A teoria por trás das músicas

Autor Mensagem
Arathorn
Veterano
# jul/05


Fala, galera!
Há algum tempo venho acompanhando este fórum e aprendi muito com o pessoal daqui. Em compensação, muitas vezes me deparo com tópicos totalmente inúteis. Hoje, porém, tive uma idéia enquanto estudava um pouco de teoria. Observei que não consigo aplicar muito bem a teoria na prática, e percebi que muitas pessoas também não. A idéia deste tópico é "desmanchar" solos ou licks de músicas famosas e explicar a parte teórica por estes exemplos. Acredito que é muito mais fácil entender o modo eólio e a impressão que ele passa, por exemplo, pelo solo de Mr. Crowley de Randy Rhoads. Pesso para o pessoal que entende que dê uma força para este tópico não morrer. Vale todo tipo de material também, especialmente vídeo aulas que são de fácil assimilação, hehehe.
Obrigado desde já aos apoiadores deste tópico!
Valeu, Abraço!

The Splinters
Veterano
# jul/05
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Vejamos se entendi: o objetivo do tópico é fazer uma espécie de análise prática, indicando a teoria utilizada nas músicas?

Andy Summers
Veterano
# jul/05
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The Splinters
Eu acho que ele está curioso de como os caras fazem os solos,ou seja pq começaram na nota tal,passaram por outras tais e finalizaram de um jeito e não de outro...Acho que é isso...

Arathorn
Veterano
# jul/05
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The Splinters
Isso mesmo! Partir de músicas como base para a teoria. Eu usei a busca e não achei nada assim. Pode ser interessante. =]
Abraço!

The Splinters
Veterano
# jul/05
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Andy Summers
É... :)

Arathorn
Eu aprovo a idéia... É legal para o pessoal que está começando a pegar solos mais técnicos, e tal.
Agora.............. Começamos por onde?

Rodrigo rvssvr
Veterano
# jul/05
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a idéia é interessante, mas...

Começamos por onde? (2)

hehe

Arathorn
Veterano
# jul/05 · Editado por: Arathorn
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The Splinters
Aí vai do pessoal que está afim de ensinar. Por exemplo, o riff de Nova Era do Angra. Sabemos que a música está em Dm. Mas Dm frígio, eólio, dórico? Por quê?
Valeu o apoio!
Abraço.

StoneColdDead
Veterano
# jul/05
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Arathorn
nao sei se era pra responde mas..... no riff(quando entra o vocal) ele alterna entra a setima menor e maior(D menor harmonico) cliche de metal melodico......

Narak
Veterano
# jul/05
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Saquei que o solo final da Mr.Crowley foi feito sob o campo de F maior.
O restante da musica eu não sei,pq só toquei o solo.

MyNameIsRevolution
Veterano
# jul/05
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o negocio da teoria na pratica eh o seguite......pega a escala e junta tecnica, e criatividade......e frita!

Arathorn
Veterano
# jul/05
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MyNameIsRevolution
Hauahauahaua, bem esclarecedor!

StoneColdDead
Veterano
# jul/05
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MyNameIsRevolution
afff. para de fala merda e vai estuda rpz

Arathorn
Veterano
# jul/05
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StoneColdDead
Valeu a resposta, mas não é bem isso. O negócio é o seguinte, a base do riff principal de Nova Era é em Dm, mas o riff começa em F. Sendo este riff em F, qual seria o modo utilizado?
Abraço!

StoneColdDead
Veterano
# jul/05
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Arathorn
q riff vc ta falando o refrão???

MyNameIsRevolution
Veterano
# jul/05
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StoneColdDead

ele quer saber o modo Dm pra F........c ele perguntasse pra mim eu responderia :D

StoneColdDead
Veterano
# jul/05
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Arathorn
ahhh vc ta falando do teminha da introdução.... eh q eu soh tirei a segunda guita q eh dobrada em terça e começa no A..... mas ai nao tem misterio, F jonico..... mas se for leva em conta o desenho e a digitação eh C mixo

eu tava falando daquele riff quando entra o vocal, com a cavalgada em D C# D C....

heathcliff
Veterano
# jul/05 · Editado por: heathcliff
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Então bora analisar a melodia do Riff Principal de Nova era.

Arathorn
Valeu a resposta, mas não é bem isso. O negócio é o seguinte, a base do riff principal de Nova Era é em Dm, mas o riff começa em F. Sendo este riff em F, qual seria o modo utilizado?
Abraço!


Cara, o F é o 3º grau de Dm então deve ser Jônio.

heathcliff
Veterano
# jul/05
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é só vc pensar que o Dm na verdade é o 6º grau, portanto eólio. e o F sendo o 3º grau da escala de Dm é só vc ir contando...D - 6, E - 7, F - 8

pronto, 8ª = repetição do 1ª grau (tônica)

começando do primeiro grau o modo ultilizado é o Jônio, F Jônio ow F maior.

heathcliff
Veterano
# jul/05
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Análise da introdução de Nova Era:

(mesmo sendo power-chords, eu acho melhor falar se é menor ou maior)


e-----------------------
B-----------------------
G-7---------------------
D-7---------------------
A-5------3-7-5-7-8---7--
E--------1-5-3-5-6---5--


O riff começa com um Dm, modo eólio. E depois ele vai para o modo Jônio (F) fazendo a progressão F - Am - Gm - Am - B - Am.


e------------------------------------------------------
B------------------------------------------------------
G-7-----------------------------------------------------
D-7------------------7-----------------------------------
A-5------5--7--8-----4--------------------------------------
E--------3--5--6------------------------------------------


Novamente começa no modo Eólio com o acorde Dm, e depois temos uma progressão dórica G Am B, que finaliza com o acorde A/C#, aí ocorre uma modulação momentânea para a escala menor harmônica de Dm, para criar uma tensão que vai resolver voltando para Dm natural, repetindo a primeira parte do riff.

e------------------------------------------------------
B------------------------------------------------------
G-7----------------------------------------------------
D-7----------------------------------------------------
A-5----2-3-7--5-7-8---7-------4---7--------------------
E------0-1-5--3-5-6---5--------------------------------


Depois de repetir a primeira parte do riff, volta novamenta para o modo Eólio com o acorde Dm, e depois vai para o modo Lócrio (E) e no finalzinho (ultimas duas notas) modula denovo pra menor harmônica de Dm.

1 - Tá tudo certo?
2 - Deu pra entender?

StoneColdDead
Veterano
# jul/05
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heathcliff
tudo certo.... so nao precisa fica analisando cada nota q começa, senao cada frase de um solo seria um modo.... o legal de nova era ta no segundo solo.... depois e posto ele aqui......

StoneColdDead
Veterano
# jul/05
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MyNameIsRevolution
e tah se achando por isso..... realmente tu tem mto q estuda......

heathcliff
Veterano
# jul/05
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StoneColdDead

blz, mas então na verdade só precisa indicar que tem a modulação pra menor harmônica né?

heathcliff
Veterano
# jul/05
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StoneColdDead

O segundo solo seria depois do tapping? ou seria os arpejos depois daquele riff com pedal point?

Arathorn
Veterano
# jul/05
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Aee! O tópico tá começando a engatinhar!!! =] Valeu pessoal!

StoneColdDead
Eu falo sobre os riffs em terça do Kiko e do Rafael, logo depois da intro que o heathcliff postou.

heathcliff
Valeu pela análise, é essa a idéia do tópico. Pegar um trecho de uma música e desvendar a parte teórica sob estes exemplos.
1 - Tá tudo certo?
Opa! Beleza!!!
2 - Deu pra entender?
Sim, muito bem explicado! =]

Agora voltando aos riffs em terça, teria um modo específico para o riff abaixo? Por quê?

[Tab]|--------------------------|------------------------|
|--------------------------|------------------------|
|--10----------------10--|--9----10----12----9--|
|--------------12---------|------------------------|
|--------12---------------|------------------------|
|--------------------------|------------------------|[/Tab]

[Tab]
--------------------------|-------------------------|----------------- ---------|
--------------------------|-------------------10---|------------------ --------|
--10----------------10--|--9----10----12--------|--10----------------1 0--|
--------------12---------|-------------------------|--------------12-- -------|
--------12---------------|-------------------------|--------12-------- -------|
--------------------------|-------------------------|----------------- ---------|
[/Tab]

[Tab]
-------------------------------------------|-------------------------- ----|
-------------------------------------------|------------11--10--8--11- -|
--9----10----12-9-10-12-14-10-12-14-|--15-------------------------|
-------------------------------------------|-------------------------- ----|
-------------------------------------------|-------------------------- ----|
-------------------------------------------|-------------------------- ----|
[/Tab]

[Tab]
------------------------------|-------------------------------|
--10----------------6-8-10--|--11--------11--10--8--11--|
------------5--7--9----------|-------------------------------|
------------------------------|-------------------------------|
------------------------------|-------------------------------|
------------------------------|-------------------------------|
[/Tab]

[Tab]
---------------------------------|-------------------------------|
--10----------------------8-10-|--11--------11--10--8--11--|
-------------------7-9-10------|-------------------------------|
------------7-8-10-------------|-------------------------------|
--------------------------------|--------------------------------|
--------------------------------|--------------------------------|
[/Tab]

[Tab]
-------------------------|-------------------------|--15b-----15-13-15 b----|
--10--------------------|-------------------------|------------------- --------|
--------------9----10---|--10b-----10-9-10----|----------------------- ----|
--------12--------------|-------------------------|------------------- -------|
-------------------------|-------------------------|------------------ --------|
-------------------------|-------------------------|------------------ --------|[/Tab]

Abraço!

Arathorn
Veterano
# jul/05
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Ooooo, Inferno! Não sei como postar tabs!!! Mas acho que dá para ter uma noção...
Valeu!

Arathorn
Veterano
# jul/05
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heathcliff
O segundo solo é aquele dos arpejos. Mas prefiro seguir uma ordem, pois fica mais fácil e organizado. Vamos falar dos riffs e depois falamos do solo, ok? =]
Obrigado pela compreensão! =]
Abraço!

heathcliff
Veterano
# jul/05 · Editado por: heathcliff
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Arathorn

Cara, eu acho que é melhor agente analisar o outro riff pois a melodia principal está nele:


e-------------|-------------|--------------|-------------|
B-10-------10-|----10-11----|--10-------10-|----10-11-13-|
G-------10----|-12-------12-|--------10----|-12----------|
D----12-------|-------------|-----12-------|-------------|
A-------------|-------------|--------------|-------------|
E-------------|-------------|--------------|-------------|


A harmonia por trás do riff é Dm - A/C# - Dm - C

No compasso 1 é executado simplesmente um arpejo de Dm sobre o mesmo acorde.

No compasso 2 ocorre uma modulação na base de Ré Menor Natural para o tom de Ré Menor Harmônico na base. Interessante notar que aparece um intervalo de trítono logo no início, entre o C# da base e o G da melodia. Isso causa uma tensão que resolve no...

...compasso 3 quando a tonalidade volta a ser Dm e a melodia e a harmonia é a mesma do compasso 1.

No compasso 4 temos um acorde de C. A melodia é só uma escala começando da 5ª do acorde (G)

Agora vou falar do resto do riff.

SoldierOfFear
Veterano
# jul/05
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Acho esse link muito legal:

http://www.bandolim.cjb.net/biblioteca/analise.html

Pena que eu nunca mais achei nada parecido. Quem não conhece a música procura a midi no google que deve ter.

heathcliff
Veterano
# jul/05 · Editado por: heathcliff
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errei uns treco...espera to editando...

*ta certinho agora! =]


(eu espero hehe)

heathcliff
Veterano
# jul/05
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Agora a 2ª parte do riff


e----------------|-----------------------------------|
B-10----------10-|-8----10----11-8-10-11-13-10-11-13-|
G---------10-----|-----------------------------------|
D-----12---------|-----------------------------------|
A----------------|-----------------------------------|
E----------------|-----------------------------------|


Dm - C

O compasso 5 é repetição do 1 e do 3.

O compasso 6 temos o acorde de C de fundo e um pattern usado para chegar na nota-alvo D do próximo compasso:


e-------------------|---------------------------|
B-15----15-13-11-15-|--15-----------------------|
G-------------------|------------------14-15-17-|
D-------------------|---------14-15-17----------|
A-------------------|---------------------------|
E-------------------|---------------------------|


Gm - Dm

No compasso 7 é executada uma pequena melodia sobre o acorde de Gm, dando ênfase á nota D (a 5ª do acorde).

No compasso 8 o acorde é o Dm, a nota que abre o solo é a própria tônica (D), e depois um fast-run começando do E (modo frígio) para chegar novamente na nota-alvo D do próximo compasso.




e-------------------|------------------------------|
B-15----15-13-11-15-|-15---------------------11-13-|
G-------------------|---------------10-12-14-------|
D-------------------|------10-12-14----------------|
A-------------------|------------------------------|
E-------------------|------------------------------|


Gm - Dm

Compasso 9 - idem compasso 7
No compasso 10, é parecido com o compasso 8, porêm o fast-run começa na nota C (modo mixolídio), e novamente atinge a nota alvo no compasso seguinte:



e------------------|--------------|
B-15---15-13-11-15-|--15-------10-|
G------------------|-----10-12----|
D------------------|--------------|
A------------------|--------------|
E------------------|--------------|


Gm - Dm

Novamente a mesma melodia sobre o Gm no compasso 11...
Agora ocorre uma mudança no compasso 12 com o objetivo de chegar na nota alvo E no compasso seguinte.


Nos compassos 13 e 14 acho melhor colocar as duas guitarras:


e------------------|-----------------|
B------------------|--15---14-12-14--|
G--14---14-12-14---|-----------------|
D------------------|-----------------|
A------------------|-----------------|
E------------------|-----------------|



e---------------|---17*----15-13-17*--|
B---------------|---------------------|
G-12*---10-9-10-|---------------------|
D---------------|---------------------|
A---------------|---------------------|
E---------------|---------------------|


(onde tem o * quer dizer que a nota é alcançada atravez de um bend de um tom, ou seja, duas casas atras)
Bb - Dm/A - A

No compasso 13 temos o acorde de Bb, e a nota alvo é a sua 7ª, a nota Lá, que causa um efeito muito legal. Na outra guitarra, a nota alvo é Sol, a sua 6ª, que tambêm acrescenta um efeito bem peculiar e bonito no trecho.

Ocorre no compasso 14 uma modulação de Ré Menor Natural pra Ré Menor Melódica. O primeiro acorde é Dm/A (Ré Menor com o Lá no bordão) e a nota alvo é a 5ª, a nota A tambêm.

O acorde em si não indica modulação nenhuma, porêm na melodia é tocada a sétima maior e sexta maior do acorde, características da menor melódica. A melodia dessa vez é dobrada em quintas, a 2ª guitarra uma quinta acima (anteriormente ela dobrava uma terça abaixo). Interessante observar que ocorrem 2 intervalos de quinta diminuta (trítono).

No segundo acorde do compasso, o A, as notas alvo são C# (a terça maior) na primeira guitarra e o próprio A (a tônica) na segunda guitarra.

Depois disso a melodia volta para D menor natural.

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