afinacao da guitarra...

Autor Mensagem
LeandroDF
Veterano
# jul/03


ei galera, pode ate ser uma pergunta boba.. mas...
eu gostaria de saber pq a afinacao das guitarras e violoes, sao em E??

caiohleal
Veterano
# jul/03
· votar


sim

kalil
Veterano
# jul/03
· votar


deve ser pq é a forma mais fácil de se montar acordes ao alcance dos dedos...

GuitarHouse
Veterano
# jul/03 · Editado por: GuitarHouse
· votar


?

GuitarHouse
Veterano
# jul/03
· votar


a posicao pra montar acordes mais facilmente nao depende do TOm, e sim da variacao dele de uma corda pra outra....se vc afinar o violao 1 tom abaixo vai ficar facil de tocar do mesmo jeito

o q importa eh a variacao de 4ª justa de uma corda pra outra

GuitarHouse
Veterano
# jul/03
· votar


exceto na B

LeandroDF
Veterano
# jul/03
· votar


é, isso eu sei, tanto eh q quando afina meio tom abaixo, ou um tom ou em C, ou la vai porrada... vc acaba afinando todas as cordas tambem... mas pq escolherem o E pra ser a da grande maioria??? e pq a ordem é E A D G B E???

spy2k
Veterano
# jul/03
· votar


naum sei pq..mas meu .. quem inventou essa afinação é um gênio.. tu pode ver q se encaixa tudo certinho..

Morello
Veterano
# jul/03
· votar


Bom, a afinação é feita em 4J, porque assim fica numa posição que voce consiga utilizar os intervalos de terça e quinta corretamente, com seus dedos conseguindo alcançar as notas.

LeandroDF
Veterano
# jul/03
· votar


Morello
blz... e o fato de ser afinada em E?

Morello
Veterano
# jul/03
· votar


Bom, acho que a afinação é em E porque a grande maioria das musicas do AC/DC é em E, hehehehe.

GuitarHouse
Veterano
# jul/03 · Editado por: GuitarHouse
· votar


O fato de ser E eh uma tradiçao e devido à evolucao...nao nasceu como eh hj.;..vem de seculos atras...a guitarra(sem ser eletrica) surgiu lah pro seculo 14, 4 cordas...a de 5 cordas tinha todas menos a mizona..A-D-G-B-E

dai na alemanha q veio a de 6 cordas(violao, etc) ...lembre-se q de lah sairam Pachelbel, Bach, etc...eram compositores em alaudes tb...e q era tipo uma precursora do violao..
basicamente...vem de muito tempo atras...e essa afinacao se tornou tradicional no instrum. de 6 cordas....
creio q seja essa a explicacao...corrija se estiver errado...

GuitarHouse
Veterano
# jul/03
· votar


vou dar uma pesquisada mais precisa..

Guitar TP
Veterano
# jul/03
· votar


GuitarHouse
Morello
Caras, vcs falam chinês ou grego pra mim.. hehehehe eu não sei nada do que vcs estão falando... hehehe
Eu pensei que afinação fosse padrão... tipo, guitarra é em E, trompete é em tal, violino é em tal... esse tipo...

Morello
Veterano
# jul/03
· votar


A afinação padrão tem as diferenças do intervalo de 4J na guitarra exceto pela corda B.

So que isso hoje em dia acabou, várias bandas usam afinaçções exoticas, dependendo do resultado que querem obter.

Voce, por exemplo pode afinar sua guitara sendo que, as cordas so possam ser C, E, G, fazendo a triade de Dó.

Aí quando voce tocar as cordas soltas ao invés de fazer bléeemmm, faz Dóoooo.... (heheheh)

GuitarHouse
Veterano
# jul/03
· votar


ah, sim...existem varias outras.

mas a consagrada, que esta em 99% dos instrumentos eh a ebgdae mesmo...

pão de queijo sueco
Veterano
# jul/03
· votar


ae...nuam sei pq a afinaçaum padrao eh em E....deve ser pq a afinaçaum naum arebenta facilmente as coradas.....deve ser isso.....

GuitarHouse
Veterano
# jul/03
· votar


nao...as cordas sao feitas de um jeito para ter akela tensao qnd afinada para as devidas frequencias.

se vc afina em D, ela fica com tensao menor(mais dificil de arrebentar)...

em suma, a espessura da corda eh consequencia da afinacao, e nao o oposto...dai vc escolhe a tensao que quer.

GuitarHouse
Veterano
# jul/03
· votar


por exemplo...cordas 0,09 e 0,11.

as 0,09 afinam em E, com mesma frequencia q afina a 0,11, mas a tensao eh diferente, proporcional à espessura.

LeSPaUl
Veterano
# jul/03
· votar


tipo se eu quero afina meio tom abaixo eu afino dogeito normal e depois eu aperto a 4 casa?? gostaria de saber isso

Max
Veterano
# jul/03
· votar


outras afinacoes..nada a ver com isso...mas umas afinacoes a mais!

AFINAÇÃO EM D ABERTO: D A D F# A D
AFINAÇÃO EM D: D A D G A D
AFINAÇÃO EM SOL ABERTO: D G D G B D
AFINAÇÃO CONVENCIONAL EM D: D G C F A D
AFINAÇÃO CONVENCIONAL: E A D G B E

LeandroDF
Veterano
# jul/03
· votar


LeSPaUl
afinar meio tom abaixo, em vez da Mizona ser um E, ela vai ser um Eb... isto significa q ela vai estar com uma tensao menor e vai soar mais grave, se vc afinar normal e apertar a 4 casa, vc vai estar tocando a nota G#...

vc nao consegue obter o Eb afinando do jeito normal, a nao ser q seja o Eb uma oitava acima...

GuitarHouse
Veterano
# jul/03 · Editado por: GuitarHouse
· votar


LeSPaUl
Se vc abaixar meio tom da mizona vc tem afinar do mesmo jeito, 5 casa, com exceção da corda 2, do mesmo jeito q o normal. Isso eh igual pra qualquer variacao tonal q vc efetuar na mizona e quiser ter a mesma proporcao, ou seja, querer apenas mudar o tom da afinacao...O q importa é q a diferença tonal entre as cordas se torne a mesma....Muita gente faz isso, como o Guns, pra abaixar o tom da musica e tocar corda solta, sem precisar fazer pestana nos acordes basicos de 3 cordas....Outra coisa

LeandroDF

Esse NORMAL q vc disse no sua msg significa afinar seguindo as regras de 4ª justa? Se for, qnd afinar meio tom abaixo a 4ª casa será G e nao G#....acho q entendi q vc disse isso...se o NORMAL q vc disse quiser dizer normal em E B G D A E , ai vc ta certo e sera apenas uma confusao minha ao ler
:)

GuitarHouse
Veterano
# jul/03
· votar


LeSPaUl

por exemplo:

Se vc abaixar 1 tom, afinar em D, será

D G C F A D - Ou seja, todas as cordas abaixaram 1 tom.

Se afinar em Eb

Eb Ab Db Gb Bb Eb - ou seja, todas as cordas abaixaram meio tom

A proporçao eh sempre a mesma, visto q s vc for variar seguindo a proporcao da CONVENCIONAL...

se vc quiser mudar tipo pras afinacoes ABERTAS ai ja é outra historia

LeSPaUl
Veterano
# jul/03
· votar


mas como eu consigo afinar ela... num tem uma manha especial??

GuitarHouse
Veterano
# jul/03 · Editado por: GuitarHouse
· votar


ué....vc afina de ouvido? vc sabe exatamente quando a 6ª corda esta afinada em E? bem, acho q vc nao deve ter ouvido absoluto como a maioria nao tem..entao usa um afinador, certo?


bem, ao inves da 6ª corda vc afinar em E, vc afina Eb..e afina o resto do instrumento meio tom abaixo se usar o afinador...se for usar a tecnica da 5ª corda, sem afinador, dai vc faz do mesmo jeito q qnd tava em E...o q importa eh a proporcao.

Se vc usa diapasao e afina a A primeiro, eh um pouco mais complicado. Vc faz o seguinte:

Afina a 5ª corda pra ficar em A. Depois faça com q a 6ª casa da 6ª corda fique igual à 5ª corda. Ou seja, assim vc afinará a mizona meio tom abaixo. Feito isso, afina novamente a 5ª corda em relacao à 6ª, apertando normalmente na 5ª casa...sacou?

LeandroDF
Veterano
# jul/03
· votar


GuitarHouse
eh... o normal q eu falei foi o EADGBE...

LeandroDF
Veterano
# jul/03
· votar


eu sempre escrevo ao contrario hehehe
EBGDAE

Gui
Veterano
# jul/03
· votar


alguem pode me dizer ql a afinação SOAD????

GuitarHouse
Veterano
# jul/03
· votar


pra q essas msg UP?pra subir na lista dos topicos?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a afinacao da guitarra...