Autor |
Mensagem |
egoncalves Veterano |
# abr/07
Olá Pessoal,
Sou novo na área e também na arte da música. Quero aprender tocar violão e estou estudando teoria musical. Estou estudando em casa, sozinho, e de vez em quando me surgem dúvidas como está que vou postar aqui. Vou procurar ser o mais claro possível. Espero a colaboração de vocês. Também quero, a medida que for aprendendo..rs, passar meu conhecimento. OK! Vamos lá.
Estou vendo a parte dos acordes maiores. Conforme a minha apostila, os acordes maiores são constituídos pela nota base ou 1ª + sua 3ª + sua 5ª. Vamos tomar como exemplo a acorde de SOL. Sua base será SOL, sua 3ª será SI e sua 5ª será RÉ. Até aí, tudo bem. Entendi a lógica.
O problema está quando, na apostila, ele enfatiza que pelo fato do acorde de SOL ser constituído por SOL + SI + RÉ, pode-se dizer então que SOL = 320003.
No início não entendi estes números, mas depois compreendi que se tratava do posionamento dos dedos nas casas e cordas do violão. Ex.:
-SOL---------------
| | | |
-------- SI---------
| | | |
---------------------
| | | |
---------------------
| | | |
---------------------
| | | |
--RÉ----------------
A minha dúvida é a seguinte: Como se chegou neste número: 320003? Como compreender quais são as cordas e em que casas devemos tocar para formar tal acorde. Este número é obtido através de algum cálculo?
Espero ter sido claro.
Desde já agradeço a colaboração de todos.
Até mais :-)
egoncalves
|
Soulface Veterano |
# abr/07 · Editado por: Soulface
· votar
egoncalves
Antes de mais nada, vc precisa saber q as cordas soltas do violão são respectivamente "mi, si, sol, ré, lá, mi" (de baixo para cima).
À partir disso, sabendo q cada casa corresponde à 1 semitom, vc vai procurando as notas correspondentes para formar os acordes.
Lembre-se q vc pode repetir as mesmas notas em diferentes cordas qndo toca um acorde. É o caso da 3ª casa da 6ª corda e a 3ª corda solta.
|
Raven_Heart Veterano |
# abr/07
· votar
Quanto ao número...aí não tem cálculo, nada disso...são apenas as casas em que vc deve por o dedo, começando pela sexta corda...assim:
3 - sexta corda, casa 3
2 - quinta corda, casa 2
0 - quarta corda, solta
0 - terceira corda, solta
0 - segunda corda, solta
3 - primeira corda, casa 3
Entendeu? Se fosse um acorde de MI, por exemplo, seria 022100, ou seja:
sexta corda solta (0)
quinta corda casa 2
quarta, casa 2
terceira, casa 1
segunda, solta (0)
primeira, solta (0)
|
Raven_Heart Veterano |
# abr/07
· votar
Lendo melhor o post, acho que vc já tinha entendido isso que eu expliquei...a resposta que vc queria é a que o Soulface deu...conseguiu entender?
|
egoncalves Veterano |
# abr/07
· votar
Pessoal,
Consegui entender. Mas vcs concordam comigo, que posso fazer um SOL no violão, de outra forma, ou seja, com outras combinações de cordas e casas? E se isso for verdade, no final, tem que fechar cada corda sendo um nota do acorde, como acontece no exemplo do SOL?
será que fui claro? qualquer coisa me questionem.
|
Soulface Veterano |
# abr/07
· votar
egoncalves
Desde q vc respeite a combinação de notas, vc pode fazer o acorde de qualquer jeito. (mantendo o sol como tônica, é claro)
|
Mega Veterano |
# abr/07
· votar
com a tríade fica até fácil, geralmente cada acorde fica com umas 3, 4 ou até 5 posições no braço, com tétrades fica um tanto mais complicado, e se for intervalo composto... mais ainda. O que não quer dizer que não seja possível um acorde ter mais de uma posição, claro =p
|
Soulface Veterano |
# abr/07
· votar
Mega
com a tríade fica até fácil, geralmente cada acorde fica com umas 3, 4 ou até 5 posições no braço
São 5... O famoso CAGED.
|
Mega Veterano |
# abr/07
· votar
Soulface
Acho mais interessante simplesmente saber e dominar bem a formação de acordes, com isso o cara conhece o braço, saca de escala, intervalos e campo harmônico. Porque eu sinceramente não vejo a mínima utilidade/necessidade para o Sistema 5 ;P
|
Soulface Veterano |
# abr/07
· votar
Mega
Q seja... Mas é q vc falou da quantidade de posições existente para acordes em tríades. hehehehehehehe
Eu tb acho o CAGED pouco útil na prática. Mas se vc reparar bem nele, dá pra estudar as pentas legalzinho.
|
Mega Veterano |
# abr/07
· votar
É que eu não tava com isso em mente quando escrevi o texto
|
Soulface Veterano |
# abr/07
· votar
Mega
É o de menos tb...
Começar a falar de CAGED agora pro cara tb só vai confundir a cabeça do rapaz! haeuhauehauehuaheuhaehuaea
|
egoncalves Veterano |
# abr/07
· votar
Pessoal,
Muito obrigado pelas respostas. Consegui entender as explicações. Com isso, já posso dar continuidade ao estudo. Mais uma vez, obrigado pela ajuda.
Abraço a todos :-)
egoncalves
|