Autor |
Mensagem |
Decião Veterano |
# out/07
Alguém aí sabe onde acho métodos numéricos (daqueles que cada corda, cada casa e cada dedo é um número) para solos completos. Já aprendi num na década de 60 de um tal de João Fonseca. Tinha até Abismo de Rosas que é o hino do violão que toco até hoje. Isso foi proibido devido a direitos autorais ou pela ordem dos Músicos ? Não consigo achar de jeito nenhum. Porque não sei como conseguem aprender com partitura. Se eu der uma fuçadinha pego qq música por instinto o solo fundamental com acordes básicos, pelo menos um esboço, agora, solo completo com todas as harmônicas e recheio ainda é muita areia pro meu caminhãozinho e eu não tenho saco pra estudar música.
|
LeandroP Moderador |
# out/07 · Editado por: LeandroP
· votar
Decião
Não é muito comum encontrar este tipo de escrita que você está se referindo. Sei qual é este método porque já vi alguns. Inclusive tem alguns arquivos de cifra no Cifra Club com alguns arranjos escritos dessa maneira.
Recomendo que você procure a música em formato midi, e depois exporte pra um programa gerador de tablatura/partitura, como o Guitar Pro por exemplo.
não tenho saco pra estudar música.
Você não tem saco pra estudar música mas tem saco pra ler um sistema com um monte de números?!
|
kiki Moderador |
# out/07
· votar
aprenda partitura, vale mais a pena.
|
Guilherme J. Veterano |
# out/07
· votar
kiki aprenda partitura, vale mais a pena.
De acordo. Partitura revela detalhes muito interessantes numa música, que às vezes são difíceis de perceber só "de ouvido" ou experimentando. Dá pra ver que notas irão soar bastante, e quais soarão pouco, e muitas outras coisas. Sem contar que a digitação pode ser lida de várias formas, permitindo muitas interpretações.
|
Guilherme J. Veterano |
# out/07
· votar
kiki aprenda partitura, vale mais a pena.
De acordo. Partitura revela detalhes muito interessantes numa música, que às vezes são difíceis de perceber só "de ouvido" ou experimentando. Dá pra ver que notas irão soar bastante, e quais soarão pouco, e muitas outras coisas. Sem contar que a digitação pode ser lida de várias formas, permitindo muitas interpretações.
|
Decião Veterano |
# nov/07
· votar
É, concordo com voces, acontece que eu tenho uma barreira, talvez um paradigma que preciso quebrar de que partitura é muito complexa e difícil. Além do que precisa muito exercício. Talvez eu precise de um bom curso com uma boa introdução. Eu sei que é simples. do re mi fal sol la si em varias oitavas com intermediárias sustenidos e bemóis. Mas a nomenclatura do conjunto acho chato. Tem bolinha cheia pra cima, pra baixo depois bolinha oca e tudo isso com grades, acima e abaixo das linhas, afora aquele monte de outros símbolos e nomes. Tudo isso para se pegar desenvoltura conciliando com o braço físico do instrumento e a musculatura da mão. Como sei que música é lógica pura não haveria um método mais direto ? O violão ou a guitarra têm uma matriz de seis linhas e a princípio 20 colunas. A mão esquerda é outra matriz de 4 linhas e uma coluna. Isso é matermática pura. As 7 notas, oitavas e sustenidos são os valores das celulas. Eu sei que isso foi sacramentado desde a idade média. Lembro que sofri com um tal de Bona em 1965 no Ginásio. Faltou professor, é isso ?
|
LeandroP Moderador |
# nov/07
· votar
Decião
Não é bem partitura. Se você se aplicar nos estudos de partitura é óbvio que você só tem a ganhar. Mas se você estudar teoria e harmonia, independente de partitura, talvez não precise deixar seu ouvido "sobrecarregado". Existem alguns clichês harmônicos que, estudando teoria, você logo identifica. Eu recomendo um bom professor e não tenha medo de estudar teoria musical. Se for bem orientado, estudar teoria pode ser tão prazeroso quanto tocar.
|
danirock Veterano |
# set/10 · Editado por: danirock
· votar
aprenda a tocar solos das musicas port aí na internet que você termina aprendendo
e-6---4---------------------- b---------6--4--------------- g----------------5--3-------- d-----------------------5--3- a----------------------------- e-----------------------------
|