Violao Mentiroso, seria as cordas?

    Autor Mensagem
    ggomes221
    Veterano
    # ago/07


    Tenho um Tagima Dallas...
    Atualmente estou usando um encordoamento D'addario 0.09...
    So q acontece, q depois q eu comecei a usa-lo o violao vicou mentiroso...
    Tipo, a corda solta da a nota perfeita, mas qdo aperto em alguma casa, no afinador sempre mostra q nao esta afinado...
    Seria a causa desse problema as cordas de tensao baixa???
    Se eu passar pra 0.10 as notas ficarao melhor definidas???
    Vlw

    Guilherme J.
    Veterano
    # ago/07 · Editado por: Guilherme J.
    · votar


    Num violão a afinação jamais vai ficar perfeita, graças ao que se chama de escala 'temperada'. Se fosse pra ter algo tendendo ao perfeito, seria necessário ter trastes móveis, um para cada corda e para cada casa.

    Enfim... Se o erro for pequeno e não chegar a irritar os ouvidos, sem problemas. Mas se for um erro grande, pode ser problema mesmo.

    warmlock
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Pode ser braço empenado ou alguma coisa nos trastes.

    Jokerman
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Pressiona o safado que ele diz a verdade.

    Ou então leva num luthier.

    Eu levaria.

    luiz_sjrp
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Violão mentiroso, essa foi a do dia....... hahahahahaha.
    Fala pra ele que se continuar mentindo o nariz vai crescer.

    Mas sério, estou com Guilherme J., acho que se você mudar a tensão das cordas (de 0,09 p/ 0,10) o braço tende a vir para frente, acho que não mudaria.

    TG Aoshi
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Caso esse problema não ocorresse antes (ou pelo menos era menos gritante) , provavelmente é por causa da tensão diferente do encordoamente que vc está utilizando.

    Se vc não quiser voltar pro calibre anterior, leve no luthier, alguns violões tem tensores no braço que podem ser regulados.

    luiz_sjrp
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Pô nem tinha reparado, você "mudou" pra 0,09, daí acho que é problema de regulagem, leva num luthier. Também tenho esse violão, ele tem tensor (se for de aço). Também uso D'addario 0,10, tentei usar Giannini Acústica e não deu certo, voltei pra D'anddario.

    kiki
    Moderador
    # ago/07
    · votar


    ggomes221
    essa de dizer que o violão tá mentindo eu já tinha visto, é muito boa...
    dá muito quando a corda tá velha, os harmonicos não batem com as cordas soltas e na quinta casa...

    o violão é aço, ne? corda aço dá mais que nylon...
    é possivel que seja da altura das cordas, geralmente se afinar as cordas soltas, não bate com as cordas seguradas. guitarra desregulada dá muito isso também.
    mas é estranho que voce abaixou a tensão, e não aumentou, o que tenderia a empenar.

    enfim, fiz varias observações e não dei nenhuma sugestão. :-P
    o que eu posso te dizer: leve num luthier (todo mundo já disse), ou troque as cordas e veja o que dá (e deixe uns dias pra assentar a tensão), que é mais barato que o luthier.

    ggomes221
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Deve ser as cordas msm, pois sempre usei corda 0.10, e me deu na cabeça de colocar 0.09...
    Aki em minha cidade nao tem luthier...
    So tem uns carpinteiros q sao metidos a fazer violoes...
    Q por sinal, ficam uma bosta...
    Vlw a todos...

    Pardal
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    ggomes221

    Deve ser corda... Corda boa é muito cabuloso! Usava D`addario no meu violão, coloquei augustine, afinou no mesmo dia, e não voltou!!! Fiquei impressionado!!! Algimas coisas são corda mesmo... Guitarra também volta direto, mas isso é porque o violão não tem uma madeira adequadamente rígida no braço, que resolveria o problema. Pra ficar mais barato, colocam compensado e tensor.

    Tito Hendrix
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Rapaz.. meu Dallas já veio com cordas .010 de fábrica (até tenho dúvidas se não são .011 porque sinto elas mais pesadas que as do jogo .011 D'addario que uso na minha Telecaster), se você colocou .009 é provável que ele precisa de uma regulagem de tensor pois a de fábrica é para tensão de encordoamento .010! Outro adendo: O violão tem um preço muito acessível para ter o som alto e bonito, além de um bom acabamento. Acredito que ele venha de fábrica com .010 por ser um violão que "fala baixo" com encordoamento .009, devido a sua construção e madeiras mais, digamos que, econômicas. Portanto, aconselho você a ficar no .010 caso não ache um luthier boa mão, abraços!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Violao Mentiroso, seria as cordas?