Teoria: Leandro Panucci, ajuda aí!!!

    Autor Mensagem
    gemeo
    Veterano
    # jul/05


    A minha dúvida é a seguinte: quando temos um acorde X sus, a terça é substituída pela quarta! Um modo que caracteriza o q foi dito acima, é o mixolídio 4 (v 7/4). A minha dúvida é a seguinte: porque existe apenas o modo mixolídio 4, e não o jônio 4, já que essa suspensão da terça só pode ser aplicada a acordes maiores, menos no lídio, em que a quarta é aumentada?????

    heathcliff
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    a terça é substituída pela quarta!

    Pode ser pela segunda tbm cara. Se for sus4, é pela quarta, se for sus2, é pela segunda.

    heathcliff
    Veterano
    # jul/05 · Editado por: heathcliff
    · votar


    Eu não entendi a sua dúvida direito mas po...pra mim qualquer acorde pode ser suspenso...não é porque ele é frígio que ele não pode ser sus2 (a segunda menor vai se chocar com a tônica) por exemplo...

    Porque a suspensão da terça só pode ser aplicada a acordes maiores?

    Porque um acorde Jônio pode ter a terça suspensa e um Eólio não? (considerando ambos sem sexta e sem sétima)

    Um acorde Dsus4 do modo jônio e um Dsus4 do modo eólio vão ser idênticos...com sus2 tambêm...

    Porquê o acorde lídio não pode ser sus4? porque a quarta vai entrar em choque com a quinta? mas se for assim ele pode ser sus2, pq aí nao teria problema.

    Abraço

    gemeo
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    heathcliff

    é o seguinte: quando eu quero fazer um acorde tipo : G7/4. Eu tenho que evitar a terça, pois ela vai entrar em choque com a quarta, devido à distância de apenas meio tom, certo?
    Esse acorda é típico do modo mixolídio 4!!!
    Eu queria saber, porque não existe um acorde característico do modo jônio, tipo C7M/ 4, eliminando a terça pelo mesmo motivo já citado acima!
    Entendeu?

    gemeo
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Seguindo o mesmo raciocínio do colocado acima: porque que quando fazemos um Cm7/9, a terça menor não entra em choque com a segunda maior, já que estão separadas por meio tom também?
    Ser[a que esse cristério de suspensão, é só pra terças e quartas???

    PS: Comprei o livro do almir chediak, e ele é muuuuuuuuuiiiiiittttttttooooooo bom!!!

    heathcliff
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    G7/4
    Se vc omitir a terça e colocar a 4ª vai ser Gsus4/7.

    Mas se não omitir a terça vai ser G7/11 (11 e 4 é a mesma nota, porem em acorde suspenso vc diz que tem a 4ª, e no resto a décima primeira)

    Eu não conheço esse tal modo Mixolídio 4...ele é derivado de qual escala?

    C7M/ 4

    Não existe isso, é C7M/11. você só usa 4 ow 2 se for suspenso (aí tem a indicação sus4 ow sus2) se não for suspenso é 11 ow 9.

    Você só omite a 3ª se tiver pedindo no lugar...se tiver a indicação de suspenso. Não é porque a quarta vai entrar em choque que você "vai ter que" omitir a terça...

    Novamente, o que é o modo mixolídio 4?

    heathcliff
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    porque que quando fazemos um Cm7/9, a terça menor não entra em choque com a segunda maior

    Claro que entra em choque...só que fica legal do mesmo jeito ué...

    O acorde não tem que ser "perfeito" pra soar legal =]

    gemeo
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Cara... realmente é C7M/ 11, mas G7/4 e Gsus4/7 são a mesma coisa... a terça é suspensa do mesmo jeito!
    Tem um artigo da guitarplayer, escrito por um dos guitarristas de possuem coluna lá, o Sérgio Basbaum, que ele diz q 99,9 % das vezes, o mundo guitarrístico não agride essa definiçao... Se for engatar a quarta num acorde maior, a terça cai fora. Acho que não existe esse critério de : será que eu posso deixar ou retirar a terça, quando existe uma quarta no acorde!!
    E o modo mixolídio 4, nada mais é do que o modo mixolídio só que , no modo mixolídio, a terça é a nota do acorde, e a quarta é de passagem! Em termos práticos, quando se tem um improviso num acorde tipo G7, nunca devemos terminar um solo, na quarta(no caso, C). Agora, quando se tem um improviso sobre G7/4, não devemos terminar um solo, na terça, ou seja, B! Tente fazer issu, e vê se não concorda comigo!

    gemeo
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Na verdade eu acho que esse acrde, C7M(11), não se aplica, mas não sei o porque!
    Será que isso tem haver com o trítono causado pelo acorde mixolídio, ou não tem nada a ver?

    heathcliff
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    mas G7/4 e Gsus4/7 são a mesma coisa... a terça é suspensa do mesmo jeito!

    Não vei, pra ter a terça suspensa tem k ter o sus...

    será que eu posso deixar ou retirar a terça, quando existe uma quarta no acorde!!

    Po cara. se tem o sus voce tira a terça, se não tem deixa ela lá...

    Então modo mixolídio 4 é o modo mixolídio aplicado sobre um acorde sus4 né? Entendi. Mas não acho que tem essa nescessidade de dar um nome á ele.

    Agora, quando se tem um improviso sobre G7/4, não devemos terminar um solo, na terça, ou seja, B! Tente fazer issu, e vê se não concorda comigo!

    Sim, no acorde sus4 tu nao usa a terça no repouso porque tem a 4ª, e vai ficar feio pra caralho...mas sempre tem excessões...



    Na verdade eu acho que esse acrde, C7M(11), não se aplica, mas não sei o porque!

    Não se aplica como assim? nao entendi

    gemeo
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    heathcliff

    Cara, na verdade, essas notações que coloco aqui, não foram ''inventadas'' por mim, mas eu as vejo em livros que possuo, tipo, Acordes arpejos e Escalas, do Nelson Faria, e do livro Harmonia e Improvisação, do Almir Chediak. Por isso que o que eu falei, são coisas que guitarristas famosos ( e o falecido Almir) falam e fazem!!! Não existe nenhum equivoco no que eu disse.

    Então modo mixolídio 4 é o modo mixolídio aplicado sobre um acorde sus4 né? Entendi. Mas não acho que tem essa nescessidade de dar um nome á ele.
    [/i][i]

    Concordo com você! Acho que não é necessário criar mais um modo pra isso... mas com certeza temos que ter isso na cabeça!!

    Na verdade eu acho que esse acrde, C7M(11), não se aplica, mas não sei o porque![i][/i]

    Cara... sei lá! Eu quase não vejo aplicação desse acorde em músicas! Foi por isso que abri o tópico, para saber se não existe também o modo jônio 4, pra que esse acorde seja característico do mesmo!!!

    Marisco
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    gemeo
    Cara, acho que tu tá fazendo confusão. Não existe Mixolídio 4, e sim Mixolídio (#4), que é um modo derivado da Menor Melódica. Não existe o porque ressaltar um intervalo na notação se esse intervalo é conhecidamente pertencente ao modo em questão.

    E o que o heathcliff disse está certo. A notação G7/4 não implica omitir a terça (supendê-la). Mas usar G7sus4 implica sim.

    gemeo
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Marisco

    Cara, ''quando a quarta aparece sobre o acorde maior, a terça cai fora, surgindo o famoso acorde sus: a terça é suspensa e em seu lugar entra a quarta. Isto vale também para os acordes dominantes, qua também são maiores." palavrasde Sérgio Babaum, colunista da guitarplayer!!

    Bem, quanto ao acorde G7/4 e Gsus4/7 serem diferentes... tenho minhas dúvidas! Nos livros Harmonia e Improvisação e Acordes, arpejos e escalas
    , de Almir Chediak e Nelson Faria respectivamente, eles atribuem o acorde suspenso como sendo G7/4... Agora deixo a conclusão com vocês!!

    E quanto ao fato de não haver o modo mixolídio 4, mais uma vez dgo que essa especificação d modo mixolídio está no livro do Almir, pág340

    Marisco
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    gemeo
    Quando chegar em casa vou dar uma olhada nessa pág. 340. Depois posto aqui!

    gemeo
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    UP! Leandro Panucci!!

    LeandroP
    Moderador
    # jul/05
    · votar


    É que no modo mixolídio 4, a quarta é uma tensão e não mais uma nota de passagem como no mixolídio comum.

    O modo "jônio 4" não rola por causa da 7a maior, que juntos formariam um trítono, descaracterizando o acorde "maior".

    Eu acho que é isso... também não tenho uma definição muito clara, até porque eu não separo o modo mixolídio do mixolídio 4.

    Quando eu vejo um G7sus4 eu aplico um Dm dórico ou mesmo um F lídio... depende muito de onde eu quero chegar com a melodia também... as vezes nem penso em nada e deixo me levar.

    heathcliff
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    LeandroPanucci
    a quarta é uma tensão e não mais uma nota de passagem

    Pra mim era a mesma coisa nota de tensão e nota de passagem. As notas de tensão você usa como notas de passagem. As notas de passagem são as tensões.

    Ou não?

    LeandroP
    Moderador
    # jul/05
    · votar


    heathcliff

    Você está certo, me equivoquei quando disse "tensão".

    Na verdade eu me referi as notas da formação do acorde... foi mal.

    heathcliff
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    LeandroPanucci

    Então o modo mixolídio 4 é o modo mixolídio porêm a 4J é uma nota do acorde né?

    então o modo mixolídio 4 é o modo que se usa sobre o acorde Vsus4 ou V11?

    ou os dois?

    JaCaMaN
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    G7sus4

    T - 4 - 5J - 7

    G7/11

    T - 3M - 5J - 7 - 11

    Mixolídio 4 e mixolídio axo q é a mesma coisa

    porém

    mixolídio 4 e mixolídio #4 saum coisas diferentes

    tá meio mau explicado pq quando alguém diz escala mixolídio nela jah estão todas suas extensões, incluindo a 4 ( T - 2M - 3M - 4J - 5J - 6M - 7)

    LeandroP
    Moderador
    # ago/05
    · votar


    heathcliff

    ou os dois?

    Sim, sobre os dois.

    O G7sus4 tem essa formação: T - 9 - 4 - 7

    A 3a e a 5a são omitidas neste acorde.


    No caso do G7sus4, eu misturo com um Dm dórico.

    Analisando um Dm dórico sobre um G7, temos uma inversão de G, começando pela 5a, a nota D no baixo.

    A terça menor do Dm será uma 7a menor pro G7 e a 5a do Dm, a nota A, será uma 9a sobre o G7. E finalizando, se você adicionar a nota característica do modo dórico, que é a 6a maior do Dm, então ela será a 3a do G7, e a 7a do Dm7 será a 4a do G7.

    Meio confuso na primeira leitura, mas esse modo tem todas as notas necessárias pra improvisar sobre um G7sus4.

    Dm7 (dórico) --> D - F - A - B - C (T, b3, 5, 6, 7)

    G7sus4 (mixolídio) --> G - A - F - C



    e---1-------1------||---------------||--10--------10---
    B---1-------1------||---1------6----||--10--------10---
    G---2-------2------||---2------5----||--10--------10---
    D---1-------0------||---3------3----||--10--------12---
    A------------------||----------5----||--10-------------
    E---3--------------||---3-----------||-----------------

    G7sus4 Dm7 G7sus4 Dm7 G7sus4 Dm7


      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Teoria: Leandro Panucci, ajuda aí!!!