Ajuda com leitura de partitura

    Autor Mensagem
    juninho2204
    Veterano
    # nov/07


    Pessoal estou começando a tentar a aprender a ler partitura!!

    Só hoje li mais de 3 horas... Sobre isso...

    Intendi um pouco mais tá me ferrando na hora da pratica de ler ela...

    Eu não sei quando tenho que fazer tocado (batida), solado ou deidlhado...

    Como eu sei o tom que a musica tá?

    Como eu vejo a batida e qual acorde é?

    Me ajuda aí pessoal... Com a ajuda de vocês e eu aqui me esforçando muito acho que consigo ler essa tal de PARTITURA..!


    Valeu

    Mega
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    vc precisa ter em mente que a partitura mostra apenas as notas, com os sinais respectivos de ritmo, é claro que a cada estruturação a gente vê o tipo de execução a ser utilizada (Se é dedilhado, palhetada, batida, seja o que for).

    O Primeiro passo é saber a localização das notas, conhecer os compassos, as armaduras que indicam tom, conhecer as claves e a localização de cada nota do violão na clave de Sol (Clave que é utilizada pelos violonistas), conhecer os sinais de tempo... e por aí vai. Em partitura não tem necessariamente isso de ver qual é a batida... E quanto à fluência na leitura, no começo é assim mesmo, aprender a ler partitura é literalmente o aprendizado de uma linguagem nova, e isso leva tempo.

    juninho2204
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Cara valeu mais ainda tá dificil!

    :(

    Mega
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Cara, tem quase dois anos que eu leio partitura e ainda tenho dificuldade em algumas leituras.

    naka.88
    Veterano
    # nov/07 · Editado por: naka.88
    · votar


    juninho2204
    Voce tem certeza que esta lendo partitura?

    Na partitura ta tudo , a "batida" , as notas e etc... acho que voce esta lendo cifras.

    juninho2204
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Claro que é partitura cara...

    Só que tá tudo meio confuso ainda an minha caxola...

    Ajudem-me. Please.

    kiki
    Moderador
    # nov/07
    · votar


    juninho2204
    Claro que é partitura cara...
    não tá tão claro assim, pela sua pergunta do começo. voce disse que não sabe se deve ser batido, dedilhado ou solado...

    bom, partitura se usa muito mais pra musica erudita que popular...
    asism sendo, não existe isso de "qual é a batida" na partitura. a batida esta escrita, nota por nota, acorde por acorde. por que ela serve para escrever um arranjo fechado, exato. ao ocntrario das cifras, que são abertas, permitem improviso.

    que tipo de partitura voce está usando? de que música?
    -isso tudo que a gente está falando é pra partitura de violão. um pentagrama em clave de sol, com o arranjo escrito.
    -mas existem partituras de solo (voz, flauta, etc.) com acompanhamento de violão EM CIFRAS, sobre a partitura.
    -e existem partituras de vários instrumentos juntos. pode ser violão com piano e flauta, etc.

    a tonalidade da música a gente sabe pela quantidade de sustenidos ou de bemois na clave. isso não dá pra explicar aqui em um post. pesquise ciclo das quintas e ciclo das quartas.

    se as coisas estão confusas, é por que voce não sabe exatamente pra que está aprendendo a partitura.
    pense no seguinte: que tipos de musica voce pretende tocar, erudito, ou popular?

    com calma e esforço voce ocnsegue aprender sim. apenas tente ser mais claro nas perguntas e menos ansioso nas respostas.

    ens_silva
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    juninho2204
    Quando tiver batida, tera uma seta tremida para baixo ou para cima. A posição da seta indica se você terá que fazer a batida subindo ou decendo.

    A diferença entre dedilhado e solo não é muito aparente, já que as notas, nos dois casos, vem em seqüência. Saber a difenreça entre os dois também não é importante.

    Para saber o tom você tem que olhar a armadura.
    Ex:
    Se tiver um # será sol maior ou mi menor.
    Isso ocorre por causa da escala diatônica:

    A referência para essa escala é a de C.

    Legenda:
    T - tom
    S - semi-tom

    Escala de C:
    C - D - E - F - G - A - B - C
    T T S T T T S

    Sempre seguirá isto: T T S T T T S

    A de Fá:
    Seguindo o T T S T T T S

    F - G - A - Bb - C - D - E - F
    T T S T T T S
    Por causa do Bb na armadura terá um b.

    Agora a de Sol:
    G - A - B - C - D - E - F# - G
    T T S T T T S
    Por causa do F# na armadura terá um #

    É claro que invéz de G poderia ser Em, que é a relativa. Mas aí eu já não sei certinho como saber se é um ou outro. Eu vou tentar decubrir e ai eu posto aqui.

    O acorde normalmente não aparece, só se tiver que bater todas as cordas ao mesmo tempo em vez de dedilhar. Caso contrário, se você tiver que dedilhar, a medida que dedilhar você perceberá o acorde.

    É mais ou menos isso.

    Valeu.

    Jabijirous
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    isso deve te ajudar

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Simbologia_da_notação_musical

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Nota_musical

    Paula Allen
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Partitura é um estudo lento, só com prática mesmo, sou melhor na clave de fá, afinal estudo baixo, mas também leio a de sol dos meus bons tempos de violão e piano (que usa as duas obviamente).

    naka.88
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    juninho2204

    Bom , como eu ja disse acho que voce ou esta com uma cifra ou esta viajando forte em uma partitura.

    Antes de ler uma partitura voce precisa aprender a ler. Entenda o que é compasso , figuras ritmicas , tonalidades , as NOTAS no seu instrumento e etc...

    gtrlv
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Bem, pra não criar outro tópico sobre partitura, vou aproveitar este.

    Estou estudando por conta própria por um método que usa partitura desde o início, mesmo nos exercícios 1, 2, 3, 4. Isso facilita o entendimento.

    No entanto, tenho uma dúvida (tola, talvez): quando começo cada novo exercício, vou lendo 'lentíssimamente' nota por nota até aprender a sequência. Conforme vou evoluindo e fazendo mais rápido, não consigo acompanhar ('ver') todas as notas. O exercício sai corretamente, só que decorado. Olho pra partitura apenas pra me orientar.

    É assim mesmo que funciona ou eu teria que ler cada nota que toco, independentemente da velocidade em que executo o exercício?

    Obrigado.

    Fuinhosila
    Veterano
    # out/08
    · votar


    gtrlv

    É assim mesmo que funciona ou eu teria que ler cada nota que toco, independentemente da velocidade em que executo o exercício?

    Se vc sabe decor as notas, entao nao tem por que ficar olhando uma por uma, so cuidado para nao errar e viciar na nota errada.

    gtrlv
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Fuinhosila

    Quando vejo alguém (profissional) tocando por partitura, noto que ele raramente tira os olhos dela. Fico pensando se o cara lê todas as notas mesmo ou se são apenas 'pontos de referência'.

    É assim que estou fazendo, pois não consigo 'ver linearmente', quando estou tocando no ritmo normal do exercício, principalmente quando é um trecho de música.

    Valeu!

    ricre
    Veterano
    # out/08
    · votar


    kiki assino em baixo .:)

    gtrlv
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Fuinhosila
    ricre

    Vocês usam partitura ou só cifras? Só recentemente é que estou vendo cifras também.

    ricre
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: ricre
    · votar


    gtrlv
    Fuinhosila
    ricre

    Vocês usam partitura ou só cifras? Só recentemente é que estou vendo cifras também.



    Amigo! eu sei lê e interpretar qualquer partitura...:) Mais afinal de conta ! o que vc quis dizer em citar meu nick aqui?,rs desculpe a curiosidade tá .

    TG Aoshi
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    ricre
    Mais o que vc quis dizer em citar meu nick aqui?,rs desculpe a curiosidade tá .

    Geralmente o pessoal escreve os nicks (em negrito) quando quer falar em particular, ou pra citar algum comentário dos "citados".

    (se essa é a sua dúvida...)

    ricre
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    TG Aoshi
    (se essa é a sua dúvida...)

    Putz! passei em despercebido aqui? valeu a ajuda.:)

    gtrlv
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    ricre
    Mais afinal de conta ! o que vc quis dizer em citar meu nick aqui?,rs desculpe a curiosidade tá .

    Perguntei por curiosidade, uma vez que você opinou concordando com o Fuinhosila. É que acho que pouca gente toca por partitura (pelo menos, tenho essa impressão). Aí, procuro dicas de quem já toca assim. :)

    TG Aoshi

    Valeu pela colaboração!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda com leitura de partitura