Quem já tocou uma craviola? Oq vcs acharam?

Autor Mensagem
jfguittar
Veterano
# set/06
· votar


Vo tocar tomem.

eeevee
Veterano
# set/06
· votar


Bog
Craviola com cordas de nylon!
craviola com corda de nylon ruleia! /o/

albertoellobo
Veterano
# set/06
· votar


Bog

Cara... eu vi uma craviola 12 cordas aqui no centro do RJ que estava 2600 reais. E pasme: era de 2ª mão! O vendedor disse qu tinha sido feito sob encomenda por um estúdio lá na Barra da Tijuca, e que ele havia arrematado num leilão. A bicha era de 1976.

Atum Bluesman
Veterano
# out/06
· votar


Bog
Tem que valorizar, né?
com certeza \o\

Felipe_Palomaro
Veterano
# abr/07
· votar


Eu nem sabia o q era uma craviola e eu toquei em uma!
quando comecei a fazer aulas d violão eu sempre gostava d tocar naquele "violão esquisito legal" q meu professor tinha... ai, eu perguntei os porques do instrumentos... era uma craviola da giannini d nylon com mais d 30 anos... o.O
nunca mais tokei nela.. haha.. deu mó medo d quebrar!

mas então... nunca toquei um "violão" com som melhor do q da craviola... achei inacreditavelmente confortável e sem falar q é um instrumento lindo [eu acho! e sei q não eh mt gente q concorda...]

nota: fikei mt animado com essa história do japão ae... eu pretendia comprar uma esse ano msm, tava só preparando meu bolso e dexando passar o meio do ano... unica duvida q me resta é se eu pego d aço ou nylon... ^^

Fabrício S Silva
Veterano
# abr/07
· votar


Gostaria que comentassem sobre a craviola nylon, estou querendo comprar uma, mais lembro que a giannini possui duas linhas uma intermediária e uma profissional, por tanto, tem dois modelos aço e dois modelos nylon. Quando falo em modelo me refiro ao tipo de material utilizado.
No caso da craviola nylon existe a Gwncra e Gwncra-P.
Valeu turma, até mais.

kiki
Moderador
# abr/07
· votar


caramba, ja ressucitaram o topico duas vezes!

só pra esclarecer:
Se não me engano, Paulinho Nogueira, que ficou famoso por aqui com a música "Menina", tocava a bessa esse treco aí. Nessa música ele joga um solinho de craviola que mais parece uma viola pantaneira. Ficou bom prakct!

mais que isso. o Paulinho Nogueira (famoso não só pela musica "menina", mas pela "bachianinha nº1, e por ser um grande professor, mestre do toquinho) desenhou a craviola, e o gianini, que era amigo dele, fabricou ela.
ou seja, é criação brasileira.

basicamente ela é um violão de 12 cordas de aço (hoje existem de nylon, com 6 cordas, etc.), com um formato diferente. mas a forma no violão faz muita diferença no som, pois a caixa acústica altera significativamente os harmônicos.

chama craviola por que o som se parece com o cravo, aquele antecessor do piano, e com a viola caipira.

e fez um bruta sucesso no exterior, tendo como um dos maiores fãs o jimmy page, como ja disseram aqui.

walter.guitarra
Veterano
# ago/07
· votar


Veja abaixo um trecho da entrevista do Paulinho Nogueira, músico brasileiro e criador da CRAVIOLA:
Página da Música – Já que estamos falando do violão, eu gostaria também de lembrar que você inventou a craviola...
Paulinho Nogueira - É, eu não tenho a pretensão de dizer que descobri um instrumento novo. Eu fiz, de certa forma, um violão diferente. Um formato diferente e com uma afinação diferente. Quem fez foi um funcionário do Giannini, ele chamava-se Rômulo. Mas quando levei a idéia para o Giannini, ele achou fantástica e me fez assinar um contrato. Em seguida, a craviola foi exportada para a Alemanha e Estados Unidos. O Luís Bonfá, por exemplo, gravou um LP naquela época, só com a craviola. Isso me deu muita satisfação.
PM – Como você teve a idéia de criar esse instrumento?
PN – Eu sempre gostei muito de desenhar. Acho que a craviola nasceu daí. De eu fazer alguma coisa que envolvesse a área das artes plásticas.
PM – Curioso. Quer dizer que o instrumento nasceu através do estímulo da arte gráfica e não exatamente pela sonoridade?
PN – Fiz vários modelos e mostrei para o Giannini. Ele achou que esse projeto era viável. Aí surgiu a craviola. Tem um sobrinho meu, chamado Stênio Mendes, que se especializou bastante na craviola. Já fiz shows com ele. Ele é um craviolista mesmo.
PM – Você já tinha idéia do tipo de som que ela produziria?
PN – Eu só fui ter essa noção mesmo depois que ela ficou pronta. Como parecia um pouco do som de cravo e um pouco de viola, nasceu o nome evidente. Nos Estados Unidos eles gostaram muito desse nome, caiu bem para eles. A princípio, eles compraram muitas craviolas. Mas a craviola não é um instrumento fácil de tocar, precisa conhecer um pouco. Então não é um instrumento comerciável. Mas durante uma certa época foi.

[/b][b][/b][b][b][/b]

walter.guitarra
Veterano
# jun/11
· votar


Deem uma olhada nos links abaixo. Tem inclusive o Paulinho Nogueira (criador da Craviola) tocando.


http://www.youtube.com/watch?v=J0mIoyl_CZk&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=AehWqyxjkoA&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=Rz_a3dFQS7g&feature=related

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# jan/13
· votar


não tava botando uma fé que o Jimmy Page usou craviola, resolvi pesquisar e é verdade mesmo o_0

Bereta
Veterano
# jan/13
· votar


Acho um instrumento muito bacana!! Tem uma versão guitarra, com humbuckers, etc. Ficou bem legal!

Abç

Ischaber
Veterano
# jan/13
· votar


http://www.youtube.com/watch?v=VUXjlzZiW_c

Craviola é isso ? SOM do carai vei !

astrataranis
Veterano
# jan/13
· votar


sim isso eh um craviola, mas o som ta uma bosta ehhehe

tem bons videos no utube, o melhor eh de um cara tirando essa aki http://www.youtube.com/watch?v=S1asuP5WaH4

pena q esta mal gravado... tem videos maravilhosos!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Quem já tocou uma craviola? Oq vcs acharam?