Abertura do som, com o envelhecimento do tampo!

    Autor Mensagem
    al_morgado
    Veterano
    # ago/07


    Bem, é fato consumado que com o tempo o tampo seca e o som "abre", já ouvi muito que o tampo de pinho leva um tempo muito maior que o cedro para secar.
    Gostaria de saber se essa "abertura" do som se refere só ao Timbre, ou também a projeção.
    Desculpem se esse tema ja foi batido mas não encontrei.
    Obrigado

    al_morgado
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Será que alguem sabe??

    kiki
    Moderador
    # ago/07
    · votar


    al_morgado
    batido não foi, na verdade até vi pouco ele. na verdade, acho que por que é muito específico. há pouca gente que discute as sutilezas so violão, isso é mais voltado para o violão erudito. tem um pessoal aqui que entende mais (não sei por qu ninguem apareceu nesse tópico).

    eu não entendo muito disso, mas sei que já houveram outros tópicos relacionados. procure sobre acabamentos (use a busca), por exemplo. havia um que comparava o acabamento em cera vom verniz e a goma laca, e tinha informações sobre a secagem e o envelhecimento do tampo.
    ou também sobre tipos de madeira para o tampo, que eu já vi uns. deve ter alguma coisa relacionada.

    eu queria saber exatamente o que é a projeção do som. não entendi bem a sua pergunta, pois nunca havia visto este termo.

    TioAle
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    estou com kiki, concordo com...

    não sei a parte técnica da coisa.. mas o violão muda mesmo com o tempo, e ainda uns mudam pra melhor e outros pra pior.

    abraços
    paz

    al_morgado
    Veterano
    # ago/07 · Editado por: al_morgado
    · votar


    Obrigado, Kiki
    Projeção do som se refere não só a altura mas como o som "ocupa" determinado espaço, um violão com pouca projeção em um local aberto mal pode ser escutado. Já com uma boa projeção, este se faria ouvir com clareza em um ambiente maior.
    se eu não fui bem claro, me diga que eu tento dizer de outra forma.

    al_morgado
    Veterano
    # ago/07 · Editado por: al_morgado
    · votar


    com o tempo, e ainda uns mudam pra melhor e outros pra pior.
    Cara se o tampo for de uma medeira boa (alguns tipos de Pinho ou de Cedro), e maciça, se este for tocado regularmente e tiver uma boa manutenção, com o passar do tempo dificilmente o som vai piorar.
    Mas se o violão ficar muito tempo encostado, aí sim as coisas podem mudar!

    kiki
    Moderador
    # ago/07
    · votar


    al_morgado
    eu entendi, mas pra ter certeza mesmo só ouvindo... não toquei em muitos violões na minha vida, muito menos violões bons. mas os poucos que eu ouvi, senti uma diferença do som.

    Fredsalviato
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    O pinho e o cedro envelhecem de maneira diferente, o cedro é um tipo de madeira que atinge seu auge aos 6 anos de uso, e mesmo no inicio produz um som mais alto do que um violão semelhante feito de pinho.

    O pinho é uma madeira que se inicia baixa, mas que com o tempo melhora e continua a melhorar continuamente, além de ter um som mais "colorido", mais flexivel quando se trata de um timbre, é claro que existem violões de luthier que extraem sons incriveis do cedro, como o Ramirez...

    O verniz usado (os melhores são os mais finos), o leque, a cola, a maneira de afinar o tampo, a maneira que a madeira foi cortada, o tempo de uso diário do violão, a forma de tocar, tudo influência para que o instrumento envelheça bem, ou não.

    Repito o que disse em um forum antigo, um violão que hoje seja muito bom, com o tempo tende a ser melhor.
    ...um violão que hoje é uma porcaria, com o passar dos anos será uma porcaria velha...

    Abraços

    al_morgado
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Fredsalviato

    Obrigado, mas ainda não ficou claro pra mim se essa abertura do som também proporciona uma melhora na projeção...

    al_morgado
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Será que alguém tem alguma idéia?? nem que seja por experiência propria mesmo??

    TioAle
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    al_morgado
    com o tempo, e ainda uns mudam pra melhor e outros pra pior.
    Cara se o tampo for de uma medeira boa (alguns tipos de Pinho ou de Cedro), e maciça, se este for tocado regularmente e tiver uma boa manutenção, com o passar do tempo dificilmente o som vai piorar.
    Mas se o violão ficar muito tempo encostado, aí sim as coisas podem mudar!


    Exatamente... concordo contigo.. o que eu quis dizer com ficar pior o som é isso, madeiras de má qualidade, manutenção incorreta do violão... e outros fatores que influenciam....

    abraços

    paz

    Pardal
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    al_morgado

    a projeção depende da velocidade de vibração da madeira do tampo. Por exemplo, o spruce (Espóia, no bom potuguês), usado em violinos, tem velocidade de 5000 a 6000 m/s, ocupando rapidamente qualquer espaço com seu som. Mas não é a madeira mais adequada para o tampo do violão, por outras características. Entre pinho e cedro, fico com o cedro no violão e o pinho na viola caipira... É a velocidade que influencia se todo o espaço será ocupado ou só a platéia à frente do instrumento, pois quanto mais lenta a onda sonora, menos espaço ela percorre antes de se perder.

    al_morgado
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Muito obrigado!!!!Pardal

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Abertura do som, com o envelhecimento do tampo!