Acidente com Headstock [Um relato do reparo que eu mesmo fiz]

    Autor Mensagem
    JakeZ
    Membro Novato
    # nov/16 · Editado por: JakeZ


    Bem, criei esse tópico porque minha mãe derrubou meu violão da cama, e acabou quebrando o headstock dele. Depois de procurar bastante por casos semelhantes e solucões não encontrei algo muito detalhado do que fazer, então vou deixar aqui meu relato de como arrumei o meu violão. Primeiro eu gostaria de dizer que o mais recomendado é levar o violão num luthier, que é o profissional especializado em instrumentos de corda, e que eu mesmo consertei o meu violão por ser meio que uma experiência, uma forma de adquirir conhecimento, já que caso desse algo errado eu poderia levar num luthier.

    Vou comecar falando dos materiais que eu usei:
    >cola de madeira Titebond (uma com rótulo vermelho, li em algum lugar que era a cola que a Gibson usa, mas não comprovo a veracidade da informacão)
    >tinta, primer e verniz da marca Colorgin (acabei não usando o verniz)
    >lixas 100, 600 e 800 (eu não recomendo usar só essas lixas, mas sim ir progredindo de pouco em pouco, comecando com uma 200 e indo até a 1200)
    >tarrachas novas (as minhas estavam velhas e tinham algumas tortas, mas se as suas estão boas não precisa trocar)
    >jogo de cordas novo (como iria reformar o headstock e trocar as tarrachas já troquei as cordas também, mas isso não é obrigatório)
    >uma morsa para prender as partes (mais para a frente eu explico) (acho que é esse o nome, não tenho certeza, se não for alguem me corrija)
    >fita azul da 3M ou então fita crepe

    No link das fotos (vou colocar mais para a frente) tem uma foto da tinta, do primer e do verniz, do jogo de tarrachas já instalado e da cola. Eu usei esses produtos pois foram os que eu encontrei pelo mercado livre e na minha cidade, e também foram os que eu encontrei reviews e recomendacões sobre, não quer dizer que você não possa usar outros.

    Vou falar agora sobre como eu colei o headstock:
    >NUNCA lixe a superficie que será colada, isso vai acabar com as ranhuras que a quebra deixou e tornar a colagem mais complicada e talvez até impossível
    >primeiro eu encaixei as partes a seco, para ver como eu deveria encaixar depois
    >depois eu passei cola nas duas partes quebradas, você coloca a cola na superfície e espalha com a mão, cobrindo tudo com cola
    >depois eu encaixei as partes e coloquei em volta delas já encaixadas papel toalha (se saisse cola por causa da pressão o papel serviria para enxugar a cola)
    >depois eu coloquei dois panos em volta do papel toalha
    >por último eu coloquei a morsa prensando o headstock, com tudo encaixado e sem apertar muito e nem pouco, para não danificar a madeira e ainda assim conseguir colar (acho que é esse o nome, não tenho certeza, se não for alguém me corrija por favor)
    >deixei secar por 24 horas e tirei da morsa, removi os panos e tirei o papel toalha (o que não tinha colado)

    Sobre a pintura do headstock:
    >lixei todo o headstock com a lixa grão 100 primeiro, depois passei para a 600 e finalizei com a 800 (como eu já disse, isso não foi o procedimento mais adequado, sendo que eu recomendo passar por vários grãos de lixa e não dar esse salto de 100 para 600)
    >quando estava lixando o headstock, preferi fazer um "v" para a entrada com o braco do violão
    >utilizei uma fita azul da 3M específica para pintura, mas pelo que eu saiba da para usar fita crepe também (acho que é esse o nome, é uma branca, comum)
    >depois que terminei de pintar, ao tirar a fita ela acabou arrancando um pouco da tinta da escala (acho que é tinta, pelo menos) por isso recomendo colocar uma folha de papel por baixo da fita, para evitar que ela arranque tinta como ocorreu comigo
    >passei primeiro o primer, que faz a tinta ficar com um aspecto melhor e evita que ela "entre" tanto na madeira
    >fiz só duas demãos de primer, pois não pensei que precisaria de mais
    >depois passei a tinta preta, e acabei preferindo não passar o verniz
    >eu fiz várias demãos de tinta, pois ao pintar acabei fazendo umas camadas muito grossas, que fizeram com que a tinta "escorresse" deixando um aspecto feio. Recomendo utilizar uma máscara ou um pano no rosto ao pintar pois a tinta "fede" e colocar jornal na parede para não pintar a mesma, se possível pintar em uma garagem ou um lugar fechado, em um dia seco.
    >ao pintar jogue a tinta com uns 15 ou 30 cm de distância do headstock, e sempre passando como indicado na última imagem, e sempre passe pouca tinta a cada demão deixando secar e lixando cada demão com uma lixa de grão baixo (eu não lixei todas, mas o recomendado é lixar e eu usei a lixa grão 600 e depois 800 entre as demãos)
    >sobre o tempo que você deve esperar para que a tinta seca, isso varia. O melhor é olhar no verso da lata e verificar. Eu esperava meia hora entre as demãos e na última eu deixei das 4 ou 5 da manhã até as 4 ou 5 da tarde, mas não sei se esse era o tempo recomendado.

    Bem pessoas, eu fiz o que eu pude no meu headstock, por favor deixem opiniões, sugestões e até críticas ao meu trabalho aqui. Não sou luthier, sou só um estudante de 17 anos que gosta de resolver seus problemas, por favor digam o que acharam do meu pequeno trabalho e ajudem os outros membros do FCC. Esse é meu primeiro tópico aqui, espero que sejam compreensivos com erros e me ajudem a consertá-los. Gostaria de agradecer ao Bertola, Fábio Seiji, Thedekai, stevbass, ariancarvalho, ao VitorH e a muitos outros que eu não me lembro pois foi gracas aos seus comentários e tópicos que eu consegui consertar meu violão e criar esse tópico (eu não sei marcar membros do fórum, e nem me lembro da data das postagens, alias, nem sei se esses membros ainda são ativos)

    O link das imagens é esse http://imgur.com/a/2IhF3, desculpe por demorar tanto para falar algo tão simples e obrigado por ler até aqui.

    The Man Who Sold The World
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    JakeZ
    aconteceu exatamente a mesma coisa com uma viola da tonante que tem aqui em casa, pelo desenho do head ser o mesmo, deve ser um ponto mais fragil, pra quebrar sempre ali
    e fiz a mesma coisa, btw parabéns ai, eu nem pintei o da viola, passei verniz só

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    JakeZ
    Ficou bom. Parabéns!
    Abç

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Acidente com Headstock [Um relato do reparo que eu mesmo fiz]