| Autor | 
Mensagem | 
hg3 Veterano | 
 # nov/05 

Eu to tocando em afinação aberta E mas estou encontrando problemas em fazer acordes.
 Preciso d ajuda

| 
YES Veterano | 
 # nov/05 
  · votar  
   hg3 

Só umas noções de harmonia poderia te ajudar. O único remédio agora é você pegar a nota dos acordes, na afinação normal, e achá-los na nova afinação.

| 
nandoduh Veterano | 
 # nov/05 
  · votar  
  O que seria, exatamente, afinação aberta?

| 
sensei Veterano | 
 # jun/09 · Editado por: sensei 
  · votar  
  O que seria, exatamente, afinação aberta?

Vou te explicar melhor sobre essas afinações.

São chamadas Afinações alternativas.
  Vamos ao detalhes  :
  O padrão atual de afinação do violão e da guitarra é: E ,A ,D ,G , B ,E da sexta corda á primeira corda, é uma convenção desenvolvida ao longo dos séculos.
  O Hábito e a prática demonstraram que essa afinação oferece um alcance aceitável,uma conveniente disposição espacial  dos intervalos, uma variedade manipulável de digitação de acordes básicos.
  Mas esse não é o único sistema disponível: existe uma infinidade de outros modos de afinar as cordas.
  As afinações alternativas geralmente se classificam em duas categorias. Elas são afinações " abertas" , ou seja ,em que as cordas são afinadas de modo a produzir um determinado acorde quando tocadas soltas; ou então ,adaptações da afinação padrão,formuladas de maneira a apresentar uma ou mais cordas soltas como parte das peças musicais para as quais são empregadas.
  As afinações alternativas aparecem freqüente-mente em estilos como o folk, o blues e o ragtime: em particular, são muito usadas no estilo "slide"
  Vou   abortar melhor e detalhar como funciona   essa "afinação aberta"...
  Afinações abertas: quando a guitarra é afinada de modo a produzir um certo acorde quando suas cordas são tocadas soltas, a afinação em questão é chamada " aberta", ou "solta". As  mais comuns entre elas são em G ( também conhecida como " espanhola", ou "Havaiana"), D, E , C os acordes produzidos pelas cordas soltas são, respectivamente, de G maior, D maior, E maior e C maior.
  Uma das principais vantagens de uma afinação aberta é o fato de outros acordes poderem se executados pela montagem de uma pestana simples com o  primeiro dedo, em qualquer traste. Na afinação em G aberto , por exemplo, uma pestana de primeiro dedo no segundo traste dá o acorde de A maior. 
  É claro ,por outro lado, que as digitações dos outros acordes precisam ser correspondentemente alternadas.
  È isso ai.... 
  Abraço

| 
Slash_1989 Veterano | 
 # jun/09 
  · votar  
  sensei eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee juvenal!!!!

| 
sensei Veterano | 
  · votar  
  Eu to tocando em afinação aberta E mas estou encontrando problemas em fazer acordes.  Preciso d ajuda Voltando ao user que abriu o tópico.
  Qual é  a afinação  aberta que vc tem dificuldade ?
  Pelo que eu  entendi e vi lá em cima no tópico  é E (mi)  né.
  Se for vamos lá a afinação padrão: 
  6 corda normal 5 corda sobe até B 4 corda sobe até E 3 corda sobe até G# 2 corda normal 1 corda normal
  se for a afinação ,está ai pra vc e todos conferir....

| 
Slash_1989 Veterano | 
 # jun/09 
  · votar  
  sensei ele num vai responder nenem...

| 
sensei Veterano | 
  · votar  

sensei ele num vai responder nenem...   Pode ele  até não voltar ,mais mesmo assim caro amigo, respondo a  esse tópico pq estava  ele  sem resposta . Mas existe milhares de internaltas que busca essa mesma duvida no "Google" pense nisso.

Abraço.

| 
Kamus23 Veterano | 
 # jun/09 
  · votar  
  Afinação aberta é show, aprendi a tocar com a viola caipira, estou ate pensando em passar o violão para Open D ou E

| 
sensei Veterano | 
  · votar  
  Como eu percebi que teve mais outro user que utiliza esse meio de afinação, achei melhor disponibilizar outra afinação aberta.

afinação em D aberto.

6 corda desce até D 5 corda normal 4 corda normal 3 corda desce até F# 2 corda desce até A 1 corda desce até D
  Bom estudo a todos .

| 
benhouse Veterano | 
 # out/09 · Editado por: benhouse 
  · votar  
  ALGUEM JA VIU/OUVIU BARRY GIBB, DOS BEE GEES TOCAR?. TOCA EM OPEN D. FENOMENAL. TO USANDO AGORA ESSA AFINACAO, E O MAXIMO.

| 
benhouse Veterano | 
 # out/09 
  · votar  
  ah. os acordes sao muito simples e faceis de digitar. e a sonoridade e linda

| 
LeandroP Moderador | 
 # out/09 
  · votar  
  benhouse
   e a sonoridade e linda

E a corda Ré é fraca, quebra fácil °.°
  (tentei esta afinação e quebrei a Ré, que é chata de encontrar avulsa pra vender).. nunca mais tentei.

| 
Prof. Grosélio Veterano | 
 # out/09 
  · votar  
  hg3 Eu to tocando em afinação aberta E

Isso é afinação de viola caipira "Cebolão E". (Menos a E grave) Então pega um método de viola caipira afinada em E, e pronto.

| 
Surita Veterano | 
 # out/09 
  · votar  
  Essa é Dm Aberta, era muito usada por Jimmy Page: D A D G A D
  Da um som muito legal, ao invés de formar acordes maiores , como a DADF#AD, essa forma acordes menores.

|