Di Giorgio Autor 3

Autor Mensagem
thiago_rs
Veterano
# mar/04


Amigos, sou novo na lista e percebo que aqui há muitos que realmente entendem de música. Por isso, peço ajuda de vocês!

Tenho um Di Giorgio Estudante 16, e gostaria de melhorar de violão.

Estive pesquisando o Autor 3 e parece ser muito bom (pelo preço que custa).

Gostaria de saber a opinião dos amigos.

Também gostaria se saber mais sobre as tensões das cordas. Qual a mais indicada? Baixa, média ou alta?

Um forte abraço!
Thiago

Al Majíd
Veterano
# mar/04
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Primeiramente, seja bem vindo.

O Autor 3 é muito melhor, sem dúvida. Quanto à tensão das cordas, não sei qual o estilo que você toca mas eu uso a extra pesada, que é mais firme ainda do que a tensão alta. Mas faço harpejo o tempo todo e por isso gosto da extra pesada. Não gosto de cordas "moles", como as de tensão baixa e média, porque elas dificultam pra mim quando tenho que fazer um solo mais rápido. As de tensão pesada voltam ao seu estado original rapidamente, logo depois de serem feridas. Mas vai do seu gosto. Atualmente estou só no clássico. Larguei a bossa e a MPB de lado, mas em qualquer estilo que eu fosse tocar, tocaria com a extra pesada.

Amplexos

thiago_rs
Veterano
# mar/04
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Quanto maior a tensão das cordas mais alto o som? Quais marcas você recomenda?

Al Majíd
Veterano
# mar/04
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thiago_rs

A projeção acústica do violão depende muito mais da caixa do violão (madeira x tamanho x montagem) que resulta numa boa ou ruim projeção sonora. Eu não posso te recomendar nenhuma marca, pois eu só uso uma: Giannini extra pesada. Portanto não conheço a qualidade das outras marcas. Mas o pessoal aqui poderá lhe informar bem a respeito disso.

Amplexos

thiago_rs
Veterano
# mar/04
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Obrigado pelas informações.

Gostaria também de ler opiniões dos amigos que possuem o Autor 3.

Forte abraço à todos.
Thiago

Al Majíd
Veterano
# mar/04
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Tá falado.

thiago_rs
Veterano
# mar/04
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Majíd, Você mencionou que a "projeção acústica do violão depende muito mais da caixa do violão (madeira x tamanho x montagem)".

Quais são as características que se deve buscar num violão? Quais os tipos de madeiras? etc...

Al Majíd
Veterano
# mar/04
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thiago_rs

Esta resposta eu deixo pra o nosso engenheiro florestal/luthier/jardineiro/técnico agrícola/agrimensor/especialista em botânica...Johnny...hehehehehe....o homem entende de tudo, quanto o assunto é madeira...

Faaaaaaaaalaaaaa....Johnny!!!!!!:D

Cassio
Veterano
# mar/04
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Por sinal, além da madeira, o que diverge um violão do outro??
É só a madeira que faz com que o Tonante não seja tão bão at o Autor 3?
Vamos aguardar o Joni

Johnny
Veterano
# mar/04
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thiago_rs

Bom cara! Vamos por partes!

Os tipos de madeiras mais comuns na contrução de violões são:


Tampo: Cedro Canadense ou Pinho Abeto. O Cedro é uma madeira mais escura e avermelhada, já o Pinho Abeto é mais claro, tipo um marfim. O cedro canadense proporciona uma resposta mais rápida e uma variabilidade de timbres muito rica (do doce ao bem metálico). Ele é ótimo para tocar mpb, flamenco, músicas barrocas, peças de um teor mais agressivo. É muito versátil! O pinho abeto é de resposta mais lenta e de um timbre mais adocicado (ótimo para música clássica, mpb e bossa). A madeira do tampo deve ser bem sequinha se não ela pode trincar com o tempo e além disso o timbre e o volume são muito melhores. O que caracteriza uma madeira bem sequinha e de boa qualidade é uma chapa com nervuras bem paralelas (ao braço) e que a distância entre elas seja a mais próxima possível (até 1mm mais ou menos).

Caixa: Em geral as caixas são construídas em Jacarandá ou Pau Ferro, mas existem algumas coisas diferentes como o C2 da Giannini que é feito com Rádica (Não é ruim, mas é de segunda!) O Jacarandá é o melhor deles! É uma madeira bem resistente e que tende a projetar as onda para frente!

Braço: O braço é quase sempre construido em Cedro! No caso dos violões clássicos a arte da lutheria com cortes específicos de partes específicos dispensão qualquer tipo de intervensão como o tensor. Alguns violões de menor qualidade levam uma barra fixa dentro do braço. Já vi praços construidos em Mogno, mas ele é muito pesado!

Escala: A escala mais usual é a feita em Ébano! Ela é bem dura e de uma cor muito bonita. As fibras dessa madeira sem bem mais comactas que a do jacarandá, por isso ele tende a absorver menos humidade que as escalas de jacarandá (Essa eu andei dando uma pesquisado faz pouco tempo, hein?)

O Conjunto: Cara... em primeiro lugar o violão deve ser o mais leve possível!!! A menor quantidade de madeira possível, sem excessos de cola e uma camada muito fina de verniz (Preferível a Goma Laca!) Não ter verniz poderia garantir uma performance melhor, mas uma vida útil bem menor ao instrumento, por isso considero indispensável o uso do verniz. Por essas e outras que um bom violão clássico é muito grágil! É possível cortar o tampo com a unha!!!

Cassio

O que diferencia um Tonante de um Autor 3 são bem nesses quesitos básicos! Excessos de componentes, partes mais bem acabadas são dignas de encaixes mais precisos e por isso menos cola, seleção e os cortes da madeira! E tudo se reflete no preço do instrumento!

thiago_rs
Veterano
# mar/04
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Johnny, obrigado pelas informações.
Estive olhando os modelos Autor 3 e Tarrega. A única diferença mais forte entre eles, pelo que percebi, é que a escala do Tarrega é feita de Ébano Indiano, enquanto o do Autor 3 é de Alpaca. Isso representa muita diferença?

Johnny
Veterano
# mar/04
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thiago_rs

Cara... acho que vc fez confusão! Ambos são feitos de Ébano!!! De alpaca são feitos os trastes!

piculo
Veterano
# mar/04
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Bom, durante meses andei procurando um instrumento que me desse um excelente custo/beneficio. Pois bem, comecou a procura por informacaos. o primeiro passo foi como o seu(forum), depois foi o google. cara, achei muita coisa sobre madeiras, construcao etc.
dispensa-se comentario sobre a explanacao do Johnny. talvez acrescentaria que a escala eh feita em ebano por ser muito dura e como o contato direto com os dedos eh grande ela "suporta" bem o tranco. em violoes antigos(eu tenho um giannini de 74) a escala era de jacaranda(eh boa mas o ebano eh mais duro e resistente).

Voltando, entaum cheguei ao um dilema. Giannini C3 X Di giorgio Autor-3 ?
a resposta estah num topico chamado " interessante, ne naum?" que criei onde muitas pessoas participaram. la eu coloquei ate valores e as diferencas entre os dois, duvidas e FAQ. tah muito legal. o link eh:
http://www.cifraclub.com.br/forum/index.php?forum=4&topic=23376. se naum funcionar, ele estah entre o 4 ao 6.

em resumo, o violao eh show de bola porem ralei muito p/ encontrar esse pois existe diferenca de um p/ o outro. quando vc for experimetar um peca sempre outro p/ comparar a sonoridade. se puder peca mais de um. sem contar que o acabamento pode estar mais afinado em um q em outro uma vez q eh feito em serie.

depois que vc compar um instrumento leve-o p/ avaliacao e ajuste d um luthier. isso pode melhorar muito o bixinho.

bom, se lembrar de algo posto aki.

Johnny
Veterano
# mar/04
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Bom... galera! O piculo ta sabendo bastante ads coisas! Parece "vira-lata"... vai fuçando em tudo!

thiago_rs
Veterano
# mar/04
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Piculo, valeu pelas suas informações. Olhei o link e vi que você comprou o Autor 3 por R$452. Onde achou por esse preço? Sou de Porto ALegre e por aqui é tudo R$550 pra cima!

Al Majíd
Veterano
# mar/04
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thiago_rs

Não falei? Quando o assunto é madeira o Johnny dá aula. Vou salvar a mensagem dele no meu computador...:D

thiago_rs
Veterano
# mar/04
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Outra coisa, o piculo falou para levar o instrumento para avaliacao de um luthier. O que ele pode avaliar / melhorar no instrumento?

Johnny
Veterano
# mar/04
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Puxa... eu tô com o tempo corrido! Mas se o piculo não te resposder essa! De noite eu posto!

Cassio
Veterano
# mar/04
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Mas como leva-lo ao Luthier??
Depois de comprado não adianta mais, ou a loja deixa levar pra teste??
Por outro lado, e a questão da madeira verde do Autor 3??
452,00 tá barato esse Autor 3.
T+

piculo
Veterano
# mar/04
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pois eh cara, tem que pesquisar e ter poder de barganha(R$ na mão). foram meses procurando ateh achar O violao.
isso eh igual comprar carro, vc escolhe primeiro o modelo, depois o melhor do modelo, o mais bonito, com melhor acababento etc.

Luthier: (os unicos que naum precisam de ajustes são os jah feitos por luthier mas mesmo assim tem gente que pede uma mudada pelo menos na acao)
todo instrumento comprado de fábricas precisam de ajustes finos, para o seu jeito(se sua pegada eh leve ou pesada etc). sei la, vc gosta de ação alta ou baixa? isso jah eh uma personalização que pra ficar bem feita tem que ser feita por luthier.
outro detalhes, o autor-3 tem rastilho e pestana de plástico, eu tive que mudar p/ osso. os som dah uma melhorada quase imperceptível mas dah um ganhozinho sim.
trocar as cordar: com um luthier fazendo o ajuste de rastilho ele irá "calibrar" a ação p/ a tensão que vc escolher, assim vc naum poderá mudar muito de tensão tipo, c vc colocou extra high tension(extra pesada) vc pode ir ateh a standard tension(tensaum normal) vai ficar uma merda com light tension(tensao leve) pois ira trastejar(com certeza).

sem contar os toque de manutençcao preventiva que eles daum tipo. JAMAIS transporte seu violao na mala do carro. etc.

a loja que eu comprei foi na acustica perfeita (21) 22524243 fale com a michele. Diga que falou com o Thiago do autor-3 que ela sabe quem eh.

o q vc pode fazer na sua regiau eh procure pelo instrumento. se vc achar um que esteja bom, bonito etc mas com preço alto, busque alguma loja vendendo um meia boca. pegue o preço baixo desse e negocie a cobertura de oferta com a loja do melhor, sacou. isso eh barganhar(negócios). talvez vc consiga.

dicas de como naum comprar merda está no link acima mencionado.

falou galera.
se lembar de algo eu posto.

piculo
Veterano
# mar/04
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jah estava esquecendo, tive um pesadelo horrivel hj a tarde, sonhei que o tampo do meu violao estava fora do lugar, no chao ao lado do corpo... cara foi sinistro. acorde e logo procurei pelo bixnho. gracas a Deus tava tudo no logar. acho que sonhei com isso pois o Yamara C-40 de um amigo meu descolou parte do tampo... e olhar que eu ia comprar um C-40.

SINISTRO mané, SINISTRO !!!!

Al Majíd
Veterano
# mar/04
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Isso me cheirou a Freddy Krueger...hehehehehe

Cassio
Veterano
# mar/04
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Mas quem compra violão novo tem levar no Luthier pra pra reforma quase total??
Tem que rastilho, pestana, cordas, etc.
Qd se compra um TV, um carro, etc, ZERO BALA. É ZERO BALA e tem garantia.
Okei??

piculo
Veterano
# mar/04
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carro eh carro, violao eh violao. Mas se vc quiser colocar um som mais potente no seu carro isso naum vem de fábrica certo? soh um loja de som faia isso. eh +/- o mesmo com o violao.
vc leva num luthier p/ ajustes finos e naum para reformas. tipo, um traste pode estar mais alto que outro, naum q isso acontece sempre mas pode acontecer, ai vc pensa q estah tratejando por culpa do rastilho mas na verdade pode ser esse problema. quem vê isso? um luthier ou quem tem um olho clinico sobre o instrumento. Rastinho alto, tarachas dura, um luthier eh o cara mias indicado pra acabar comseu problema. violao q naum se mexe eh o feito por luthier (hand-made) pq jah sai com ajustes finos. o resto, todos eles tem q ser mexidos. talvez vc de a enorme sorte de comprar um instrumento que naum precise de mudanças finas mas as cordas, EU TE GARANTO, q tem q ser trocada(ou seria melhor ser trocada).

nunca ouvi dizer que os top da giannini ou digiogio o q seja sai de fabrica com cordas savarez, vc jah? pois eh. por isso eh impotante passar por um luthier.

valeu, abraços

thiago_rs
Veterano
# mar/04
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Mas quanto em média um luthier cobraria para fazer essas revisões?

Johnny
Veterano
# mar/04
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Se for só pra fazer uma revisão e pequenos ajustes o serviço não é caro!

thiago_rs
Veterano
# mar/04
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Mas quanto mais ou menos? R$50,00? R$100,00?

Johnny
Veterano
# mar/04
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50

thiago_rs
Veterano
# mar/04
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Hum, passa a ser interessante...

piculo
Veterano
# mar/04
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eu paguei 90,00 pq o cara eh um dos melhore do rio. segundo ele, ele fez feito ajuste no violao do paulinho da voila.

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