Pra q serve de fato afinaçao abaixo do tradicional?

Autor Mensagem
marcio_zav
Veterano
# jul/05
· votar


saem contar q eu axo q a guita pega mais feeling nessa afinação
pq mim qm tem feeling eh o guitarrista e nao a afinacao, ou a guitarra....hehe

DeFaCe_
Veterano
# jul/05
· votar


saem contar q eu axo q a guita pega mais feeling nessa afinação

putz...

diogocv
Veterano
# jul/05
· votar


eu axo q a guitarra pega mais feeling sim. as cordas ficam mais frouxas e macias, o som sai melhor. eu axo legal

Neil Young
Veterano
# jul/05
· votar


eu axo q a guitarra pega mais feeling sim.

eita, dá uma dessas pro malmsteen então, ele tá precisando.

diogocv
Veterano
# jul/05
· votar


Neil Young

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

raphadelonge
Veterano
# jul/05
· votar


Alguns vocalistas nao conseguem alcancar o tom certo da musica!!!
Eu gosto de blink e uma musica deles q eh em D, ao vivo fazem em C porq o vocal n aguenta um show inteiro e cantar essa musica em D

LOW Fl
Veterano
# jul/05 · Editado por: LOW Fl
· votar


Realmente existe um de diferenca de uma mesma nota tocada com em afinacoes distintas.
Voce tem que entende que vai muda a tensao na corda e o comprimento so que a nota soa na mesma frequencia. So que devido essa mudanca de tensao e comprimento entra na composicao da nota harmonicos diferentes.

A gente pode mudar a afinacao meio tom para:
-Melhorar o desempenhodo vocal devido ao alcance da voz dele;
-Deixar o encordamento mais leve para facilitar execucao(isso depende do guitarrista tambem) pra quem gosta d ecordas com menos tensao;

jvic
Veterano
# jul/05
· votar


O LOW FI já disse tudo aí.

Além da classica afinação meio-tom abaixo, existe outras tb. A Joni Mitchell faz cada afinação mais pirada que a outra (tudo bem q é em violão, não guitarra). A mulher é louca. Tocar as musicas dela chega a ser cansativo porq a cada musica vc vai ter q colocar uma afinação diferente...

Saca só 2 exemplos q pesquei aqui rapidamente:

D||-----------------|-----0-----------|-----0-------4---|-4---5---5--- ----|
B||-3-----0-1-------|-0-1-------------|-0-------3-------|------------- 0---|
G||-----0-------0---|-------0-----0-2-|---0---0---0---0-|---0---0---0- --0-|
D||---4-------2---2-|-----------0-----|-----------------|------------- ----|
G||-0-------0-------|-0-------0-------|-0-------4-------|-5----------- ----|
D||-----------------|-----------------|-----------------|------------- ----|

C|----------0-------5-------------------0-----
G|--0---0---0-5-----5-----5---5-----5---0-----
E|1-----3-----5-----------6h5-6h5---5-----0---
C|0-------0-------5-------5---5-----------0---
G|--------------5-------5---------------------
C|2-----4-----5-------5-----------5-------0---

Mas, o grande lance é que é justamente essas afinações que dão os sons bacanas nas musicas dela.

AlemãoAraya
Veterano
# jun/08
· votar


Quase todas as musicas do slayer sao meio ou 1 tom abaixo ... o som fica mais pesado sim ...

flw

Megamedes
Veterano
# jun/08
· votar


AlemãoAraya
Flw e parabéns por ressuscitar um tópico que até Ramsés I postou.

diego gr
Veterano
# jun/08
· votar


Tá, mas esse lance de tocar:
casa 8 com afinação padrão
e casa 10 com afinação alterada (para atingir a mesma nota)
Vai soar diferente, mesmo sendo a mesma nota?
Isso que eu semrpe quis saber, mas nunca me lembrei de postar!

AlemãoAraya
Veterano
# jun/08
· votar


huauahahuahu

foi mal eh q eu nao tinha visto a ultima postagem

Veneta
Veterano
# jun/08
· votar


o timbre das cordas mudam
mesmo as notas sendo as mesmas!
Eu prefiro a afinação 1 tom abaixo, mas uso padrão por questão de praticidade e costume.

Veneta
Veterano
# jun/08
· votar


PS... tem q levar a guitarra em um luthier para regular, principalmente quem usa floyd rose para regular a tensão das molas, problemas com trastejamento e tensor do braço.

GuitarHouse
Veterano
# jun/08 · Editado por: GuitarHouse
· votar


PedroGtr

Lí "por alto" as mensagens, e acho que ninguém foi direto ao ponto. Se já tiverem esclarecido, será mais uma explicação.

As bandas que abaixam o tom fazem isso para vários motivos, mas também para atingir notas as quais não se chega com a afinação "padrão".

Por exemplo, há músicas que só dá pra tocar com dedilhados etc, que pegam corda solta. E, às vezes, é necessário baixar o tom pro vocal aguentar.

Ex:


e------------------------------------------------------
B------------------------------------------------------
G--1----------------------------------------------------
D--2----------------------------------------------------
A--2----------------------------------------------------
E--0---------------------------------------------------


Acorde E.

Mas às vezes é necessário baixar o tom, seja pelo vocal não aguentar o mesmo tom da original, seja pq ao vivo não consegue chegar naquele tom ou simplesmente, ao criar uma musica, acha que a outra tonalidade soa melhor. Suponhamos que então necessário baixar o tom. Vai tocar uma pestana lá na frente, de Eb? Ou em caso de baixar um tom (D), vai tocar o acorde do jeito normal, nas cordas agudas?

Não, porque muda a oitava, etc. Muda muita coisa.
Entao abaixa meio tom.

O mesmo acontece se tiver um dedilhado, que não dá pra transpor pra pestana, etc. OU em frases com corda solta, de solo, que não dá pra transpor pois ficaria dfificil a tocabilidade.
´
E é o que rola também tocar sons pesados, com o mesmo exemplo acima. Se a banda quiser baixar o tom, não vai fazer powerchord de D alí na 5ª casa bem a nota D sem pestana, alí nas primeiras cordas. A pegada é outra, a oitava é outra.

Enfim, baixa-se o tom quando a transposição não puder ser feita sem prejudicar a tocabilidade. Só para solos, na maioria das vezes, não faz sentido transpor, a não ser quando tenha notas acima das casas (pois há solos criados com guitarras de 24 casas tocadas em de 22 casas). Também é preciso quando queira baixar o tom de músicas em que há cordas soltas na base ou se necessite tocar acordes em powerchord abaixo de E

TG Aoshi
Veterano
# jun/08
· votar


diego gr
Vai soar diferente, mesmo sendo a mesma nota?

Só no timbre, mas é tão irrelevante......... TÃO irrelevante..........

Fellipe Quirino
Veterano
# jun/08
· votar


PedroGtr
nao é tanta questao de Guitarrista... mais normalmente bandas q tem um vocal q cante em tons muito altos (agudos) como Guns como vc citou usar usam afinaçao meio tom abaixo pra nao sacrificar tanto o vocal... e pro som ficar mais pesado mesmo...

LuizGustavoCoelho
Veterano
# jun/08
· votar


Realmente existe um de diferenca de uma mesma nota tocada com em afinacoes distintas.
Voce tem que entende que vai muda a tensao na corda e o comprimento so que a nota soa na mesma frequencia. So que devido essa mudanca de tensao e comprimento entra na composicao da nota harmonicos diferentes.

A gente pode mudar a afinacao meio tom para:
-Melhorar o desempenhodo vocal devido ao alcance da voz dele;
-Deixar o encordamento mais leve para facilitar execucao(isso depende do guitarrista tambem) pra quem gosta d ecordas com menos tensao;



Resumiu o Tópico todo XD

Lak Lak
Veterano
# jun/08
· votar


se for pra fazer coisa aberta, ou pra tocar umas musicas pesadas com acordes bem graves, axo legal afinar abaixo... mas pra ficar mais facil de fazer bend e vibrato e melhorar pegada, eh coisa de baitolinha... mete a mao nessa porr...caria!

Na moral
Veterano
# jun/08 · Editado por: Na moral
· votar


Alguem ai falou q nao muda muito a sonoridade, eu acho que o som fica mais cheio sim, e eh bem melhor tocar com as cordas mais macias.
Lak Lak
Vou te dah uma lespaul com cordas 013 e com afinaçao em E pra vc tocar...
uauauauauauauau

Lak Lak
Veterano
# jun/08
· votar


Na moral
eu uso les paul com traste baixa corda 011 e afinação em E. (sem escalope, claro)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pra q serve de fato afinaçao abaixo do tradicional?