【FIXO】 Violões: Aço é aço, nylon é nylon!

Autor Mensagem
Beck Mongolian Chop Squad
Veterano
# jan/12
· votar


Olá pessoal!
Tenho um Di Giorgio Estudante nº 18, aconteceu o seguinte, de tanto colocar ele na mochila dele, ele desafinou, como não sei afinar de ouvido e nem tenho afinador elétrico, tentei afinar ouvindo o tom das cordas na internet.
Não deu certo, continuou desafinado, mas quando fui pegá-lo no dia seguinte, a corda Lá, estragou, não soltou, mas desencapou e está frouxa.
A "paradinha" onde segura a corda na parte de baixo do violão tá frouxa também.
Em média quanto eu vou gastar por uma corda nova e a mão de obra pra colocar?
Dizem que as cordas tem números né? Qual é o número dessa?

Obrigada :D

Beck Mongolian Chop Squad
Veterano
# jan/12
· votar


Tipo, não sei tocar violão, estava aprendendo a dois anos atrás, numa oficina gratuita aqui na minha cidade, mas como tinham pessoas idosas e com dificuldades motoras e mentais a aula não rendia. Fiquei lá 3 meses e aprendi só 3 notas, nome das cordas e um exercício pra agilidade dos dedos.
Eu tava muito animada pra aprender na época, mas depois de gastar condução pra ir num local longe pra não aprender praticamente nada, sai da aula e desisti.
Resolvi voltar a aprender, só que vou procurar material pra aprender sozinha.
Bom, voltando ao assunto, quanto as cordas, qual cuidado devo tomar pra elas não arrebentarem muito?

OsmaJr23
Veterano
# jan/12
· votar


Tenho uma dúvida meio que boba uso um afinador no pc pra afinar meu violao > ap guitar tuner 1.02 , a afinação que tentei colocar eh essa (afinação D|A|D|D|D|B) , porem para a mizona ficar em D, ela fica muito esticada e estora ,, alguem me da uma dica de como usar esse afinador melhor ? ( a musica dessa afinação é ÍRIS- GOO GOO DOOLS

thishinoda
Veterano
# jan/12
· votar


OsmaJr23
Você ta aprendendo a tocar agora? Pela sua dúvida parece iniciante.
1° - Pra afinar a E (6ª corda) em D você deve frouxar a corda (afinar 1 tom abaixo)
2º - A afinação do seu violão/guitarra/baixo deve ser mantida, ou seja, você não deve alterar a afinação pra tocar uma determinada música. Se ficar mudando a afinação do instrumento você pode danificar seriamente o braço.

Toque a música em afinação padrão (E, B, G, D, A, E). Já toquei Iris muitas vezes em afinação padrão. Aliás, onde você achou essa versão com a afinação D|A|D|D|D|B ?

Vicenzo_napoli
Veterano
# jan/12
· votar


Galera, tem um cara que fala de algumas dessas diferenças
neste vlog

http://www.youtube.com/watch?v=3Bza6EYAQz0

alguem aí viu?

abraços a todos

MatheosXpt
Veterano
# jan/12
· votar


Tenho um violao cordas de nylon, e recentemente mandei trocar as cordas, por que ja tavam bem velhas.

Mas nao gostei do som das cordas novas, ta com um som mais pesado, meio metalico. Os bordoes tao sobrepondo o som das primas, e isso num violao de nylon nao e bom (minha opiniao).

Eu to querendo saber de um jogo de corda, em que o som das primas se destaque mais que o som dos bordoes, por que dai o som do dedilhado fica mais bonito.

Alguem me recomenda um jogo de cordas com essa caracteristica?
(Tensao, no maximo, 0.11/ tensao alta).

Vi Giovanetti
Veterano
# fev/12
· votar


Cara a questão dos bordões sobreporem as primas e uma questão da vibração da caixa do violão, vc troca as cordas vai fze mta poca diferença, o negocio é vc troca o violão.
Espero ter ajudado
Abrass

PopPunkMaster
Veterano
# fev/12
· votar


Excelente tópico!!! Por isso meu violão estragou tão rápido era para cordas de nylon e não aço... BURRO!!! ¬¬

anaevangelista
Veterano
# mar/12
· votar


Muito bom, obrigada.

João Pedro Strabelli
Veterano
# mar/12
· votar


MatheosXpt

A medida 0.11 é para cordas de aço. As de nylon começam ali pelo 0.28 (jogo clássico da Giannini).

kiki
Moderador
# mar/12
· votar


MatheosXpt
João Pedro Strabelli
jogos de corda de nylon não se mede pela espessura, apenas pela tensão (média, alta, extra-alta, coisas assim).

João Pedro Strabelli
Veterano
# mar/12 · Editado por: João Pedro Strabelli
· votar


kiki

jogos de corda de nylon não se mede pela espessura

Eu sei, é que fiquei com medo de o MatheosXpt estar usando corda errada, já que falou num espessura própria para violão de aço ou guitarra. Eu deveria ter explicado de uma forma mais clara.

Valeu.

Tears Of Fire
Veterano
# abr/12
· votar


aee
eu tô pra comprar um Di Giorgio Talent SL I, e queria saber se existe algum cuidado em especial com violões de nylon? em relações as cordas, limpezas... se estraga se manter na bag, ou num case... etc...

João Pedro Strabelli
Veterano
# abr/12
· votar


Tears Of Fire

Eu costumo passar uma flanela seca no violão depois de tocar, na escala, no corpo onde encosto o braço. E só. O violão vive há uns vinte anos assim.

Tears Of Fire
Veterano
# abr/12
· votar


no caso da hora de guardar, estraga algo se eu guardar pendurado na bag ou num case?

João Pedro Strabelli
Veterano
# abr/12
· votar


Tears Of Fire

O meu nunca ficou pendurado em em case. Existem uns suportes que apoiam o braço e seguram embaixo e não dão problemas (o do meu irmão é assim).

Faltou um conselho: nunca afrouxe as cordas na hora de guardar. Ficar apertando e afrouxando as cordas toda hora pode dar problema no braço.

Bog
Veterano
# abr/12
· votar


Tears Of Fire

Eu tenho vários instrumentos, sempre guardei em case e nunca tive problemas com isso.

Tears Of Fire
Veterano
# abr/12
· votar


Bog
mas aee, você pendura, põe no sofá... guarda aonde a bag?

kiki
Moderador
# abr/12
· votar


Tears Of Fire
eu costumo deixar na bag e apoiado num cantinho, na parede, ou contra um armario.

Tears Of Fire
Veterano
# abr/12
· votar


ah só... fora da bag estraga muito? alguém sabe?

João Pedro Strabelli
Veterano
# abr/12
· votar


Tears Of Fire

fora da bag estraga muito?

O meu não estragou.

Bog
Veterano
# abr/12 · Editado por: Bog
· votar


Tears Of Fire
mas aee, você pendura, põe no sofá... guarda aonde a bag?

Eu disse case. Ficam todos deitados "de lado" em fila. Alguns ficam deitados "de costas" embaixo da cama.

O maior problema de deixar o instrumento solto é que junta poeira e tem um risco maior de alguém derrubá-lo - por ex, aquele teu priminho que puxa tudo que vê, ou até você, que em uma hora de pressa enrosca o zíper da jaqueta em algum lugar. O bag protege contra a poeira e um pouco contra acidentes. O case protege bem mais. Mas deixar o instrumento solto por si só não estraga nada.

supermulti
Revelação e Virtuose
Prêmio FCC violão 2008
# abr/12
· votar


Bog
Tears Of Firemas aee, você pendura, põe no sofá... guarda aonde a bag?Eu disse case.

Você devia ter dito "estojo" para ele. Não se esqueça que ninguém é obrigado a saber estrangeirismos. Nem todos sabem o que quer dizer "case".

Abs.

Tears Of Fire
Veterano
# abr/12
· votar


para mim só existia esses nomes...kkk

Bog
Veterano
# abr/12
· votar


supermulti

Na pergunta original ele disse na bag ou num case, o que me fez pensar que ele sabia o que as palavras significavam.

Tears Of Fire

Peço desculpas se não for o caso. Você sabe o que é "bag" é "case"?

WebTiago
Veterano
# abr/12
· votar


Bog
eu sei, eu sei u.u rsrsrs

Tears Of Fire
Veterano
# abr/12
· votar


Bog
bag é aquele "estojo" mais simples... e o case é aquele "estojo" mais resistente, duro, ótimo para viajar de avião...

Bog
Veterano
# abr/12 · Editado por: Bog
· votar


Tears Of Fire

Por aí mesmo... Sem mal entendidos. ;)

Tears Of Fire
Veterano
# abr/12
· votar


Bog
^^

jerinhool
Veterano
# abr/12
· votar


cometi essa besteira ......puts......nunca mais faço isso

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Violões: Aço é aço, nylon é nylon!