Autor |
Mensagem |
egoncalves Veterano |
# abr/07
Olá Pessoal,
Sou novo na área e também na arte da música. Quero aprender tocar violão e estou estudando teoria musical. Estou estudando em casa, sozinho, e de vez em quando me surgem dúvidas como está que vou postar aqui. Vou procurar ser o mais claro possível. Espero a colaboração de vocês. Também quero, a medida que for aprendendo..rs, passar meu conhecimento. OK! Vamos lá.
Estou vendo a parte dos acordes maiores. Conforme a minha apostila, os acordes maiores são constituídos pela nota base ou 1ª + sua 3ª + sua 5ª. Vamos tomar como exemplo a acorde de SOL. Sua base será SOL, sua 3ª será SI e sua 5ª será RÉ. Até aí, tudo bem. Entendi a lógica.
O problema está quando, na apostila, ele enfatiza que pelo fato do acorde de SOL ser constituído por SOL + SI + RÉ, pode-se dizer então que SOL = 320003.
No início não entendi estes números, mas depois compreendi que se tratava do posionamento dos dedos nas casas e cordas do violão. Ex.:
-SOL---------------
| | | |
-------- SI---------
| | | |
---------------------
| | | |
---------------------
| | | |
---------------------
| | | |
--RÉ----------------
A minha dúvida é a seguinte: Como se chegou neste número: 320003? Como compreender quais são as cordas e em que casas devemos tocar para formar tal acorde. Este número é obtido através de algum cálculo?
Espero ter sido claro.
Desde já agradeço a colaboração de todos.
Até mais :-)
egoncalves
|
Soulface Veterano |
# abr/07 · Editado por: Soulface
· votar
egoncalves
Antes de mais nada, vc precisa saber q as cordas soltas do violão são respectivamente "mi, si, sol, ré, lá, mi" (de baixo para cima).
À partir disso, sabendo q cada casa corresponde à 1 semitom, vc vai procurando as notas correspondentes para formar os acordes.
Lembre-se q vc pode repetir as mesmas notas em diferentes cordas qndo toca um acorde. É o caso da 3ª casa da 6ª corda e a 3ª corda solta.
|
Raven_Heart Veterano |
# abr/07
· votar