Yamandu Costa - Disparada

    Autor Mensagem
    Zakk Wylde_
    Veterano
    # nov/06


    Achei interessante essa versão



    gabert
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    e tem algumas figurinhas no fórum que desprezam a capacidade musical dele... só tomando choque mesmo...

    affcl
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    gabert
    yamandu é displicente no jeito de tocar
    não gosto das musicas dele.
    quem ouve rafael rabelo, baden powel, sergio abreu, só para citar violonistas nacionais tende a desprezar ele.

    Saitu
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Bem legal essa versão ^^

    Helder Bello
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Realmente interessante.

    Mas tal fato não muda minha opinião sobre ele: existem, indubitavelmente, violonistas muuuuuito "melhores" do que ele. E isso é um fato, e não uma opinião. O virtual amigo aí de cima citou vários. Negar a "superioridade" de tais violonistas (principalmente de Abreu) sobre o tal "tchê-garoto-violonista" é falta de perspicácia e de conhecimento de outros instrumentistas. Aí, só tomando choque mesmo.

    maggie
    Veterana
    # nov/06
    · votar


    affcl
    yamandu é displicente no jeito de tocar
    não gosto das musicas dele.
    quem ouve rafael rabelo, baden powel, sergio abreu, só para citar violonistas nacionais tende a desprezar ele.


    O som dele é "sujo", mas toca muito.
    Acredito que o estilo dele não possa ser comparado nem com o Rafael, já que ele pende mais pro popular mesmo. Nesse sentido, é um achado: o povo conhece e tende a procurar outros instrumentistas com estilo parecido, e daí descobre Baden, Abreu etc.
    =)

    Rato
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    yamandu é displicente no jeito de tocar
    ouça All the things you are do baden interpretada por ele ;)]
    ou mesmo violão vadio

    Vinicius de Abreu
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    affcl
    Eu ouço Raphael, Baden, Segovia, Tapajós e Yamandú. Não o desprezo, apesar de achar que o som dele não dá pra se ouvir por muito tempo, aquele monte de rapidez bagunça o cerebro.

    O gaúcho sabe muito, ele tem uma percepção incrivel, só precisa amadurecer mais (coisa que está acontecendo) pra não ser tão porra louca assim. É coisa da idade.

    Gabriel Messias
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    yamandu é displicente no jeito de tocar porém tira uma puta som!

    Sou mais raphael rabello ateh fico legal a musica

    Rachmaninoff
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Eu ouço Raphael, Baden, Segovia, Tapajós e Yamandú. Não o desprezo

    (2)

    Marisco
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    O gaúcho sabe muito, ele tem uma percepção incrivel, só precisa amadurecer mais (coisa que está acontecendo) pra não ser tão porra louca assim. (2)

    Bog
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Fui num show do Yamandu aqui no Japão recentemente. O cara é *MUITO* bom. Sei lá, ao vivo parece ainda mais fantástico. Sim, o estilo dele é meio sujo, e ele parece tocar rápido apelas para demonstrar velocidade (estilo guitarrista fritador), mas a performance dele não se restringe somente ao violão: é muito divertido vê-lo tocando e brincando com a platéia. Ou seja, acho que o show do Yamandu não é apenas musical, é mais como um circo, onde a platéia (leiga) olha o cara lá e fica se perguntando: "mas como ele consegue?" Os japas ficaram de queixo caído.

    Agora... Baden Powell é Baden Powell, né?

    Pardal
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Acho que a discussão do Yamandu entra, inevitavelmente, na proposta artística. O trabalho dele tem um objetivo diferente do de outros: ele quer se mostrar, dizer para todo mundo que sabe improvisar e correr, e não se importa de sujar muito o som, pois não quer se limitar ao que outros fazem, quer fazer diferente. Os outros músicos em geral entendem o conceito "interpretar" de uma forma diferente e mais correta na origem da palavra: eles simplesmente tocam exatamente o que o compositor fez, imaginou e tal. Eles levam músicas inteligentes, bem desenvolvidas e pensadas tal como elas são. Vai ao gosto de cada um, preferir alguém que traz para o público algo pessoal, anulando os méritos do compositor, ou alguém que lhe leva aquilo que outra pessoa queria dizer, mas (claro) sempre com algo pessoal também. Mas, tecnicamente falando, Yamandu não toca tanto assim não...

    Curly
    Veterano
    # dez/06 · Editado por: Curly
    · votar


    Já vi o Yamandu ao vivo, o cara tem um senso ritmico ABSURDO e uma musicalidade imensa, é um instrumentista único (assim como egberto gismonti, helio delmiro, etc) não faz sentido ficar comparando-o com expoentes manjados da escola de violão brasileiro. É displicente ? É. Toca sujo ? pode até tocar, mas é um músico que cativa a platéia com a sua performance... Música é muito mais que uma técnica imaculada, desprezar esse talento imenso revela uma compreensão muito limitada do universo violonístico...

    Junior GuitarSP
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Ta ai um musico com personalidade propria, gosto do estilo dele justamente por nao ficar copiando ou seguindo regras.

    Agora, que ele é um porra-loca num violao isso é mesmo, parece ate um açougueiro hehehehe mas isso é arte e faz parte.

    Pedro Rodrigues
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Meus Amigos!!!

    Já todos sabemos o jeito diferente de Tocar do Yamandu!! ele é muito bom mesmo!! uma rapidez .. uma dinamica.. uma expressividade unicas ke fazem dele um dos mais "criticados" pelo Publico... os Puristas detestam.no .. os leigos Adoram.no.... mas eu gostava de ver David Russel tocar a musica Disparada ou mesmo Dr.Sabe tudo do Rabello.... ou tocar um Choro qualquer!! era sempre Erudito!!! ... porque é a escola da Guitarra Clássica! mas tenho a certeza que Yamandu dava Show a tocar Asturias de Albeniz ou mesmo Gran Jota de Tarrega!! por isso... os Eruditos são Quadrados a tocar Violão.... !

    tenho dito... bem ou mal... tenho dito!

    Helder Bello
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Pedro Rodrigues

    Sérgio Abreu toca a Grande Sonata em Lá Maior, de Paganini, em seu álbum intitulado Sérgio Abreu toca Paganini & Sor, com incrível rapidez e expressividade. E nem por isso conserva um som sujo e pobre. Ele é quadrado ao tocar seu instrumento?
    Eiot Fisk gravou um álbum com os famigerados 24 caprichos de Paganini. A execução é fenomenal: toque suave, preciso, potente, limpo, vivo. Ele é quadrado ao executar essas obras em seu instrumento?
    Kazuhito Yamashita executa (juntamente com o fenomenal guitarrista Larry Coryell), em um álbum intitulado The Four Seasons, as quatro estações de Vivaldi. É algo fabuloso. Yamashita é veloz, porém, sem perder a precisão e tampouco a limpeza. E sendo, ainda, muito, mas muito enérgico e vivaz. Será que ele é quadrado?
    Turíbio Santos, em álbum intitulado Villa Lobos obra completa para violão solo, executa o estudo nº 1 com incrível rapidez. Mas nem por isso deixa de extravasar sua incomparável interpretação de tal peça. Ele é quadrado?

    Enfim... poderia citar mais dezenas de álbuns. Mas não perderei meu tempo. Antes de criticar algo, conheça-o. Senão corre o risco de parecer mais um apedeuta musical.

    Yamandú é um excelente músico. Mas está longe de ser um bom violonista. Há quem diga que ele é kitsch. Eu simplesmente digo que ele é "escutável".

    E por que será que tópicos que tratam de assuntos tão insípidos rendem tantas e escusadas discussões?

    Blue Jazz
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Com o Yamandú é sempre assim.
    Até no violão.org que é um forum bem mais sério.
    O grande concertista Fábio Zanon tocou com o Yamandú e o Duo Assad numa apresentação em São Paulo, daquelas do tipo "o erudito encontra o popular", e depois disse uma coisa certa: "admiro muito quem toca o que eu não consigo tocar" - é difícil imaginar que ele não consiga tocar alguma coisa, mas o que ele quis dizer foi "cada macaco no seu galho" ou "cada artista em seu ateliê"... o fato é que, mesmo sujão, o Yamandú estudou pro concerto, chegou lá muito humilde (também né, responsa...) e quando uma corda de seu violão arrebentou no meio da apresentação com o Zanon ele continuou tocando, redigitando tudo na hora, o que impressionou muito o Fábio... quem aqui faria isso? Que é sujo, é; mas o popular não tem tanta neura com isso, conta mais o conceito... não precisa ir muito longe, o Raphael Rabello também já teve sua época de "sujão" - e deu no que deu. Gostar é uma coisa, julgar é outra. Se o cara fosse que nem o "violonista do castelinho de caras" que se diz o melhor do mundo, faz contagens irreais no Google, e diz besteiras e mentiras por aí enquanto toca e peida afinado ao mesmo tempo, tudo bem: pau nele, que ele merece! Mas o Yamandú só está fazendo sua arte, quem não gosta não precisa ouvir.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Yamandu Costa - Disparada