Autor |
Mensagem |
albertoellobo Veterano |
# ago/05
· votar
Vamos lá. O Sete cordas, pra mim ainda é curiosidade. Comprei-o pela oportunidade que surgiu e por gostar também de ouvir choro, samba, etc. Aí eu sempre viajo naqueles fraseados que os caras fazem nos bordões. Ainta tou procurando um professor de sete cordas, e é muito difícil achar material didático sobre ele. A única coisa que sei é que a corda extra, mais grossa, é afinada em Si (B) ou Do (C), dependendo do estilo que se sai adotar (clássico, MPB, choro, samba). O resto é igual. Sei que posso estar falando alguma besteira, mas é a unica informação que consegui sobre este violão. Me parece que, alguns músicos tem um jeito de tocar diferente, aprofeitando a corda extra pra fazer os acordes. Aí muda tudo. Posições de acordes, etc...
Agora, o doze cordas é que é uma maravilha! Um elixir! Ele tem um som superpoderoso, cheio, brilhante! Dá a impressão que está tocando sozinho! A forma de fazer os acordes são as mesmas do de 6. Vc tem que apertar as duas cordas de cada timbre ao mesmo tempo. Mas o legal que os acordes soam como se tivesse dois violões tocando. E depois que vc tocar um doze cordas e se adaptar a ele (requer um período de assimilação, tipo: força adequada das pestanas, pegadas, etc), os de seis cordas vão ficar até sem graça. É claro que nem todas as músicas ficam legal ou são fáceis de tocar num doze cordas, mas a maioria fica mais rica. Quer ver: se tiver uma loja de violão perto da sua casa, vai nela, como quem não quer nada, pede pra testar um doze cordas, toca "Eu Sei", "Quando o sol bater...", "O Poeta está vivo", "Wish You Were Here", "Faroeste Caboclo", "Há Tempos", ou "Wondewall". e Depois pede um de seis e toca essas mesmas músicas. Tu vais sentir: a diferença é gritante! Espero ter lhe ajjudado. Como te disse, ainda sou um aprendiz e que gosto de experimentar coisas novas, diferentes, que eu acho, na minha modesta opinião, enriquece e faz-nos crescer em experiência. Qualquer outra dúvida, ou dica, que tenha sobre música, violão, etc. pode mandar um email: albertoellobo@yahoo.com.br
Um detalhe, os isntrumentos da Rozini (www.rozini.com.br), ao contrário do que se pensa, não tão caros. Por exemplo, eu paguei há um ano 360 paus no meu doze cordas e 335 no ovation nylon. No sete cordas, uma ninharia: 160 (era a última peça, de mostruário. Aí, uma chorada daqui, um reclame dalí, umas marquinhas de dedo acolá, tudo isso ajudou a baratear, foi só barganhar). Valew!
|
Violão_naVêia Veterano |
# ago/05
· votar
.........nossa fico até exitado em pensar num de 12 , deve ser bom pra fazer a base, mas voltando que interessa .
Qual o violão que vc nunca compraria?
cara o kachisma e o tonante são bons mas só pra aprender !
eu compraia um pa aprender mais eu nunca compraria um
que custasse mais de 170,00 !
|
Neo Anderson Veterano |
# ago/05 · Editado por: Neo Anderson
· votar
Pra aprender acho que no mínimo, Michael, Groovin, Condor, Gianini, Di Giorgio (prefiro o Groovin, Condor e até o Michael), que ficam na faixa de 200 a R$450.
Se pegar um violão ruim corre-se o risco de desanimar logo de cara.
Essa é minha opinião pelo menos. Acho que é igual ensinar uma criança a falar errado....as notas num violão ruim soam péssimas....e a pessoa aprende errado a ouvir.
|
albertoellobo Veterano |
# ago/05
· votar
Não acho legal esse negócio de comprar violão só pra aprender! Primeiro que em música a gente tá sempre aprendendo. Depois, se o cara compa um violão fraco, vai demorar a evoluir, pois é tipo voce ter um computador 486 e tentar rodar um DVD. Não vai dar. Eu, se estivesse começando hoje, faria o seguinte: compraria um violão intermendiário, tipo Groovin, Eagle, Condor, Rozini, Di Giorgio, Giannini, Hofma, pois esses violões, mesmo não sendo, digamos, top, tb não farão feio quanto tu já souber tocar alguma coisa... Mas eu nunca compraria um kashima ou tonante!
Violão_naVêia
O Violão doze é show!
|
Violão_naVêia Veterano |
# ago/05
· votar
eu já vi um Giannini de uns 350,00 q desafinava da quinta casa em diante ... eu não fazia pestanas tipo A ou B........
axo q temos que testar se temos o dom da musica , tem gente com violão de 1.200 querendo vender porque não gosta ...............
na minha opinião a pessoa gasta conforme ela evolui , saco ??????
ou se ela tiver dinheiro pra gastar...
tipo eu ganhei do meu tio um tonante q não afinava era duro,pesado e tinha as cordas altas .......hehe
agora tenho um tonante elétrico de 170,00 mas quero comprar
um Yamarra (folk) de uns 500 ou 700
se eu for musico proicional eu compro um duplo (tipo os do slach) que tem um braço de 6 o outro de 12 ............hehehehe
|
Johnny Veterano |
# ago/05
· votar
Na minha opinião... dos violões de nylon. Qualquer DiGiorgio abaixo de um Autor 3 - 1970, qualquer Giannini abaixo do C3, qualquer Yamaha abaixo do CG171, ou qualquer Takamine, Eagle, Rozini, Tonante, Malaga, Kashima, Condor, Crafter... é porcaria ou no mínimo jogar dinheiro fora.
|
Rafael neto Veterano |
# ago/05
· votar
voces ai que falam que conhecem bem de violao sao bons criticos deveriam saber que existem muitos inciantes e muitas pessoas que tao vendo o aprendizado do violao uma coisa a mais pra aprender...dizer que é mais facil para de tocar do que comprar um violao ou de aço ou de marca inferior eu axo muito radical...vamos pensar mais nos outros vamos dar opinioes realistas mas nao desanimadoras....ok? axo que voces tenham uma maturidade pra saber que isso nao é legal isso é um forum...um cara quem pode estar pensando em comprar um tonante ou um condor ou um kashima qual o problema?vc sabe a situaçao que o cara vive vc sabe se ele tem condiçoes de incomendar um violao de luthier ai pagando 5000 reais por um violao pra tentar aprender nem saber se é isso mesmo que o cara ke nem saber o estilo de musica que ker realmente tokar nem saber se é aço ou nylon se aço fosse assim tao ruim tao disprezivel entao nenhma fabrica se arriscaria fabricando um....entao se fabrica ker dizer que ainda existe pelo menos 1/4 de violonistas quem tokam em um...entao por favor nao vamos menosprezar nenhum estilo e rebaixar nenhum inciante como eu so e ja notei muito disso...ok??? vamo ser criticos nao `polemicos`
|
diogoddm Veterano |
# ago/05
· votar
Gianinni, tonante, etc...
FALOW
|
hello__kitty Veterano |
# ago/05
· votar
"Um que tivesse quebrado...
rssss =)
=**
\,,,/
|
Neo Anderson Veterano |
# ago/05
· votar
Rafael neto
Entenda o seguinte, ninguém está falando que só violões de 5000 que prestam e ninguém está dizendo que é melhor nem comprar um violão se for um de 170 reais(tonante, modelo mais barato por exemplo).
Se for possível, se o cara TIVER condição, comprar um já intermediário, de 400 a 700 reais. Cada um faz o que quer. Se o cara não tem grana, ele compra o mais barato e ótimo.
Agora o que eu vejo é que praticamente 80 a 90 % das pessoas, 99% destas, que nem entendem muito de música já falam pra quando começar comprar o mais barato possível. Eu não concordo. Acho que se a pessoa tiver condições, compre um melhor. Eu comecei agora, comprei logo de cara um Crafter. Minha irmã toca há quase 2 anos, ela tem 2 violões de marcas nem conhecidas, Gipsy e Phoenix. Ela tocou no meu e tá querendo tacar os dela fora agora. Foda né?
É o que estamos querendo dizer, comprando, se possível, um violão melhor, você se empolga mais, se empenha mais. Só isso. Essa é minha opinião, assim como vc tem a sua.
Abração! :)
|
YES Veterano |
# ago/05
· votar
- Aquele violão em que o Fá da corda 6 casa 1 é desafinado em relação ao Fá da corda 1 casa 13.
- Aquele violão com cordas muitos altas a partir do 7o. traste.
Um violão com uma dessas caracterìsticas eu jamais compraria.
|
YES Veterano |
# ago/05
· votar
Corrigindo.
- Aquele violão em que o Fá da corda 6 casa 1 é desafinado em relação ao Fá da corda 6 casa 13.
|
albertoellobo Veterano |
# ago/05
· votar
YES
Concortdo. Já tive um Stringerg com esse problema. Vendi ele.
|
Johnny Veterano |
# ago/05
· votar
Putz... outras porcarias que jamais compraria seria os Ovation e aqueles Chet Atkins da Gibson... não dá nem pra chamar de violão... tem som de lata de nescau com cordas ou algo parecido...
|
diogoddm Veterano |
# ago/05
· votar
Se Ovation for ruim eu sou o Coelinho da pascoa....
FALOW
|
Johnny Veterano |
# ago/05
· votar
diogoddm
Hehehe... então vê se na próxima páscoa capricha que essa ultima foi bem magrinha. Ovation é muito ruim... o violão não tem volume, tem uma definição de médios exagerada, faltam graves e o timbre tá mais berimabu do que violão. Bom... isso é tudo opinião. Mas é uma excelente compra pra quem quer um violão todo estiloso. Mas garanto que com o valor de um vc compra coisa infinitamente melhor. Aliás... um Giannini C3 sai por 600 reais e tem mais som que essas porcarias da Ovation.
|
albertoellobo Veterano |
# ago/05
· votar
Johnny
Porque porcaria? Eu tenho dois. Um de nylon e um de aço. E não tenho o que reclamar deles. Mas é claro que ele foi feito pra se tocar plugado! Som de lata? O charme do ovation é justamente essas areiazinhas que ele tem no fim de cada nota! Experimenta tocar um ovation ligado e bem equalizado...
|
Sargentelli Veterano |
# ago/05
· votar
Kashima, comprei um para arrastar por aí mas nem para isto ele presta, Tonante dá de dez nele!
|
albertoellobo Veterano |
# ago/05
· votar
Sargentelli
Kashima, comprei um para arrastar por aí mas nem para isto ele presta, Tonante dá de dez nele!
Kashima então é nota -10, e o Tonante é 0.
|
albertoellobo Veterano |
# ago/05
· votar
Putz! descobri um violão pior do que Tonante e Kashima. Um tal de "ROSS".
Muito ruim o bicho! Um vizinho meu ganhou um do padastro dele e me pediu pra afinar. Nem afinação aquela prra pega!
Só não falei isso pra ele pra não desanimar o garoto.
Mas vai aqui o recado. Não comprem violões ROSS!
|