Samba e bossa nova: ritimo e acordes, duvida!!!!

Autor Mensagem
Raphael cox
Veterano
# jan/06


E ai pessoal beleza?

a duvida é a seguinte, estou começando a aprender samba e bossa(nao é bem começando mas....) gosto de tocar gal,caetano,chico....

o que tá me dando trabalho é a batida tipo, nao queria fazer aquela levada nao mais sim puxando as cordas com 4 ou 3 dedos...tem alguma coisa que eu posso fazer pra aperfeiçoar isto....e acordes estão me fazendo quase deslocar os dedos...tem que ser aquelas notas mesmo??eu nao sei se são chamadas dissonantes mais acho que sim...com 7 9 13 essas coisas... que poder dá alguma dica agradeço

thifm
Veterano
# jan/06
· votar


Raphael cox
Cara, precisar, não precisa ser com todas aquelas frescuras.. mas que fica beeeem melhor, com certeza.. afinal, faz parte da harmonia da música!

Agora, atenção para a dica: ESTUDO!!

abraços!!

luis7777
Veterano
# jan/06 · Editado por: luis7777
· votar


tem que ser aquelas notas mesmo??eu nao sei se são chamadas dissonantes mais acho que sim...com 7 9 13 essas coisas... que poder dá alguma dica agradeço
olha cara, eh o seguinte, vamos supor, um Cm7/9b/13b
nos nao temos dedos suficientes para tocar esse acorde, entao o que poderia ser feito seria omitir a quinta do acorde, entao ele ficaria assim:

C-Db-Eb-Ab-Bb

msm dessa forma nao daria para vc tocar o acorde, entao vc poderia tirar a tonica e deixar soh as outras notas.

e sim, essas notas se chamam dissonancias, bom, se vc esta pensando em triade a 7 eh dissonancia, se for em tetrade ela nao eh.


abraços

jaime_plucky
Veterano
# jan/06 · Editado por: jaime_plucky
· votar


Raphael cox

Eh aquela questao o lado mais dificil eh sempre mais emocionante, e as veses eh mais gratificante.
Cara tenta pegar esses estilos do jeitos que eles sao, eh so voce se dedicar mais. em um piscar de olhos voce ja vai estar dominando.
E a questao dos acordes dificeis, cara eh ate melhor dominar esses acordes que depois voce vai conseguir uma elasticidade e versartilidade incrivel nos dedos .

Vai ser dsificil mas o resultado vai ser muito bom. alem de pegar esses estilos voce vai ter muito mais facilidades pra pegar outros estilos mais dificeis tambem.

luis7777
Veterano
# jan/06
· votar


E a questao dos acordes dificeis, cara eh ate melhor dominar esses acordes que depois voce vai conseguir uma elasticidade e versartilidade incrivel nos dedos .
esqueci de falar isso tb

Digao
Veterano
# jan/06
· votar


Raphael cox

pra tocar o ritmo é treino... é so acostumar os dedos... e deixe a unha crescer q o som fica bem melhor...

E qt aos acordes é só se acostumar, nem sao tao dificeis assim... só num primeiro momento, depois vc decora e vai embora...

albertoellobo
Veterano
# jan/06 · Editado por: albertoellobo
· votar


Raphael cox
Bossa é foda, cara!
Decidi me enveredar por esse caminho (imagina eu, com cheiro de violão folk...) e me fudi todo... perdi noites de sono treinando esses acordes malucos e até mesmo meu professor duvidou das minhas puras intenções em aprender bossa (pra ele, eu estou interessado em pegar alguma aluna do curso que curte bossa, hehehehe). Consegui, depois de exaustivos treinos (quase adquiri uma tendinite), assimilar a batida, esse aperta puxa e solta com Polegar 3 e 4 dedos, consegui tirar algumas músicas e de repente, ao ver um especial do João Bosco na TV Cultura, bateu um desânimo... o cara toca que putaquepariu! Acho que nem em mil anos chegarei a metade do que ele toca. Tou quase desistindo de aprender bossa e montando uma banda de punk-rock, pois, barulho em cima de 3, 4 acordes eu sei fazer.

Sei que não te ajudei em nada, mano, mas... um abraço do mesmo jeito.

Marciel
Veterano
# jan/06
· votar


albertoellobo
até mesmo meu professor duvidou das minhas puras intenções em aprender bossa (pra ele, eu estou interessado em pegar alguma aluna do curso que curte bossa, hehehehe).

Eu tambem acho!!!!
Monta a bandinha de punk-rock e deixa de ser senvergonha!


Raphael cox
Olha cara!! Eu tambem gosto muito desse estilo e é dificil mesmo mas com persistencia voce consegue qualquer coisa. Começa com musicas mais faceis quando voce ve ja vai estar tocando legal, o dominio vem com o tempo, eu demorei seis meses para dominar o samba e a bossa nova. Mais foi ralando muito!!!


Um Abraço!!!!

albertoellobo
Veterano
# jan/06 · Editado por: albertoellobo
· votar


Marciel
Eu tambem acho!!!!
Monta a bandinha de punk-rock e deixa de ser senvergonha!

Olha quem fala....



Ei... pensou naquela proposta que te fiz... o Crafter + 75, vai?
Se vc topar, como brinde, eu paro de falar mau do urubú.
HuaHuaHuaHUa....

Abraços, mano!
Boa Noite!

spy2k
Veterano
# jan/06
· votar


albertoellobo

Tendinite? Te cuida bicho.

Tais treinando muito?

albertoellobo
Veterano
# jan/06 · Editado por: albertoellobo
· votar


spy2k
Tendinite? Te cuida bicho. Tais treinando muito?

Uma fadiga nos tendões. Se eu não diminuísse o ritmo dos treinos, certamente evoluiria para uma tendinite.

Abraços.

spy2k
Veterano
# jan/06
· votar


albertoellobo

ooo loko meu.
vc manja de harmonia cara? os acordes da bossa nova não são tão complicados assim.

preste atenção nos seus dedos, observe a movimentação das notas, acho que esse é o segredo.

pega leve cara. dá pra levar a música de abertura (belíssima) da novela só no ouvidão. tente tirar um pouquinho dela a cada dia, nada de espetacular.

albertoellobo
Veterano
# jan/06
· votar


spy2k
vc manja de harmonia cara?
Algua pouca coisa. Muito pouca mesmo...

os acordes da bossa nova não são tão complicados assim.
São sim... principaslmente aqueles que pensam que eu uso os dedos do Homem-Elástico.

spy2k
preste atenção nos seus dedos, observe a movimentação das notas, acho que esse é o segredo.
Eu procuro memorizar a posiçao e a ordem lógica dos mesmos. Nomes não dá ainda não...


pega leve cara. dá pra levar a música de abertura (belíssima) da novela só no ouvidão. tente tirar um pouquinho dela a cada dia, nada de espetacular.
Essa eu sei tocar... Vc é linda - Caetano Veloso. Muito legal mesmo.


Cara, vlw, pelas dicas.
Abraços!

spy2k
Veterano
# jan/06
· votar


albertoellobo

:)

Marciel
Veterano
# jan/06
· votar


Boa tarde!!!!

Marciel
Veterano
# jan/06
· votar


spy2k
albertoellobo

Voces conseguem tirar musicas de ouvido com precisao!?
Eu so meio enrolado! Quero dizer so tiro o tom e o resto eu enrolo!

Marciel
Veterano
# jan/06
· votar


albertoellobo

Há!! Pensei na proposta, cheguei na conclusao que...
Tu é um verdadeiro cupinsao! Tais pior que os que tem la em casa, quer meu Crafter a todo pano! Seu Chato!!!
Eu nao vou te dar meu Crafter e de mais a mais nos estamos na catinga o negocio ta preto mas ainda estamos voando, sobrevuando a carniça...
...Cade a carniça!? Ué!!!!
Gremio!?, Gremio!? Oh!! Sera que estao em casa matando mosca!?
HaHaHaHaHa!!!!!

Boa tarde!!
Um Abraço!!!

jaime_plucky
Veterano
# jan/06 · Editado por: jaime_plucky
· votar


=)

albertoellobo
Veterano
# jan/06
· votar


Marciel
Cara, por falar em carniça, teu time de peladeiros perdeu mais uma, hahahahaha....

albertoellobo
Veterano
# jan/06
· votar


Marciel
Voces conseguem tirar musicas de ouvido com precisao!? Eu so meio enrolado! Quero dizer so tiro o tom e o resto eu enrolo!
Mano, eu tiro do meu jeito, ou melhor, do jeito que dá pa tirar...
Alguma ficam bem ruizinhas, mas é o que eu sei fazer...

Marciel
Veterano
# jan/06
· votar


jaime_plucky

O meu violao nao é dos melhores da Crafter mas eu gostei dele é um
JC-45E é um violao de segunda linha mais muito bom, Principalmente a captaçao.

Marciel
Veterano
# jan/06
· votar


albertoellobo

Entao somos dois, minha sorte é que quem me ouve nao entende muito!!

ilzo fuzaro
Veterano
# jan/06
· votar


Raphael cox
Bossa nova não é tão dificil, se voce insistir vai acabar conseguindo. Não tente tirar as notas dissonantes, pois Bossa sem dissonancia fica totalmente sem alma. Bossa Nova é dissonancia! Para assimilar bem o rítmo procure ouvir bastante o João Gilberto.

ilzo fuzaro
Veterano
# jan/06
· votar


albertoellobo
Que história é essa de banda de punk? Ta virando gringo, é? Continue insistindo na Bossa que voce consegue! Ainda bem que voce definiu bem o gênero punk rock: barulho de tres acordes. É exatamente isso! Barulho de tres acordes feitos por gente que não é capaz de fazer música!!!!!!!!!!!
Preste atenção: hot dog não é refeição, fusca não é carro, kaiser não é cerveja, tonante não é violão e rock não é música!
Simples, não é?
Abraços amigão!

spy2k
Veterano
# jan/06
· votar


Marciel

O ouvido é uma questão de renúncia saca...

Ou tu se propoe a tirar TUDO de ouvido (é o que eu faço) ou vai acabar ficando nos pouquinhos.

É claro, não consigo tirar tudo que escuto de ouvido, mas isso só tende a melhorar.

Uma coisa que eu faço bastante e que ajuda, é tirar qualquer som que você encontrar. Eu por exemplo, gosto de ficar tirando as músicas das propagandas, os jingles, é um baita exercício tu tirar uma trilha que está de fundo de uma propaganda com um monte de gente berrando na sala de TV.

vai a luta, to contigo.

CaimDark
Veterano
# jan/06 · Editado por: CaimDark
· votar


ilzo fuzaro
Preste atenção: hot dog não é refeição, fusca não é carro, kaiser não é cerveja, tonante não é violão e rock não é música!

Nada de simples. É o que eu sempre digo, isso é pura inveja porque a galera que berra "load up on guns and bring your friends, it's fun to lose and to pretend..." e outros semelhantes em cima de 3 ou 4 acordes ganha MUITO, mas MUITO mais que vocês violonistas clássicos com suas músicas mais complexas que as teorias do Einstein...

Um abração!

spy2k
Veterano
# jan/06
· votar


ilzo fuzaro

que radical tu bicho!

hahaha

a única coisa que eu não gosto do punk é aquela auto-suficiência: "eu não preciso de aulas, vou fazer tudo sozinho".

humildade?

albertoellobo
Veterano
# jan/06
· votar


Marciel
Entao somos dois, minha sorte é que quem me ouve nao entende muito!!
Huahuahauahauhau.... concordo. Comigo rola isso tb... se alguém que saca alguma coisa começa a assistir, aí eu já fico inibido.

albertoellobo
Veterano
# jan/06
· votar


spy2k
a única coisa que eu não gosto do punk é aquela auto-suficiência: "eu não preciso de aulas, vou fazer tudo sozinho".
Por isso não me considero um piunk-rocker... eu faço aulas de música (violão e canto). Pra mim ser um punker, eu teria que INVOLUIR (termo mais apropriado: regredir).


ilzo fuzaro
Cara, vou concordar contigo em gênero, número e grau. Continuo gostando a bessa de ouvir rock, punk-rock, barulho, eletrônica, etc, isso me agita e libera minha adrenalina, ou seja, me põe em "ponto de bala" pra qualquer parada. Mas já não concebo ouvir, por exemplo, um Nirvana, como a música que eu ouvia há 3 anos atrás. E se pego o violão e tento tocar "Come As You Are", acabo enfiando um monte de dissonâncias nela e mexo até na batida original, que é uma porrada nas cordas bordões usando o polegar e o indicador com a mesma força que um moleque usa pra tocar *******. Já não "consigo" fazer isso.... sei lá. Acho que fiquei um pouco exigente ou algo assim.

Quanto a persistir na bossa... tá foda, amigão! Ninguém leva a sério que eu realmente quero aprender bossa e samba. Tava pensando em comprar um puta violão nylon (um Yamaha, Crafter, Condor, sei lá, um desses top) mas voltei atrás, pois pode ser que eu gaste mais de 1500 paus em um brinquedo que não vá conseguir usar bem. Enfim... quero realmente aprender bossa mas estou desmotivado. Nem meu professor levou a sério minha intenção... o que vc faria no meu lugar?
Abraços!

spy2k
Veterano
# jan/06
· votar


albertoellobo

Eu comprei um moulder por R$700,00 nylon, é um violãozinho show de bola pra caramba.

Cai bem em tudo, tanto luauzinho com gravações e etc.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Samba e bossa nova: ritimo e acordes, duvida!!!!