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xlakiaz Veterano |
# jan/06 · Editado por: xlakiaz
Fala pessoal estou com uma dúvida aqui ...
baseado no exemplo abaixo muito mal feito eheheh, tem um compasso normal na escala de Dó sem nenhum acidente fixo, onde eu tenho um D#, G, G D , no casos dos acidentes não fixos no mesmo compasso, onde eu tenho um acidente(# ou b) influenciara a outra nota de mesma altura??? por exemplo no primeiro tenho D#, o segundo D tbm levará um sustenido???
isso funcionaria soh para as notas que tiverem num mesmo compasso??? e para notas que estaum uma oitavas diferentes??
...espero que tenha sido claro...valew aew pessoal...pois algumas peças que estou tocando saem um pouco estranhas se eu naum levar o sustenido pelo compasso de uma nota em uma mesma altura.. isso é regra, tem alguma explicação ou fiquei louco??eheheh...
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albertoellobo Veterano |
# jan/06 · Editado por: albertoellobo
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xlakiaz
Cara, isso chama-se Aramdura de Clave... e, no caso do seu desenho acima, qualquer nota que cair nessa linha será sustenido. Como vc citou Mi# e essa nota não existe (não há acientes entre Mi e Fá e Si e Dó), logo, Mi# = Fá.
Posso ter falado alguma besteira (teoria não é o meu forte) mas o pessoal "expert" em teorias aqui no FCC irão de ajudar melhor.
Abraços!
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Spectrum Veterano |
# jan/06
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albertoellobo
Sua explicação tá correta, mas a nota com sustenido ali na partitura é Ré!
Somente isso ;)
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O_Melhor_O_Modesto Veterano |
# jan/06
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sempre tive duvida nessas situações, vai pelo que soar melhor.
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rcardo_lemos Veterano |
# jan/06 · Editado por: rcardo_lemos
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E ae!
Intao... o segundo re também será sustenido.. msm sem o adicionamento do #....
Se voce quiser que o segundo re seja natural vc tera q acrescentar um bequadro...
Acredito que se tem um re sustenido em um compasso, todos os re do resto da musica tambem serão sustenidos (a nao ser que voce encontre um bequadro, ou um bemol no meio)
Aí tendo um bequadro, o resto dos "rés" serão naturais.. a mesma regra vale para o bemol.. =]
Achu q ficou meio confuso mas..... hehe
Enquanto às oitavas, acho que é a mesma coisa... nao importa a oitava, sendo Ré é essa regra... mas nao tenho certeza..
Espero ter ajudado...
Flww!
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albertoellobo Veterano |
# jan/06
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Spectrum
O Cara mudou o desenho... assim não vale, hahahahal.....
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xlakiaz Veterano |
# jan/06 · Editado por: xlakiaz
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hauiahauiahuai...é que eu tinha errado meu exemplo mais arrumei logo em seguida...
mais a situacaum é essa , eu tenho uma peça simples sem acidente fixo ou armadura de clave como queiram, e tenho dentro de um mesmo compasso 3 notas por exemplo Ré, 3 res na partitura, porem o primeiro Ré é sustenido os outros dois levam sustenidow tbm ?? é essa minha duvida resumidamente...
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albertoellobo Veterano |
# jan/06
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rcardo_lemos
Cara, quanto as oitavas, isso varia bastante... vai depender da escala que for aplicada... algumas vezes é necessário "acidentar" a nota em questão, e em outros casos, não.
Acho que é isso.
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albertoellobo Veterano |
# jan/06
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xlakiaz
Vai depender da escala... se vc oitavar o desenho todo, vai ter que usar os acidentes. Se for oitavar só a tônica, tb. Mas se dentro de um desenho melódico vc encontrar ou quiser add uma nota natural mesmo que a sua equivalente 1/8 abaixo esteja acidentada, não há problema nenhum em fazer isso.
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xlakiaz Veterano |
# jan/06 · Editado por: xlakiaz
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ahhh ntaum voces chegaram a conlusão que eu cheguei que deve acidentar as notas de mesma altura em um mesmo compasso, porem em oitava diferente funciona da mesma maneira??? alguem tem certeza aih??? eheheh ....mais o acidente vale por um compasso apenas certo??
quando tem o Bequadro volta a nota original, mais questaum é os acidentes...
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albertoellobo Veterano |
# jan/06
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xlakiaz
Pow, cara, assim não dá! eu acabo de explicar e vc edita o post mudando todo o sentido da pergunta... hahahahaha...
Mas acho que é isso... dentro da escala, se a tonica for acidentada e vc oitavar ela, vai ter que acidentar tb, mas dentro de uma linha melódica, nada inpede de vc usar uma detreminada nota acidnetada e outra oitavada sem acidentes. Mas se ambas forem na MESMA ALTURA do pentagrama e vc quiser anular o acidente, terá que usar bequadro.
Abraços!
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albertoellobo Veterano |
# jan/06
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xlakiaz
mais o acidente vale por um compasso apenas certo??
Não... o acidente vale por TODA A PAUTA ou pentagrama.
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xlakiaz Veterano |
# jan/06
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ahhh velhow eu mudei apenas uma nota não o sentido da pergunta....eheheh
Opa peraih velhow o que a tonica tem a ver na escala de Dò natural??
pois eu naum tenho nenhum acidente...eu tenho apenas um compasso onde tem duas notas uma é acidentada outra não eu queria saber se a segunda leva o # , e as notas em outra oitava??
isso acontece quando eu tenho acidente fixo e o acidente sera em todas as oitavas , mais naum foi o caso que te falei no exemplo lah ....
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xlakiaz Veterano |
# jan/06
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albertoellobo
Ahhhh velhow, ce tem certeza disso?? vale pra toda pauta quando é acidente fixo..., e praacidentes normais é da mesma maneira?? poxa agora fudeu tudo, sera que passei anos estudando errado ?? hauiahauia...
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albertoellobo Veterano |
# jan/06
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xlakiaz
Opa peraih velhow o que a tonica tem a ver na escala de Dò natural??
A tônica é o proprio Dó. Se vc acidentar ele, já e outra escala. Isso que quis dizer.
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xlakiaz Veterano |
# jan/06
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alguem aih tem certeza??? alguem entendeu realmente minha pergunta??? da uma mão aew pessoal...
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xlakiaz Veterano |
# jan/06
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albertoellobo
Isso eu sakei velhow, mais voce ta pensando em acidente fixo brow que eu levo o acidente pela partitura toda isso é fato,
mais eu to falando do acidente ali no D# numa escala de Dó maior que naum tem nenhum saka???
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albertoellobo Veterano |
# jan/06
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xlakiaz
pois eu naum tenho nenhum acidente...eu tenho apenas um compasso onde tem duas notas uma é acidentada outra não eu queria saber se a segunda leva o # , e as notas em outra oitava??
Nesse caso, eu acho que 1) essa partitura está escrita errada; ou então 2) deve ser pra toocar apenas essa nota com acidentes e as demais nessa altura não.
Já nas oitavas, se o desenho melódico por o mesmo, vai levar acidentes sim.
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albertoellobo Veterano |
# jan/06
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xlakiaz
Bicho... quero a ajuda dos universitários, hehehehehe...
Acabaram meus conhecimentos sobre teoria.
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22222 oirartnoc oa Veterano |
# jan/06
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Se uma nota recebeu o simbulo de bemol ou sustenido todas as suas repetições serão já sustenido ou bemol dentro daquele compasso.
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Ngm Veterano |
# jan/06
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xlakiaz
Você tá falando dos acidentes "passageiros" (não lembro qual o nome correto), né? Quando você tem um desses, todas as notas de mesmo nome vão ser acidentadas naquele compasso, inclusive as de outras oitavas.
Por exemplo, se você tem o D da quinta linha com um #, todos os D da quinta linha vão ser # também, mesmo sem ter o símbolo neles. Assim como todos os D do primeiro espaço suplementar inferior, e os do terceiro espaço suplementar superior. Mas só no mesmo compasso. Quando começar o próximo, tudo volta a ser natural.
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GRB Veterano |
# jan/06
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Se uma nota recebeu o simbulo de bemol ou sustenido todas as suas repetições serão já sustenido ou bemol dentro daquele compasso.
... Para desfazer os # e b deverá ser acrescentado o símbolo bequadro para as demais repetições.
Para quem quiser se aprofundar eu indico o link abaixo:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/122007/
Abs.
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xlakiaz Veterano |
# jan/06 · Editado por: xlakiaz
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aew pessoal captei a ideia, mais eu queria saber se o esquema das oitavas o pessoal tem certeza???
pois é interessante que alguem tenha certeza para meus estudos aqui...
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Ngm Veterano |
# jan/06
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xlakiaz
Eu tenho quase certeza desse esquema das oitavas. Talvez fosse melhor você perguntar no fórum de música erudita.
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xlakiaz Veterano |
# jan/06
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isso mesmo brow...ja postei lah o pessoal respondeu, se alguem tiver curiosidade...ta respondido lah ...valewzz...
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albertoellobo Veterano |
# jan/06
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xlakiaz
Posta aqui o link do tópico...
vlw!
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Clapton_Page Veterano |
# jan/06
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Se, por exemplo, em um compasso, ré levou um acidente, todos os rés (isso, todos mesmo) que estiverem no mesmo compasso serão acidentados, sem necessidade de indicação (mas não esqueça, só nesse compasso!). se houver um ré natural no mesmo compasso, haverá indicação de bequadro.
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Clapton_Page Veterano |
# jan/06
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ao menos disso eu tenho certeza
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mozart Veterano |
# fev/06
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pessoal o assunto é simples :
por exemplo temos uma música em Dó Maior, todas suas notas são naturais.
se temos um acidente , o sustenido, na nota ré (quarta linha da pauta da clave de sol), o sustenido afetará somente aquele compasso e somente naquela altura,...
resumindo:
as notas Ré .. q se encontrarem logo depois da primeira nota ré sustenizada... tbém levarão o acidente,... mas isso ocorre somente naquele compasso .. e somente naquela altura (quarta linha da pauta da clave de sol)... para a nota ficar natural novamente no mesmo compasso precisamos usar o sinal de bequadro assim as notas tornarão naturais...
mais alguma dúvida é só postar...
flw
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wagnermusic Veterano |
# jun/12
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Pessoal,tenho uma dúvida,entre a diferença simbólica,dá escrita da figura do acidente ocorrente e o de precaução?Em um trecho como que vou saber a diferença?
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