Como ler esse acordes?

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ceor10
Veterano
# mar/06


Pessoal, você sabe como ler esse acordes???

Dadd2
Fmaj7
Csus4 (isso deve ser: Dó sutenido com quarta)

Grato

.:Anonimato:.
Veterano
# mar/06
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Vamos lá:

Dadd2 - Ré com segunda, ou mais conhecido por Ré com nona!
F, 3ª, 5ª e 2ª/9ª
Fmaj7 - Simplesmente, um Fá maior com a sua sétima também maior!
F, 3ª, 5ª e 7ªM
Csus4 - Errado! Isso é um Dó com quarta suspensa!
F, 4ª e 5ª

Espero ter ajudado!

chadox
Veterano
# mar/06
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.:Anonimato:.
4ª suspensa? euaheuha que issso ?

Eu só sei tonica, terça e quinta, euaheua toco tudo com isso hahaha

Lógico que eu estou exagerando um pouco né. Mas sou ruim de teoria, eu desaprendo fácil.

.:Anonimato:.
Veterano
# mar/06
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chadox

É só ter a apostilinha básica do Fórum CifraClub que tu saca de tudo um pouco o mais rápido possível, sem complicações e o melhor: de grátis!!!!!!!!!

ceor10
Veterano
# mar/06
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Legal, só que Dadd2 não compreedi muito....

Vamos lá: Ré com segunda...... porque add????

Valeu pessoal

ceor10
Veterano
# mar/06
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Não sendo chato, pra fechar:

Porque com quarta suspensa???
Csus4

Valeu mesmo

.:Anonimato:.
Veterano
# mar/06
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ceor10

a) add = adicionar na língua inglesa
significa que uma 2ª está sendo adicionada ao acorde

b) pq, no caso, o que está acontecendo é que o 4º grau da escala de Dó está sendo "suspenso" para ocupar o lugar do 3º
o mesmo pode acontecer com 2º grau que também pode ser "suspenso" e substituir o 3º

ceor10
Veterano
# mar/06
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Muito obrigado mesmo, boa sorte!

.:Anonimato:.
Veterano
# mar/06
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ceor10

Amém!

albertoellobo
Veterano
# mar/06
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ceor10
Pessoal, você sabe como ler esse acordes???

Dadd2
Fmaj7
Csus4 (isso deve ser: Dó sutenido com quarta)



Dadd2 = Ré com Segunda (creio eu - ficou paracenedom marcha de carro, hauhauhua)
Fmaj7 = Fá com sétima aumentada (tenho certeza)
Csus4 = Dó Suspenso com Quarta (acho que é isso)
Abraços!

thifm
Veterano
# mar/06
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albertoellobo
Bom... tah certo q nao vai mudar em nada, mas os nomes que vc deu aos acordes, estão errados:

Fmaj7 -> Fá com sétima MAIOR!! cuidado...
Csus4 -> Dó com quarta suspensa!!

O importante é saber fazer direito no braço do violão!! hehehe... aos mais céticos: a teoria ajuda mas, convenhamos, quem vai ficar pensando nisso na hora de tocar??

albertoellobo
Veterano
# mar/06
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thifm

Sim... no cado do Dó com 4ª suspensa, blz, mas Fá com Sétima maior e Fá com sétima aumentada não é a mesma coisa (aumenta-se um semitom à 7ª)?

thifm
Veterano
# mar/06
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albertoellobo
Negativo, chefe!!

a sétima possui quatro "estados": diminuta, menor, maior e aumentada

Pense na escala de Dó:

Dó Ré Mi Fá Sol Lá Si Dó

o Si é a 7M (Sétima Maior), e se eu tiver Si# (si sustenindo)?? Quem será???
Resposta: A sétima aumentada.

Então, podem perguntar: Si# não é igual a Dó??? Sim... harmonicamente falando, se eu fizer um Si# ou um Dó, escutarei o mesmo som... só que na teoria não é a mesma coisa!!

Fui mto confuso??

albertoellobo
Veterano
# mar/06
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thifm

Humm... detalhes matemáticos! Mas não deixa de ser o mesmo acorde, certo, só mudando a nomeclatura? Ou estarei eu equivocado de novo?

thifm
Veterano
# mar/06 · Editado por: thifm
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albertoellobo
Equivocado!!

Vamos por partes:

1. Pensando na escala de Dó: Dó Ré Mi Fá Sol Lá Si Dó
7dim: Sibb (Si dobrado bemol)
7m : Sib (Si bemol)
7M: Si (si)
7aum: Si# (Si sustenido)

A nomenclatura do acorde Dó, ficaria da seguinte maneira para cada um dos casos:

C7dim (ou entao poderia ser um Cº)
C7 ( o conhecido Dó com sétima, aliás, sétima menor!!)
C7M ( Dó com sétima maior)
C7aum (Dó com sétima aumentada mas, sinceramente, nunca vi alguém usar esta nota...)

thifm
Veterano
# mar/06 · Editado por: thifm
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(ou entao poderia ser um Cº)
Se ele tivesse a quinta diminuta também.. hehehe... mas isso é outra historia!!

thifm
Veterano
# mar/06 · Editado por: thifm
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Ah, esqueci de dizer:

Na realidade:

Fmaj7 = F7M = F7+ (tudo Fá com sétima MAIOR)

Faum7 = Fá com sétima AUMENTADA

Se a gente expandir os acordes, teremos:

Fmaj7
1. Tonica: Fá
2. Terça: Lá
3. Quinta: Dó
4. Sétima: Mi

Faum7
1. Tonica: Fá
2. Terça: Lá
3. Quinta: Dó
4. Sétima: Mi#

Sacou?

albertoellobo
Veterano
# mar/06
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thifm

Opa!!!!
Agora entendi!!
Vlw mesmo pelas dicas
Ei... vc é prof° de harmonia?

Abraços, cara!

thifm
Veterano
# mar/06
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hahahaa.. professor nada!!
To aprendendo ainda... como eu não tenho nada de especial na hora de tocar violao/guitarra, decidi estudar a teoria!! hehehe..

Blue Jazz
Veterano
# mar/06 · Editado por: Blue Jazz
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Ops, cuidado aí gente...

Dadd2: O correto é D9add. Siginifica que uma nona foi adicionada ao acorde sem a presença da sétima. Isso ocorre porque na cifragem utilizada pelos americanos a sétima normalmente não é citada, portando pra eles D9 significa o que D7.9 é para nós.

Csus4 ou C4sus. A terça é suspensa do acorde pelo uso da quarta, ou seja, o acorde fica "suspenso", sem tonalidade (maior ou menor) definida.

Rachmaninoff
Veterano
# mar/06 · Editado por: Rachmaninoff
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thifm
Cara tu falou tanta coisa errada aí que eu não sei nem por onde começar.

albertoellobo, presta atenção nisso aqui:

C7 = dó com sétima (ou sétima menor) = C E G Bb
Cmaj7 = C7M = C7+ = fá com sétima maior = C E G B

Sétimas podem ser maiores ou menores.
Quintas podem ser aumentadas, justas ou diminutas.
Sétima aumentada não existe.

O que se chama de "acorde de sétima diminuta" na verdade é um acorde formado pela tônica, a terça menor, a quinta diminuta e a sétima dobrado bemol, e pode ser escrito de várias formas. As mais comuns são Cº e Cdim.

Ainda existe o "acorde meio diminuto", mas eu não vou explicar pra não complicar mais. Entenda primeiro esse lance aí.

Blue Jazz
Veterano
# mar/06 · Editado por: Blue Jazz
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Rachmaninoff,

Setima dobrado bemól não existe, é sétima diminuta mesmo.
O que existe é uma nota ser dobrada bemol para se tornar uma sétima diminuta, por ex: Cbb em D°.
A sétima não é como a quinta: diminuta - justa - aumentada...
Na sétima se usa: diminuta - menor - maior... sendo que a aumentada não existe e a diminuta é enarmônica a sexta maior.

adonis
Veterano
# mar/06
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e aew ceor 10!
O Dadd2 é um rè com nona ou segunda tanto faiz ....Fmaj7 é fá maior com setima e o Csus4 isso nem existe, vc pode coloca o "sus" ou pode coloca so a 4º vai dar no mesmo, por que um acorde suspenssa quer diser que a 3º nota do acorde vai subir para a 4º entao tanto faiz colocar
um 4 como colocar um sus.
falow...

Rachmaninoff
Veterano
# mar/06
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Blue Jazz
Setima dobrado bemól não existe, é sétima diminuta mesmo.
O que existe é uma nota ser dobrada bemol para se tornar uma sétima diminuta


Era isso que eu queria dizer, mas me expressei mal na ânsia de escrever rápido.
Valeu.

thifm
Veterano
# mar/06 · Editado por: thifm
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Rachmaninoff
Não existe sétima aumentada??? Então corrija todos os livros de teoria que tenho (que não são poucos)

Você pode estar confundido a utilização da sétima aumentada com a teoria da mesma. Jamais vi alguém que escrevesse uma música com sétima aumentada, ou um acorde com sétima aumentada, não tem lógica mesmo, pois HARMONICAMENTE, a sétima aumentada é a oitava justa!!

MAS ELA EXISTE!!
Exemplo:
C D E F G A B C

Na escala de Dó, quem seria o B#??? A oitava?? Errado, a oitava é Dó!!!

Só coloquei o Faum7 para exemplificar, não tem cabimento escrever uma nota dessa!! hehehe. Escreveria F, simplesmente!!

thifm
Veterano
# mar/06
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Corrigindo um erro GROTESCO meu!!

Fmaj7
1. Tonica: Fá
2. Terça: Lá
3. Quinta: Dó
4. Sétima: Mi

Faum7
1. Tonica: Fá
2. Terça: Lá
3. Quinta: Dó
4. Sétima: Mi#


Desculpa a falha!! é tanta informação!! hehehe

gabert
Veterano
# abr/06
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Blue Jazz, você está realmente muito equivocado. Todos os intervalos musicais podem ser aumentados ou diminutos, porém apenas os intervalos de 1ª, 4ª, 5ª, 8ª, 11ª é que são justos. Outro detalhe, D9add não é o mesmo que D7/9. Nem para os Americanos e nem para nós. A primeira não possui nenhuma sétima, esse acorde chama-se adicionado exatamente por isso. Já o segundo acorde possui todas as terças superpostas, inclusive a sétima. Para deixar um pouco mais claro:

D7/9 possui estas notas em sua formação (D F# A C E)
D9add exclui a sétima, faz um salto de terça (D F# A E)

Por esse motivo diz-se que é uma nona adicionada. Ok?

.:Anonimato:.
Veterano
# abr/06
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B# e Si# foram a gota d'água...

.:Anonimato:.
Veterano
# abr/06
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gabert

Meu caro, preciso falar com vc!

gabert
Veterano
# abr/06
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.:Anonimato:.Ok, se vc tiver MSN, me manda!

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