Campo Harmonico...(again)

    Autor Mensagem
    Math_campos
    Veterano
    # jul/04


    E ae galera..blza??.....eu to querendo começar a pegar pra valer musica e teoria.....eu tava estudando escala, penta, acordes...tudo...mais me surgiram varias duvidas sobre campo harmonico.....eu sei montar o campo Harmonico....tipo :
    I7M-C7m
    IIm7-Dm7
    IIIm7-Em7
    IV7M-F7M
    V7-G7
    VIm7-Am7
    VIIm7-Bm7
    mais por exemplo....eu coloquei acima em Do, e se eu quiser por em Re por exemplo...ficaria assim?:
    D7M
    Em7
    F#m7
    G7m
    A7
    Bm7
    C#m7(b5)??????????
    tipo, eu uso os mesmos acidentes q na escala??
    ----------------------------------------------------------
    Otra duvida...eu nun entendi esse b5 no setimo grau....o q ele significa??
    ----------------------------------------------------------
    O q eu uso para improvisar no Campo Harmonico??....por exemplo, usando o exemplo de Do...Se eu estou no primeiro grau(C7M), eu posso usar tanto a escala de Do, como a penta de Do, com a setima maior??E se eu mudar para o terceiro grau(Em7), eu posso usar a escala e a penta de Em com setima maior??E o q mais eu posso usar para improvisar??
    ----------------------------------------------------------
    Ultima coisa....se eu estou usando com tetrades, eu uso a 7(logico), mais ela vai ser sempre maior??


    Eu usei a busca, mais nun axei nenhum topico q realmente esclarecesse minhas duvidas.....valeuuu

    Homem Cueca
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    www.guitar house.com.br/bendseligados
    junta o eespaço!

    steel dragon
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    Homem Cueca
    eu ja vi nesse site...mais la nun ta explicando mto bem

    Reinaldo Camargo Filho
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    http://forum.cifraclub.com.br/index.php?action=vthread&forum=3&t opic=41601

    Aqui ta bem explicado.

    É acordes mas estudando os acordes automaticamente você aprende algo sobre campo harmônico.

    LeandroP
    Moderador
    # jul/04
    · votar


    Math_campos

    Só não vou escrever aqui tudo novamente, mas acho que o que escrevi aqui vai servir pra você.

    http://forum.cifraclub.com.br/index.php?action=vthread&forum=3&t opic=51758

    Dá uma lida, lê novamente, releia, e depois tire aqui as suas dúvidas.
    ;)

    Math_campos
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    LeandroPanucci
    Cara, sinceramente....eu nun entendi mto bem, ou melhor, nun consegui relacionar minhas duvidas a esse topico
    Cara vc é o expert aqui....por favor...me da uma ajudda....

    LeandroP
    Moderador
    # jul/04
    · votar


    Você postou tudo certo até agora. A única coisa que se confundiu foi no C.H. de Dó, que não é um Bm7 e sim um Bm7(b5).

    Em Ré você fez tudo certo.

    O que ocorre é com as sétimas é que elas variam de acorde para acorde.

    Nos acordes menores as sétimas são sempre menores. O II, III, VI e o VII são acordes menores com sétima menor.

    Os acordes maiores são sétimas maiores: I e o IV

    Já o Vº grau, é um acorde maior com sétima menor, por isso ele é considerado como "dominante" e não "maior".

    O VIIº grau apresenta um acorde meio diminuto por conter uma quinta diminuta (b5).

    Pra improvisar sobre cada acorde, use a escala correspondente ao seu grau. Ou seja, se estiver no tom de Dó, e aparecer um Em7, você vai fazer a escala de Dó, só que partindo de E. Nesta escala você vai dar mais atenção as notas que formam a tríade de Em7, ou seja, E, G, B e D. Esta escala recebe o nome de Mi Frígio.

    Não sou o expert, acho que sou o único que tem paciência pra escrever. Tem muita gente (e bota muita) que sabe isso aqui.

    Math_campos
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    LeandroPanucci
    Puta cara valeuu...agora eu consigui entender...so uma coisa cara...sem querer abusar mto de vc...hehe...entao se eu estou improvisndo no primeiro grau, eu posso usar a escala e a penta de Do, mas se passar para o terceiro grau, eu posso usar a escala e a penta de Em, ou tambem a escala ou penta de Do mais na região em q eu comesse pelo Mi??Cara, mais dai eu usaria a relativa maior do Em, q seria Do...entao eu poderia continuar improvisando na escala e penta de Do, msm q a base esteja no terceiro grau, Em7???

    LeandroP
    Moderador
    # jul/04
    · votar


    Math_campos

    Sim, na verdade é tudo uma escala só. A diferença está nas notas que você acentua em determinado acorde. Por exemplo, na hora de passar pra um Dm7, as notas D, F, A e C são as que sairão melhor.

    Com a pentatônica é a mesma coisa. Na verdade a penta usa das melhores notas da escala, jogando 2 notas fora.

    É lógico que você não vai fazer uma penta que tem sétima menor sobre um acorde com sétima maior, vai chocar.

    Math_campos
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    LeandroPanucci
    Humm...to ligado...eu nun entendi mto bem essas notas q vao sair melhor...isso esta ligado aos modos gregos, ja q vc citou um deles aqui em cima??

    LeandroP
    Moderador
    # jul/04
    · votar


    Math_campos

    Sim, está ligado aos modos gregos.

    Quais as notas que formam um G7 ?

    Não é G, B, D e F ?!

    A pentatônica de G7 é G, A, B, D e F

    As melhores notas pra se fazer sobre um acorde são as notas do próprio acorde.

    Math_campos
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    LeandroPanucci
    a simmm...agora manjei...msm eu nun sabendo nada de modos gregos ainda..hehe...tipo entao eu posso fazer todas as notas da escala, mais as q irão soar melhor sao as q compoem o proprio acorde??.....po cara valeuu...me ajudou mtoo

    LeandroP
    Moderador
    # jul/04
    · votar


    Math_campos

    Os modos gregos te orienta a escolher melhor as dissonâncias do acorde. Por exemplo o modo dórico (IIº grau de Dó - Escala de Dó que vai de Ré a Ré).

    O acorde deste modo é o Dm7. Até aí não tem dúvida que o Dm7 é o segundo acorde do campo harmônico de C7M.

    Modo dórico:

    D - E - F - G - A - B - C - D

    As notas em negrito são as que formam o acorde Dm7

    Se você observar a nota B, vai perceber que ele tem um intervalo de sexta maior, o que diferencia ele dos outros acordes menores, que tem a sexta menor como padrão.

    Sexta maior = 4,5 tons

    Sexta menor = 4 tons

    Compare com a escala de Am7 (Escalade Dó que vai de Lá a Lá).

    A - B - C - D - E - F - G - A

    Veja que a sexta (F) é menor, pois de A para F temos 4 tons.

    Tente procurar nos outros acordes do Campo Harmônico as suas características. Compare todos os graus dos acordes maiores com eles mesmos e veja seus intervalos (T, 9, 3, #4, etc...)

    Bons estudos!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Campo Harmonico...(again)