Qual a importancia de ter um ouvido musical ?

Autor Mensagem
guitartrek
Veterano
# jul/03


Quem souber responda
Quando vc ouve uma base, ai pinta uma ideia 10 pra fazer um improviso naquela base, vc conhece o tom da base, sabe q escala usar, mas na hora de solar, num sai nada daquilo q vc tinha em mente.
Será q a falta de um ouvido mais desenvolvido musicalmente faz isso ?
Será a falta de ouvido q faz com q nao se consiga tirar pra fora da mente aquele super solo e passar ele pra guita ?

guitartrek
Veterano
# jul/03
· votar


putz 11 ja leram e nada ?
espero q apareça alguem nesse forum q consiga responder isso.

Fernando
Veterano
# jul/03
· votar


guitartrek
Isso acontece direto comigo, mas acho que seja o contrário. O ouvido é bom, mas a técnica ainda não é a bastante pra fazer o q penso, entendeu? Direto ouço uma base e imagino um solo legal pra caramba, mas não sei como executá-lo na prática. Acho que isso acontece por que ouvimos muitos guitarristas excelentes por aí, e pegamos o q nos agrada neles, formando assim um estilo. Mas por isso em prática, do jeito que gostaríamos, requer muito tempo. Não sei se fui claro. =)

Digao
Veterano
# jul/03
· votar


Estudo do fraseado tb ajuda...

guitartrek
Veterano
# jul/03 · Editado por: guitartrek
· votar


Fernando
Blz Fernandão ?
Com certeza foi.
Mas tipo, o pessoal fala de feeling, fico pensando, de q adianta feeling, acho q feeling realmente todo mundo tem, acho q muito pouca gente quando ouve uma base legal, não põe o feeling pra funcionar e imagina aquele super-solo, mas na hora de passar pra guita...

abração ;)

guitartrek
Veterano
# jul/03
· votar


Digao
Com certeza, o fraseado sao frases prontas, q ajudam muito mesmo,
mas sera q um ouvido mais musical, num faz a pessoa tipo, falar com a guita (as vezes penso, meu se conseguisse passar pra guita o q vai na minha mente, eu faria cada coisa meu...)

abração

Fernando
Veterano
# jul/03
· votar


guitartrek
Então, isso se adquire com um tempo, ouvindo de tudo, construindo uma pegada própria, etc...

Digao
Veterano
# jul/03
· votar


guitartrek

Fraseado nao sao frases prontas nao... seria como se fosse concordancia verbal hehe... vc colocar as ideias de modo q elas signifiquem algo...

Eu faco isso escutando outros guitarristas e tentando entender pq aquilo fica legal ali... dai tiro as conclusoes e tento fazer algo do genero...

Tipo tem alguns guitarristas de blues q conseguem segurar uma tensao desgracada sem "gozar"... e isso e muito dificil... Eric Clapton e mestre nisso... tipo num turnaround dum blues ele consegue nao cair num bend de 1 ou 2 tons na mizinha ou na sizinha (onde a maioria cai hehe)... E ai q ta a arte... de saber fazer o climax do solo na hora certa... Dai qd eu escuto a musica penso como q ele consegue "segurar"... vejo o acorde (ou a progressao) q ta na base... q escala e licks q ele usa e qual a dinamica do cara... e a partir dai eu fico estudando aquele trecho ate conseguir assimilar... dai qd for improvisar penso... agora tenho q segurar... dai como ja ta assimilado ja sei o q fazer... ate q chega uma hora q tem q descer a mao (o solo tem q acabar hehe) e é so terminar...

e como aquela velha historia do orador... ele tem q conseguir prender o publico e faz isso atraves de dinamicas... gesticulacao... timbre e altura de voz etc...

Apesar q isso q eu falei nao e necessariamente "o correto" e apenas mais uma forma de expressao...

Slider
Veterano
# jul/03
· votar


ouvido pra improvisar? naaaaaa... eu num tiro porra nenhuma d ouvido e improviso d boa... num eh akelas coisas, mas da pra ir levando... uma dica: treina, treina e treina

guitartrek
Veterano
# jul/03
· votar


Digao
Mas vc num concorda q se num tiver um ouvido legal, num da pra passar pro braco da guita aquilo q vc imaginou ?
Slider
nao, quiz dizer, ouvido pra fazer o solo ir da mente pra guita. nao sei se acontece com vc, mas tipo, vc imagina um solo legal, seu, pra uma base q vc esta ouvindo, mas na hora de improvisar, a coisa sai diferente da sua ideia inicial.

guitartrek
Veterano
# jul/03 · Editado por: guitartrek
· votar


coloquei esse topico, porque descolei um prog na net muito bom pra treinar o ouvido, e queria saber o quanto vale a pena eu treinar com ele. claro q ouvido num é tudo, tem tecnica,teoria, etc, mas será q meu ouvindo melhorando, meu improviso melhora ?

Slider
Veterano
# jul/03
· votar


no começo eu chegava a imaginar como seria o solo, mas hj em dia eu dexo fluir...

Digao
Veterano
# jul/03
· votar


guitartrek

A questao ai e vc achar as notas certas??? Dai nao e tao dificil... o duro e q vc perde tempo tentando fazer o q pensou dai qd faz esqueceu como era a continuacao hehe...

E depende de como vc imagina o solo... eu penso numa "voz guia" e tento me conduzir por ali dando uns passeios por outros lugares... mas nunca sai igual...

Ja escutou George Benson??? ele faz alguma coisa parecida com isso... mas eu acho q a mente dele e q é subordinada a guita e nao o contrario...

Digao
Veterano
# jul/03
· votar


guitartrek

Esquece tudo... agora captei a mensagem...

Vc tem a melodia na cabeca mas nao consegue fazer na guitarra???

é ouvido adianta sim... pq vc vai ter mais nocao de intervalos...

Fale com o pessoal do violao classico ai algo sobre solfejo...

guitartrek
Veterano
# jul/03
· votar


Digao
exato :))
eu so queria confirmacao
pra comecar a treinar meu ouvido pra valer !
acontece bem o q vc falou:
o duro e q vc perde tempo tentando fazer o q pensou dai qd faz esqueceu como era a continuacao hehe...

e tambem:
eu penso numa "voz guia" e tento me conduzir por ali dando uns passeios por outros lugares... mas nunca sai igual...

guitartrek
Veterano
# jul/03
· votar


Digao
fiz o download desse prog:
http://www.earmaster.com
o crack tem la no:
http://www.astalavista.com
me pareceu bom, ve o q vc acha

Digao
Veterano
# jul/03
· votar


Nao consegui achar o crack... :D

guitartrek
Veterano
# jul/03
· votar


Digao
anota ai o usuario e serial pra registrar o software ai:

usuario: Raven
serial: 870-4130

me dê sua opinião profissional sobre o software

abraço :D

Digao
Veterano
# jul/03
· votar


"opinião profissional"

Bom se fosse hehe...


Mas o programa e bem legal... e deve funcionar... e e divertido.. bom pra passar o tempo heeh...


Ah e nao aceitou aquele serial la nao...

guitartrek
Veterano
# jul/03
· votar


Digao
o q vc baixou foi o EarMaster Pro 4 ou o EarMaster School 4 ?
esse serial eh do EarMaster Pro 4

legal q vc gostou, ja vi q a coisa entao eh boa mesmo :D

Digao
Veterano
# jul/03
· votar


guitartrek

foi o pro mesmo...

guitartrek
Veterano
# jul/03 · Editado por: guitartrek
· votar


Digao
errata minha:

Name: Raven
Serial: 870-4130-5000

tava copiando da tela de entrada e la num mostra o nro inteiro.
achei o crack aqui na minha maquina.
agora funciona com certeza.

me confirma se funcionou

Digao
Veterano
# jul/03
· votar


:D

funfo...

Mucho bom mesmo... to viciando nesse necocio hehe... tem aquela parte das progressoes de acordes q e bem interessante...

guitartrek
Veterano
# jul/03 · Editado por: guitartrek
· votar


Digao
alem das das progressoes de acordes
tenho treinado muito o ditado melodico
pra ver se consigo melhorar o meu improviso
(nunca esquecendo a importancia das escalas na improvisacao eh claro)

na verdade minha intencao eh estudar tudo q tem la
soh ta faltando tempo pra mim fazer isso :D

Digao
Veterano
# jul/03
· votar


guitartrek

Pra mim tb falta tempo hehe... so dei uma olhada basica... tem q esperar o movimento aqui no escritorio cair hehe...

Ps1c0
Veterano
# dez/03
· votar


engraçado colokei aki o numero serial e num funfa...
o meu eh o pro tbm

Imnomine
Veterano
# dez/03
· votar


aqui tb nem funfou

hrspedro
Veterano
# dez/03
· votar


o meu tbm eh o pro e naum funfa

Homem Cueca
Veterano
# dez/03
· votar


perguntem aos mestres!!!!!!!!Vern e M_D

DanielSolferini
Veterano
# dez/03
· votar


um BOM ouvido vem com o TREINO!
- quando comecei , eu nao sabia absolutamente NADA , nem afinar ... hoje eu afino meu violao melhor que meu afinador , sei qualquer nota tocada no piano ,(o que nao consiguia), mas nao sei quando soam duas ao mesmo tempo...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Qual a importancia de ter um ouvido musical ?