Ponte Bigsby em Les Paul

    Autor Mensagem
    gustavo foresto crispim
    Veterano
    # jun/05


    Onde eu acho uma ponte dessa pra comprar? Um luthier bom é capaz de instala-la em uma Epiphone Les Paul, que tem uma ponte fixa???
    Quanto ia sair +- alguem sab me dizer?!?!?
    E ah, tava querendo fazer uma pintura nela tbm, tp brilhante, bem Glam Rock, so no parte da frente do corpo da guitarra, onde eu consigo alguem que faça essa pintura?? Alguem sabe quanto iria ficar?!?!?!
    VALEU!!!

    gustavo foresto crispim
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    o "brilhante" é tp com "purpurina" num sei se alguem ta me entendendo, mas eh aquele acabamento "sparkle" alguem sab?!

    ToRReSMo
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    gustavo foresto crispim
    uma bigsby original é caro pra cacete...

    Sparkle
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    gustavo foresto crispim
    Se é Sparkle é foda! \o\

    echo
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    A Bigsby ideal para Les Paul é a B7:
    http://www.bigsbyguitars.com/gibson_lpgold.html

    Dá para usar uma B5 também mais vc vai ter que furar mais o tampo da sua guitarra (eu não aconselho). Ela é mais indicada para guitarras "flat top" (como SG e Telecaster):
    http://www.bigsbyguitars.com/gibson_sg_standard.html

    Em média custam US$150.00 nos EUA. Aqui no Brasil nem sei se tem. Tem umas genéricas koreanas que dizem que ficam boas trocando a mola (que é o que interessa).

    Qualquer luthier bom instala uma dessas sem problemas.
    Pintura sparkle acho que o Zaganin faz... Eu chutaria que custa mais de 600 pilas...

    gustavo foresto crispim
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Valeu!!!!!! To pensando em fazer isso na minha guitarra! preciso ir atras dessas genéricas koreanas entao, pq se ta 150US$ deve ta MTO cara aki, uns 700 pra mais neh..... Valeu galera!!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    gustavo foresto crispim
    A alguns anos atrás eu ví umas genéricas à venda na Vintage. Mas cuidado, pois para que essa ponte funcione legal os rastilhos da tune-o-matic devem ser trocados por roletes (como nas Gretsches).
    Abç

    echo
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Mauricio,

    Não necessariamente! Se os saddles não estiverem "dentados" e se mantiver os mesmos lubrificados (assim como o nut) não há problemas. Se, mesmo com a ponte regulada e normal começar a ter problemas de afinação, aí sim partiria para uma "roller bridge". O mesmo acontece com as tarraxas. Muita gente já coloca tarraxa com trava mas, na maioria das vezes nem é necessário.
    Abraço!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    echo
    Creio que vc está certo no sentido de "poder se usar" a alavanca com a ponte normal, mas aí seriam necessários esses "truquezinhos" que vc se referiu. De qualquer forma considero a "roller bridge" mais confiável.
    Abç

    echo
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Mauricio,
    Mesmo com uma roller bridge é aconselhável lubrificar o saddles (aliás, não só com Bigsby mas com alavancas de Jaguar e Jazzmaster também). Com certeza a roller bridge é mais "certeira" no assunto mas não é obrigatória num primeiro momento. Nem todas as Gretsch possuem esse tipo de ponte. Eu já tive LP com Bigsby usando a tune-o-matic numa boa e já tive que colocar uma roller numa Epiphone Flame Kat... Depende da guitarra. Elas são temperamentais!
    :)
    Abraço

    ChocolateGuitar
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    dah pra por uma ponte floyd rose num SG??

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    echo
    Pódicrê.
    ChocolateGuitar
    Não aconselho.
    Abçs

    HxCx
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    echo ou
    Mauricio Luiz Bertola

    e ae blz?? bom, tenho uma les paul e comprei uma ponte tipo bigsby B5... o cara que me vendeu falo que tirou ela de uma ibanez.. nela só tem escrito made in japan.... será que vale a pena eu colocá-la na minha guitarra??

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    HxCx
    Cara, que vale à pena vale, mas consulte seu luthier 1°, ok!
    Abç

    HxCx
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    eu perguntei isso pq o echo disse que esse tipo de ponte tem q furar demais o tampo da guitarra... é verdade?? isso pode prejudicar a guitarra??

    echo
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Prejudicar não vai. Se vc se arrepender e quiser tirar a alavanca, o tampo da sua guitarra vai ter mais furos com uma B5 do que com uma B7. Só isso.

    Luiz Augusto Messora
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Não aconselho.


    tem uma les paul signature q eh com floyd..

    ela eh diferente das normais ou soh tem o back-box a mais?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Luiz Augusto Messora
    A ESP fabrica um modelo "tipo" Les Paul com Floyd.
    Abç

    faeljv
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Ressuscitando o tópico! Dá pra colocar uma Bigsby V7 numa gibson les paul studio? Ou só nas Standards?

    faeljv
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    UP!

    Luqueuris150
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    ressucitando o tópico também, um amigo quer comprar um bigsby pra uma epiphone g-400 dele. eu pesquisei junto com ele, e sei q pra ele seria o B5, mas eu queria saber se com o bigsby vc pode dar alavancadas como na floyd, esticando e afrouxando as cordas, pq ele quer comprar um bigsby pra poder fzr como na floyd, e como eu tenho conta aki to aproveitando pra pedir ajuda. eu queria saber de vcs se, pra q possa ter um bom desempenho, o q seria necessário trocar na epi g-400, pra acomodar bem o bigsby (pestana, tarrachas, ponte ...).

    O kra pediu pra q eu perguntasse e amanhã respondesse a ele, então se puderem responder até amanhã eu fico mto grato ^^

    PS: to ressucitando o tópico pra n ter q criar outro.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Luqueuris150
    com o bigsby vc pode dar alavancadas como na floyd, esticando e afrouxando as cordas
    Não. Não pode. Aliás, mesmo com pontes tipo "Floyd-Rose" esse procedimento de "esticar" cordas não é, de forma alguma, recomendável.
    Abç

    Luqueuris150
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    vlw kra.

    o kra tah aki do lado, ele tah perguntando pq n eh recomendável esse procedimento. e tah querendo confirmar. ele tah dizendo q pelo q entendeu o bigsby é como uma ponte wilkinson, um vibrato, neh? no qual vc pode afrouxar as cordas mas n esticar, eh isso msm?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Luqueuris150
    Cara, ao "puxar" as cordas vc aumenta a tensão das mesmas, podendo: Arrebentár alguma, forçar o braço (que acabará empenando), forçar os pivôs da ponte (que acabarão soltando). Portanto, não é uma boa política.
    Porque certos musicos profissas fazem isso: Porque eles são ricos e muitas vezes recebme guitarras de graça das fábricas por simples propaganda. Acho que vc não é isso, não é?
    Abç

    Motoboy From Hell-SDMF
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Hey Bertola! Esses dias perguntei em outro topico sobre colocar uma Bigbsy na minha Epipoca Dot, e me falaram que dá, porém, trocar cordas é uma tarefa muito complicada.
    O sr poderia me explicar como é o procedimento? Se é mto chato mesmo? E se, em média, é caro e dificil instalar essa ponte? (fazer furaçao, etc etc)

    abraço!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Motoboy From Hell-SDMF
    Não é complicado não, apenas as cordas tem que dar uma meia volta na barra onde elas fica presas.
    Abç

    fripp
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    echo
    Comprei uma Epiphone Wildkat com ponte Bigsby. Na verdade, o que me fez comprá-la não foi a Bigsby, mas o braço, a pegada... Porém, acabei gostando dos vibratos. Queria saber, porém, como usá-lo corretamente, pois temo estar abusando um pouco. A ponte está rangendo e desafinando contantemente a guitarra. Outro cara até falou pra botar tarrachas e lubrificar o nut, mas não sei em que parte da ponte entrariam essas tarrachas e também não sei o que é o nut... Alguém pode dar uma ajuda?

    Renan Gonçalves Flores
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    E ah, tava querendo fazer uma pintura nela tbm, tp brilhante, bem Glam Rock, so no parte da frente do corpo da guitarra, onde eu consigo alguem que faça essa pintura?? Alguem sabe quanto iria ficar?!?!?!

    Te sento a vara... moleque baitola

    (tipo, eu sei q o tópico é antigo, mas eu n resisti)

    Abixibarraba
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    a guitarra do DE ROS é glam rock!!!!!

    Abixibarraba
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    http://www.guitarfetish.com/Xtrem-Vintage-Vibrato-System_c_373.html

    para quem quer uma bigsby

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ponte Bigsby em Les Paul