Intervalos Again

Autor Mensagem
GuitarGata
Veterano
# jul/05


Tá Eu sei o que é INTERVALO e pela TABELA eu ENTENDO DIGAMOS O QUE QUER DIZER:

Ex:

T 2 3 4 5 6 7m
C D E F G A B
8 9 10 11 12 13 14

Então eu Vou saber que
C (Dó) é Tônica Ou Fundamental = T ou F
E# Tônica Aumentada = T#
F# Quarta Ou Décima Primeira Aumentada = 4# ou 11#

Mas Tipo Como vou Usar Isso, onde vou usar?
Aind anaum to entendendo Direito =/

GuitarGata
Veterano
# jul/05
· votar


Por Exemplo eu quero Achar o ACORDE:

C7+

Como Uso os Intervalos Para Achar?

GuitarGata
Veterano
# jul/05
· votar


E No Braço da Guitarra

GuitarGata
Veterano
# jul/05
· votar


Humm outra COISA Por que CORTA os: 8, 10, 12 e 14 msm

gustavo macaco
Veterano
# jul/05
· votar


tem que saber a formação do acorde

GuitarGata
Veterano
# jul/05
· votar


gustavo macaco

Como vou Formar

GuitarGata
Veterano
# jul/05
· votar


Tipo sei que Nomear C7+ seria algo como

Tônica com sétima maior

Mas Onde achar no Braço

gustavo macaco
Veterano
# jul/05
· votar


T 3M 5j 7M, agora procura esses intervalos no braço e forma o acorde

GuitarGata
Veterano
# jul/05
· votar


Ok

gustavo macaco
Veterano
# jul/05
· votar


se a tônica é C, a terça é E, a quinta é G e a sétima maior é B

procure estas notas e pronto

GuitarGata
Veterano
# jul/05 · Editado por: GuitarGata
· votar


Ficaria Assim?


T 3 M 5j 7M
C E G B

GuitarGata
Veterano
# jul/05
· votar


Mas naum entendi Uma Coisa, Sempre que vou fazer a FORMAÇÃO DE ACORDE eu uso: T 3M 5j 7M
Ou Tem Outras "Formulas" ???

gustavo macaco
Veterano
# jul/05
· votar


não, cada tetrade tem uma formação, ex

M - T 3M 5j
m - T 3m 5j

estude formação de acordes

Jazz_guitarplayer
Veterano
# jul/05
· votar


depende os acordes menores por exemplo substituem a 3M pela 3m. Quase sempre quando ha uma alteração no acorde ela será feita na 3 pois a 3 é quem define o acorde.

GuitarGata
Veterano
# jul/05
· votar


A sim entendi!!!

Se fosse Diminuto seria: T 3B e 5B ?
Aumentada: T 3 5# ?

gustavo macaco
Veterano
# jul/05
· votar


Quase sempre quando ha uma alteração no acorde ela será feita na 3 pois a 3 é quem define o acorde.

tem os casos de acordes em suspensão tb, onde se omite a terça

GuitarGata
Veterano
# jul/05
· votar


Mas Isso eu estaria USANDO A TABELA De ESCALAS e CAMPO HARMONICO MAIOR
o que os Intervalos tem HAVER?

LeandroP
Moderador
# jul/05
· votar


GuitarGata

Intervalos são tudo.

Nem experimente aprender outras coisas sem conhecer bem intervalos... é perder tempo e não aprender nada. Resultado: desânimo.

Procure por sites que tenha o assunto "teoria elementar".

Conhecendo os intervalos você será capaz de analisar inúmeras escalas/acordes.

Quando um músico diz: vamos subir um tom e meio a música, ele está falando sobre intervalos. (1,5 tom = terça menor)

GuitarGata
Veterano
# jul/05
· votar


LeandroPanucci


Hum Estou entendendo...

Mas Naum entendi, Por que 1,5Tom é 3 Menor?

Valeu Vou Pesquisar Sim

gustavo macaco
Veterano
# jul/05
· votar


Mas Naum entendi, Por que 1,5Tom é 3 Menor?

ué, vc falou que manjava de intervalos

Sincero
Veterano
# jul/05
· votar


GuitarGata

mande suas duvidas para o meu e-mail mauricioguitar@hotmail.com que eu te respondo, to estudando justamente isso no meu curso de teoria musical. Me manda um e-mail com todas as suas duvidas que dai eu respondo ou posto aqui msm

LeandroP
Moderador
# jul/05 · Editado por: LeandroP
· votar


GuitarGata

Nós temos o menor intervalo que é o semitom, certo?

É uma matemática muito simples, onde usamos números decimais
sempre múltiplos de 0,5.


Então elas evoluem dessa forma:

0 - 0,5 - 1 - 1,5 - 2 - 2,5 - 3 - 3,5 - 4 - 4,5 - 5 - 5,5 - 6

Vendo isso em notas, podemos enxergar:

C - C# - D - D# - E - F - F# - G - G# - A - A# - B - C

tons: 0 0,5 1 1,5 2 2,5 3 3,5 4 4,5 5 5,5 6
notas: C C# D D# E F F# G G# A A# B C


Isso é o que podemos chamar de escala cromática.
Você pode começar de qualquer nota, o importante é que você
saiba a distância das notas em tons.

É uma matemática simples, que assusta alguns só pelo nome,
mas se for ver bem é muito simples.

Tendo isso em mente, podemos dar nomes a cada tipo de
intervalo.

Um intervalo pode ser: maior, menor, justo, diminuto,
aumentado.

O intervalo maior quando diminuido em um semitom (0,5 tom)
torna-se menor.

O menor quando aumentado em um semitom torna-se maior.

O intervalo justo quando diminuído em um semitom torna-se
diminuto. E quando aumentado em um semitom torna-se
aumentado.


Veja esta tabela com o nome dos intervalos:

INTERVALO TONS NOME DO INTERVALO
T -- tônica ou nota fundamental
b9/b2 0,5 nona menor / segunda menor
9/2 1,0 nona maior / segunda
#9 ou b3 1,5 nona aumentada ou terça menor
3 2,0 terça maior
4/11 2,5 quarta justa / décima primeira justa
#4/#11 ou b5 3,0 quarta aumentada / décima primeira aumentada ou quinta diminuta
5 3,5 quinta justa
#5 ou b6/b13 4,0 quinta aumentada ou sexta menor / décima terceira menor
6/13 ou b7 4,5 sexta maior / décima terceira maior ou sétima diminuta
7 5,0 sétima menor (diz-se apenas sétima)
7M 5,5 sétima maior
8 6,0 oitava justa (mesmo que a tônica)



Estudar intervalos é o primeiro passo pra se estudar teoria
e harmonia. É fundamental que esse assunto seja visto e
revisto até ter uma boa compreensão.

Dominando isso você já pode começar a comparar e analisar as
diferentes escalas e acordes, além de transpor e uma porção
de coisas.

algo
Veterano
# jul/05
· votar


[i][b9/b2 0,5 nona menor / segunda menor
/i]

b2 : 0,5 tom segunda menor
b9: 6,5 tom Nona Menor

LeandroPanucci

O certo não seria assim?

LeandroP
Moderador
# jul/05
· votar


algo

Não quis complicar ultrapassando a oitava. Na verdade as regras pra isso são diferentes.

algo
Veterano
# jul/05
· votar


LeandroPanucci
Pode crer, daquela forma seria uníssono.

LuizFB
Veterano
# jul/05
· votar


GuitarGata

Bom, depois dessa explicação inteira do Leandro Panucci, vou tentar explicar como se dá a formação dos acordes! Vc tá tentando saber pra que servem os intervalos, neh? Uma das aplicações está aí! Por exemplo, quando vc quer saber um acorde meio cabuloso (ex: A7(4/9)), e vc não tem nenhum "dicionário de acordes"; e aí? Vai ficar sem tocar a música por causa desse acorde, ou apenas substituir por A (Acorde de lá) e tirar o "charme" da música? Não, neh! Então, pode-se recorrer à este recurso! Os intervalos servem para várias coisas tb (ex: qual nota vai soar legal em cima de um determinado acorde)! Bom, vamos para o mais simples!
Existem vários tipos de acordes, mas os básicos seriam o seguinte:
Tríades --> é formado pela Tônica + Terça (maior ou menor) + Quinta (justa, diminuta, aumentada)
Tétrades --> formado pela Tônica + Terça (maior ou menor) + Quinta (justa, diminuta, aumentada) + Sétima
Bem, vamos trabalhar com as tríades, pois se vc sabe a tríade, vc pode construir a tétrade de acordo com a sétima que quiser (Ex: C7 = tríade de C + 7 menor; C7M = tríade de C + 7 maior)

Existem 4 tipos de tétrades usadas frequentemente:

Tríade Maior --> formação: T (Tônica) + 3 M (terça maior) + 5 J (quinta justa)
Tríade Menor --> formação: T + 3 m (terça menor) + 5 J
Tríade Aumentada --> formação: T + 3 M + 5 A (aumentada)
Tríade Diminuta --> formação: T + 3 m + 5 D (diminuta)

Sabendo isso acima, vamos dar alguns exemplos de como usar! Queremos construir a tríade Bb! Bom, logo a Tônica é o próprio Bb (Si bemol); o próximo passo é achar a próxima nota, que será a 3 M; para achar a terça maior, vc deve andar 2 tons acima (4 casas), e vc vai encontrar a nota D (Ré); então, para achar agora a 5 J, vc pode procurar partindo da nota Bb ou partindo da nota D, mas partindo do Ré fica mais complicado, então vamos sempre partir da tonica; se partirmos da nota Bb (T), precisamos andar 3 tons e meio acima (7 casas), e vc vai encontrar a nota F (Fá)! Pronto, formamos a tríade Bb --> Si bemol + Ré + Fá;
continua...

LeandroP
Moderador
# jul/05
· votar


LuizFB
algo

Não tem como fugir dos intervalos, eles estão presente sempre.

algo
Veterano
# jul/05
· votar


LeandroPanucci
Sem dúvida.

LuizFB
Veterano
# jul/05
· votar


Agora vamos a outro exemplo:
Queremos construir a tríade Bbm (Si bemol menor); 1º passo - achar a tônica, que é o próprio Bb; 2º passo - achar a 3 m (obs: notar que agora mudamos para terça menor, enquanto no exemplo anterior era terça maior); para isso, precisamos andar 1 tom e meio acima (3 casas) e encontramos a nota Db (Ré bemol) = C# (dó sustenido) (Obs2: nesse caso, em que a mesma nota tem 2 nomes, este fato é denominado de Intervalo Enarmônico). Agora, vamos achar a 5 J; partindo de Bb (T), precisamos andar 3 tons e meio acima (7 casas), e vc vai encontrar a nota F (Fá)! Formamos então mais uma tríade, a tríade de Bbm --> Si bemol + Ré bemol=Dó sustenido + Fá!

Esta á a forma de se construir os acordes! Bom, mas agora vc deve tar perguntando: esse guri é louco, como é que eu vou fazer um acorde usando apenas uma corda? Bom, é verdade! Não tem como tocar como um acorde em forma de harmonia usando apenas uma corda, mas isso pode ser usado para arpejar um acorde, ou seja, usando apenas como ferramenta melódica! Tá, então pra que expliquei toda essa baboseira acima? Isso vai servir pra vc saber quais são as notas que formam o acorde, certo? Agora que vc sabe quais são as notas da tríade Bb (Si bemol + Ré + Fá), vamos formar o acorde no braço do violão/guitarra/qualquer instrumento de corda. Começamos achando uma nota Si bemol, em qualquer lugar do violão! Se considerarmos até a 12 casa do violão, e apenas as cordas 6,5 e 4, existem 3 Si bemóis, sendo que um fica em cada uma dessas cordas! Vc pode montar a tríade Bb começando em qualquer um dessas notas Si bemóis! Vamos pegar o Si bemol que fica na 5ª corda/1 casa. Assim, vamos esquecer a 6ªcorda, ou seja, não vamos tocar ela! Achamos a primeira nota, que preenche a corda 5; vamos para a corda 4, e agora temos 2 possibilidades: colocar a 3 M ou a 5 J; "ué, mas pode então colocar a 5 J em vez de seguir a ordem e colocar a 3 M antes?"! Sim, pode! Vamos escolher a 5 J, pois se colocar 3 M vai ficar difícil depois para tocar, pois não vai ter como fazer pestana na 1 casa! Sabemos que a 5 J de Bb é a nota Fá; logo, preenchemos a 4ª corda com a 3 casa; agora vamos para 3 ª corda --> vamos agora, pegar a T; então, a nota Si bemol fica na 3ª corda/3 casa; agora vamos para 2ª corda, onde vamos usar a 3 M agora; sabendo que esta é a nota Ré, fica então 2ª corda/ casa 3; agora indo para 1ª corda, vamos terminar a constução com a 5 J; para isto, basta acharmos a nota Fá, terminando então com 1ª corda/ casa 1! Pronto, construímos a tríade de Bb partindo da nota Si bemol da 5ª corda/1casa, ficando assim:
6ª corda --> não é tocada (excluída)
5ª corda --> Casa 1
4ª corda --> Casa 3
3ª corda --> Casa 3
2ª corda --> Casa 3
1ª corda --> Casa 1

Ah, blz! Mas agora tem um problema, eu só tenho 5 dedos em cada mão, e acredito que vc tb só tenha 5 dedos, a não ser que seja prima da Cicarelli (hehehehe!!!)! Contando que o dedão fica por trás do braço, sobram apenas 4 dedos! "Pô, esse guri enrola pra carai...ramba"! Então como faço pra tocar nas 5 cordas com 4 dedos??? Será que devo fazer "Shaaazam" e esperar aparecer mais 1 dedo??? Não! A Solução de seus problemas tb não é um produto Tabajara, mas sim fazer a PESTANA! Ah, blz! Mas e aí, será que eu faço pestana na casa 1 ou na casa 3??? Bem, dái vc que escolhe! Eu faço na casa 1, pq se eu apertar com o meu dedo 1 (indicador) da mão esquerda, na casa 1 da 5ª corda até a 1ª corda, eu consigo ainda apertar com o dedo 2 a casa 3 da 4ª corda, com o dedo 3 a casa 3 da 3ª corda, e com o dedo 4 a casa 3 da 2ª corda! Agora se vc fizer pestana na casa 3, vc provavelmente terá de fazer um pouco de malabarismo com a mão pra conseguir fazer aquele acorde que está construído lá em cima, pq a pestana que vc faz na casa 3 indo da 4ª corda até a 1ª corda, vai impedir que você toque a casa 1 na 1ª corda, e vc vai tocar a casa 3!
Continua...

Jazz_guitarplayer
Veterano
# jul/05
· votar


Peraí, vocês tao confundido a Guitargata.
Seria bom voce fazer um exercício de intervalos.
Seguinte: Faça todas as segundas menores em um dia, só isso, o dia inteiro, vai pra escola e só faz isso.
Cb-Dbb, Db-Ebb, Eb-Fb, Fb-Gbb, Gb-Abb, Ab-Bbb, Bb-Cb
C-Db, D-Eb, E-F, F-Gb, G-Ab, A-Bb, B-C
C#-D, D#-E, E#-F#, F#-G, G#-A, A#-B, B#-C#
Não decore, saiba. A partir disso faça as 2M, 3m,3M, 4j, 5j, 6m, 6M, 7m, 7M.
Bons estudos

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Intervalos Again