duvidas sobre improvisação

    Autor Mensagem
    Rhoadz
    Veterano
    # jul/05


    dae pessoal, sou iniciante em teoria e gostaria de tirar algumas duvidas pra improvisar, se por exemplo eu pegar uma musica simples q tenha 3 cordes tipo dó maior, sol maior e lá maior por exemplo, eu posso usar as 3 escalas correspondentes pra improvisar certo? o q mais eu posso usar? as relativas menores delas? pentas maiores só? e assim, tem problema se eu utilizar somente uma escala por exemplo a de do maior mesmo com a musica alternando nos 3 acordes??
    valeu pra puder me ajudar hehe!

    Rhoadz
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    =/

    heathcliff
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    O raciocínio é o seguinte:

    Os Acordes de C, G e Am, pertencem ao campo harmônico de Dó Maior.

    Então tu usará a escala de Dó Maior. Dentro da escala maior, existem 7 graus.

    Dó Maior é o primeiro grau, então você usará o modo Jônio, que nada mais é do que a escala de Dó maior começando normalmente da 1ª nota.

    Sol Maior
    é o quinto grau, então você usará o modo Mixolídio, que nada mais é do que a escala de Dó maior começando da 5ª nota (o Sol, evidente)

    Lá Menor é o sexto grau, então você usará o modo Eólio, que nada mais é do que a escala de Dó maior começando da 6ª nota (o Lá, evidente)

    Lembrando que a escala termina na 8ª [a repetição da tônica uma oitava adiante (estude intervalos)]

    Se o acorde for o

    1º grau, use o modo Jônio
    2º grau, use o modo Dórico
    3º grau, use o modo Frígio
    4º grau, use o modo Lídio
    5º grau, use o modo Mixolídio
    6º grau, use o modo Eólio
    7º grau, use o modo Lócrio

    (estude modos gregos)

    Estude pelo www.bendseligados.hpg.com.br

    deixo as pentas para os outros camaradas que vão aparecer alguma hora...

    maniac123
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Rhoadz

    penta de Am7.... procura os shapes...

    Rhoadz
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    heathcliff