |
# nov/07
· votar
Simonetti kiki
Segundo o site, eu estou com a razão, mas se o site estiver errado, é vivendo e aprendendo
Por favor! Cadê o LeandroPanuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuci!
Se ele não souber, peço que fechem o tópico
Abrázzüzz á todüzz
|
LeandroP Moderador |
# nov/07 · Editado por: LeandroP
· votar
pacificpoker
Quinta é um intervalo formado entre o Iº e o Vº grau de uma escala.
Existem 3 tipos de 5as: quinta justa (5j ou apenas 5), quinta diminuta (b5) e quinta aumentada (#5).
Não existe 5a maior ou 5a menor!!!
As 5as são classificadas conforme a sua distância em tons entre a tônica e a quinta:
A 5a justa tem 3,5 tons de distância da tônica, A 5a diminuta tem 3 tons de distância da tônica e A 5a aumentada tem 4 tons de distância da tônica.
Exemplo:
C e G formam um intervalo de 5a justa (3,5 tons) C e G# formam um intervalo de 5a aumentada (4 tons) C e Gb formam um intervalo de 5a diminuta (3 tons - o "trítono").
|
pacificpoker Veterano |
# nov/07
· votar
LeandroPanucci sim ... vlw... mas por exemplo... eu tenho eu acorde maior ... e posso mudar a quinta dele pra aumentada e pra diminuta? ou só pra aumentada?
|
leandro rodrigues Veterano |
# nov/07
· votar
LeandroPanucci
Duvida! Formação do acorde Gm7!
Gm7 : Sol menor com 7ª menor G7 : Sol maior com 7ª menor Gm7+ (ou Gm7M) : Sol menor com 7ª maior G7+ (ou G7M) : Sol maior com 7ª maior
É isso?
|
LeandroP Moderador |
# nov/07
· votar
Dr.Pacheco Então a tetrade ficaria G-B-D-F ???????
É isso mesmo!
O intervalo de 7a representa o VIIº grau da escala. O VII grau pode estar representado de 3 formas: maior, menor e diminuta (nunca aumentada).
Pra indentificar qual é a 7a (se é maior, menor ou diminuta), basta contar quantos tons existe entre o Iº grau da escala (a tônica) e o VIIº grau:
7M ou 7+ ou maj7 = sétima maior = 5,5 tons 7 (apenas 7) = sétima menor = 5 tons b7 = sétima diminuta = 4,5 tons
Os outros intervalos também representam um grau da escala.
O interessante é inverter eles.
T invertida = 8a 2a invertida = 7a 3a invertida = 6a 4a invertida = 5a
Na inversão:
o intervalo que é maior vira menor (e vice-e-versa) o intervalo que é aumentado vira diminuto (e vice-e-versa) o intervalo que é justo permanece justo
O intervalo justo é chamado assim simplesmente porque "o que é justo é justo!"
|
LeandroP Moderador |
# nov/07
· votar
leandro rodrigues
Perfeito!
|
leandro rodrigues Veterano |
# nov/07 · Editado por: leandro rodrigues
· votar
[b]LeandroPanucci[/b
Valeu!
Então esse site é uma furada?
|