Métodos para solo numéricos

Autor Mensagem
    Decião
    Veterano
    # out/07

Alguém aí sabe onde acho métodos numéricos (daqueles que cada corda, cada casa e cada dedo é um número) para solos completos. Já aprendi num na década de 60 de um tal de João Fonseca. Tinha até Abismo de Rosas que é o hino do violão que toco até hoje. Isso foi proibido devido a direitos autorais ou pela ordem dos Músicos ? Não consigo achar de jeito nenhum. Porque não sei como conseguem aprender com partitura. Se eu der uma fuçadinha pego qq música por instinto o solo fundamental com acordes básicos, pelo menos um esboço, agora, solo completo com todas as harmônicas e recheio ainda é muita areia pro meu caminhãozinho e eu não tenho saco pra estudar música.

LeandroP
    Moderador
    # out/07 · Editado por: LeandroP
    · votar

Decião

Não é muito comum encontrar este tipo de escrita que você está se referindo. Sei qual é este método porque já vi alguns. Inclusive tem alguns arquivos de cifra no Cifra Club com alguns arranjos escritos dessa maneira.

Recomendo que você procure a música em formato midi, e depois exporte pra um programa gerador de tablatura/partitura, como o Guitar Pro por exemplo.

não tenho saco pra estudar música.

Você não tem saco pra estudar música mas tem saco pra ler um sistema com um monte de números?!

kiki
    Moderador
    # out/07
    · votar

aprenda partitura, vale mais a pena.

Guilherme J.
    Veterano
    # out/07
    · votar

kiki

De acordo. Partitura revela detalhes muito interessantes numa música, que às vezes são difíceis de perceber só "de ouvido" ou experimentando. Dá pra ver que notas irão soar bastante, e quais soarão pouco, e muitas outras coisas. Sem contar que a digitação pode ser lida de várias formas, permitindo muitas interpretações.

Guilherme J.
    Veterano
    # out/07
    · votar

kiki

De acordo. Partitura revela detalhes muito interessantes numa música, que às vezes são difíceis de perceber só "de ouvido" ou experimentando. Dá pra ver que notas irão soar bastante, e quais soarão pouco, e muitas outras coisas. Sem contar que a digitação pode ser lida de várias formas, permitindo muitas interpretações.

Decião
    Veterano
    # nov/07
    · votar

É, concordo com voces, acontece que eu tenho uma barreira, talvez um paradigma que preciso quebrar de que partitura é muito complexa e difícil. Além do que precisa muito exercício. Talvez eu precise de um bom curso com uma boa introdução. Eu sei que é simples. do re mi fal sol la si em varias oitavas com intermediárias sustenidos e bemóis. Mas a nomenclatura do conjunto acho chato.
    Tem bolinha cheia pra cima, pra baixo depois bolinha oca e tudo isso com grades, acima e abaixo das linhas, afora aquele monte de outros símbolos e nomes. Tudo isso para se pegar desenvoltura conciliando com o braço físico do instrumento e a musculatura da mão. Como sei que música é lógica pura não haveria um método mais direto ? O violão ou a guitarra têm uma matriz de seis linhas e a princípio 20 colunas. A mão esquerda é outra matriz de 4 linhas e uma coluna. Isso é matermática pura. As 7 notas, oitavas e sustenidos são os valores das celulas. Eu sei que isso foi sacramentado desde a idade média. Lembro que sofri com um tal de Bona em 1965 no Ginásio.
    Faltou professor, é isso ?

LeandroP
    Moderador
    # nov/07
    · votar

Decião

Não é bem partitura. Se você se aplicar nos estudos de partitura é óbvio que você só tem a ganhar. Mas se você estudar teoria e harmonia, independente de partitura, talvez não precise deixar seu ouvido "sobrecarregado". Existem alguns clichês harmônicos que, estudando teoria, você logo identifica. Eu recomendo um bom professor e não tenha medo de estudar teoria musical. Se for bem orientado, estudar teoria pode ser tão prazeroso quanto tocar.

danirock
    Veterano
    # set/10 · Editado por: danirock
    · votar

aprenda a tocar solos das musicas port aí na internet que você termina aprendendo

e-6---4----------------------
    b---------6--4---------------
    g----------------5--3--------
    d-----------------------5--3-
    a-----------------------------
    e-----------------------------

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Métodos para solo numéricos