ponte flutuante

    Autor Mensagem
    7543
    Veterano
    # jun/05


    ola
    me tirem uma duvida
    há algum problema (na guitar) se a ponte ficar abaixo do normal, tipo meio caida, iria dar algum problema futuro???
    e como faço pra baixar a tensão das cordas???
    ninguem merece tocar com berinbau

    valeu

    Soulface
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    7543
    a ponte ficar abaixo do normal
    Como seria esse "normal"?
    Sei lá cara, eu não entendo muito dessas coisas. Acho q o melhor q vc tem a fazer é lvar a sua guitarra num luthier pra ele regular certinho.
    Aí ele pode deixar as cordas e a ponte numa altura ideal pra vc.
    Talvez tenha q trocar as molas e tal...

    7543
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    me refiro "caida" mesmo, que não fica rente ao corpo saca...
    foda q a tensão das cordas continua altona

    Soulface
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    7543
    Eu conheço um cara q teve q levantar a ponte ao máximo pras cordas ficarem numa altura legal pra tocar... Além de fica horrível, ficou quase impossível de se usar a alavanca tb.
    Mas isso pq ele foi burro. Foi tentar regular sozinho oq não sabia...

    _Kasakolt_
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    a ponte tem q ficar pararela ao corpo.
    tem um topico sobre regulagem


    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/87896/p0

    Lord Derfel Cadarn
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    problema nõa da nenhum, vc só perde um pouco da movimentaçõa da ponte só isso


    se estiver boa p/ tocar frmz sem erro se estiver alta de mais leva p/ regular


    se for se meter a mexer como eu :), estude bastante antes de mexer, procura nos topicos do cifra e em sites de luthieria......e mesmo assim tenha a grana da regulagem separada caso der errado heheh


    falow

    monk
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Eu conheço um cara q teve q levantar a ponte ao máximo pras cordas ficarem numa altura legal pra tocar

    o certo é a ponte ficar pararela ao corpo, se o cara quer aumentar a ação das cordas é em outro lugar que tem que mexer

    7543
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    o certo é a ponte ficar pararela ao corpo, se o cara quer aumentar a ação das cordas é em outro lugar que tem que mexer
    onde?

    LeandroP
    Moderador
    # jun/05
    · votar


    7543

    Não é bom a ponte estar pra dentro do corpo, mesmo que seja pouco, mas por algumas razões:

    1- As cordas podem trastejar, porque elas acabam abaixando um pouco a altura em relação a escala.

    2 - Os ajustes de oitavas dos carrinhos da ponte vão pros quiabo. A afinação fica variando a medida que você muda de traste... daí a pergunta: porque a minha guitarra nunca afina direito ou mente no diapasão (afinador)?

    Se a ponte está pra dentro, isso significa que as molas que prendem a ponte estão agindo mais forte que as cordas, onde o correto é estar em equilibrio, pra "flutuar". O passo é soltar um pouco o parafuso (que prende a chapinha que segura as molas) do corpo.

    Dependendo do caso, o ajuste depende apenas de uma volta completa no parafuso (ou nem isso).

    Você solta um pouco o parafuso (1/4 de volta só) e afina novamente (quando você solta as molas, as cordas passam a agir mais forte, equilibrando a ponte.

    É um processo um pouco chato que pode lhe tomar algumas horas, mas é importante conhecer este tipo de regulagem pra não ficar na mão de ninguém.

    É como regular o freio da bicicreta 8P

    7543
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    blz, deixei a ponte parelha com o corpo..
    e tipo, pra abaixar a ação das cordas?

    É como regular o freio da bicicreta 8P
    nunca aprendi a andar...

    hahahhaha

    LeandroP
    Moderador
    # jun/05
    · votar


    7543

    Pra baixar a ação são os dois parafusos (pivôs) fixo ao corpo onde a ponte se apoia.

    Tenha muito cuidado na sua regulagem. Não mecha nos carrinhos pois eles podem estar com as oitavas já reguladas (o que eu acho que não o caso de muitos instrumentos).

    7543
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    LeandroPanucci
    soh valeu

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a ponte flutuante