Di giorgio autor 3 ano 2000 - Empenado?

    Autor Mensagem
    WelingtonSR
    Veterano
    # fev/07


    Pessoal, saudações!!!

    Gostaria da opinião de vocês sobre o seguinte:

    Tem um sujeito aqui da minha cidade querendo vender um violão di giorgio autor 3 do ano de 2000 por R$250,-. O violão está como novo, não parece ter muito uso, tem até etiqueta com número. MAS, sempre tem um MAS, eu olhei o violão ao comprido no sentido da roseta para as tarrachas, e notei uma leve INCLINAÇÃO côncava para o lado das cordas, com seu ponto mais acentuado quase/próximo à junção do braço com a caixa de ressonância. De resto o instrumento está perfeito e as cordas parecem ser as mesmas desde o ano 2000.

    Minhas questões: quanto eu devo ser tolerante com esta LEVE inclinação?

    Há algum teste que eu possa fazer com réguas, afinadores eletrônicos e outras engenhocas?

    Há alguma observação sobre este violão desta série e deste ano?

    Aguardo suas observações para comprar o instrumento.
    Desde já obrigado a todos,
    Welington.

    Pardal
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    WelingtonSR

    Você pode testar se esta inclinação realmente afeta o som do violão da seguinte forma:

    Faça o harmônico da 12° casa de qualquer corda, por exemplo o G (sol). Depois, aperte de forma natural a 12° casa e veja se está muito desafinado. é a melhor forma de garantir.

    WelingtonSR
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Pardal
    Amanhã vou lá no carinha e fazer o teste...
    Valeu!

    Fabrício S Silva
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Rapaz eu já passei por isso, dizem por aí q pau que nasce torto nunca se indireita, peguei um violão assim e sofro até hpje meu irmão. Se tiver um cara bom aí para mexer beleza, se não é problema. E claro isso explica o preço baixo...
    Para vc ter uma ideia levei num colega aqui metido a luthier, ele fez outro braço mexeu no violão todo e apenas amenizou o problema, não resolveu ainda, o meu é um bel som.
    Resumindo passo raiva até hoje, e a altura nesta região é ridicula, de dar nos nervos o arrependimento qtive achando q seria uma coisa boba para resolver.

    WelingtonSR
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Fabrício S Silva

    Mas cara, que "grau" pode ser tolerado? Tipo: quantos milímetros de distância do traste e das cordas no traste 12 pode haver? Acho que altura de cordas dá para resolver com lixamento daquela peça de osso (ponte) onde se apóiam as cordas na caixa de ressonância, né?

    Fabrício S Silva
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Irmão fica a criterio seu, pq vc lixa o rastilho baixa um pouco depois vc vai ver que esta trastejando em alguma casa mais a frente, agora vale lembrar que o autor 3 por R$ 250,00 é barato demais, vc não tem alguém especializado em concertos para vc mostrar o violão daí a pessoa vai lhe dizer o q dá para fazer. Sempre se fala em 5 mm e 4 mm no traste 12 dependendo da finalidade. Mais hj penso que empeno é empeno, não tenho mais tolerância, pq como disse se vc não tiver alguém bom para resolver o problema vai persistir, tendendo a se agravar, pq essas madeiras novas tem uma forte tendência a isto, e vc pode conversar com ele o dono, saber como ele guardava, cuidava do violão, se estava exposto ao tempo, coisa assim q tenha levado a isso, pelo menos dá para supor se foi madeira ou mal trato com o instrumento.
    Creio que vc deva gastar mais uns R$ 100,00 só para desempenar daí o violão vai ficar por R$ 350,00 para vc como preço final. Mais cedo o mais tarde vc vai querer o violão alinhado então creio q deva gastar para desempenar.
    Também não sei a gravidade do empeno e nem o seu nível de tolerância, estou colocando tudo o q penso pq já sofri bastante com este problema que parece ser simples, mais é bastante grave para o instrumento, digo som além de tocabilidade. Eu particularmente estou com tolerância zero quanto a empeno, e olha q sou um simples amador, outros aí talvez nem queiram falar sobre esse assunto, pq nem admite usar ou adquirir um violão nesta situação, e olha com razão.

    WelingtonSR
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Fabrício S Silva

    falou... vou ver se falo com meu futuro prof. para ele dar uma olhada. Quando a esmola é demais... eu também achei que era demais um autor 3 por 250,-... mas sabe-se lá...

    Valeu!!!

    WelingtonSR
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Comprei!!!

    comprei um encordoamento d´addario tensão normal. Retirei todas as cordas. Dei um traquejo no coitado, óleo de peroba, escovinha nas ferragens, uma escovadinha por dentro, um assoprão aqui outro ali... Flanelinha nele!!!
    Coloquei as cordas... MOMENTOS DE TENSÃO... Iniciei a afinação... Beleza: afinado!!! Teste em todas as casas: tudo OK!!! Todas as casas conferem no afinador eletrônico, nenhuma distorção, tudo justinho.
    Altura das cordas no traste 12 = 3mm.
    A afinação não está segurando muito, mas acho que é das cordas novas, ou do modo como as coloquei...
    Muito bom som!!! Cristalino, limpo, definido, brilhoso!!!
    Estou satisfeito!!!

    Fabrício S Silva
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Que bom q ficou legal, é um instrumento legal...parabéns
    o lance da afinação é como vc disse, pode ser as cordas novas, pois vc acabou de colocar, ou o modo, as vezes desliza e não segura a afinação caso vc não coloque direito no cavalete.
    E praticamente de graça, um autor por R$ 250,00
    Se não tem nada interferindo no som, ou dificultando vc a tocar agora é só malhar com o bichinho...
    Agora com tudo isso, acho q este violão não deva estar empenado, como vc chegou a esta conclusão de empeno ?
    De qualquer forma nem importa mais, se ficou legal....é só praticar.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Di giorgio autor 3 ano 2000 - Empenado?