duvidas sobre improvisação

    Autor Mensagem
    Rhoadz
    Veterano
    # jul/05


    dae pessoal, sou iniciante em teoria e gostaria de tirar algumas duvidas pra improvisar, se por exemplo eu pegar uma musica simples q tenha 3 cordes tipo dó maior, sol maior e lá maior por exemplo, eu posso usar as 3 escalas correspondentes pra improvisar certo? o q mais eu posso usar? as relativas menores delas? pentas maiores só? e assim, tem problema se eu utilizar somente uma escala por exemplo a de do maior mesmo com a musica alternando nos 3 acordes??
    valeu pra puder me ajudar hehe!

    Rhoadz
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    =/

    heathcliff
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    O raciocínio é o seguinte:

    Os Acordes de C, G e Am, pertencem ao campo harmônico de Dó Maior.

    Então tu usará a escala de Dó Maior. Dentro da escala maior, existem 7 graus.

    Dó Maior é o primeiro grau, então você usará o modo Jônio, que nada mais é do que a escala de Dó maior começando normalmente da 1ª nota.

    Sol Maior
    é o quinto grau, então você usará o modo Mixolídio, que nada mais é do que a escala de Dó maior começando da 5ª nota (o Sol, evidente)

    Lá Menor é o sexto grau, então você usará o modo Eólio, que nada mais é do que a escala de Dó maior começando da 6ª nota (o Lá, evidente)

    Lembrando que a escala termina na 8ª [a repetição da tônica uma oitava adiante (estude intervalos)]

    Se o acorde for o

    1º grau, use o modo Jônio
    2º grau, use o modo Dórico
    3º grau, use o modo Frígio
    4º grau, use o modo Lídio
    5º grau, use o modo Mixolídio
    6º grau, use o modo Eólio
    7º grau, use o modo Lócrio

    (estude modos gregos)

    Estude pelo www.bendseligados.hpg.com.br

    deixo as pentas para os outros camaradas que vão aparecer alguma hora...

    maniac123
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Rhoadz

    penta de Am7.... procura os shapes...

    Rhoadz
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    heathcliff

    caramba kra agora fudeu td! hahahaha
    perae perae, como assim os acordes C, G e Am estão no campo harmônico de Dó?? o campo seria C(*), D, E, F, G(*), A(*), B, C, vc se baseou nisso? entaum por exemplo se qd a musica estiver no acorde de Dó maior eu devo usar o modo jônio no qual eu soh poderia começar a escala pela 8° casa no mizão e na 3° casa a partir do lá por exemplo onde a tonica de dó seria nessas casas.. eh isso??? naum eh meio estranho? ou eu que to confundindo as coisas hehehe
    vlw

    heathcliff
    Veterano
    # jul/05 · Editado por: heathcliff
    · votar


    Rhoadz

    As notas de Dó maior são C D E F G A B

    junte todas as notas desses 3 acordes e observe o que você acha

    C E G B D A E

    organizando...

    C D E ? G A B

    ae ficou quase igual uma escala de do, entao deve ser o Campo Harmônico de Dò. Eu tenho certeza por causa dos graus dos acordes mas esquece isso por enquanto.

    os acordes do campo harmonico maior são nessa ordem

    Maior Menor Menor Maior Maior Menor Meio-Diminuto

    então

    C Dm Em F G Am Bm/5-

    voce pode chegar a essa conclusao por vc mesmo, monta todos os modos gregos e pega as primeiras, terceiras e quintas notas de cada um e vc vai achar esses acordes ae em cima.


    entaum por exemplo se qd a musica estiver no acorde de Dó maior eu devo usar o modo jônio no qual eu soh poderia começar a escala pela 8° casa no mizão e na 3° casa a partir do lá por exemplo onde a tonica de dó seria nessas casas.. eh isso???

    Não, tem mais uma porrada de Dó espalhados pela guitarra


    vow dormir agora amanha eu vejo se te explico melhor

    Boa noite

    heathcliff
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    meu vc usa o modo jônio, dando enfase a 1 nota a 3 nota e a 5 nota da escala, tenta isso

    Rhoadz
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Não, tem mais uma porrada de Dó espalhados pela guitarra

    sim eu sei, só quis dar um exemplo hehehe

    bom.. até que eu entendi um pouco mas to meio que boiando ainda hehe

    maniac123
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Rhoadz

    entao, faz igual eu, toma uma e sai tocando...

    (as sete notas vao casar nos acordes criados por elas... esse é o inicio...)

    Mr Page
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Rhoadz
    mano, tenta entender mais de teoria para querer improvisar... n adianta vc sair improvisando sem saber porra nenhuma do que tah fazendo

    maniac123
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    n adianta vc sair improvisando sem saber porra nenhuma do que tah fazendo

    adianta sim...

    conte
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Mr Page
    eu diria q adianta tb..dependendo como vc improvisa, vc vai aprendendo a fazer isso, e descobrindo mais coisas teoricas

    maniac123
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    o barato é começar mandando no ar guitar... descola uns oculos escuros bem da hora e sai mandando em todo lugar... vc vai ficar fera em improviso...

    heathcliff
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Rhoadz

    Cara, você tem que pensar assim. Você está no acorde de Dó, que é o primeiro grau do campo harmônico (estude campos harmônicos) de Dó, então como é o primeiro grau, você vai usar o modo Jônio (estude modos gregos). A tríade (a formação mais básica do acorde) do acorde é formada pela Tônica (a primeira nota da escala (do modo Jônio)), a Terça (a terceira nota da escala) e a Quinta (a quinta nota da escala). Então as notas que vão soar mais legais sobre o acorde são essas três, a Tônica, a Terça e a Quinta.

    Voltando, você está usando o acorde de Dó, ae você não vai simplesmente chutar as notas da escala, você já aprendeu que as notas que soam melhores sobre o acorde de Dó são a Tônica, a Terça e a Quinta (descobre ae quais são, se não fica tudo muito fácil hehe). Então você vai dar ênfase á essas três, usá-las como notas de repouso. As outras você vai usar como notas de passagem.

    O que são notas de repouso e o que são notas de passagem?

    Notas de repouso são tipo aquelas que você deixa soando por mais tempo, que você ataca com mais força, que tem mais importancia na melodia etc etc...notas de passagem são aquelas que você usa, porém para "preencher espaços", elas tem uma importância mais "secudária". Pra dar um "colorido" no solo. Você não vai deixar uma nota de passagem como uma Quarta ow uma Sexta soando três compassos seguidos entendeu?

    Com o tempo você vai descobrir que existem exceções por exemplo a Nona e a Sétima que costumam soar muito bem como notas de repouso... mas é bom você não se esquecer do que eu te falei pra vc sempre saber onde está pisando...

    heathcliff
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    maniac123

    isso ae, se a tonalidade da música é D vc sola em D#. Vai ficar massa pra carálho

    maniac123
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    heathcliff

    isso ae, se a tonalidade da música é D vc sola em D#. Vai ficar massa pra carálho


    tambem nao precisa ensinar errado, neh?

    heathcliff
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    maniac123

    hehe é mesmo, vai que o cara pensa que eu to falando sério. Rhoadz eh zuera esse ultimo post ae.

    Vlw pelo toque

    maniac123
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    heathcliff

    cara, pergunta séria, quando vc ta tocando vc fica pensando em tudo isso?

    heathcliff
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    maniac123

    De forma alguma. Mas acho que é bom você saber isso para não ficar "perdido" e saber onde está pisando, o que eu considero fundamental.

    heathcliff
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Com relação o lance das notas de repouso e passagem eu fico pensando o tempo todo sim. ou quase hehe

    maniac123
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    heathcliff

    eu nao tenho tempo de pensar em nada... hehehe

    heathcliff
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    maniac123

    pois é hehehe

    as vezes eu fico com planos mirabolantes pra improviso mas na hora sempre vou na intuição, não tem jeito hehehe

    Rhoadz
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    bom vlw ae heathcliff, eu ateh que entendi sim o que vc quis dizer apesar de vc ter embolado um pouco minhas ideias hahahaha

    agora outra duvida (hehehe) vc me explicou td certinho no caso de eu trabalhar no acorde de Dó, se uma música possuir uma sequencia de dó maior, fá maior e mi maior por exemplo, cada vez que a música trocar de acorde eu terei que 'transferir' as idéias pro acorde que estiver soando ou vou poder continuar improvisando no campo harmonico de dó msm qd a música pular pro acorde de fá maior?

    heathcliff
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Rhoadz

    Ow cara esses acordes não fazem parte de um campo harmônico específico aí complica muito pra explicar, esse Mi maior eu vou contar como se fosse Mi Menor ok?

    Ae, beleza, Começa com o Dó maior e você já sabe o que fazer. Ae apareceu o acorde de Fá Maior, que é o 4º grau do campo harmônico de Dó.

    C Dm Em F G Am Bm/5-

    Ae como é o quarto grau você sabe que você vai usar o modo lídio, que é a escala normal começando da 4ª nota

    A escala natural começando do Dó:

    C D E F G A B C

    O modo Lídio (que vc aprendeu que é a escala natural começando da 4ª nota, no caso Fá)

    F G A B C D E F

    Ae você vai usar essa escala (olhe bem, as notas são as mesmas, mas a escala começa de um ponto diferente).

    Usa o mesmo esquema de dar ênfase ás 1,3 e 5 nota. No caso F, A e C.

    O mesmo para o Mi Menor, faz ae vc mesmo pra treinar =]

    king_arthur
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    heathcliff
    ta loco.. eu sei tudo isso.. mas nao penso em nada dessas coisas quando to improvissando.. eh mais no instinto mesmo..

    se eu começo a pensar em notas de passagem ou notas de repouso ai sim que eu fico perdido, congelo :/ ... vo mais no ouvido mesmo

    heathcliff
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    king_arthur

    cara como eu disse é importante vc saber onde está pisando...vc não acha não?

    Rhoadz
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    heathcliff

    só.. vlw kra ja clareou melhor as idéias hehehe

    king_arthur
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    heathcliff
    cara como eu disse é importante vc saber onde está pisando...vc não acha não?

    ah isso sim.. ate pq a pior coisa é um guitarrista inseguro pra improvisar que nao consegue sair do desenho da pentatonica menor :/

    estudar teoria é muito importante... é que nao da pra ir com a ideia de que se souber teoria vai improvisar bem... tem que testar, ve as possibilidades do instrumento, descobrir onde estao as notas legais.. eh como eu sempre digo, nao da pra ficar preso às escalas.. se ficar a vida inteira so em cima dos shapes e dos livros de teoria vai congelar na hora de improvisa.. tem que arriscar

    heathcliff
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    king_arthur

    isso ae, o lance é estudar, saber o que pode, o que não pode, e testar o que não pode pra ver se fica legal ehauheuaheuhaeuheu

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a duvidas sobre improvisação