Pra q serve de fato afinaçao abaixo do tradicional?

Autor Mensagem
PedroGtr
Veterano
# jul/05 · Editado por: PedroGtr


ateh hj nao entendi isso.Pq tantas bandas usam afinaçao de meio tom, 1 tom ,etc. abaixo .Como no guns n' roses por exemplo : na afinaçao em Eb , eles tocam
<pre>
e------------------------------------------------------
B--------11-9-8--11-9-8--11-9--------------------
G-----------------------------10-------------------------
D------------------------------------------------------
A------------------------------------------------------
E------------------------------------------------------
</pre>
.
pq eles simplismente nao usam afinaçao em E e tocam assim a musica? :

<pre>
e------------------------------------------------------
B-----10-8-7--10-8-7--10-8-----------------------------
G--------------------------9----------------------------
D------------------------------------------------------
A------------------------------------------------------
E------------------------------------------------------
</pre>

Qual eh a diferença q a afinaçao abaixo do tom E faz em uma musica se daria no msm usar a afinaçao padrao (no caso, digitando as notas uma casa atras) ?

Space Ace
Veterano
# jul/05
· votar


agora imagina a afinaçao um tom abaixo e a tab ser assim:
e------------------------------------------------------
B------------------------------------------------------
G------------------------------------------------------
D------------------------------------------------------
A------------------------------------------------------
E-0-0-0-0-1-------------------------------------------------



e ai, como tu vai tocar isso na afinaçao aberta?

BlacK Dog
Veterano
# jul/05
· votar


Experimenta então...

Os bends ficam bem mais fáceis de se fazer.

A pegada fica "leve"

Pra mim é isso,além dos acordes abertos tb.

thanatos
Veterano
# jul/05
· votar


o som fica diferente...mesmo sendo a msm nota muda um pouco o som....tipo, toca a casa 10 na afinacao abaixo e a 9 na afinacao normal...

PedroGtr
Veterano
# jul/05 · Editado por: PedroGtr
· votar


amm . mas tipo, sonoramente muda alguma? Muda e sou eu q nao percebo? Pq tipo : se eu tocar <pre>
e------------------------------------------------------
B------------------------------------------------------
G------------------------------------------------------
D-------4-5-7-5-4-----------------------------------------
A------------------------------------------------------
E------------------------------------------------------
</pre>

na afinaçao E ,aparenta ser igual a isto:
<pre>
e------------------------------------------------------
B------------------------------------------------------
G------------------------------------------------------
D------5-6-8-6-5--------------------------------------
A------------------------------------------------------
E------------------------------------------------------
</pre>

na afinaçao Eb. Entendem?Pra mim,desses dois jeitos soa a mesma coisa,mas acho q algm flw q msm transpondo a tablatura , a musica q for tocada na tablatura de Eb será mais pesada.

SoldierOfFear
Veterano
# jul/05
· votar


Também tem o fato do cara já ter decorado as notas no braço.

PedroGtr
Veterano
# jul/05 · Editado por: PedroGtr
· votar


thanatos

o som fica diferente...mesmo sendo a msm nota muda um pouco o som....tipo, toca a casa 10 na afinacao abaixo e a 9 na afinacao normal...

isso msm. isso eh q eu nao entendia.Entao quer dizer q msm que se vc transpor as casas na afinaçao padrao pra ter as notas iguais, as notas q forem feitas na Eb serao sempre um pouco mais mais ´´pesadas´´?

korgan
Veterano
# jul/05 · Editado por: korgan
· votar


Kra, serve pra uma penca de coisas...

Se tu poe um encordoamento 012 na tua guitarra, e deixa afinada em E tradicional, ou tu precisa ter um bíceps em cada dedo, ou usar um macaco hidraulico pra fazer um bend.
Ae pra amolecer a corda, o povo usa afinaçao abaixo, ae com isso a corda fica mais "frouxa" pra fazer bend, e o som fica mais pesadão tb... tu soltando um C por exemplo, acho q a frequencia dele vai ser uns 60 hz, enqto o E eh uns 82 hz eu acho... Dae tu tira o som do inferno q vai sair...

Ae tu pergunta. PQ q nao afina em C com encordoamento 008?
Pq se tu fizer isso, vai parecer q tu ta tocando numa teia de aranha... vai trastejar e etc...

SoldierOfFear
Veterano
# jul/05
· votar


korgan

Se tu poe um encordoamento 012 na tua guitarra, e deixa afinada em E tradicional, ou tu precisa ter um bíceps em cada dedo, ou usar um macaco hidraulico pra fazer um bend.


Experimenta 0.40 então. =)

korgan
Veterano
# jul/05
· votar


ahuahaua, ae eu prendo a corda no teto daqui de casa, e subo na guitarra...

Neil Young
Veterano
# jul/05
· votar


pode ser tb pra facilitar pro vocalista, ou pra deixar mais pesado.

ou tu precisa ter um bíceps em cada dedo

não seria melhor um quadriceps então ??

PedroGtr
Veterano
# jul/05
· votar


hmm sakei. soh mais uma coisa , pessoal me tira essa duvida pra eu ve se eu entendi isso daki : msm que se vc transpor as casas na afinaçao padrao pra ter as notas iguais, as notas q forem feitas na Eb serao sempre um pouco mais mais ´´pesadas´´?

Neil Young
Veterano
# jul/05
· votar


PedroGtr
msm que se vc transpor as casas na afinaçao padrao pra ter as notas iguais, as notas q forem feitas na Eb serao sempre um pouco mais mais ´´pesadas´´?

não, olha só, se vc faz um riff com a afinação em E, ai vc toca o mesmo riff nas mesmas casas mas com a afinação em D, vc vai ter tocado ele um tom abaixo, o q deixará mais pesado, é só isso, sacou ?

SoldierOfFear
Veterano
# jul/05
· votar


Neil Young


não, olha só, se vc faz um riff com a afinação em E, ai vc toca o mesmo riff nas mesmas casas mas com a afinação em D, vc vai ter tocado ele um tom abaixo, o q deixará mais pesado, é só isso, sacou ?


Que burro! Não entendeu porra nenhuma.

Neil Young
Veterano
# jul/05
· votar


SoldierOfFear

entendi, é que ele tá achando que o fato de trocar a afinação deixa mais pesado, mas não é assim que finciona, ai eu expliquei pra ele que fica mais pesado pq fica mais grave.

PedroGtr
Veterano
# jul/05 · Editado por: PedroGtr
· votar


SoldierOfFear

Que burro! Não entendeu porra nenhuma.

com isso ,vc ta falando q a informaçao do Neil Young ta errada ou ta falando q eu demorei pra entender isso , supostamente seria tao simples?Se for por mim cara, eu ja falei ,eh q algm me falou q as mesmas notas tocadas em afinaçoes diferentes soam um pouco mais ´´pesadas´´.

a pessoa tinha me dito como se essas notas fossem diferentes :



<pre>
e------------------------------------------------------
B------------------------------------------------------
G------------------------------------------------------
D------------------------------------------------------
A------------------------------------------------------
E----------3--------------------------------------------
</pre>

afinaçao em E

<pre>
e------------------------------------------------------
B------------------------------------------------------
G------------------------------------------------------
D------------------------------------------------------
A------------------------------------------------------
E-------4-----------------------------------------------
</pre>

afinaçao em Eb. Percebe-se q em ambas as tabs eh tocada a nota G (sol).Soh q a informaçao q tinham me dado era q o G (sol) feito pela afinaçao de Eb q ta mostrada aih eh um pouco mais ´´pesado´´.Soh quero saber se isso eh verdade ou a pessoa falou merda

korgan
Veterano
# jul/05
· votar


Hauahua, cara delicado...
Um doce vc :D

SoldierOfFear
Veterano
# jul/05
· votar


PedroGtr
Ele que não entendeu.

Neil Young
Veterano
# jul/05
· votar


PedroGtr
eh q algm me falou q as mesmas notas tocadas em afinaçoes diferentes soam um pouco mais ´´pesadas´´.

isto está errado, não soa, mais pesado não.

PedroGtr
Veterano
# jul/05
· votar


SoldierOfFear

hmm ok. mas entao me responde uma coisa, olhando as notas q eu fiz ali em cima :Percebe-se q em ambas as tabs eh tocada a nota G (sol).Soh q a informaçao q tinham me dado era q o G (sol) feito pela afinaçao de Eb q ta mostrada aih eh um pouco mais ´´pesado´´.Soh quero saber se isso eh verdade ou a pessoa q tinha me falado isso,falou merda

PedroGtr
Veterano
# jul/05
· votar


Neil Young


aee era isso q eu queria saber. entao meu amigo tinha falado merda, certo? sobre um G ser mais pesado q o outro

Neil Young
Veterano
# jul/05
· votar


PedroGtr
Soh quero saber se isso eh verdade ou a pessoa q tinha me falado isso,falou merda

isto NÃO É VERDADE, to tentando falr a meia hora, o que faz deixar mais pesado é o fato de vc tocar mais grave.

SoldierOfFear
Veterano
# jul/05
· votar


PedroGtr
o G (sol) feito pela afinaçao de Eb q ta mostrada aih eh um pouco mais ´´pesado´´

Só se tu usar cordas mais pesadas.Foi isso que o cara queis dizer. Ticar em uma afinação mais baixar te dá a possibilidade de usar cordas mais pesadas sem que elas fiquem muito tensas.

Neil Young
Veterano
# jul/05
· votar


PedroGtr
aee era isso q eu queria saber. entao meu amigo tinha falado merda, certo? sobre um G ser mais pesado q o outro

o q muda é que se em E vc faz G, em Eb vc faz Gb, e Gb fica mais pesado que G, por ser mais grave

SoldierOfFear
Veterano
# jul/05
· votar


Neil Young

o q muda é que se em E vc faz G, em Eb vc faz Gb, e Gb fica mais pesado que G, por ser mais grave


ainda insiste? Leia o primeiro post.

Neil Young
Veterano
# jul/05
· votar


SoldierOfFear
ainda insiste? Leia o primeiro post.

cara, eu li, entendi e já expliquei pra ele, ele entendeu, vc que não entendeu então fica na tua ai.

PedroGtr
Veterano
# jul/05
· votar


amm ,po pessoal vcs me ajudaram bastante e tiveram bastante paciencia com minha ignorancia sobre afinaçao, hehe .vcs ja devem estar cansados e terao o merecido descanso,e esse topico finalmente será fechado .obrigado pela ajuda

Neil Young
Veterano
# jul/05
· votar


PedroGtr

blz, vlw, mas não fecha o tópico não, pode surgir outras duvidas sobre o assunto e alguem usar este aqui pra postar

PedroGtr
Veterano
# jul/05
· votar


blz

diogocv
Veterano
# jul/05
· votar


no caso do guns o slash usa afinação em Eb pq ele da mtos bends, ai em Eb a gutarra fica mais "macia" pra dar ons bends. saem contar q eu axo q a guita pega mais feeling nessa afinação, pq da pra usar o Eb mais grave. e as outras afinações existem rpa dar mais peso, tipo "C" (eca, odeio guitarras afinadas nessas afinações tipo korn, slipkinot) ai da uma maior variação no som sako?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pra q serve de fato afinaçao abaixo do tradicional?