Procura-se Peças de Violão Erudito com Sonoridade Medieval

    Autor Mensagem
    Renan Gonçalves Flores
    Veterano
    # ago/06


    Olá. Eu estou me apaixonando pelo jeito de tocar do violão clássico e acho que pretendo começar a estudar algo sobre isso no meu tempo livre. O problema é que eu não conheço nada, nem ao menos o nome correto do estilo que gosto :-|
    Recentemente encontrei um site com sons MIDI que vou usar para estudar, mas não conheço nenhum desses autores.
    Se alguém que conhece puder me indicar boas, porém bem fáceis, peças para um único violão nylon, agradeço.
    Mas eu também queria algo com uma sonoridade mais medieval (qual o nome desse estilo), que faz você pensar em castelos, florestas, lagos e cachoeiras.
    Eu gostei das músicas de Henry VIII, principalmente de If Love Now Reigned (Clique aqui!)

    O endereço da página é esse: http://www.classicalguitarmidi.com (AQUI! AQUI!)

    metal hell 2
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    pega greensleves , nunca foi encontrado o autor dessa música , um dia um apenas encontrou a partitura dessa música jogada pelo castelo ,só sei q a música é foda , pega ae!

    Memphis_
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Opa eu gostei de estilo musical, se vc consaeguir tirar a musica do King Henry me passa por GP5.

    Renan Gonçalves Flores
    Veterano
    # set/06 · Editado por: Renan Gonçalves Flores
    · votar


    Memphis_
    Ela é difícil, principalmente quando ele junta solos em semifusa com baixos em colcheia, ou então ele alterna e faz algumas pausas ou prolonga uma nota. A música está em Dm (=F) e a 105 bpm.
    Me passa seu e-mail que eu te envio.

    Metal Hell
    Me passa a MIDI pois eu não achei. Se quiser colocar o endereço, coloca. Mas se puder me passar pessoalmente...
    guitarradastrevas@hotmail.com

    Memphis_
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Renan Gonçalves Flores

    Vlw. Se falamos melhor no msn. guigregianin@hotmai.com

    saullo
    Veterano
    # set/06
    · votar


    awe, eu tb vou tenar tirar ela aqui!, pena que tou sem violao, mas tento na guitarra!! se alguem conseguir me manda por favor!! saullohaniell@gmail.com

    Pardal
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Se vc quer pegar peças fáceis, começe com o livreto "peças Clássicas para primeiro ano de violão", Organizado peloIsaías Sávio. É muito Bom. Tome cuidado com a postura do violão Tb. Talvez alguém já tenha lhe dado dicas de posição de violão clássico.

    Quanto ao Som Medieval, Você deve procurar um acordoamento de som doce, de preferência usando as cordas por mais tempo (minhas cordas em violão duram um dois anos, pois eu troco todas quando o d estoura). Uma forma de "preservar" a corda é passar um pano nela depois de tocar, removendo os ácidos que sua mão deixou. Outra dica é afrouxar a tensão das cordas, o que previne que violões de luthier arrbentem o tampo. Com essas duas medidas, você consegue envelhecer a corda, talvez por mais tempo que eu, já que não desafrouxo a corda enquanto não estou tocando: mantenho-as afinadas. Mas se você quer mesmo um som medieval, não tem jeito: compre ou uma viola caipira, que nasceu com o nome de Vihuela com o objetivo de imitar o som do cravo, ou um alaúde renascentista, mais utilizado para acompanhar madrigais (música Renascentista).

    Espero ter sido útil...

    Blue Jazz
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Procura por John Downland...

    ... aqui: http://www.delcamp.net/forum/pt/index.php

    Eles tem um forum de música antiga por lá, e com 2 posts você pode enviar uma solicitação para acessar a biblioteca de partituras, que é bem vasta.

    Blue Jazz
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Dá uma olhada aqui também:

    http://fuoco13.narod.ru/

    Death
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: Death
    · votar


    Renan Gonçalves Flores
    Henry VIII faz parte do periodo renascentista inglês
    da uma olhada depois nessa lista de músicos "medievais"
    http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%BAsica_renascentista

    tem tbm o tema do filme "A Lista de Schindler"

    Ricb
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Renan Gonçalves Flores

    Meu , o som que vc quer é de alaude, naquela epoca não existia violão como o cnhecemos hoje, onosso violão é bem mais moderno.

    abç

    dom de Deus
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: dom de Deus
    · votar


    Death
    tabelinha legal dá pra ver até a data aproximadamente

    Alvaro Henrique
    Veterano
    # fev/10 · Editado por: Alvaro Henrique
    · votar


    Na verdade o que você está chamando de "sonoridade medieval" é música Renascentista.

    Os grandes compositores para instrumentos da família do violão da Renascença são John Dowland, Robert e John Johnson (Inglaterra, normalmente mais melancólico); Luis Milan, Luis de Narvaez, Alonso Mudarra (Espanha, mais polifônico e "coral"); Vicenzo Galilei, Vicenzo Capirola (Italia, mais alegre e dançante).

    Naturalmente, há outros tantos compositores com boas músicas.

    O Ragossnig editou um álbum com seleções de obras da Renascença muito bom. Pra começar nesse mundo, vale a pena. Além dos compositores citados, ele incluiu nomes menos conhecidos e de países menos óbvios, como Romênia, Suécia, etc.

    Pardal
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Outro compositor interessnte é Gaspar Sanz. ele compôs para vihuela, um instrumento muito parecido com a viola caipira de hoje e que tem uma proximidade técnica muito maior com o violão. É bom para quem deseja se familiarizar com a técnica violon´sitica básica moderna.

    Alvaro Henrique
    Veterano
    # fev/10 · Editado por: Alvaro Henrique
    · votar


    Ah, acabei de lembrar que pra quem quer uma música com características atuais e sonoridade medieval mesmo (não renascentista), uma boa pedida é a Suite em Modo Polonico do Alexander Tansman. Alguns movimentos são bem acessíveis.

    A coletânea do Ragossnig que comentei está à venda por R$ 28 em http://www.sheetmusicplus.com/title/Music-of-the-Renaissance/5877465 . Outra com ainda mais páginas está à venda por 24 dólares em http://www.amazon.com/Guitar-Lute-Handbook-German-Studienbuch/dp/37957 87254/ref=sr_1_8?ie=UTF8&s=books&qid=1265080559&sr=8-8

    Death
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    dom de Deus
    verdade... p/ quem estuda historia da música é uma ajuda

    Pardal
    Alvaro Henrique
    vlw pelas dicas

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Procura-se Peças de Violão Erudito com Sonoridade Medieval