começando agora, dicas seram muito bem vindas

    Autor Mensagem
    fernandast
    Veterano
    # jul/06


    oiii

    estou começando agora esse lance de tocar violão, sempre foi o meu sonho aprender, antes pensei que era fácil, mas comecei a pesquisar algumas dicas e vi que não tenho idéia de como começar, tá sendo mais complicado do que eu pensava, sim...eu queria saber que violão eu devo comprar [que tenha um preço razoável] que tipo, que marca, todas as informações que vcs puderem dar..

    ah! lendo os comentários e talz, não entendo nada do que vcs falam, tipo...violão erudito? existem muitos tipos de violão? qual a diferença?
    folk? como deve ser a aparência dele? braço fino? e mais outras coisas...desculpaí, se eu estiver falando merda, mas eu preciso mesmo da ajuda de vcs...

    valeu!!

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    fernandast

    estou começando agora esse lance de tocar violão... tá sendo mais complicado do que eu pensava,
    bixo .. com paciencia vc aprende ... mas procura uma boa escola ou professor ... aprender sozinho eu acho muito desanimador ... a não ser q tu tenha o DOM !!

    eu queria saber que violão eu devo comprar [que tenha um preço razoável] que tipo, que marca, todas as informações que vcs puderem dar..
    sugiro um violão série estudo da Di Girgio (N 18) , bom preço e boa qualidade para iniciante

    ah! lendo os comentários e talz, não entendo nada do que vcs falam, tipo...violão erudito? existem muitos tipos de violão? qual a diferença?
    leia mais atentamente q perceberá ser estilos ... erudito, popular, flamenco ... os mais conhecidos ...

    folk? como deve ser a aparência dele? braço fino? e mais outras coisas...desculpaí, se eu estiver falando merda, mas eu preciso mesmo da ajuda de vcs...
    procura um novo lançamento no mercado ... uma revista chamada acustica ... tem boas dicas para principiantes ... tstes ... comparações ... vale o preço (por enquanto!!)

    Bog
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Meu, eu posso dizer com conhecimento de causa: aprender sozinho tem vantagens e desvantagens. Como? Simples, eu nunca fiz aula! Heheh...

    Tendo um bom professor, você pode tirar essas dúvidas mais simples (que violão comprar? o que é capotraste? que tensão de corda usar?). Mas - muito mais importante - você vai aprender muito mais rápido. E direito!

    Tocando sozinho, você vai na base da tentativa e erro. No começo é extremamente frustrante, especialmente se você fizer como eu, que comecei com um violão ruim e com cordas de aço. Com o tempo, você vai desenvolvendo um estilo próprio, que soa bem particular. PORÉM, existe um grande risco de você pegar vícios sem perceber. No fim, você pode até ter um estilo próprio, mas podem existir coisas que você vai achar difíceis de fazer porque ficou mal acostumado.

    Outra coisa... Se você nunca tentou tocar um violão, não vale a pena gastar um monte de dinheiro num instrumento bom. A grande verdade é que várias pessoas tentam aprender sozinhas mas acabam desistindo. E isso não é necessariamente uma questão de (falta de) força de vontade: algumas pessoas simplesmente descobrem que aprender a tocar violão é mais chato do que elas imaginavam inicialmente. Discordo totalmente de quem diz que comprando um violão bom logo de cara você se anima mais de aprender: você vai é ficar mais frustrado se desistir. POR OUTRO LADO, começar com um instrumento muito ruim vai exigir muito mais esforço e vai te limitar muito mais. Ou seja: compre um violão barato, mas fuja dos MAIS baratos.

    Se você for fazer aula com um professor, é possível que ele tenha algum violão velhinho para te emprestar, nem que seja para você "sentir" as características no começo. Dependendo de como for, ele poderia até ir com você ajudar a escolher o violão. Era uma boa você aprender um mínimo antes de comprar o primeiro violão, porque existem coisas para as quais não há "melhor" ou "pior" e sim "melhor para você" e "pior para você".

    Algumas pessoas dizem que é melhor começar com cordas de nylon. Bom, realmente, machuca menos, mas o som também é diferente, o formato é diferente, a sensação é diferente. Eu comecei com um violão de aço e não me arrependo.

    Ou seja: minha experiência foi aprendendo sozinho com um violão vagabundo e com cordas de aço. O processo foi mais sofrido e mais doloroso do que teria sido se eu tivesse um professor e/ou um violão melhor. Por outro lado, eu tenho um estilo um pouco diferente, e às vezes as pessoas acham isso legal. Além disso, o próprio processo depois de um tempo se torna muito mais prazeroso: é muito legal a sensação de estar descobrindo alguma coisa por si próprio, sem ter alguém para te contar o segredo. Só que eu tenho alguns vícios chatos, que me limitam em outros aspectos. Mas no meu caso, não havia opção, já que na época eu só tinha o que hoje valeria uns 200 reais no bolso e a vontade de aprender. E não tinha internet, então aprendi na base das famosas revistinhas.

    Se eu tivesse melhores condições, eu teria sim feito pelo menos um ano de aulas. Eu acho que as vantagens de se ter aula com um professor superam as vantagens de ser auto-didata. Ma$ exi$te uma outra "vantagem" do auto-didati$mo, que na verdade não é exatamente uma vantagem, e sim um fator determinante...

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Bog
    minha experiência foi aprendendo sozinho com um violão vagabundo e com cordas de aço. O processo foi mais sofrido e mais doloroso
    o mazoquista!! haha a alguns anos isso era comum!! hhaha

    E não tinha internet, então aprendi na base das famosas revistinhas
    e muito ouvido!

    se eu fosse iniciante desistiria logo no terceiro paragrafo! pow confusão dukct!! haha
    mas eh são experiencias q se o "aprendiz" tiver paciencia para analisar e driblar .. pow .. meta atingida!

    Bog
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    _BLACKMORE_

    Bom, a questão é bem simples: aprender sozinho não é a coisa mais fácil do mundo, a não ser que você tenha O DOM. Hhahahah...

    Mas veja bem... eu falo de vantagens e desvantagens... mas nunca fiz aula e continuo tocando! É bom estar preparado para as dificuldades que VÃO aparecer. Porque quando elas aparecerem você já sabe que não são insuperáveis!

    zizu
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    É bom estar preparado para as dificuldades que VÃO aparecer. Porque quando elas aparecerem você já sabe que não são insuperáveis!
    pooooooooooorra!

    os filósofos das 6 cordas! hehehehe... :P

    Bog

    vc deve ter tido realmente MUITA força de vontade, porque eu, mesmo com professor, tinha horas que quase desistia tamanha a frustração... se existe DOM ao contrário, ahhh eu o possuo! mas não desisto! vou com todas as pedras no caminho mas vou indo! aliás... fui!

    Bog
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    zizu

    Não acho que realmente seja "força de vontade". Diria mais que é paciência mesmo. Acho que sempre tem momentos mais ou menos críticos, nos quais a gente tem vontade de desistir... no meu caso, eu cheguei a cortar as pontas dos dedos nas cordas até formar os calos. Também teve a primeira tentativa de fazer uma pestana. Ou de montar um acorde do tipo Eb7+ com a pestana na 3a. casa. E as dificuldades jamais terminam, sempre vão aparecendo. Uma hora você ouve um Toquinho ou um Baden Pawell e percebe que vai ter sempre o que aprender. Nessas horas, o melhor é ter paciência mesmo, e humildade de olhar para si mesmo e dizer: "caramba, quem sabe daqui a uns 20 anos eu não consigo?" Hehehheh... Claro, a não ser que você tenha um talento natural - coisa que eu não tenho. :-P

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Bog
    aprender sozinho não é a coisa mais fácil do mundo,
    eu naum disse isso!!

    ... eu falo de vantagens e desvantagens...
    justamente isso .. me deixou confuso!!

    É bom estar preparado para as dificuldades que VÃO aparecer. Porque quando elas aparecerem você já sabe que não são insuperáveis!
    as vezes com mais esforço...as vezes com mais esforço ainda... mas não são insuperáveis...com certeza ...

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Bog
    no meu caso, eu cheguei a cortar as pontas dos dedos nas cordas até formar os calos
    c acredita q estou me vendo em algumas frases??

    Pardal
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Ninguém apresentou técnica nenhuma pra menina, coitada!!!

    Deixa eu te ajudar, Fernandast, é o seguinte: Existem variações na forma de tocar violão, o instrumento é o mesmo, mas utilizam-no de formas diferentes, inclusive afinações. Eu particularmente toco clássico, mas já fiz uma de percussionista com violão... É muito divertido!

    Vou dividir da seguinte forma: Popular, Clássico e Flamenco; não entendo tudo, não sei é quase nada, mas espero ser mais útil que os amigos acima...

    Popular: Violão tocado de forma a expressar música popular (simples, não?). É o violão mais comumente tocado. Como técnicas, não existem muitas: a forma de se agarrar o instrumento é natural e relaxada, porém pode te limitar muito. Para fazer batidas, pode-se: 1-usar uma palheta; 2-descer com o dedão e subir com o indicador ou 3-descer com as unhas dos dedos anteriores e subir com a unha do dedão, que é a técnica que uso ao tocar popular. As abafadas, do que conheço de viola caipira, podem ser também feitas de várias maneiras, mas as mais vásicas são: com a palma da mão (própria para batidas tipo 2), com o dedão (própria para palheta) e com a mão fechada encostando nas cordas (própria para batidas tipo 3). Solos devem ser feitos em momento oportuno, e sempre com outro instrumento fazendo a base ao mesmo tempo, pois não é característico do popular a alternância de densidade sonora. Se for tocar violão popular, haverá pouca oportunidade de interpretação, já que o ritmo e a dinâmica estarão fixos.

    Clássico: Violão tocado de forma a expressar músicas de cunho erudito. Em geral, não são efetuadas "batidas", e a palheta é abominada! Os dedos que tangem as cordas preferencialmente possuem unhas grandes (tipo francesinha, uns quatro ou cinco mm), pois ajuda no volume e no som característico do violão. Há maior movimento na mão esquerda, pois toca-se uma melodia (solo) e um acompanhamento ao mesmo tempo (ocasionalmente, faz-se somente o acompanhamento, com um instrumento melódico [flauta, violino] fazendo o solo; porém, ainda há muita movimentação na mão esquerda). Ao contrário do que muitos pensam, para tocar clássico você tem que desenvolver bem a mão que dedilha, pois ela será maior problema que a mão esquerda (se você é destra). Há maior liberdade de interpretação, pois pode-se variar muito bem o ritmo, a dinâmica (rerlação fraco-forte do volume)... às vezes os compositores permitem que você altere as notas também, mas em geral mesmo sem essa permissão as pessoas assim o fazem... No popular também, e é até mais natural... No clássico você tem a linguagem musical de partitura, muito mais completa que a cifra, pois com ela você pode tocar uma música que nunca ouviu perfeitamente, e isso não acontece na cifra, nem na tablatura, que não mostra relação de tempo das notas. No clássico, procure um professor, senão não dá. Você provavelmente fará muitos exercícios, e é cansativo, pois demora a crescer alguma coisa. Se for tocar clássico, elimine a idéia de querer repertório para apresentar e busque as técnicas, pois aí o repertório virá naturalmente. No clássico, a posição feminina pede que, elevando a perna esquerda acima do joelho direito (cruzando ou com um apoio de pé), coloque-se nesta perna a cintura do violão. Ao segurar na mão esquerda, coloque o dedão no meio do braço, e não em cima, tanto "oi" prá todo mundo, como fazem os músicos populares; isso vai lhe dar melhor apoio na digitação e maior alcance dos dedos.

    Flamenco: Conheço pouco deste estilo, que prescinde tocar músicas do estilo da região de Santa Lúcia, na Espanha (Santa Lucía, em espanhol, no sudeste do país). As técnicas de dedilhado são diferentes, bem como batida e percussão no violão. Apesar de ser argentino, Aston Piazzola compôs interessantes músicas com percussão no violão. É muito difícil achar um professor que conheça estas técnicas de violão, que produzem os mais rápidos virtuoses do mundo. Conheço a técnica de dedilhado mas, apesar de fazer curso superior em música, não consigo sequer treiná-la, de tão difícil que é.

    Espere que o que escrevi a você seja lido e bem aproveitado. Se quiser entra em contato comigo, meu e-mail é pardal_sparrow_bh@hotmail.com. Disponha.

    Blue Jazz
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Fernanda,

    Não se confunda mais... procure um professor!

    Você já tem um violão? Se não tem compre e... procure um professor, ok?

    Pardal
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Blue Jazz

    postou o irrevogável. Apoiado.

    iMPeLLiTTeRi
    Veterano
    # out/06
    · votar


    fernandast
    Qual seu objetivo em relação ao instrumento? Tocar numa roda de amigos por exemplo ou se profissionalizar na coisa?

    Se for pra tocar com os amigos mesmo, tirar uma musiquinha que você curte, comece aprendendo os acordes a partir de uma musica que você conheça bem. Comece com ritmos simples e vá treinando até conseguir ficar parecido.

    Já se for pra se profissionalizar, ou fazer mais bonito que isso, melhor procurar um professor!

    albertoellobo
    Veterano
    # out/06
    · votar


    fernandast

    Veja só: primeiro passo é escolher um violão. Sugrio o Di Giorgio Estudante n° 18. Ele é bem leve, cordas de nylon, versátil, tem bom som e o braço é bem macio. Provavelmente vc está pensando em aprender a tocar violão popular (musicas populares, pop/rock, mpb, esses gêneros), então este violão servirá por muito tempo para seus estudos. Mas se vc decidir mudar de idéia e aprender violão erudito (músicas clássicas, mas voltadas para academias, execução de peças em orquestra, etc), vc ainda assim não estará na mão com este violão - não precisará adquirir outro só porque mudou de aprendizado.

    Outra dica é: compre um método bom, para iniciantes, e procure se familiarizar com as linguagens e sinais musicais, mesmo que não os entenda logo de cara. Mas: pesquise, navegue, fuçe informações, se misture com quem já toca alguma coisa, e, é claro, não esqueça de que um bomprofessor é superinportante para qualquer pessoa que esteja comçando a aprender violão.

    Ouça diversos tipos de musica, mesmo as que vc nçao goste (isso te dará uma pluraridade de ritmos muito boa), pratique mesmo as lições e nunca desista, mesmo que bata aquele desânimo, vá em frente. não se aprende a tocar violão da noite pro dia, requer muita perserverança, disciplina e persistência. Se tiveres isso, 10 dedos, duas mãos e um violão, considere-se uma futura violonista.

    Quanto as dúvidas, não tenha receio de postá-la aqui, por mais simples que possa parecer, são SUAS DÚVIDAS, e terão que ser respeitadas (digo isto porque sempre passa um engraçadinho que porque já sabe tocar um pouco, se acha no direito de fazer piadas com as dúvidas alheias, e isso acaba afugentando quem realmente precisa de ajuda),.

    No mais estaremos aqui, na medida do possível.


    Pardal
    Bog
    _BLACKMORE_

    Fiquei muito contente com o espírito cooperativo de vcs. Parabpens, caras!
    É pra isso que estamos aqui: trocar experiencias. Massa!

    diditarra
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Dica mais importante...Começa com um professor...pra vc nao começa errado

    Alaorarruda
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Essa parada de aprender sozinho não cola! Na minha opinião!
    Server pra tocar as músicas mais pops, ou punk etc.
    Se quiser tocar direito, faz uma aula, entenda as coisas, estude harmonia, enfim, entra no clima de música mesmo.
    É bom apreciar a infinidade de opções que a música dá.

    Lembrando, o começo é meio desanimador, tem gente que vai tocar muito bem a dá vontade até de desistir, mas não faz isso, o retorno compensa

    Alaorarruda
    Veterano
    # out/06
    · votar


    ah, e violão pra comçar bem mesmo sugiro um yamaha c80
    Tenho um di giorgio 18 e gosto dele, mas a diferença no preço vale pra ter um yamaha c80

    jOe_RaMoNe
    Veterano
    # out/06
    · votar


    comece aki:

    e------------------------------------------------------
    B------------------------------------------------------
    G------------------------------------------------------
    D------------------------------------------------------
    A------------------------------------------------------
    E-1-2-3-4-----------------------------------------------


    depois:


    e------------------------------------------------------
    B------------------------------------------------------
    G------------------------------------------------------
    D------------------------------------------------------
    A------------------------------------------------------
    E-1-2-3-4-2-3-4-5-3-4-5-6-7----------------------------


    e daí:


    e-----------------------------------------6-7-8-9------
    B---------------------------------5-6-7-8--------------
    G-------------------------4-5-6-7----------------------
    D-----------------3-4-5-6------------------------------
    A---------2-3-4-5--------------------------------------
    E-1-2-3-4----------------------------------------------



    com ou sem porfessor, comece por aki ;D

    Ke.Koala
    Veterano
    # out/06
    · votar


    fernandast
    cara primeiro começa com corda de nylon, pq eu começei com cordas de aço e isso alem de destruir meus dedos no começo não me deixaram evoluir...
    me atrasou muito só consegui fazer pestanas e pegar agilidade depois q passei pra nylon...

    compra um violão q suporte cordas de aços...mas troque pra nylon....ah eu fiz isso mas se não compre um bom violão de nylon mesmo tipo di giogio

    e não desanime...pois eu desanimei e me arrependo muito disto, to voltando a aprender agora

    Telurim
    Veterano
    # out/06
    · votar


    albertoellobo

    Se tiveres isso, 10 dedos, duas mãos e um violão, considere-se uma futura violonista.

    basta 5 dedos na mao boa e 4 na outra, ou até mesmo 2 pés:

    http://www.youtube.com/watch?v=MkB5wcP2glI

    alguem ainda pensa em desistir de tocar?Alguem ainda fala em "desanimar"?

    Telurim
    Veterano
    # out/06 · Editado por: Telurim
    · votar


    sim, faltou minha dica:

    1 - compre 1 violão (nylon de preferencia)
    2 - procure um professor
    3 - toque

    billy ramone
    Veterano
    # out/06
    · votar


    1 - compre 1 violão (nylon de preferencia)
    2 - procure um professor
    3 - toque


    basicamente eh isso

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a começando agora, dicas seram muito bem vindas