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Mensagem |
Allan Martiny POA Veterano |
# abr/06
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Poh, Fmaj7 entaum eh a msma coisa q F7M?
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gabert Veterano |
# abr/06
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Allan Martiny POA, é exatamente isso. Você poderá ver algumas formas diferentes de cifragens, mas que na verdade representam o mesmo acorde.
Fmaj7
F7+
F7M
São todos o mesmo acorde. Fa maior com sétima maior.
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Vinicius de Abreu Veterano |
# abr/06
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Um acorde com sétima MAIOR pode ser representado também pela nota seguida de um triangulo.
Essa representação é encontrada às vezes em partituras antigas, e hoje em dia é dificil ve-la.
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LeandroP Moderador |
# abr/06
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e---0----------|---0------5---|---3----------|----
B---3------5---|---1------5---|---3------6---|----
G---2- ou -2---|---2- ou -5---|---3- ou -7---|----
D---4------4---|---2------3---|---3------8---|----
A---5------5---|---0----------|---3----------|----
E--------------|---1----------|----------8---|----
Dadd2 Fmaj7 Csus4
Existem outras formas de armar estes acordes. Aqui eu postei as mais comuns.
Utilize-se das fórmulas que o pessoal postou pra descobrir outros.
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thifm Veterano |
# abr/06
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.:Anonimato:.
B# e Si# foram a gota d'água...
Por que?? Escreva a escala de Dó# para vc encontrar o Si#, ou ele não existe???
Dó# Ré# Mi# Fá# Sol# Lá# Si# Dó#
Abs!!
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thifm Veterano |
# abr/06
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Vinicius de Abreu
Pô.. legal!! Não sabia dessa!!
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LeandroP Moderador |
# abr/06
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thifm
Você está certo sobre B# ser igual C ou Cb ser igual a B.
Mas está equivocado em relação a 7a.
As sétimas são diminutas, menores e maiores, nunca aumentada.
Não tem cabimento a 7a ocupar o lugar da tônica na escrita. Não há função melódica ou harmônica que descreva isso. Nenhum contexto hamônico abriga uma 7a aumentada. É possível escrever na partitura a nota B# dentro de uma tonalidade de Dó, mas não significa que é 7a aumentada, significa que quem escreveu na partitura errou.
Usando uma escala que tem todos os sustenidos, a escala maior de C#:
C# - D# - E# - F# - G# - A# - B# - C#
O B# é uma 7a maior.
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Allan Martiny POA Veterano |
# abr/06
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gabert
Valeu ae mano, agora intendi =D
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thifm Veterano |
# abr/06
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LeandroPanucci
Hmmm... concordo com o que você disse!! Realmente, não tem nexo o cara escrever uma sétima aumentada. Mas, para fins teóricos (apenas teóricos!!), ainda creio que a sétima aumentada exista.
Mas, pra q vamos discutir o sexo dos anjos?? De qq maneira, valeu o toque!!
Abs!!
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Vinicius de Abreu Veterano |
# abr/06
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Escrever B#, E#, Cb, o que for, em uma partitura, não é errado.
Para fins teóricos é usado sim, mas existem pessoas que preferem não usar.
Mas não está errado.
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LeandroP Moderador |
# abr/06
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Vinicius de Abreu
Não disse que está errado escrever E# ou Cb. Mas as notas não são colocadas aleatoriamente. Pra se colocar uma nota dessas a mesma deve estar dentro da tonalidade, não existe um "tanto faz" pra escolher entre um B# e um C.
Não é uma questão de preferência, existe uma regra simples que está na armadura da clave. Se tiver 7 sinais de #, aí a nota B# entra, senão é sempre C. O mesmo se aplica ao E#. A clave deve ter 7 "#" na armadura.
Por esta razão que não existe 7a aumentada.
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Vinicius de Abreu Veterano |
# abr/06
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Sim, Leandro, é necessário seguir essas regras sim.
Acho que não me expressei bem, e também não interpretei bem, achei que estava dizendo que era errado escrever, por exemplo, um E# mesmo a armadura de clave tendo 6 sustenidos.
Tudo certo, então! :-)
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LeandroP Moderador |
# abr/06
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Vinicius de Abreu
Ops, eu vacilei agora. Quando tem 6 sustenidos o E# faz parte da tonalidade.
... errei pourra :p
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TONY BLANCO Veterano |
# abr/06
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LeandroPanuccie Cia
Vcs concordam que todo mundo deu uma versão diferente.
Será que algum juiz poderia dar o veredito final dessa parafernália toda?
Imagino eu, que ninguém entendeu nada de tanta explicações certas e erradas ao mesmo tempo.
[ ]´s
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thifm Veterano |
# abr/06
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TONY BLANCO
Nao sou juiz!! Mas posso dar um veredito final??
Vamos praticar e parar com essa discussão !!
hhaahhaa... Pra mim, morreu!!
Abs!!!
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LeandroP Moderador |
# abr/06 · Editado por: LeandroP
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TONY BLANCO
Quando aparece a nota B#, deve ter 7 sustenidos na armadura da clave.
Quando aparece a nota E#, deve ter no mínimo 6 sustenidos na armadura da clave.
Me equivoquei antes em afirmar que 7 sustenidos eram o para E# também.... generalizando.
Se eu tivesse editado, como é do meu costume, teria deixado em vão o tópico do colega Vinicius de Abreu, que chamou a atenção pra este ponto.
Em harmonia existem regras e devemos respeitá-las, e é isso que estamos discutindo.
Eu só coloquei este ponto pra dizer que não existe 7a aumentada.
Abraço.
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TONY BLANCO Veterano |
# abr/06
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Me equivoquei antes em afirmar que 7 sustenidos eram o para E# também.... generalizando.
Agora sim, valeu mesmo.
[ ]´s
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Luckas_Guitar Veterano |
# abr/06
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ceor10
Dadd2 =d maior adicionado da nona(ou segunda).
Fmaj7 =fá maior com sétima menor.
Csus4=dó suspenso com quarta.
;)
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LeandroP Moderador |
# abr/06
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Luckas_Guitar
Fmaj7 = fá maior com sétima maior.
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Luckas_Guitar Veterano |
# abr/06
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LeandroPanucci
Ops, falha nossa! Realmente.
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gabert Veterano |
# abr/06 · Editado por: gabert
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LeandroPanucci, você cita: "As sétimas são diminutas, menores e maiores, nunca aumentada. "
Você está equivocado. Existe uma regra simples em relação aos intervalos. Todos podem ser maiores, menores, diminutos ou aumentados, porém somente os intervalos de 1ª, 4ª, 5ª, 8ª, e 11ª são justos.
Exemplo simples de sétima aumentada: Se tomarmos a nota Do como tônica, a nota B# é uma sétima aumentada.
C ---------Bb sétima menor 7
C----------B sétima maior 7M
C----------B# sétima aumentada 7#
É óbvio que o B# na prática equivale ao C, mas quando nos referimos aos intervalos, essa é a forma que prova a existência da 7ª aumentada. Essa mesma relação matemática pode ser feita com qualquer intervalo.Um abraço!
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LeandroP Moderador |
# abr/06
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gabert
Como você escreve na partitura uma 7a aumentada na tonalidade de Dó? Colocando um # antes da linha do B ??? Por que você substituiria a tônica C pelo B# ??? Só pra sétima ser aumentada?
Tudo bem, eu concordo que é possível escrever, mas porque faria isso se é mais fácil e mais coerente escrever C como tônica, que é a fundamental e não 7a aumentada, que não diz nada melodicamente?
Na tonalidade de C# maior existe a nota B# e não tem nada de errado nisso, mas ela será uma 7a maior pra C#, e não 7a aumentada.
Num acorde maior onde entraria também uma 4a diminuta? Por que este intervalo iria substituir a 3a maior ??? Na quartal?
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thifm Veterano |
# abr/06
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LeandroPanucci
Chefe, o que o Gabert disse e o que estou dizendo desde o começo do tópico é que existe a sétima aumentada na teoria!! Mas não existe prática alguma nela!! Só isso!!
Em outras palavras: existe mas não serve pra nada (que eu saiba!! hahahah)
ABS!!
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LeandroP Moderador |
# abr/06
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thifm
Nem na teoria e nem na prática. Eu aposto!
:)
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TONY BLANCO Veterano |
# abr/06
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http://www.musicaeadoracao.com.br/tecnicos/teoria_musical/teoria_onlin e/teoria_intervalos/intervalos_10.htm
LeandroPanucci
Por favor, dê uma olhada aqui.
[ [´s
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LeandroP Moderador |
# abr/06
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TONY BLANCO
Pra mim isso não existe.
O fato de estar no site não quer dizer que está certo.
Gostaria de ver uma música escrita com este intervalo. E pedir pra me explicar porque usou 7a aumentada ao invés de tônica. Qual a razão melódica e harmônica pra ocorrer isso.
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TONY BLANCO Veterano |
# abr/06
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Qual a razão melódica e harmônica pra ocorrer isso.
Gosto melódico. Não existe isso de certo ou errado.
Tanto pode-se usar a 7ª como a tônica, o ouvido vai dizer qual é o som melhor pra se ouvir.
[ ]´s
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gabert Veterano |
# abr/06
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LeandroPanucci, a Teoria nos mostra que esses intervalos existem sim. Agora, é claro que do ponto de vista prático, pode-se ver tudo com outros olhos. Minha intenção foi apenas colocar o que qualquer livro mediano de teoria musical ensina. Bem, acho que é isso. Um abração Leandrão!!!
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thifm Veterano |
# abr/06
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LeandroPanucci
gabert
O que uma sétima aumentada é capaz de provocar, hein? hahahaha...
sinceramente, nao vejo sentido em utilizar a sétima aumentada. Escreve TONICA logo!!! hahahaha
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LeandroP Moderador |
# abr/06
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TONY BLANCO
Gosto melódico. Não existe isso de certo ou errado.
hahaha
É esta liberdade de gosto onde não se deve que faz com que vejamos por aí muitas inocentes cifras escritas errada. Por que escrever um Em(b6) se é mais lógico ser C/E.
Complicação desnecessária.
thifm
Ufa... não tem razão de existir.
gabert
Eu entendo e agradeço o seu interesse. Não é porque um determinado livro de teoria coloca erroneamente um intervalo de 7a aumentada como "exemplo" de classificação de intervalos que está certo. Como disse o thifm, escreva "tônica" logo. Como eu também havia dito, é possível escrever na partitura, mas não existe razão de estar certo nem na teoria e nem na prática.
Se o intervalo for de 6 tons inteiros, então é uma 8a justa e não uma 7a aumentada.
Imagine um arpejo de Dó c/ 7a aumentada... não faria sentido.
(que barato, tô discutindo com meu ídolo :o)
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