Violão e Viola... suas diferenças e aplicações

Autor Mensagem
tsM tuner
Veterano
# mar/09
· votar


Bom dia galera!

Existe possibilidade de afinar um violão de 12 cordas como viola?
Em caso positivo, eu devo aumento ou diminuo os tons originais da afinação normal do violão?

Exemplo: 1ª corda do violão é E, se eu afinar em Cebolão D devo "voltar" 01 tom nessa corda?

É estranho porque se eu ficar "voltando" tons, as cordas vão ficar frouxas e se eu "avançar" os tons, o cavalete pode não aguentar...

Desde já agradeço a vossa ajuda.
Obrigado.

Kamus23
Veterano
# mar/09
· votar


tsM tuner

Poder pode...

E as cordas não vão ficar froxas...

Cebolão D é D,A,F#,D,A

Essa afinação que uso na minha viola caipira, muito bom para tocar, e otimo para o slide...

tsM tuner
Veterano
# mar/09
· votar


Kamus23

É porque eu comprei um Rozini 12 cordas (tampo maciço) e estou esperando chegar pra ver se esse afinação fica legal...

Eu vi no "You Tube" um cara chamado João tocando um violão de 12 afinado como viola em Cebolão D e pelo que parece, as cordas estão com uma tensão muito grande, bem esticadas mesmo!
Vale lembrar que ele usa um cordal no violão...

Então, fiz uma tabelinha de como ficaria o transportes de afinação de um violão para a Cebolão D; ve o que você acha melhor:

VIOLÃO VIOLA (D) TRANSPORTE
E D Volta 01 tom
B A Volta 01 tom
G F# Volta 1/2 tom
D A Avança 3 1/2 ou volta 2 1/2 tons
A D Avança 2 1/2 ou volta 3 1/2
E D Volta 01 tom


Devo voltar ou avançar os tons?

tsM tuner
Veterano
# mar/09
· votar


Kamus23

Vixi, ficou tudo enbolado! xD

Bem, tente endenter:

VIOLÃO: E B G D A E
VIOLA (D): D A F# A D
TRANSPORTE: (conforme exposto acima)

E a dúvida mesmo é se eu devo avançar (esticadasso!) ou voltar os tons (fica frouxo ou não?)

Valeu!

Kamus23
Veterano
# mar/09 · Editado por: Kamus23
· votar


Eu falei que na viola é assim, mas no violão é outra coisa...

Você deve usar essa D,A,F#,D,A,D para violão, que no final é a mesma da viola, só que para violão que no caso tem 6 cordas...

Que no caso é a afinação Open D

tsM tuner
Veterano
# mar/09
· votar


Kamus23


Tá certo...
Então é isso, vou voltar os tons (ou avançar; ou mesclar...) no violão de 12 pra ver se "cola".

Obrigado pela ajuda!
Forte abraço!

Kamus23
Veterano
# mar/09
· votar


tsM tuner

No caso fica assim

E > D, volta 1 tom
B > A, volta 1 tom
G > F#, volta meio tom
D > D, não muda nada
A > A, não muda nada
E > D, volta 1 tom

tsM tuner
Veterano
# mar/09
· votar


Kamus23

Mas segundo esse o seu resumo, a afinação não ficará de acordo com a Cebolão D, pois o correto é D A F# A D, e não D A F# D A como você postou...

Estou certo ou você quis me passar outra afinação mesmo?

Prof. Grosélio
Veterano
# mar/09 · Editado por: Prof. Grosélio
· votar


albertoellobo
Qual a aplicação da viola dentro do conceito musical, além do sertanejo de raiz. Dá pra casar ela com outros instrumentos e estilos? É difícil de tocar, de fazer os acordes?

Pode tocar música de igreja, música classica, pop rock, mpb. E tudo que quizer. Só o samba que fica meio "esquisito".

Prof. Grosélio
Veterano
# mar/09 · Editado por: Prof. Grosélio
· votar


tsM tuner
Mas segundo esse o seu resumo, a afinação não ficará de acordo com a Cebolão D, pois o correto é D A F# A D, e não D A F# D A como você postou...

A afinação correta de Cebolão em D, é: D A F# D A.

pois o correto é D A F# A D, Aqui voce se enganou.

Uns arranhados de viola para não perder o custume. rsrsrs



Pardal
Veterano
# mar/09
· votar


Bom, a viola serve pra muita coisa. Pra música barroca, voc~e pode chamá-la de Guitarra barroca e seguir tocando. Como disse em outro tópico, tem várias afinações e viola. O negócio é a sonoridade, bem mais que a afinação, que é apenas uma consequência do conceito de som. O importante é o que você ouve. Já vi um canhoto tocar em violão de destro, e dava normalmente: o cara se adaptou, com as cordas postas para canhoto, mas invertendo o violão. As coras ficavam de cabeça para baixo mas ele fazia dar certo. O mais importante é o que se ouve.

tsM tuner
Veterano
# mar/09
· votar


Prof. Rosélio Araujo

Rapaz, me confundi mesmo! xD

Então, dá pra eu colocar essa afinação sem problemas em um violão de 12 cordas!

Maravilha, mato dois com uma só!

Obrigado a todos que me ajudaram!
Forte abraço!

Prof. Grosélio
Veterano
# mar/09
· votar


tsM tuner
Então, dá pra eu colocar essa afinação sem problemas em um violão de 12 cordas!

Porque fazer isso? Um acorde E no violão vai ter o mesmo som de um acorde E na viola. Se o violão for de 12 cordas, aí que não tem necessidade de fazer isso mesmo. O que vai fazer diferença é a batida do violão (mão esquerda)que voce terá que mudar. Tem uma afinação de viola que se chama paulistinha. Voce afina a viola E B G D A e toca fazendo os acordes de violão sem a 6º corda E (grave). Se for colocar afinação de viola em violão e tocar como se fosse um violão, não vai fazer diferença nenhuma.

Um abraço

tsM tuner
Veterano
# mar/09
· votar


Prof. Rosélio Araujo

Muito obrigado pela dica!
Realmente ando meio perdido quanto a isso porque ainda não tive oportunidade de tocar o tal violão de 12 cordas...

Assim que eu o fizer, lhe falo como foi a experiência.

Abraço!

Prof. Grosélio
Veterano
# mar/09
· votar


tsM tuner
ainda não tive oportunidade de tocar o tal violão de 12 cordas...

Voce vai gostar. E se voce gosta de viola, começa a tocar alguns ritmos no violão mesmo, se for com cordas de aço melhor ainda. Mas a viola caipira é insubstituivel, nenhum som se compara ao dela.
Um abraço

tsM tuner
Veterano
# mar/09
· votar


Prof. Rosélio Araujo

Sem dúvidas; não há som com o da viola!
Comecei a tomar gosto pela coisa a pouco tempo e a cada moda que escuto, me encanto mais um pouco!

O mais incrível é que é um instrumento que requer muito talento para o improviso... Principalmente num "duelo" de rimas...

Vou tentar tirar umas modinhas mais conhecidas quando o meu violão chegar.

Valeu!

Prof. Grosélio
Veterano
# mar/09
· votar


tsM tuner
Comecei a tomar gosto pela coisa a pouco tempo e a cada moda que escuto, me encanto mais um pouco!

Se eu puder ajudar em alguma coisa. Fique avontade.

dom de Deus
Veterano
# mar/09
· votar


albertoellobo
olha o velhinho arrebentando no classico com uma viola


dom de Deus
Veterano
# mar/09
· votar



ou será que esse instrumento é violão de 10 cordas?

Prof. Grosélio
Veterano
# mar/09 · Editado por: Prof. Grosélio
· votar


dom de Deus

olha o velhinho arrebentando no classico com uma viola[/i]

Este é um violão de 7 cordas.

dom de Deus

ou será que esse instrumento é violão de 10 cordas?

Isso também não é uma viola de 10 cordas. Isso é um violão de 7 cordas. Conte as tarrachas. Cada tarracha corresponde à uma corda.
Fala sério.

Um abraço

dom de Deus
Veterano
# mar/09
· votar


Prof. Rosélio Araujo
professor, realmento tou ruim de percepeção,,qndo o senhor falou constatei q era realmente violão de 7 corda

Prof. Grosélio
Veterano
# mar/09
· votar


dom de Deus
tou ruim de percepeção

Preocupa não. Isso acontece nas melhores familias.
Um abraço

tsM tuner
Veterano
# mar/09
· votar


Prof. Rosélio Araujo

Boa tarde!

Já que você se disponibiliza a ajudar, vamos lá!

Como eu faço, de forma prática, pra afinar o violão de 12 cordas em "Open D" (D-A-D-F#-A-D)

Exemplo: Afino a 6ª corda em D, pressiono a 7ª casa e obtenho A (5ª corda); pressiono a 9ª casa da 5ª corda e obtenho F# (4ª corda).

É isso mesmo?

Olhando assim parece que as cordas não vão aguentar...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Violão e Viola... suas diferenças e aplicações