Em Defesa do Bom-Uso do Fórum de Violão

Autor Mensagem
albertoellobo
Veterano
# nov/05
· votar


asda
Em Defesa do Mal-Uso do Fórum de Violão.
Ei... cria um tópico com esse título! Precisamos dos dois lados em atividade, hehehehe

asda
Veterano
# nov/05
· votar


albertoellobo
Tah mandano eu vazar?


ah eu nao.... detesto esses debates cheio de coisa....
nao tenho cabeca pra isso nao...

asda
Veterano
# nov/05
· votar


eu nem li o q tahacontecndo

YES
Veterano
# nov/05
· votar


Ei, o que vc tem contra o MSN? Já sei... vc não gosta de conversas em tempo real, pois não dá tempo de vc se articular no sentido de confundir e polemizar, não é?

Alberto, se você soubesse o tempo que tenho para escrever você chora...
Lá vem você de novo dizendo que eu tenho algo contra o MSN... eu tenho contra é os carinhas que não dialogam, não colaboram com o fórum, não mantém diálogo com quem discorda de suas opiniões, e depois aparecem do nada dizendo que a qualidade do fórum é baixa. Não se trata de você, deixando bem claro.

albertoellobo
Veterano
# nov/05 · Editado por: albertoellobo
· votar


YES
eu tenho contra é os carinhas que não dialogam, não colaboram com o fórum, não mantém diálogo com quem discorda de suas opiniões, e depois aparecem do nada dizendo que a qualidade do fórum é baixa. Não se trata de você, deixando bem claro.
Bom, não vestirei essa carapuça não cara, relaxa!, pois, só pra citar como exemplo, vc está discordando comigo o Tópico inteiro e eu continuo tc contigo, mesmo vc fazendo questão de divergir dos meus posts.

fi_dum_ratu
Veterano
# nov/05
· votar


albertoellobo
Bom, não vestirei essa carapuça não cara, relaxa!, pois, só pra citar como exemplo, vc está discordando comigo o Tópico inteiro e eu continuo tc contigo, mesmo vc fazendo questão de divergir dos meus posts.´
Os dois são persistentes....

ilzo fuzaro
Veterano
# nov/05
· votar


albertoellobo
Até que enfim um tópico interessante, justamente por ser diferente. Ultimamente em matéria de tópicos o negócio aqui ta meio parado.

ilzo fuzaro
Veterano
# nov/05
· votar


YES
Obrigado pelo abraço e receba um do velho ilzo. Sabe, eu também acho que devemos ter um pé na escola e outro na rua. mas, com a seguinte resalva: Que a rua seja a Av. Brasil. Se o cara começa a ir para a Rua Gringolândia, aí a coisa descamba.

albertoellobo
Veterano
# nov/05
· votar


fi_dum_ratu
Os dois são persistentes....
Pode nos chamar de teimosos mesmo, FDR!


ilzo fuzaro
Até que enfim um tópico interessante, justamente por ser diferente. Ultimamente em matéria de tópicos o negócio aqui ta meio parado.
Pois é, Samurai. Acho que ainda temos muito a contribuir com este Fórum, e o começo é tirarmos ele desse marasmo!

Sabe, eu também acho que devemos ter um pé na escola e outro na rua. mas, com a seguinte resalva: Que a rua seja a Av. Brasil. Se o cara começa a ir para a Rua Gringolândia, aí a coisa descamba.
Sabe que de uns tempos pra cá, eu estou concordando cada vez mais com essa expressão? Eu até já conhecia a nossa MPB, mas no sentido de ouvinte. Agora começo a me aproximar dela no sentido de estudante de música também, e, cara, posso afirmar sem medo: não existe gênero musical no mundo mais fascinante que a nossa MPB, justamente por ela trazer em sí as influências de todos os segmentos musicais existentes - do clássico ao jazz.

asda
Veterano
# nov/05
· votar


Nao vou defender o bom uso do forum de violao, nao.. isso eh chato.

YES
Veterano
# nov/05
· votar


não existe gênero musical no mundo mais fascinante que a nossa MPB, justamente por ela trazer em sí as influências de todos os segmentos musicais existentes - do clássico ao jazz.

E apesar disso ela é única, é diferente de suas influências - não é uma mera cópia, uma mera imitação, um mero cover. É o povo absorvendo uma cultura e criando outra - isso é muito bonito, diferente do macaquinho de auditório que a tudo copia, até o cabelo e as roupas.

albertoellobo
Veterano
# nov/05 · Editado por: albertoellobo
· votar


YES
E apesar disso ela é única, é diferente de suas influências - não é uma mera cópia, uma mera imitação, um mero cover. É o povo absorvendo uma cultura e criando outra - isso é muito bonito, diferente do macaquinho de auditório que a tudo copia, até o cabelo e as roupas.
Isso aí. Nossa verdadeira música transcende essa lógica da colonização. Ela absorve e modifica as influências de acordo com seus próprios valores locais. Por exemplo... se analisarmos o Baião a nivel de rítmo, veremos que ele é um Reggae, porém, modificado e enriquecido pelos valores regionais de seu povo.

CaimDark
Veterano
# nov/05
· votar


ilzo fuzaro
Até que enfim o Samurai apareceu!!!

asda
Sua Anarquista!!!!! uhahuauhauhauhauhaauh!!!!

YES
albertoellobo
ilzo fuzaro
E o pior é que a MPB, ao invés de ser respeitada, frequentemente é discriminada, o que é um trágico sinal de colonização. Como todos aqui já devem saber, eu adoro rock, é o que mais escuto e o que mais me empolga, mas é inegável a beleza e a riqueza da nossa Música Popular. Mas ao invés de respeito, muitos jovens DESPREZAM a MPB. Lembro que ví uma notícia aqui mesmo no CifraClub falando do Andreas Kisser, do Sepultura, e ele dizia que antes ele tinha preconceito contra a MPB. Putz! É até difícil de imaginar um roqueiro brasileiro com "preconceito" contra a música de seu próprio país. E basta uma rápida olhada pelo fórum de guitarra e o de música em geral para ver que muitos seguem essa mesma linha.

ilzo fuzaro
Veterano
# nov/05
· votar


CaimDark
Pois é, amigão! Mas, eu fico feliz quando vejo um rockeiro como esse do catacumba desprezar a música brasileira! Isso prova que eu tenho razão ao afirmar que esse gênero embrutece e aliena os seus admiradores. E prova tambem que existe uma diferença colossal entre música e rock! Sinceramente: Dá pra chamar de música aqueles ruídos produzidos pelo tal de Andreas?

ilzo fuzaro
Veterano
# nov/05
· votar


albertoellobo
Pelas nossas conversas eu saquei que voce gosta de pesquisar oque não toca na mídia. Pesquisando a nossa música voce tera surpresas muito agradáveis. A diversidade é enorme, nenhum outro país chega perto. Acho que voce vai adorar viajar nos rítmos brasileiros.

CaimDark
Veterano
# nov/05
· votar


ilzo fuzaro
Fica feliz?????? Putz, eu fico é triste. como já disse antes, dizer que Rock "embrutece e aliena" é, no mínimo preconceituoso. Você pode não gostar de rock, mas pense um pouco. Lembra do caso do estudante de medicina que, no meio de uma sessão de cinema, metralhou os espectadores? Ora, vamos acabar com o cinema!! O cinema transforma as pessoas em assassinos!!! Ou então imagine um jovem que gosta de jogar videogame nas horas vagas, sai numa sexta a noite pra balada e se mete numa briga. Acabem com o videogame, ele deixa as pessoas violentas!! Ou o Assassino Serial que se inspira em um livro para bolar seus assassinatos: rápido, queimem todos os livros antes que o mundo seja tomado por assassinos seriais!!!!!!

Ao invés de "feliz", fico é triste por perceber tamanho atraso na cabeça do "futuro da nossa nação". A música Geração Coca-Cola, da Legião (isso mesmo, samurai, Legião!!!), nunca esteve mais atual. E se a fórmula para isso fosse simplesmente eliminar o rock, eu apoiaria tal decisão alegremente, mesmo sendo minha música favorita. Mas, infelizmente, o "buraco é mais embaixo", como dizem por aí.

Abraços!

fi_dum_ratu
Veterano
# nov/05
· votar


ilzo fuzaro
Bom revê-lo Samurai!!!!

p4ulin90
Veterano
# nov/05 · Editado por: p4ulin90
· votar


Eu vejo o mpb como uma musika universal
assim como jazz fundamental na vida de 1 musiko
parem de badernar topicos cambada
criem topicos mais inteligentes seus maneh

YES
Veterano
# nov/05
· votar


Ilzo

Tudo bem Ilzo, bom vê-lo de volta ao fórum...
Você não curte um Led Zeppelin ou um Emerson Lake & Palmer de vez em quando meu amigo? Difícil ouvir esses caras e não gostar...
Mas concordo que o MTVRock, como instrumento de "concientização" é ridículo!

ilzo fuzaro
Veterano
# nov/05
· votar


CaimDark
Amigão, a fórmula não é eliminar o rock. Essa seria apenas uma etapa, teríamos que fazer muito mais que isso. Mas, em todo o caso seria um ótimo começo.
Quanto aos exemplos que voce deu, o meu filho joga video game. Quando chegou ao Japão ele procurou um cartucho ou fita sei la o nome de um jogo que ele tinha aí no Brasil. O jogo era de carros batendo. Aqui não tem. Sabe por que? Incentiva a violencia no trânsito!
É duro admitir, mas os japoneses são mais sábios!
Pois, é!

ilzo fuzaro
Veterano
# nov/05
· votar


YES
Gosto de ouvir Jonny Lang, Willie Nelson, George Benson, John Lee Hooker, etc...
Nenhum deles aparece na mídia, fazer o que?
Mas, eles estão mostrando a cultura do país deles. É diferente de ouvir brasileiro imitando norte americano.

ilzo fuzaro
Veterano
# nov/05
· votar


fi_dum_ratu
Tamos de volta amigão!

albertoellobo
Veterano
# nov/05 · Editado por: albertoellobo
· votar


ilzo fuzaro
Opa! Samurai na área! Estávamos comm saudades dos seus posts, cara! vê se não some, heim!

Pelas nossas conversas eu saquei que voce gosta de pesquisar oque não toca na mídia. Pesquisando a nossa música voce tera surpresas muito agradáveis. A diversidade é enorme, nenhum outro país chega perto. Acho que voce vai adorar viajar nos rítmos brasileiros.
Já estou adorando viajar pelos nossos ritmos. Até ouço o que está na mídia, mas para me manter atualizado e não "perder o bonde" se de repente surgir uma novidade interessante. Mas nossa música é unica e incomparável!

Isso prova que eu tenho razão ao afirmar que esse gênero embrutece e aliena os seus admiradores.
Bom, aí já não concordo que seja apenas o rock o responsável por isso. É toda uma industria de alienação por trás, que escolheu um segmento do rock pra ser seu veículo de persuassão. Assim como acontece aqui no Brasil, onde alguns segmentos são explorados para massificar a alienação, vide o Pagode paulista, o tal Forró universitário, o Funk carioca, o Sertanejo-brega de Zezé di Camargo e Luciano & cia, o Axé, e assim como já foi com a lambada, a disco music e até mesmo alguns segmentos do rock-Brasil

CaimDark
fico é triste por perceber tamanho atraso na cabeça do "futuro da nossa nação".
Com certeza eu tb me entristeço por causa disso. Acho um desperdício imenso do potencial de nossa pátria essa juventude alienada, sem perspectiva de nada, só sendo manipulada como num jogo de videogame desses de criação de sociedades. Incrível como se deixam enganar tão fácilmente assim! E quando alguém diz alguma coisa que poderia alertá-los, logo é tachado de rídiculo, antiquado, velho... Eles simplesmente se recusam em pensar!

ilzo fuzaro
Gosto de ouvir Jonny Lang, Willie Nelson, George Benson, John Lee Hooker, etc... Nenhum deles aparece na mídia, fazer o que?
Mas a mídia não foi feita pra gente como nós, que ousa achar que pensa. A mídia é pra substituir justamente esse ato: o de pensar! "Pra que vou me preocupar em saber o que estou ouvindo, se a TV já me mostra o que é sucesso? Só preciso estar antenado com ela, o resto não interessa!". Ou seja, foi-se abolido o senso crítico. Aquela perguntinha básica que todos nós deveríamos fazer de vez em quando: "Porque precisamos disso?" é cada vez mais rara. Ainda bem que nomes com esses que vc citou, bem como ELP e Led Zeppelin que não aparecem na mídia. Na atual conjuntura, é melhor esses nomes longes dela.

Para Todos
Eu acho que o caminho é valorizarmos cada vez mais o que é nosso, nossa música, nosso idioma, nossos valores, nosso povo, nossas produções, nossa arte, nosso cimena. Adquirir senso critico e conhecimento, pinncipalmente, pra criarmos assim uma barreira, um "antivírus" contra essa manipulação da mídia.
Pô, eu fico superfeliz quando encontro jovens de 17 anos como, por exemplo, o nosso amigo Rafael Neto, se interessando em aprender musica clássica ou MPB, indo na contramão da maioria dos jovens de sua idade, que compram uma guitarra, pegam meia dúzia de tabs na internet e saem por aí achando-se o Malmsteen ou o Angra, aí, quando vc vai conversar com um deles, vê que seus mundos se resumem ao que passa na MTV. Deplorável! Se metade dos jovens tivessem a coragem que o Neto teve em desafiar essa lógica do "jovem consumista e plugado", já seria um começo fabuloso para mudarmos esse conceito, pois, só de pensar que é nessa geração MTV que o sistema aposta suas fichas, criando seus novos "gados", me deixa com uma puta sensação de importência. Mas temos que lutar, reagir, aplicar na prártica também o que (achamos que) sabemos na teoria, ou seja, fazer um retorno à nós mesmo. Sou a favor, inclusive, de projetos que visem subvenciocar nossa arte e cultura, e de leis que criem uma espécie de "proteção" aos nossos valores cultural e artísticos contra o mecanismo colonizador da cultura gringa - protecionismo mesmo!. Vamos pensa nisso?

Rafael neto
Veterano
# nov/05
· votar


Fala rapaziada do forum,eu tb acho o cúmulo o que a mulekada de hj em dia pensa da nossa mpb,desprezam,nao fazem questao alguma,hoje em dia estamos mais americanos do que nunca,mas assim ,nao podemos negar que jimmy hendrix,esse americano nato,foi e sempre será uma peça importantissima para a cultura deles na guitarra,e o cara vistia a cultura dele,como disse o ilzo,comentando sobre os musicos americanos que ele curti.Hj em dia vimos jovens ai vestindo o uniforme ''americano'' sem nem saber direito a verdadeira qualidade musical,ja logo babam ovo dos caras sem parametro algum de avaliaçao,seja musical ou pessoal,acho o cumulo,penso como o ilzo deveriamos dar mais valor a nossa mpb,porque é nossa raiz,nosso brasil nossa cultura.Mas ae galera,ultimamente estou dando bastante valor ao violao seja classico ou seja popular, o rock pesado que eu curtia bastante,ja nao tem tanto lugar na minha seleçao de mp3,ouvindo musica e principalmente tendo um contato seja mais profundo com o estudo musical e até mesmo ''metendo as caras'' em musicas que muitas vezes sao menosprezadas por muitos e amadas por poucos,estou começando a me decidir que:

'' DEVEMOS VALORIZAR SEMPRE A NOSSA MPB E NOS ESPELHAR MAIS E MAIS NA DICIPLINA ERUDITA''!!

largar mao de querer engolir americano!!


'' DUO ABREU''

De vez de babar ovo para satriani ou kiko,admirem e se espelhem nesses 2,abraços a todos do forum!!!!

albertoellobo
Veterano
# nov/05
· votar


'' DEVEMOS VALORIZAR SEMPRE A NOSSA MPB E NOS ESPELHAR MAIS E MAIS NA DICIPLINA ERUDITA''!!
Não disse à vcs??? Fico feliz quando encontro pessoas que pensam assim principalmente um jovem que até pouco tempo era adolescente!

Rafael neto
Veterano
# nov/05
· votar


É, horas e horas de estudo classico,tem que acrescentar algo a uma pessoa,se nao nem seria tao importante,certo alberto meu grande amigo?

albertoellobo
Veterano
# nov/05
· votar


Rafael neto
É, horas e horas de estudo classico,tem que acrescentar algo a uma pessoa,se nao nem seria tao importante,certo alberto meu grande amigo?
Com certeza! São horas de estudo muito bem empregadas o que vc está fazendo.

YES
Veterano
# nov/05
· votar


Ilzo

Sempre quis fazer essa pergunta a você: Você dá aula de violão no Japão, certo? Como é a receptividade deles em relação à música do Brasil? E como é a relação deles com a música japonesa?
Estão certos aqueles que dizem que o jovem japonês também não valoriza muito a cultura musical do seu país?

Rafael neto
Veterano
# nov/05
· votar


Yes pelo que converso com o ilzo,ele demonstra que os japoneses tem um interesse muito grande para o choro e nossa mpb...muito mesmo!!!Mas deixa ele te responder melhor abraços galera!!!

ROTTA
Veterano
# nov/05
· votar


Uma das coisas que aprendi no tempo que aqui estou é que o fórum muda rapidamente, tanto para melhor quanto para pior (isto, claro, depende da opinião de cada um). É um camaleão... diversos usuários que ficam um tempo sem usar e depois voltam, também comentam isto.

O fórum de violão, na minha opinião, sempre teve bastante conteúdo, ainda que eu me inclua na categoria de "arranhador de cordas"... :)

Abraços.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Em Defesa do Bom-Uso do Fórum de Violão