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gemeo Veterano |
# jul/05
A minha dúvida é a seguinte: quando temos um acorde X sus, a terça é substituída pela quarta! Um modo que caracteriza o q foi dito acima, é o mixolídio 4 (v 7/4). A minha dúvida é a seguinte: porque existe apenas o modo mixolídio 4, e não o jônio 4, já que essa suspensão da terça só pode ser aplicada a acordes maiores, menos no lídio, em que a quarta é aumentada?????
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heathcliff Veterano |
# jul/05
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a terça é substituída pela quarta!
Pode ser pela segunda tbm cara. Se for sus4, é pela quarta, se for sus2, é pela segunda.
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heathcliff Veterano |
# jul/05 · Editado por: heathcliff
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Eu não entendi a sua dúvida direito mas po...pra mim qualquer acorde pode ser suspenso...não é porque ele é frígio que ele não pode ser sus2 (a segunda menor vai se chocar com a tônica) por exemplo...
Porque a suspensão da terça só pode ser aplicada a acordes maiores?
Porque um acorde Jônio pode ter a terça suspensa e um Eólio não? (considerando ambos sem sexta e sem sétima)
Um acorde Dsus4 do modo jônio e um Dsus4 do modo eólio vão ser idênticos...com sus2 tambêm...
Porquê o acorde lídio não pode ser sus4? porque a quarta vai entrar em choque com a quinta? mas se for assim ele pode ser sus2, pq aí nao teria problema.
Abraço
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gemeo Veterano |
# jul/05
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heathcliff
é o seguinte: quando eu quero fazer um acorde tipo : G7/4. Eu tenho que evitar a terça, pois ela vai entrar em choque com a quarta, devido à distância de apenas meio tom, certo?
Esse acorda é típico do modo mixolídio 4!!!
Eu queria saber, porque não existe um acorde característico do modo jônio, tipo C7M/ 4, eliminando a terça pelo mesmo motivo já citado acima!
Entendeu?
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gemeo Veterano |
# jul/05
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Seguindo o mesmo raciocínio do colocado acima: porque que quando fazemos um Cm7/9, a terça menor não entra em choque com a segunda maior, já que estão separadas por meio tom também?
Ser[a que esse cristério de suspensão, é só pra terças e quartas???
PS: Comprei o livro do almir chediak, e ele é muuuuuuuuuiiiiiittttttttooooooo bom!!!
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heathcliff Veterano |
# jul/05
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G7/4
Se vc omitir a terça e colocar a 4ª vai ser Gsus4/7.
Mas se não omitir a terça vai ser G7/11 (11 e 4 é a mesma nota, porem em acorde suspenso vc diz que tem a 4ª, e no resto a décima primeira)
Eu não conheço esse tal modo Mixolídio 4...ele é derivado de qual escala?
C7M/ 4
Não existe isso, é C7M/11. você só usa 4 ow 2 se for suspenso (aí tem a indicação sus4 ow sus2) se não for suspenso é 11 ow 9.
Você só omite a 3ª se tiver pedindo no lugar...se tiver a indicação de suspenso. Não é porque a quarta vai entrar em choque que você "vai ter que" omitir a terça...
Novamente, o que é o modo mixolídio 4?
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heathcliff Veterano |
# jul/05
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porque que quando fazemos um Cm7/9, a terça menor não entra em choque com a segunda maior
Claro que entra em choque...só que fica legal do mesmo jeito ué...
O acorde não tem que ser "perfeito" pra soar legal =]
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gemeo Veterano |
# jul/05
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Cara... realmente é C7M/ 11, mas G7/4 e Gsus4/7 são a mesma coisa... a terça é suspensa do mesmo jeito!
Tem um artigo da guitarplayer, escrito por um dos guitarristas de possuem coluna lá, o Sérgio Basbaum, que ele diz q 99,9 % das vezes, o mundo guitarrístico não agride essa definiçao... Se for engatar a quarta num acorde maior, a terça cai fora. Acho que não existe esse critério de : será que eu posso deixar ou retirar a terça, quando existe uma quarta no acorde!!
E o modo mixolídio 4, nada mais é do que o modo mixolídio só que , no modo mixolídio, a terça é a nota do acorde, e a quarta é de passagem! Em termos práticos, quando se tem um improviso num acorde tipo G7, nunca devemos terminar um solo, na quarta(no caso, C). Agora, quando se tem um improviso sobre G7/4, não devemos terminar um solo, na terça, ou seja, B! Tente fazer issu, e vê se não concorda comigo!
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gemeo Veterano |
# jul/05
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Na verdade eu acho que esse acrde, C7M(11), não se aplica, mas não sei o porque!
Será que isso tem haver com o trítono causado pelo acorde mixolídio, ou não tem nada a ver?
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heathcliff Veterano |
# jul/05
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mas G7/4 e Gsus4/7 são a mesma coisa... a terça é suspensa do mesmo jeito!
Não vei, pra ter a terça suspensa tem k ter o sus...
será que eu posso deixar ou retirar a terça, quando existe uma quarta no acorde!!
Po cara. se tem o sus voce tira a terça, se não tem deixa ela lá...
Então modo mixolídio 4 é o modo mixolídio aplicado sobre um acorde sus4 né? Entendi. Mas não acho que tem essa nescessidade de dar um nome á ele.
Agora, quando se tem um improviso sobre G7/4, não devemos terminar um solo, na terça, ou seja, B! Tente fazer issu, e vê se não concorda comigo!
Sim, no acorde sus4 tu nao usa a terça no repouso porque tem a 4ª, e vai ficar feio pra caralho...mas sempre tem excessões...
Na verdade eu acho que esse acrde, C7M(11), não se aplica, mas não sei o porque!
Não se aplica como assim? nao entendi
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gemeo Veterano |
# jul/05
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heathcliff
Cara, na verdade, essas notações que coloco aqui, não foram ''inventadas'' por mim, mas eu as vejo em livros que possuo, tipo, Acordes arpejos e Escalas, do Nelson Faria, e do livro Harmonia e Improvisação, do Almir Chediak. Por isso que o que eu falei, são coisas que guitarristas famosos ( e o falecido Almir) falam e fazem!!! Não existe nenhum equivoco no que eu disse.
Então modo mixolídio 4 é o modo mixolídio aplicado sobre um acorde sus4 né? Entendi. Mas não acho que tem essa nescessidade de dar um nome á ele.
[/i][i]
Concordo com você! Acho que não é necessário criar mais um modo pra isso... mas com certeza temos que ter isso na cabeça!!
Na verdade eu acho que esse acrde, C7M(11), não se aplica, mas não sei o porque![i][/i]
Cara... sei lá! Eu quase não vejo aplicação desse acorde em músicas! Foi por isso que abri o tópico, para saber se não existe também o modo jônio 4, pra que esse acorde seja característico do mesmo!!!
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Marisco Veterano |
# jul/05
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gemeo
Cara, acho que tu tá fazendo confusão. Não existe Mixolídio 4, e sim Mixolídio (#4), que é um modo derivado da Menor Melódica. Não existe o porque ressaltar um intervalo na notação se esse intervalo é conhecidamente pertencente ao modo em questão.
E o que o heathcliff disse está certo. A notação G7/4 não implica omitir a terça (supendê-la). Mas usar G7sus4 implica sim.
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gemeo Veterano |
# jul/05
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Marisco
Cara, ''quando a quarta aparece sobre o acorde maior, a terça cai fora, surgindo o famoso acorde sus: a terça é suspensa e em seu lugar entra a quarta. Isto vale também para os acordes dominantes, qua também são maiores." palavrasde Sérgio Babaum, colunista da guitarplayer!!
Bem, quanto ao acorde G7/4 e Gsus4/7 serem diferentes... tenho minhas dúvidas! Nos livros Harmonia e Improvisação e Acordes, arpejos e escalas
, de Almir Chediak e Nelson Faria respectivamente, eles atribuem o acorde suspenso como sendo G7/4... Agora deixo a conclusão com vocês!!
E quanto ao fato de não haver o modo mixolídio 4, mais uma vez dgo que essa especificação d modo mixolídio está no livro do Almir, pág340
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Marisco Veterano |
# jul/05
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gemeo
Quando chegar em casa vou dar uma olhada nessa pág. 340. Depois posto aqui!
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gemeo Veterano |
# jul/05
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UP! Leandro Panucci!!
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LeandroP Moderador |
# jul/05
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É que no modo mixolídio 4, a quarta é uma tensão e não mais uma nota de passagem como no mixolídio comum.
O modo "jônio 4" não rola por causa da 7a maior, que juntos formariam um trítono, descaracterizando o acorde "maior".
Eu acho que é isso... também não tenho uma definição muito clara, até porque eu não separo o modo mixolídio do mixolídio 4.
Quando eu vejo um G7sus4 eu aplico um Dm dórico ou mesmo um F lídio... depende muito de onde eu quero chegar com a melodia também... as vezes nem penso em nada e deixo me levar.
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heathcliff Veterano |
# jul/05
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LeandroPanucci
a quarta é uma tensão e não mais uma nota de passagem
Pra mim era a mesma coisa nota de tensão e nota de passagem. As notas de tensão você usa como notas de passagem. As notas de passagem são as tensões.
Ou não?
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LeandroP Moderador |
# jul/05
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heathcliff
Você está certo, me equivoquei quando disse "tensão".
Na verdade eu me referi as notas da formação do acorde... foi mal.
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heathcliff Veterano |
# ago/05
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LeandroPanucci
Então o modo mixolídio 4 é o modo mixolídio porêm a 4J é uma nota do acorde né?
então o modo mixolídio 4 é o modo que se usa sobre o acorde Vsus4 ou V11?
ou os dois?
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JaCaMaN Veterano |
# ago/05
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G7sus4
T - 4 - 5J - 7
G7/11
T - 3M - 5J - 7 - 11
Mixolídio 4 e mixolídio axo q é a mesma coisa
porém
mixolídio 4 e mixolídio #4 saum coisas diferentes
tá meio mau explicado pq quando alguém diz escala mixolídio nela jah estão todas suas extensões, incluindo a 4 ( T - 2M - 3M - 4J - 5J - 6M - 7)
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LeandroP Moderador |
# ago/05
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heathcliff
ou os dois?
Sim, sobre os dois.
O G7sus4 tem essa formação: T - 9 - 4 - 7
A 3a e a 5a são omitidas neste acorde.
No caso do G7sus4, eu misturo com um Dm dórico.
Analisando um Dm dórico sobre um G7, temos uma inversão de G, começando pela 5a, a nota D no baixo.
A terça menor do Dm será uma 7a menor pro G7 e a 5a do Dm, a nota A, será uma 9a sobre o G7. E finalizando, se você adicionar a nota característica do modo dórico, que é a 6a maior do Dm, então ela será a 3a do G7, e a 7a do Dm7 será a 4a do G7.
Meio confuso na primeira leitura, mas esse modo tem todas as notas necessárias pra improvisar sobre um G7sus4.
Dm7 (dórico) --> D - F - A - B - C (T, b3, 5, 6, 7)
G7sus4 (mixolídio) --> G - A - F - C
e---1-------1------||---------------||--10--------10---
B---1-------1------||---1------6----||--10--------10---
G---2-------2------||---2------5----||--10--------10---
D---1-------0------||---3------3----||--10--------12---
A------------------||----------5----||--10-------------
E---3--------------||---3-----------||-----------------
G7sus4 Dm7 G7sus4 Dm7 G7sus4 Dm7
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