Escala e sonoridade do violão Author 3

    Autor Mensagem
    Morax
    Veterano
    # set/11


    Olá a todos, sou novo aqui e gostaria de esclarecer algumas dúvidas:

    Alguém sabe por que a Di Giorgio produz escalas chanfradas / \ nos seus vilões?
    Tenho um Author 3 ano 2008 e a escala dele é assim, o que atrapalha na execução de determinadas técnicas, como ligados, por exemplo. É preciso ter um controle muito grande e conhecer os macetes do instrumento para não cometer deslizes. Isso é muito prejudicial, principalmente em recitais. Na verdade, eu já controlei isso, mas fico pasmo de pensar nesta tremenda ignorância por parte da Di Giorgio. Será que é só pela estética?
    Estava pensando em trocar a escala (que é de Ébano da Índia) por uma de maior qualidade. Eu gosto dos sons cristalinos e bem definidos, no entanto, também necessito de bons graves. Nesse caso, seria o Jacarandá a melhor opção?

    Quanto à sonoridade, eu já não estou satisfeito com o que o violão produz, e procuro um meio de aumentar o volume sonoro, se possível. Ouvi falar que o verniz enrijece a madeira além do necessário, e isso afeta o som. Nesse caso, seria possível a retirada do verniz? O tampo é o maior responsável pelo som, então se eu diminuísse a espessura dele (que é de 3mm com o verniz) qual seria o resultado obtido? O tampo é de Spruce Canadense maciço, o corpo é de Jacarandá da Bahia.
    Com relação à mão de obra, acredito que eu mesmo poderia realizar o serviço, já que possuo experiência em lixamento e acabamento de finas peças de decoração, e até mesmo de violas (porém, nunca me interessei por essas questões de sonoridade e tal...)

    Será que o citado acima seria o suficiente para aumentar a sonoridade do meu instrumento? Existe algum outro método? Não tenho medo de deixa o violão sem verniz, se isso realmente ajudar.

    Obrigado pela atenção de todos, e perdoem-me se cometi algum equívoco.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Escala e sonoridade do violão Author 3