Mais uma de mão esquerda (acordes)

    Autor Mensagem
    Simonetti
    Veterano
    # set/07


    Olá...

    antes de mais nada, já li diversos tópicos aqui sobre mão esquerda, mas nenhum lida com meu problema especificamente, portanto gostaria muito se pudessem me ajudar.

    Vamos lá:
    Eu sou iniciante, fazendo aulas de violão popular.
    Meu maior problema é a troca de posição de um acorde para outro.
    Meu professor diz que eu tenho que trocar todos os dedos de uma vez, levantar os dedos mais, porque eu estou colocando primeiro dedo 1, depois 2, 3, e finalmente o 4. Eu não estou conseguindo, nem com reza brava, fazer a troca de acordes com todos os dedos de uma vez.
    Ele tb disse que no momento da troca, eu preciso soltar o polegar da mão esquerda.

    Enfim, minha pergunta então é: qual o jeito realmente certo de fazer a troca de dedos entre acordes? Há algum exercício que posso treinar? Qual o macete?

    Isto é uma das coisas que mais atrapalha meu progresso no estudo do violão.

    Obrigado pela ajuda de todos.

    Guitar_L
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Simonetti
    Eita cara, não existe um "jeito certo". As orientações do seu professor estão corretas. Só a prática pode resolver o seu problema, muito comum para quase todos os iniciantes no violão.
    Treine, treine e treine.
    Abraços

    punknemesismetal
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Simonetti
    Como diz Zakk Wylde e vários outros professores de violão e guitarra e afins...o segredo de se tocar bme é a repetição.

    Faça seus acordes lentamente e com os dedos bem encaixadinhos nas cordas que com o tempo tudo vai melhorar. :D

    LeandroP
    Moderador
    # set/07
    · votar


    Simonetti

    Isso melhora com treino. Esta fase é mesmo muito difícil, porque você quer resultados. Mas tenha paciência e pratique regularmente os exercícios.

    Uma dica pra quando você trocar de acorde, é observar antes se o desenho de um acorde não é semelhante com o próximo acorde. Por exemplo, quando você toca o acorde C e depois precisa tocar um acorde Am, apenas o dedo 3 muda de casa e corda, os outros dedos (1 e 2) continuam na mesma posição.

    É lógico que existem outros acordes onde você precisa tirar todos os dedos da escala pra poder montá-lo. Mas isso com o tempo e a prática melhora.

    kiki
    Moderador
    # set/07
    · votar


    Simonetti
    iniciante sempre tem pressa. não tenha. mudança de acorde demora pra aprender. batida demora. pestana demora. meses. varios meses.
    e, anos depois, quando voce acha que aprendeu, vem um acorde com 7M/9 mudando prum m7/5b e voce sente que não sabe nada. e tem que treinar mais mudança.

    mais importante que conseguir mudar direto o acorde, na minha opinião, é o som do acorde sair claro. veja se voce não tá abafando as notas sem querer. não adianta mudar rapido e mal.

    pra treinar mudança, é o que o pessoal disse. pegar acordes que voce ja sabe e ir trocando eles, com calma. invente sequencias, e fique treinando.

    é isso. espero ter ajudado.

    Mega
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Peraí né... Se você é iniciante, paciência, é questão de costume com o braço, conhecimento da música, de acordes, e por aí vai. Antigamente eu também era assim, todos eram. Hoje eu olho pra cifra e pouco depois já to formando o acorde no braço e trocando de acorde numa boa. Já que você faz violão popular, estude um pouco das harmonias de Tom Jobim e Chico Buarque, que você vai adquirir maior versatilidade com o tempo.

    Agora, de um ponto de vista puramente racional, o melhor jeito de se trocar de acordes é o jeito em que vc vai economizar movimentos e tempo. O afastamento de seus dedos em relação às cordas deve ser uns 0,5cm ou 1cm...

    Simonetti
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Vocês têm razão!

    Um dos problemas é que estou com pressa de ver resultados... música é terrível neste aspecto! Demora mesmo!

    Diferentemente do estudo de um idioma, por exemplo, em que com uma semana você já consegue pedir um cheeseburger até em alemão, ou ainda ouvir um "bom dia" e responder de acordo, na música os resultados não são tão imediatos.

    As pontas dos meus dedos esquerdos já estão até duras de tanto calo! Já não tenho mais tato nas pontas dos dedos da mão esquerda!

    Sei que o jeito é treinar, treinar e depois treinar mais um pouco.

    Acho que de alguma forma que gostaria que tivesse um atalho para tudo isto. É aquele famoso "vêm os goles que eu bebo mas não vêm os tombos que levo!" Há violonistas que fazem tudo parecer tão fácil! Quando vc vai tentar fazer igual, a história é outra.

    De qqr forma suas dicas já foram boas... obrigado!

    luiz_sjrp
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Só mais um conselho que eu acho fundamental, até porque você é um iniciante, e sendo assim você deve estar com toda pressa no aprendizado, o que eu acho naturalmente normal, quando uma pessoa está iniciando algo é sempre visivel uma ansiedade, e isso gera muitos outros problemas, mas isso não é relevante a sua pergunta, mas o que eu gostaria de te dizer, e sei que ainda lhe direi é que, se você não tiver com muita pressa eu ainda termino esse post, mas tente prestar muita atenção no que vou lhe dizer, tente ficar ligado nas minhas palavras, mas não muito bitolado (Beatlelado), mas se quiser perguntar sobre algo, pergunte sempre, sintasse a vontade, mas voltando ao assunto:
    "Istudi bichim."

    kiki
    Moderador
    # set/07
    · votar


    luiz_sjrp
    huahuahua
    podia ter escrito mais.

    (Beatlelado)
    \o/

    kinsler
    Veterano
    # set/07
    · votar


    "Forewarned, forearmed; to be prepared is half the victory"
    Miguel de Cervantes Saavedra 1547-1616
    Spanish novelist, poet and playwright

    Pardal
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Simonetti

    eu nãotroco os acordes com todos os dedos de uma vez. Só ás vezes, emmúsica popular mais freqüente, mas toco clássico, faço faculdade de música, e nem sempre troco ao mesmo tempo, principalmente se tiver dedilhado, que daí, prafacilitar, começo a colocar os dedos que serão tocados primeiro.

    kiki
    Moderador
    # set/07
    · votar


    kinsler
    não tinha a citação no original, em espanhol?

    Pardal
    isso é legal de aprender com o tempo, que voce não precisa mudar tudo de uma vez, como uma máquina. mas isso vale mais pra dedilhados, e batida/dedilhado (eu não sei como chamar isso), que usa pra mpb, bossa, samba, etc. dessas que toca um dedo pra cada corda.

    quando é batida de pop/rock, tipo batendo todas as cordas, como dedo ou com a palheta, aí o lance é mudar tudo de uma vez mesmo.

    kiki
    Moderador
    # set/07
    · votar


    "Estar preparado es ya media victoria"

    nao encontro o começo da citação. acho que só essa parte ficou famosa

    kiki
    Moderador
    # set/07 · Editado por: kiki
    · votar


    post duplo...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Mais uma de mão esquerda (acordes)