【FIXO】 Violões: Aço é aço, nylon é nylon!

Autor Mensagem
albertoellobo
Veterano
# mai/06


Observando os inúmeros tópicos abertos neste Fórum contendo a mesma pergunta, resolvi escrever este artigo no intuito de esclarecer alguns mitos, e para que sirva como fonte de referência também a todos os usuários. Afinal, é correto colocar encordamento de aço em violão originalmente confeccionado para nylon? E o inverso? Encordamento nylon em violão para aço, dá pé?

Vejamos. Se analisarmos as características ambos os violões, fabricados em sua originalidade, poderemos logo de cara perceber inúmeras diferenças entre eles além de apenas o encordamento aço e nylon.

A começar pelo braço, que são mais largos nos violões para encordamento nylon que nos de aço (com exceção do Tagima Vegas, não conheço outro modelo nylon com braço fino – e a tocabilidade desse violão é péssima devido apouca espessura do braço). Isso se deve não só porque as bitolas das cordas de nylon são mais espessas que as de aço – que são mais finas, mas também porque a densidade das mesmas são menores, o que faz com que precise de mais espaço vibratório para atingir as mesmas notas que uma corda de aço. E o braço de um violão para encordamento aço é muito mais resistente que o para nylon, portanto, o excesso ou a deficiência de tensão pode empenar o braço do violão tanto para frente (cordas de aço em violão para nylon) como para trás (cordas de nylon em violão para aço).

Outra diferença importante está na confecção das "espinhas" internas, que nos violões para encordamento nylon são mais finas que as dos para aço - mais grossas e resistentes. Isso é preciso para que o tampo não ceda mediante a tensão que a corda de aço exerce e acabe por ovalar ou descolar da tira que a fixa internamente. Nos de nylon, porém, já não é preciso usar tanta madeira - essas cordas fazem menos força no violão em si. Observe um detalhe: Como as cordas de nylon têm menos volume de timbre que as de aço, portanto, soa mais baixa. Isso exige que o violão nylon tenha uma caixa de ressonância com menos madeira e espinhas para compensar essa "perda" em relação à corda de aço com mais acústica.

Em seguida, outra diferença marcante entre ambos está nas tarraxas e no cavalete. As cordas de nylon são fixadas em tarraxas tipo borboleta/saca-rolha, enquanto as de aço são fixadas em tarraxas semelhantes às de guitarra (pinos blindados). Se colocar cordas de aço em violão nylon, a força provavelmente estragará as tarraxas e o plástico que a reveste, além de estragar a fixação da afinação posteriormente. Já o inverso – nylon em tarraxas aço – danificará o encordamento, que ficará com a durabilidade comprometida. O cavalete é outra peça que acumula diferenças, pois nos violões para encordamento nylon eles são do tipo passante, enquanto nos de aço são do tipo pino de fixação. E os cavaletes para nylon, lógico, são mais frágeis, pois o a tensão do encordamento fica concentrada diretamente nele, sem a ajuda do tampo.

Se fixarmos atenção nos trastes observaremos também que na maioria dos violões para nylon eles são do tipo quadrado ou trapézio, enquanto os para aço são triangulares ou jumbo.Essa diferença é importante para reduzir o atrito das cordas com o traste, principalmente nos "bends", reduzindo o desgaste precoce de ambos. Então, se você coloca cordas de aço em um violão com trastes quadrados ou tipo trapézios, essas cordas desgastarão muito facilmente esses trastes, formando "valas" que dificultarão a ação de fazer os acordes. Ao contrário, ou seja, cordas de nylon em violão com trastes jumbo ou triangulares, irá fatalmente cortar as cordas, diminuindo seu tempo de vida – ou inutilizando-a mesmo.

Quanto ao som, devido às características de fabricação diferentes, violões para nylon quando com encordamento aço tendem a perder muito médio e ganhar muita "sujeira" na reverberação e os agudos ficarão disformes. Já cordas de nylon em violão confeccionado para aço reproduzem um som com excessos de médio, estridente, agudo poluído e o grave disforme, meio pesado e sem brilho.

Enfim, não existe vantagem nenhuma - nenhum ganho, ao modificar a orientação de encordamento para qual o violão foi projetado originalmente e eu não conheço violão híbrido, creio que não exista. Pense nisso, antes de cometer a besteira de colocar cordas de aço em violões para nylon ou vice-versa. No primeiro caso, fatalmente você estragará o seu violão enquanto que no segundo caso colecionará apenas perdas no desempenho do mesmo. O melhor a fazer é adquirir o violão certo que atenda às suas necessidades de estudo/prática, ou então um exemplar de cada tipo.

Abraços a todos.


Artigo by:

ALBERTO ELLOBO, 19 de maio de 2006.
(reprodução somente mediante autorização)
Contatos: albertoellobo@msn.com.br (não é e-mail))


Gaby Gata
Veterano
# mai/06
· votar


ninguem vai t respond pq esse texto eh gigant e eu tenhu pregiça de ler huahuahuahua

Ratman
Veterano
# mai/06
· votar


albertoellobo
Tópico e esclarecimentos muito necessários devido aos usuários q ainda tem dúvidas sobre esse assunto.

Rafaelgv
Veterano
# mai/06
· votar


nossa, bem explicado, ate demais, eheheh ;)
acredito q n vai restar duvidas
parabens pela iniciativa !

albertoellobo
Veterano
# mai/06
· votar


Gaby Gata
ninguem vai t respond pq esse texto eh gigant e eu tenhu pregiça de ler huahuahuahua

O artigo está aí... pra quem quiser ler, rsrsrs

albertoellobo
Veterano
# mai/06
· votar


Rafaelgv
Ratman

\0/
Vlw, caras!

=D

busterchair
Veterano
# mai/06
· votar


esse é o expert em violões!

parabéns albertoellobo

ateobaldo
Veterano
# mai/06
· votar


albertoellobo
Vc é minha maior influência violonística

albertoellobo
Veterano
# mai/06
· votar


busterchair
esse é o expert em violões!

Nada, cara! Apenas busquei me informar muito sobre o assunto. E fiz algumas experiências tb

ateobaldo
Vc é minha maior influência violonística

Cara, sou não! Eu sou um mero aprendiz...

ateobaldo
Veterano
# mai/06
· votar


albertoellobo
Além de bom é humilde

albertoellobo
Veterano
# mai/06
· votar


ateobaldo

Cara, eu nem sou bom, rsrsrs... aprendo muito com a galera do FCC tb, inclusive vc.

freygang
Veterano
# mai/06
· votar


Não sei muito sobre a confecção do instrumento nem busquei informações a respeito, mas com esse tópico aqui aprendi várias coisas das quais eu não sabia.
Como já disseram, valeu a iniciativa ! :)
Abraço!

albertoellobo
Veterano
# mai/06
· votar


freygang
com esse tópico aqui aprendi várias coisas das quais eu não sabia.

A intenção é justamente essa: informar e desfazer alguns mitos

albertoellobo
Veterano
# jun/06
· votar


Esses dois artigos se complementam: http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/133906/

Espero que seja útil!
Abraços a todos.

ateobaldo
Veterano
# jun/06
· votar


Vida longa ao rei

albertoellobo
Veterano
# jun/06
· votar


Vida longa ao rei (2)


Cadé o Rei?

Yacno
Veterano
# ago/06
· votar


muito bom o texto, me deu até vontade de comprar um violao com cordas de aço =P

LoCorS
Veterano
# ago/06
· votar


o.0 agora intendi pq meu violao acaba com as cordas de nylon tao rapido...

mt bom o topico... da preguissa de ler no comesso mas dps vc se inpolga e nem ve o tempo passa... gostei, vai pros meus favoritos !

Midgard
Veterano
# ago/06
· votar


botei corda de aço no violao de nylon e empeno o braço \o/

tiago camilo
Veterano
# ago/06
· votar


Galera,
Gostaria da opiniao de vc's sobre este modelo, as Caracteristicas são boas.

Violão RMV Arena PAR 1012

Características:

-Descrição: Folk
-Tampo: Mahogany
-Fundo e Lateral: Mahogany
-Escala: Rosewood
-Braço: Mahogany
-Traste: Alpaca
-Tarrachas: douradas blindadas
-Captador: Belcat ativo
-Equalizador: 5-band com afinador eletrônico
-Cor: natural mahogany

Obrigado....

asda
Veterano
# ago/06
· votar


...RMV fazendo violões?!!

Não sabia.

Penta_Blues
Moderador
# ago/06
· votar


Boa tarde!!!

albertoellobo
Excelente tópico, meu camarada!
Parabéns pela iniciativa e paciência de procurar matéria que tratasse deste assunto e, o melhor, postar um artigo com esta qualidade: claro, preciso, elucidativo.
Valeu!!!

albertoellobo
Veterano
# out/06 · Editado por: albertoellobo
· votar


Bom, como voltei a ver novamente as mesmas dúvidas sobre esse assunto aqui no Fórum de Violão, vou dar uma upada neste tópico, e responder a galera também.


tiago camilo

Cara, esse violão é bonzinho. Eu já testei um , e gostei do som, do abamento e da tocabilidade dele. Vale a pena. Mas um ótimo instrumento da faixa dos intermédários que chega ao mercado.


Yacno
LoCorS

Vlw, cara!
;-)


Penta_Blues

De nada, man!
Abraços!


Midgard
botei corda de aço no violao de nylon e empeno o braço \o/

Empena sim. Não faça mais isso.

asda
...RMV fazendo violões?!! Não sabia.

Fabrica sim. Desde 2005. São bonzinhos os violões da MRV.

albertoellobo
Veterano
# out/06
· votar


Ah... quem quiser ver fotos desses dois tipos distintos de violão abordados aqui - aço ou nylon, poderá passar no meu blog: http://albertoellobo.blogspot.com . Lá, este mesmo artigo está ilustrado.

Abraços!

kiki
Moderador
# nov/06
· votar


albertoellobo
ótimo texto! muito esclarecedor!

Centauro
Veterano
# nov/06
· votar


albertoellobo
Ótimo texto e explicação, meu primeiro violão, um tonante tipo clássico de nylon, coloquei cordas de aço, tocava de palheta... as tarrachas começaram a se soltar da mão, deu uma trinca na junção do braço e o corpo... não dava afinação e a culpa era do violão "é um tonante". Bem, estava guardado como relíquia de primeiro violão, limpei, dei uma envernizada, tirei as velhas cordas de aço que ainda bem que deixei frouxas e coloquei cordas de nylon prá emprestar prá minha sobrinha aprender, minha surpresa, apesar de todo mal trato de 15 anos deu boa afinação e tá com um som muito bom e gostoso de tocar.
Se alguem tivesse me explicado metade do que o albertoellobo escreveu, eu teria meu primeiro violão inteirinho hoje.

Ketty_
Veterano
# mar/10
· votar


Se minha mãe tbm tivesse lido esse tópico, tbm teria o giannini dela até hoje.. infelizmente ele empenou o braço..
Mas é isso aew, esse topico me ajudou muito!

diego_d
Veterano
# abr/10
· votar


Excelente post em todos os sentidos, por se tratar de dúvidas quase que frequentes.
Tenho um Arena PAR1012, na minha opinião um ótimo violão com tampo e corpo em mogno, excelente acabamento, tarrachas douradas, muito lindo! Sonoridade excelente, típico de folk com graves aveludados e médios e agudos na medida. Captação boa também, com saída P10 e Canon Balanceada, com afinador. Mandei ele num luthier assim que comprei e pedi que ele me regulásse para uma ação bem baixa, ficou excelente! Na minha opinião, esta linha ARENA são hoje um dos melhores violões na faixa dos 600 reais ou até mais comparado a outras marcas concorrentes. Lembra bastante os Martins em visual hehe.
Devido eu ter gostado tanto deste violão, adquiri um case deluxe para o mesmo, da Strinberg, que combinou até com a cor do violão, meio amarronzado com os feichos de abrir dourados!
Abraço

caxx
Veterano
# abr/10
· votar


olha, tuuuuudo que foi dito até agora é a mais pura verdade, Mais como se tratando de violão muita coisa não é tão absoluto assim. Tenho visto algumas experiêncas e também tenho tido outras tantas que vão contra tais verdades com violão de nylon com cordas de aço na busca por timbres e texturas diferentes.
A parte estrutural do violão,isso é "facilmente" adaptável ao condicionamento de cordas de aço com colocação de cavalete de aço, reforço de "espinhas", trastes específicos e colocação de tarraxas de aço, o braço de alguns violoes antigos não tem tanta diferença assim...É certo que para pessoas que estão començando não é tão fácil! mas sou adepto da frase:
" Não sabendo que era impossível foi lá e fez"
Mas também não é difícil...
Já usei violão desse jeito por 2 oportunidades em estudio e os resultados foram pra lá de satisfatórios
Aprendi pela vida que não exite essas verdades absolutas:
"Aço é Aço, nylon é nylon

Penta_Blues
Moderador
# abr/10
· votar


Boa noite!!!

caxx
Cara, acho bem interessante seu ponto de vista, mas discordo num certo ponto:
A parte estrutural do violão,isso é "facilmente" adaptável ao condicionamento de cordas de aço com colocação de cavalete de aço, reforço de "espinhas", trastes específicos e colocação de tarraxas de aço, o braço de alguns violoes antigos não tem tanta diferença assim...
Fazendo todas estas adaptações, vc acabou quase que construindo um violão para aço e, sendo assim, o mesmo raciocínio não se encaixa no tópico que no meu entendimento tenta esclarecer que não se deve trocar, pura e simplesmente, o encordoamento para o qual o violão foi originalmente projetado.
Valeu!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Violões: Aço é aço, nylon é nylon!