Autor |
Mensagem |
hermanen Veterano |
# nov/06 · Editado por: hermanen
Comprei uma a2.1u... gostaria de saber ai se alguem tem algum patche bom... ela tem bons efeitos mais gostaria d outros!
e outra coisa... no modelo 505... os leds ficam piscando esperando vc confirmar se aquele patch msm q vc vai usar... intao vc pd passar sem precisar entrar... jah na a2 nao.. ele entra direto no patch..
nao teria como eu fazer desse jeito?
E no Cubase nao tem como eu editar os patches nao??? somente manualmente na pedaleira?!?!
obrigado
|
Bog Veterano
|
# nov/06
· votar
hermanen
gostaria de saber ai se alguem tem algum patche bom
Eu tenho uma A2 aqui. Mas meu... o que é um "patch bom" para você é diferente do que é um "patch bom" para mim. Para começo de conversa, nossos violões são diferentes (provavelmente) e por isso, meus patches soariam totalmente diferentes para você. Eu, por exemplo, sou meio minimalista: meus patches normalmente só têm simulação de violão, simulação de microfone e equalizador.
ela tem bons efeitos mais gostaria d outros
Infelizmente, você não pode acrescentar outros efeitos à pedaleira. O máximo que dá para fazer é regular os parâmetros dos efeitos que já estão lá.
os leds ficam piscando esperando vc confirmar se aquele patch msm q vc vai usar
Não faço a mais vaga idéia do que você está falando. Se você puder explicar melhor...
E no Cubase nao tem como eu editar os patches nao???
Não. A USB da A2.1u só serve para transmitir áudio mesmo.
|
hermanen Veterano |
# nov/06
· votar
Bog
eu sei q nao ficara a msm coisa, mais seria interessante, assim como os cara d guitarra fzem, pra testar....
meu violao e um Eagle 36
a respeito dos leds....
qnd vc aperta o pedal pra mudar, por exemplo do A0 pro A1... ela muda direto, correto?... a 505 nao, vc aperta pra mudar do A0 pro A1.. o A1 fica piscando, e continua o efeito A0... ai qnd vc aperta os 2 pedais junto q o efeito q esta no A1 entra....
deu pra intender?
obrigado
|
Bog Veterano
|
# nov/06 · Editado por: Bog
· votar
hermanen
Quanto aos leds: credo, eu não lembro disso na Zoom 505. Não tenho uma aqui, mas realmente não lembro disso. Na 504 também não é assim, que eu me lembre (eu tenho uma aqui, mas a preguiça é demais). Não imagino que dê para fazer isso com a A2.
Quanto aos patches: ehehehh, sou avesso a passar patches (ou a pegar patches). Bom, o meu método para fazer patches é bem simples, na verdade. Primeiro, eu preciso ter em mente o tipo de som que eu quero. Não consigo ir atirando aleatoriamente. Digamos por exemplo que eu quero um som para simular um cavaquinho. Quero pegar um violão normal, tocar lá nos agudinhos, e quero que soe como um cavaquinho.
Em todos os casos, eu começo zerando todos os parâmetros, e configurando corretamente o parâmetro Global. No meu caso específico, apesar do meu violão ter captação piezo, eu prefiro começar com o Pick Up Select em Off. Aí pensamos: como é o som de um cavaquinho? Bom, primeiro temos que "encolher" a caixa de ressonância do meu violão, que é das grandes. Também precisamos deixar o som um pouco menos metálico. Começamos testando os modelos diferentes, e aprendemos, por exemplo, que definitivamente o que eu quero não é um Gibson Super Jumbo ou um dos ressonadores. Alguns modelos ficam bacanas, como o Tacoma e o Ovation. Fiquemos com o Tacoma, com o Tone em 8, para deixar o som mais agudo. Passamos para o 2o. parâmetro, o Mic. Testando todas as configurações, não conseguimos chegar a nada muito mais próximo do que queremos. Deixamos o Mic em off, por enquanto. Como o que queremos fazer é um cavaquinho, o importante é remover graves, né? Vamos ao equalizador, onde vamos tirando graves até o som ficar melhor. Mas com isso, o som fica brilhante demais - afinal, eu estou tocando lá nas cordas agudas. Tiramos também um pouco de agudos. Pronto, agora o nosso violão está "encaixotado", as respostas nos médios estão mais destacadas. Voltamos ao Mic... hmmm... ainda nada que deixe o som mais parecido com o que queremos. Continua em Off. Voltando para o Modelo, testamos o Ovation de novo... o Tacoma ainda soa melhor. Mexemos então no tom do Tacoma, que estava muito brilhante antes. Agora que removemos os graves, podemos voltar o Tone para outro lugar. De 8, voltamos para 6. Opa, agora está quase lá! É quase isso que queremos. Damos uma última chance para o Mic... hummmm... realmente, não é o tipo de alteração que estamos procurando. Volto para o equalizador, onde reajeito as coisas depois da mudança do Tone no Model. Pronto! Temos um violão que soa como cavaquinho!
Neste caso, não tínhamos efeitos fantásticos de modulação em mente. Damos uma olhada no efeito Air... hmm.. não, estamos bem sem ele mesmo. Por fim, configuramos o noise gate ao gosto do freguês. Opa, faltou o compressor. Para o compressor, eu uso uma tática meio estranha. Eu GRAVO o som e olho o formato da onda. Pelo formato da onda, podemos dizer se queremos mais ou menos compressão. No meu caso, eu queria gravar o som de cavaquinho, então deixo o noise gate, o compressor e o reverb desligados. Coloco isso na mixagem. Pronto, cá está nosso patch de simulação de cavaquinho:
Tipo: tc (100, 6, 80)
Mic: Off
Comp/Limit: Off
Lo Eq: LE (-8, -2, 0)
Hi Eq: HE (0, -2, -4)
Znr: Off
Mod/Efx: Off
Delay/Reverb: Off
Simples, mas funciona! Claro que não tem como simular um cavaquinho com um violão imenso como o meu, mas até engana. E a minha banda não é de pagode, então estamos muito bem com uma coisa que mais ou menos parece um cavaquinho. Cá está o bicho:
http://caixeiro_viajante.palcomp3.cifraclub.com.br/downplay.php? id=39808&arq=caixeiro-viajante_pregos.mp3
Agora, obviamente, este patch soará bem mal para você, já que o teu violão é completamente diferente do meu! Mas esse jeito de fazer patches costuma ME agradar. =)
|
thifm Veterano |
# nov/06
· votar
hermanen
Bog
Para fazer isso na Zoom 504II era só ligar a pedaleira apertando o pedal da direita. Na A2.1, pelo que li no manual, não tem como.. infelizmente.. era uma mão na roda..
|
Bog Veterano
|
# nov/06
· votar
thifm
Credo, eu nem sabia que existia isso!!!
|
daniel_guitar Veterano |
# dez/06
· votar
[i][/i]a 505 nao, vc aperta pra mudar do A0 pro A1.. o A1 fica piscando,
na minha n ficava assim n, so se fosse salvar um patch
|
crin-sk8 Veterano |
# mai/07
· votar
Bog
bem veio, acho q vc pode me ajudar!
então estava precisande umas dicas para criação d patch, tenho uma pedaleira zoom A2, meu violão eh um Groovin soh q esqueci o modelo, naum eh o Folk, bem queria configurar 2 efeitos fiz um patch depois vou de passa para ve c da para melhorar ele em algum parametro.
bem queria configurar ele de duas maneiras uma para musicas rapidas queria deichar ele com um som brilhante mais naum mutio estrondoso e com um efeito de modulação e um efeitozinho de reverberação tipo reverb ou dley. O outro eh para musicas lenta com um som mas grave tipo um folk tmb com um efeito de modulação e reverberção.
pow teria como vc me ajudar?
|
Bog Veterano
|
# mai/07
· votar
crin-sk8
Então... acho que aquele post gigante ali em cima tem a maior parte das "dicas" de como eu uso a pedaleira. Como o meu violão provavelmente é bem difernete do teu, o "ajuste fino" não deve funcionar direito - o que soar bem no meu pode ficar uma porcaria com o teu.
Para batidas um pouco mais rápidas, eu gosto de usar as simulações de resonadores (Dobro, National ou Resophonic) que têm um som metálico e estridente. Reverb eu normalmente não uso ao vivo, e para gravar com um "sabor natural", uso só o tipo Room com o decay no máximo (30). Mais reverb que isso só se for para jogar o violão "para trás".
O som "gordo" você consegue com a simulação de Martin Dreadnough ou Gibson Super Jumbo. No meu caso particular, eu corto alguns excessos de agudos e outros de graves, porque meu violão já é grandão, e o som grave do violão+simulações acaba ficando embolado.
Quanto às modulações, o que você está pensando em usar, exatamente? Eu não costumo usar muito esse tipo de efeitos com violão, gosto mesmo é do som natural, e uso no máximo o Air ou uma quantidade quase imperceptível de Delay ou Chorus (deixa o som mais "na frente").
|
crin-sk8 Veterano |
# mai/07
· votar
Bog
bem veio tem menos de um mes q comprei minha pedaleira, comprei sem saber nada, nada mesmo mais to estudando buscando informações, bem para quem naum entedia nada, jah sei mexer, soh mexer nos parametros da pedaleira, as aplicações dos parametros naum sei usar muoto bem, queria saber c vc estaria disposto a me ajudar, bem essas simulaçoe de Dobron, National... e tal vc falou q tem um som metalico e estridente acho q eh isso q eu quero mais naum kero uma coisa muito stridente eh para musica ao vivo, bem pensei em um chorus bem de leve e talvez um rever, pois antes eu tocava sem a pedaleira numa caixa da Meteoro q tinha Reverb e Chorus, e qnd colocava dava um som maneiro, queria deixar assim, naum sei c vc conhece essa caixa, deve conhecer. bom quanto ao outro era para musicas letas oq vc me aconselha entaum?
veio tu tem email, orkut, msn? se tiver sera q poderia me passar!
vlw abraçaum!
|
crin-sk8 Veterano |
# mai/07
· votar
Bog
bem veio sou novo aki como faço para saber q vc me responde sem precisar entrar la no meu perfil?
|
Bog Veterano
|
# mai/07
· votar
crin-sk8
Então... não tem muito mistério. As simulações são... simulações de violões. Ou pelo menos tentativas. Mudam o jeito que o teu violão soa, o que é interessante em algumas situações. Se você gosta da captação do teu violão, elas podem até mesmo ser dispensáveis: com a simulação de microfone, o efeito Air ou mesmo apenas reverb, pode-se deixar o som do teu violão mais "natural".
Se você for escolher as simulações, basta testar uma a uma e ir ouvindo qual é a "assinatura" dela. Violões ressonadores têm um som típico. Violão Ovation também. A dica é sempre começar escolhendo a simulação, sem qualquer outro efeito. Modulações, delays e reverbs, sempre no final, a não ser que o principal seja mesmo a modulação (ex: um flanger exagerado). O que realmente faz toda a diferença é a configuração do equalizador. É bem com ele que você pode, por exemplo, deixar o som mais ou menos "metálico" (as 2 faixas do agudo). Você também pode "encaixotar" o som, reduzindo agudos e graves e deixando médios. E por aí vai... não tem muita solução, o negócio é ir mexendo e testando, até achar a equalização que você quer.
|
crin-sk8 Veterano |
# mai/07
· votar
Bog
bem interessante, mais tipo como assim encaixotado, vou dar umas mexidas lah em casa e te passo as configurações, ai vc ve c ta bom, c precisa regular algum parametro.
pow veio vc tem orkut ou MSN de preferência?
vlw abraçaum!
|
crin-sk8 Veterano |
# mai/07
· votar
Bog
soh mais umadica para som mais fechados, grave tipo folk qual modelo d violão vc me indica colocar?
|
Bog Veterano
|
# mai/07
· votar
crin-sk8
Quanto ao MSN: desculpe, mas eu não uso. Acho que a gente pode conversar por aqui mesmo, já que o fórum foi feito para isso mesmo.
Na verdade, acho complicado explicar textualmente algumas propriedades de sons. A gente sempre fica tentando usar analogias, é "ecaixotado", "ardido", "metálico", "abelhudo", "embolado", hehehehe. O melhor jeito de entender essas coisas ainda é ficar fuçando nos parâmetros.
Os modelos legais para som encorpado são os 2 primeiros: o Martin Dreadnough ou Gibson Super Jumbo, sendo que o primeiro tem um som mais cristalino. Os dois seguintes (Martin OOO-18 e Gibson J-45) são mais cristalinos. Essas 4 simulações são de "típicos" violões com cordas de aço. Se o teu violão for razoável, elas podem até mesmo ser dispensáveis, ou usadas com moderação. Por exemplo, meu violão já é grandão, e se eu uso as 2 primeiras simulações, preciso dar uma cortada nos graves no equalizador, senão o som fica grave DEMAIS e embola.
As outras simulações são de modelos com timbre bem característico. O Tacoma e o Ovation costumam soar "encaixotados", com bastante reforço nos médios. A simulação de violão de nylon não é muito boa. O Maccaferri tem um som não muito equilibrado, sem graves. As outras 3 (Dobro, National, e Resophonic) são simulações de ressonadores, com som bem metálico. A última simulação tenta "esquentar" o som original do teu violão.
|
crin-sk8 Veterano |
# mai/07
· votar
Bog
vou te passar o patch q fiz e as caracteristicas do meu vilão, depois vou te pedir umas dicas, soh um momento!
|
crin-sk8 Veterano |
# mai/07
· votar
Groovin GAS45OE CHS
Equalização ( Escala: 1, 2, 3, 4, 0, -1, -2, -3, -4 )
Bass: -3
Midd: 2
Treb: 3
Presence: 4
Model: off
Mic: Off
Comp/Limit: 2, 1, 70
Lo Eq: LP (1, 5, 2)
Hi Eq: HP (1, 80, 0)
Znr: 13
Mod/Efx: CE (46, 20, 50)
Delay/Reverb: Ar (10, 5, 60)
|
crin-sk8 Veterano |
# mai/07
· votar
Bog
Groovin GAS45OE CHS
Equalização ( Escala: 1, 2, 3, 4, 0, -1, -2, -3, -4 )
Bass: -3
Midd: 2
Treb: 3
Presence: 4
Model: off
Mic: Off
Comp/Limit: 2, 1, 70
Lo Eq: LP (1, 5, 2)
Hi Eq: HP (1, 80, 0)
Znr: 13
Mod/Efx: CE (46, 20, 50)
Delay/Reverb: Ar (10, 5, 60)
bem veio essa equalização q eu usei eh parametrica naum sei muito bem o q eh isso c puder me explicar pow agradeceria, mais eu ouvi ela em um dos patch da pedalera e copiei ela para o meu efeito, mais o q eu queria mesmo era q vc me explicasse como eu poderia configurar a equalização da minha pedaleira para q ela ficasse tipo com um som aveludado, encaixotado, metalico, bem eu sei q a equalização para o teu violão naum se aplica para o meu, mais eu queria saber mais ou menos a ideia como ficaria nos parametros da pedaleira tipo o encaixotato ele tem mais medio e o agudo e um pouco mais alto q o grave, naum sei c eh assim eh so um exemplo, tipo eh mais ou menos isso q queria q vc me passace, bem ateh mais, c tiver alguma dica em algum parametro do patch q bem posta ai vai ajudar muito, bem eh isso essa saum agumas das minha duvidas, aguardo a resposta vlw abraçum veio, e obrigado pela atenção!
|
Bog Veterano
|
# mai/07
· votar
crin-sk8
Meu, eu não tenho como saber exatamente como esse teu patch vai soar, porque não tenho o teu violão. As dicas que eu posso dar são:
1. Eu acho que usar 2 equalizadores (o do violão e o da pedaleira) é uma coisa meio confusa e desnecessária, já que você não está usando as simulações. Eu costumo deixar a equalização do violão toda zerada.
2. Como você está usando a captação do violão (piezo), a simulação de microfone pode deixar o som um pouco mais "natural".
3. Compressor e Noise Reduction ao gosto do freguês.
4. Você está usando bastante chorus e reverb, né? Eu aqui normalmente toco só voz e violão, e por isso, o melhor mesmo é deixar o som bem natural - chorus só se for em quantidades mínimas, e o reverb é só aquele proporcionado pelas paredes do barzinho. Se você abusa dos efeitos, o violão não soa muito natural, causa estranheza. Se você está com uma banda, reverb do tipo arena serve para "esconder" o teu violão, jogar para trás.
Acho que não tem muito mistério no teu patch. Se tem algo te incomodando, provavelmente o que você precisa fazer é ajustar esse equalizador. Se quiser, grave alguma coisa tocada com ele que eu tento adivinhar algum jeito de melhorar a equalização. Mas não garanto nada, hehehehe.
|
Bog Veterano
|
# mai/07 · Editado por: Bog
· votar
crin-sk8
Eu não gosto de usar equalização paramétrica, porque meu cérebro sempre se esquece dos números exatos para cada coisa. Eu leio em algum lugar e depois esqueço, heheeh. Na equalização paramétrica, você seleciona a faixa de frequência e a atenuação/boost. No equalizador normal, essas faixas são fixas. É bem mais simples de usar, e bem melhor para quem não tem muita paciência de ficar procurando a faixa mágica que vai fazer o que você quer.
|
crin-sk8 Veterano |
# mai/07
· votar
Bog
bem veio, qnto a minha duvida a respeito da equalização da pedaleira q eu postei?
"como eu poderia configurar a equalização da minha pedaleira zoom A2 para q ela ficaque tipo com um som aveludado, encaixotado, metalico, bem eu sei q a equalização para o teu violão naum se aplica para o meu, mais eu queria saber mais ou menos a ideia como ficaria nos parametros da pedaleira tipo o encaixotato ele tem mais medio e o agudo e um pouco mais alto q o grave, naum sei c eh assim eh so um exemplo, tipo eh mais ou menos isso q queria q vc me passace"
aaaa como eu te passo a gravação?
|
Felipe_MP Veterano |
# dez/08
· votar
Galera quero saber se estão satisfeitos com a pedaleira para violão A2.1u estou muito interessado em um bom pedal pro meu violão, vcs recomendam?
|
erico.ascencao Veterano |
# dez/08
· votar
Felipe_MP Eu recomendo. Porém, você precisa analisar as suas necessidades antes de comprar. Se você toca em bares onde tem PA e precisa de um direct box, ou se você curte gravar umas coisas em casa (meu caso); a A2.1u vale a pena pois vem com saída balanceada e com saída USB, fazendo com que a própria pedaleira sirva como direct box ou como interface de gravação.
Mas se você só estiver interessado nos efeitos e simulações, compensa mais a A1, pois ela é quase 50% mais barata que a A2.1u.
Eu tenho uma A2.1u e estou vendendo a A1, e recomendo ambas.
|
dyynn Veterano |
# jan/09
· votar
A minha vai chegar!, pedi no terri Shop, quando eu ter certeza do que ela faz ai eu venho aqui e falo! Aparentemente é "A" Pedaleira Acustica!
|
Felipe_MP Veterano |
# jan/09
· votar
erico.ascencao
como você a utiliza para fazer gravações??? usb direto no PC? fica boa a gravação? já "plugou" outros instrumentos nela pra gravar? conte essa experiência de gravação, pois estou interessado bastante nessa parte, fora os efeitos é claro.
|
erico.ascencao Veterano |
# jan/09
· votar
Felipe_MP Você pluga ela no PC com um cabo de USB igual àqueles usados pra conectar impressora USB. Para funcionar, você tem que ir no site da Zoom e baixar o driver para que a Zoom A2.1 funcione como interface USB. Depois de baixar o driver, vá no seu programa de gravação (ela já vem junto com o Cubase LE4, já é uma mão na roda) e seleciona os inputs e outputs da pedaleira, assim você fará com que ela funcione como interface pra gravação. Com ela dá pra gravar e escutar o que se está ocando mais o playback do programa de gravação (outros instumentos já gravados, metrônomo...).
A gravação fica bem melhor do que se você ligar ela em linha na placa de som onboard do PC. O som fica bem melhor do que o violão sem nenhuma simulação, mas ainda fica um pequeno resquício de som do captador piezo (aquele som meio metalizado...). Violões de aço ficam melhores com a pedaleira (principalmente as simulações de violões jumbo, folk e do Ovation), já violões de nylon dão muito trabalho pra timbrar um som legal.
Nunca experimentei com outros instrumentos. Tentei uma vez tirar um som de violão com guitarra, mas não gostei e não insisti muito. Nunca tentei com baixo. Porém, valem experimentações. Acho que baixo não ficaria legal pois o equalizador trabalha numa faixa de frequências específicas para violão, que são muito diferentes das faixas a se trabalhar com um baixo. A guitarra pode ficar legal (desde que você tente usar para ter um som de guitarra), mas você não terá os timbres sujos de distorção. Ela deve ficar legal com mandolins, cavaquinhos e outras coisas acústicas.
|
VALTER JR Veterano |
# jan/09
· votar
Comprei uma ZOOM A2.1u com peda de expressão, e gostaria de saber se tenho como alterar os ritimos (baterias) para encaixar em sequencias de músicas e salvar estes ritimos. Se sim, como salvo estes ritimos.
|
Felipe_MP Veterano |
# jan/09
· votar
erico.ascencao
valeu.
|
erico.ascencao Veterano |
# jan/09
· votar
VALTER JR Você quer "gravar" estes ritmos no computador? Se for isso, é só ligar a saída da pedaleira na entrada da placa de som do PC. Bota a bateria pra tocar e grava com um software de gravação.
|
Marleno Veterano |
# ago/09
· votar
Comprei uma pedaleira zoom a2.1u, modifiquei os locais dos efeitos e agora não sei como colocá-los de volta na posição original, alguém pode, por favor, me dar uma dica de como faço para restaurar as configurações originais do equipamento ("reset")?
|