Cordas 0.11 nao deixa o violao "Duro"?

Autor Mensagem
jaime_plucky
Veterano
# mar/06 · Editado por: jaime_plucky
· votar


Não gosto desse negócio de tocar violão com a afinação abaixo ou acima do diapasão (2)

So faço isso quando vou tirar uma musica que tem afinaçaum assim

Como por exemplo neste momento estou tirando a musica Tudo Mudar do CD charlie brow acustico, ela e em Eb

albertoellobo
Veterano
# mar/06
· votar


Marco Alan Rotta
E não deseduca seu ouvido, não? Tipo, quando afina o violão "no talo", não fica lhe parecendo meio estranho? Porque comigo fica. Se eu passar uma semana tocando em violão com tom abaixo ou acima, deafina minha audição...

Abraços!

Alexandre Souza
Veterano
# mar/06
· votar


Marco Alan Rotta
Eu faço exatamente isto no meu violão tipo folk. Cordas 0.011 em Eb.
Abraços


eu uso 0.11 em Eb na minha guita, melhora muito o timbre...

albertoellobo
E não deseduca seu ouvido, não? Tipo, quando afina o violão "no talo", não fica lhe parecendo meio estranho? Porque comigo fica. Se eu passar uma semana tocando em violão com tom abaixo ou acima, deafina minha audição...

Abraços!


acostuma man, no começo até atrapalha um pouco mas depois pega as manha e ja era.

albertoellobo
Veterano
# mar/06
· votar


Alexandre Souza
Tipo, mas o foda é que eu canto e toco. Se acostumar tocar em meio tom abaixo todas as músicas, não me causaria problemas para reincorporar a música novamente ao tom?

Alexandre Souza
Veterano
# mar/06
· votar


albertoellobo
cara, muita gente q eu conheco q canta usa afinação em Eb justamente pra dar um "descanso" pra voz, vc se esforça menos e tal e pro publico q ta ouvindo a mudança de 1/2 tom é imperceptível

albertoellobo
Veterano
# mar/06
· votar


Alexandre Souza
Certo. Mas e a volta depois ao tom original, depois de se acostumar a cantar meio tom abaixo, não é prejudicial à afinação?

Alexandre Souza
Veterano
# mar/06
· votar


albertoellobo
"acho" q nao, no meu caso as vezes eu toco algumas musicas com a banda ou BT afinado em E e eu nem mexo na afinação da minha guita, simplesmente subo 1/2 tom em cada acorde ou escala e ja era...

albertoellobo
Veterano
# mar/06
· votar


Alexandre Souza
Isso pode até funcionar em banda, pois os outros instrumentos que acompanham fazem o equilibrio do tom.
Mas EM VOZ E VIOLÃO (meu caso) simplesmente não funciona assim. Meio tom abaixo ou acima é meio tom e Tom é Tom. Vc faz uma escala ou um acorde em Eb e canta em E ou vice-versa e o estrago está feito. Imagina então uma música em G, que ficaria Gb... foda de entonar a voz nesse semitom! Essa é minha preocupação.

Alexandre Souza
Veterano
# mar/06
· votar


albertoellobo
entendo man, mas só testando pra ver... como eu disse muita gente usa afinação meio tom abaixo jsutamente pra aliviar pro vocal, desde de bandas conhecidas, cantaroes famosos e principalmente quem faz voz e violão na noite, q canta horas e horas direto.

Leo-RJ
Veterano
# mar/06 · Editado por: Leo-RJ
· votar


albertoellobo

Olá, mas claro que passaremos o conhecimento adiante. E já viu que deu para ajudar mais um. O cara lá do trabalho só fala no novo encordamento (até para quem não curte violão), e o bom é que ele ficou tão satisfeito que aumentou o gosto pela coisa. Muito legal isso.

Bem, aqui vai aquele luthier que te falei. Não conheço o trabalho dele, foi aquela corrente do "compartilhar"

O nome dele é Gravina, veja o site:



Leo-RJ
Veterano
# mar/06
· votar


albertoellobo

Olá,

Pois é, minha primeira mexida será essa: cordas D'addário Tensão Média e rastilho de osso.

Compartilhar é tudo mesmo, pois vivemos em sociedade. Mesmo quando vivíamos nas cavernas, já buscávamos, ao contrário de outros animais, viver em grupo, compartilhando, trocando e exercendo de forma mútua.

Foi tão legal ver aquele cara lá do trabalho feliz, falando do encordamento D'addário, e ele até ganhou um novo entusiasmo pelo instrumento. Muito bom isso.

Mas certamente você é um grande compartilhador.

Bem, quando ao luthier, não conheço o trabalho dele. É aquela história de um passou para o outro e para o outro, comparilhando.

O nome é Gravina.

E aqui vai o site del (só não sei se o link vai funcionar, se não funcionar, basta um "ctrl C" e "ctrl V" para ir lá). Parece coisa fina.


http://www.alessandraraulino.com/gravina/frames_historico.htm

http://www.alessandraraulino.com/gravina/frames_historico.htm

Leo-RJ
Veterano
# mar/06
· votar


albertoellobo

No site vemos que ele monta baixos e guitarras muito bonitos, e há uma aula sobre madeiras.

Ah, e acabei de ver lá no finalzinho do link "Histórico" do Gravina que ele dá curso de iniciação à lutheria. Tenho a impressão que isso, em um futuro próximo, vai te interessar :)

Abraços!!

ROTTA
Veterano
# mar/06
· votar


albertoellobo
E não deseduca seu ouvido, não?

Meu ouvido não tem educação alguma... =)
Abraços.

albertoellobo
Veterano
# mar/06
· votar


Marco Alan Rotta
Meu ouvido não tem educação alguma... =)

Pois é... o meu já não tem muita educação tb (confundo muito os intevalos, principalmente os 4ª e 6ª)... imagina, então, meio tom abaixo ou acima do que estou acostumado a ouvir...

albertoellobo
Veterano
# mar/06
· votar


Leo-RJ
Cara, é isso ai!
Vc falou tudo! As vezes nós, que passamos alguma dica (como seu caso para com o seu amigo) quando vemos ela funcionar tb com os outros como com a gente, ficamos até mais felizes que a pessoa beneficiada, né?
Acho que esse é o sentido de se saber algo: poder passá-lo à frente!

Abraços, amigo.
E obrigado pelas dicas do Luthier. Esse vai pro meu "catálogo" de informações que pretendo passar adiante quando alguém precisar.

Alexandre Souza
Veterano
# mar/06
· votar


Meu ouvido não tem educação alguma... =)

essa é a ideia, musica vai alem da afinação meio tom abaixo ou acima, além de marcações no braço do instrumento, escalas etc...

healification
Veterano
# set/09
· votar


eu tenhoo uma seria dificuldade em tocar violão pq achu as cordas duras , mas quando pego uma guitarra consigo fazer solos ilários eu uso cordas 09 no violão e na guitarra 010 mas achu dificil para dar bends no violão, a minha pergunta é se pode trocar as cordas de aço do meu violão para nylon?naum estraga nada naum neah?

EADGBE
Veterano
# set/09
· votar


Violão tem que ser 012, é o que há de melhor em relação a timbre e pegada.

luquinhas12
Veterano
# set/09 · Editado por: luquinhas12
· votar


bem,eu uso 0.010,fica legal o som atéh,meu primo usa acho que é 0.013,é foda,eu não to acostumado,hehe

luquinhas12
Veterano
# set/09
· votar


healification
nao faça isso,não troque o encordoamento para nylon,pq da um monte de problema se não regular certinho o tensor,o braço empena,fica muito ruim
e como dizem:VIOLÃO DE NYLON É NYLON E AÇO É AÇO

GiulianoB
Veterano
# set/09
· votar


eu tenho um folk e sempre usei 0.11 só que senti que tava forçando muito pra fazer algumas coisas, ai passei para 0,10 bronze da d'dadario e vou falar uma coisa, melhorou muito minha "tocabilidade"
mas é questao de gosto tambem, tem gente que usa 0,12 , 0,13 e tal pq quer um timbre mais "gordo"
eu ja recomendo a 0.10 pra violao , 0,09 acho fina demais, mais indicado pra guitarra mesmo...(e ate guitarra recomendo 0,10 apesar de eu usar 0.09)

Iltinho
Veterano
# out/09
· votar


acabei de comprar um encordoamento 0.09 para o meu Takamine poruq estava achando ele muito duro...

...fiz besteira???

Iltinho
Veterano
# out/09
· votar


em tempo;

antes usado cordas 0.10 bronze da d'dadario; achava muito duro apesar de gostar do som.

luquinhas12
Veterano
# out/09
· votar


parabens a quem ressuscitou o tópico,agora,veja bem:um tópico de 2006:tres anos depois o mlk ja deve ate estar acostumado com cordas 0.13

AFSVilela
Veterano
# out/09
· votar


luquinhas12
Ressuscitar um tópico pra postar uma dúvida relacionada a ele não é problema. Na verdade, é até recomendável.
O condenável é alguém responder a uma pergunta que já foi respondida, ou ressuscitar para fazer um comentário que não agregue nada.

tuliofcosta
Veterano
# jun/11
· votar


[b][/b]jaime_plucky

Luthier ou lutier é um profissional especializado na construção e no reparo de instrumentos de corda com caixa de ressonância!!
abraço

kauegomes1903
Membro Novato
# ago/13
· votar


Eu tenho um Giannini GF-1C Folk alguém ai deve ter, ou já teve. Eu queria saber se não tem problema com encordamento 0.11 mandei um Email pra Giannini eles me falaram que de fabrica vem 0.9 mais se quiser botar 0.11 pode era só dar 1/4 de uma volta no tesor que ficava blz, fiz isso ta tudo bem faz dois dias já que coloquei as cordas não perdeu afinação o braço esta como estava antes, mais me falaram que poderia causar problemas em longo prazo pois a tensão seria dois calibre acima do normal, alguém ai já fez essa mudança de calibre? se alguém poder me ajudar eu agradeço.

ViniciusBorges
Veterano
# ago/13
· votar


kauegomes1903

Eu uso .013 no meu há uns dois anos e nunca deu problema. Assim, .011 é um calibre considerado 'custom light'(o que seria o meio-termo entre o extra leve que é a .010 e a leve que é .012 - Sim, por mais que pareça estranho, lá fora eles consideram .012 uma corda leve) então acho que em qualquer violão de aço com uma construção minimamente decente aguenta tranquilo. A partir de 0.12 é que você deveria ficar mais de olho. O que eu recomendaria é você testar o calibre mais pesado e caso verifique algum dano no instrumento, principalmente na região do cavalete(tipo qualquer empeno ou rachadura), trocar de calibre imediatamente.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Cordas 0.11 nao deixa o violao "Duro"?