Autor |
Mensagem |
guitartrek Veterano |
# jul/03
Quem souber responda
Quando vc ouve uma base, ai pinta uma ideia 10 pra fazer um improviso naquela base, vc conhece o tom da base, sabe q escala usar, mas na hora de solar, num sai nada daquilo q vc tinha em mente.
Será q a falta de um ouvido mais desenvolvido musicalmente faz isso ?
Será a falta de ouvido q faz com q nao se consiga tirar pra fora da mente aquele super solo e passar ele pra guita ?
|
guitartrek Veterano |
# jul/03
· votar
putz 11 ja leram e nada ?
espero q apareça alguem nesse forum q consiga responder isso.
|
Fernando Veterano
|
# jul/03
· votar
guitartrek
Isso acontece direto comigo, mas acho que seja o contrário. O ouvido é bom, mas a técnica ainda não é a bastante pra fazer o q penso, entendeu? Direto ouço uma base e imagino um solo legal pra caramba, mas não sei como executá-lo na prática. Acho que isso acontece por que ouvimos muitos guitarristas excelentes por aí, e pegamos o q nos agrada neles, formando assim um estilo. Mas por isso em prática, do jeito que gostaríamos, requer muito tempo. Não sei se fui claro. =)
|
Digao Veterano |
# jul/03
· votar
Estudo do fraseado tb ajuda...
|
guitartrek Veterano |
# jul/03 · Editado por: guitartrek
· votar
Fernando
Blz Fernandão ?
Com certeza foi.
Mas tipo, o pessoal fala de feeling, fico pensando, de q adianta feeling, acho q feeling realmente todo mundo tem, acho q muito pouca gente quando ouve uma base legal, não põe o feeling pra funcionar e imagina aquele super-solo, mas na hora de passar pra guita...
abração ;)
|
guitartrek Veterano |
# jul/03
· votar
Digao
Com certeza, o fraseado sao frases prontas, q ajudam muito mesmo,
mas sera q um ouvido mais musical, num faz a pessoa tipo, falar com a guita (as vezes penso, meu se conseguisse passar pra guita o q vai na minha mente, eu faria cada coisa meu...)
abração
|
Fernando Veterano
|
# jul/03
· votar
guitartrek
Então, isso se adquire com um tempo, ouvindo de tudo, construindo uma pegada própria, etc...
|
Digao Veterano |
# jul/03
· votar
guitartrek
Fraseado nao sao frases prontas nao... seria como se fosse concordancia verbal hehe... vc colocar as ideias de modo q elas signifiquem algo...
Eu faco isso escutando outros guitarristas e tentando entender pq aquilo fica legal ali... dai tiro as conclusoes e tento fazer algo do genero...
Tipo tem alguns guitarristas de blues q conseguem segurar uma tensao desgracada sem "gozar"... e isso e muito dificil... Eric Clapton e mestre nisso... tipo num turnaround dum blues ele consegue nao cair num bend de 1 ou 2 tons na mizinha ou na sizinha (onde a maioria cai hehe)... E ai q ta a arte... de saber fazer o climax do solo na hora certa... Dai qd eu escuto a musica penso como q ele consegue "segurar"... vejo o acorde (ou a progressao) q ta na base... q escala e licks q ele usa e qual a dinamica do cara... e a partir dai eu fico estudando aquele trecho ate conseguir assimilar... dai qd for improvisar penso... agora tenho q segurar... dai como ja ta assimilado ja sei o q fazer... ate q chega uma hora q tem q descer a mao (o solo tem q acabar hehe) e é so terminar...
e como aquela velha historia do orador... ele tem q conseguir prender o publico e faz isso atraves de dinamicas... gesticulacao... timbre e altura de voz etc...
Apesar q isso q eu falei nao e necessariamente "o correto" e apenas mais uma forma de expressao...
|
Slider Veterano |
# jul/03
· votar
ouvido pra improvisar? naaaaaa... eu num tiro porra nenhuma d ouvido e improviso d boa... num eh akelas coisas, mas da pra ir levando... uma dica: treina, treina e treina
|
guitartrek Veterano |
# jul/03
· votar
Digao
Mas vc num concorda q se num tiver um ouvido legal, num da pra passar pro braco da guita aquilo q vc imaginou ?
Slider
nao, quiz dizer, ouvido pra fazer o solo ir da mente pra guita. nao sei se acontece com vc, mas tipo, vc imagina um solo legal, seu, pra uma base q vc esta ouvindo, mas na hora de improvisar, a coisa sai diferente da sua ideia inicial.
|
guitartrek Veterano |
· votar
coloquei esse topico, porque descolei um prog na net muito bom pra treinar o ouvido, e queria saber o quanto vale a pena eu treinar com ele. claro q ouvido num é tudo, tem tecnica,teoria, etc, mas será q meu ouvindo melhorando, meu improviso melhora ?
|
Slider Veterano |
# jul/03
· votar
no começo eu chegava a imaginar como seria o solo, mas hj em dia eu dexo fluir...
|
Digao Veterano |
# jul/03
· votar
guitartrek
A questao ai e vc achar as notas certas??? Dai nao e tao dificil... o duro e q vc perde tempo tentando fazer o q pensou dai qd faz esqueceu como era a continuacao hehe...
E depende de como vc imagina o solo... eu penso numa "voz guia" e tento me conduzir por ali dando uns passeios por outros lugares... mas nunca sai igual...
Ja escutou George Benson??? ele faz alguma coisa parecida com isso... mas eu acho q a mente dele e q é subordinada a guita e nao o contrario...
|
Digao Veterano |
# jul/03
· votar
guitartrek
Esquece tudo... agora captei a mensagem...
Vc tem a melodia na cabeca mas nao consegue fazer na guitarra???
é ouvido adianta sim... pq vc vai ter mais nocao de intervalos...
Fale com o pessoal do violao classico ai algo sobre solfejo...
|
guitartrek Veterano |
# jul/03
· votar
Digao
exato :))
eu so queria confirmacao
pra comecar a treinar meu ouvido pra valer !
acontece bem o q vc falou:
o duro e q vc perde tempo tentando fazer o q pensou dai qd faz esqueceu como era a continuacao hehe...
e tambem:
eu penso numa "voz guia" e tento me conduzir por ali dando uns passeios por outros lugares... mas nunca sai igual...
|
guitartrek Veterano |
# jul/03
· votar
Digao
fiz o download desse prog:
http://www.earmaster.com
o crack tem la no:
http://www.astalavista.com
me pareceu bom, ve o q vc acha
|
Digao Veterano |
# jul/03
· votar
Nao consegui achar o crack... :D
|
guitartrek Veterano |
# jul/03
· votar
Digao
anota ai o usuario e serial pra registrar o software ai:
usuario: Raven
serial: 870-4130
me dê sua opinião profissional sobre o software
abraço :D
|
Digao Veterano |
# jul/03
· votar
"opinião profissional"
Bom se fosse hehe...
Mas o programa e bem legal... e deve funcionar... e e divertido.. bom pra passar o tempo heeh...
Ah e nao aceitou aquele serial la nao...
|
guitartrek Veterano |
# jul/03
· votar
Digao
o q vc baixou foi o EarMaster Pro 4 ou o EarMaster School 4 ?
esse serial eh do EarMaster Pro 4
legal q vc gostou, ja vi q a coisa entao eh boa mesmo :D
|
Digao Veterano |
# jul/03
· votar
guitartrek
foi o pro mesmo...
|
guitartrek Veterano |
· votar
Digao
errata minha:
Name: Raven
Serial: 870-4130-5000
tava copiando da tela de entrada e la num mostra o nro inteiro.
achei o crack aqui na minha maquina.
agora funciona com certeza.
me confirma se funcionou
|
Digao Veterano |
# jul/03
· votar
:D
funfo...
Mucho bom mesmo... to viciando nesse necocio hehe... tem aquela parte das progressoes de acordes q e bem interessante...
|
guitartrek Veterano |
· votar
Digao
alem das das progressoes de acordes
tenho treinado muito o ditado melodico
pra ver se consigo melhorar o meu improviso
(nunca esquecendo a importancia das escalas na improvisacao eh claro)
na verdade minha intencao eh estudar tudo q tem la
soh ta faltando tempo pra mim fazer isso :D
|
Digao Veterano |
# jul/03
· votar
guitartrek
Pra mim tb falta tempo hehe... so dei uma olhada basica... tem q esperar o movimento aqui no escritorio cair hehe...
|
Ps1c0 Veterano |
# dez/03
· votar
engraçado colokei aki o numero serial e num funfa...
o meu eh o pro tbm
|
Imnomine Veterano |
# dez/03
· votar
aqui tb nem funfou
|
hrspedro Veterano |
# dez/03
· votar
o meu tbm eh o pro e naum funfa
|
Homem Cueca Veterano
|
# dez/03
· votar
perguntem aos mestres!!!!!!!!Vern e M_D
|
DanielSolferini Veterano |
# dez/03
· votar
um BOM ouvido vem com o TREINO!
- quando comecei , eu nao sabia absolutamente NADA , nem afinar ... hoje eu afino meu violao melhor que meu afinador , sei qualquer nota tocada no piano ,(o que nao consiguia), mas nao sei quando soam duas ao mesmo tempo...
|