Luthier em Porto Alegre

Autor Mensagem
Ismah
Veterano
# fev/17
· votar


Não consigo crer... Tem certeza que não mudou de endereço?!

Conversaria com os demais citados no pótico.

Posso adicionar a lista o Maicá de Nova Prata.

tone_bender
Membro Novato
# fev/17 · Editado por: tone_bender
· votar


sboorbou

tem um cara de Nova petropolis que faz corpos e braços na CNC chamado Kaiser guitars, não sei se ele faz o serviço de montagem e tal, mas ja que tu importou todas as peças e talvez queira terminar o serviço, pode ser uma experiencia legal pegar as peças e montar

Michel Top
Veterano
# fev/17
· votar


sboorbou
Já tentou a Ledur em Cachoeirinha?
Forte abraço!

francisco2004
Veterano
# fev/17 · Editado por: francisco2004
· votar


Ismah
Há umas duas semanas passei lá e estavam liquidando tudo. Inclusive estavam torrando braços e corpos de guitarra e baixo. Talvez ainda estejam com a loja semiaberta ainda. Tinham me dito que só iam fechar quando limpassem os estoques, mas não estavam mais fazendo serviço de luthieria.

Acho que o problema da Luffing (não é bem um problema, mas uma questão de marketing) é que nos anos 90 eles fabricaram instrumentos acessíveis para competir com Giannini, Eagle, etc. Um amigo meu tinha um bom baixo Luffing e tenho certeza de que não pagou muito por ele.

Faltou criarem uma marca estilo boutique para dar uma diferenciada da linha popular. Esse mercado de luthieria de guitarras e baixos é muito ingrato com a oferta de instrumentos chineses a preço de banana. Violão clássico o buraco é mais embaixo. Para o meu gosto, só espanhóis e brasileiros sabem fazer instrumentos interessantes. Falta personalidade aos violões nylon orientais.

Ismah
Veterano
# fev/17
· votar


Michel Top

Se estou errado me corrijam, mas a Ledur não existe mais. Primeiro mudou para outro nome, num caráter mais industrial, e sumiu do mercado depois.

francisco2004

Luffing era referência na capital! Creio que seja o mais antigo vivo.

L.K.R
Veterano
# fev/17
· votar


Cara, tem ali no bairro rio branco a guitar garage, eu achei bem caro, mas como é perto de casa e posso ir sem pegar ônibus tenho preferido assim... Eles vendem instrumentos relic e vintage, tem uns de marca própria deles também. Das vezes que levei foi um trabalho ok

Ismah
Veterano
# fev/17
· votar


L.K.R

Me corrige se estou errado, mas é o Marcelo que tá lá ?
O forte deles é os instrumentos, creio que a ideia é bater de frente com a do Jacques Maciel (Rosa Tattooada), a Good Music lá na Cel Vicente.

L.K.R
Veterano
# fev/17
· votar


Ismah

Marcelo é o cara que atende lá? Nunca me ocorreu perguntar o nome dele hahah Mas é um cara de talvez 60 anos cabelo e barba curta, é ele que regula a minha guitarra. Não sei se é ele também que faz as guitarras, mas eu acho que não...

Ismah
Veterano
# fev/17
· votar


Não, não é ele... Acho que eu troquei os nomes! Mas já falei com eles lá, cheguei a conclusão que não vendem nada pro meu bico (bolso) lá rsrs

pedropohren
Membro Novato
# fev/17 · Editado por: pedropohren
· votar


Achei interessante que ninguém citou o DCC aqui... :P

Esse eu posso falar com propriedade porque antes de ser um excelente luthier e o cara pra quem eu levava todos os meus equipos, foi meu mentor na arte da luthieria... O cara que me ajudou a construir a Gaia, a maravilhosa strato feita por mim da qual já falei em outros tópicos aqui do fórum. DCC Guitarras, ou Daniel Carvalho. Atende em uma oficina na casa dele, ali perto do Bourbon da Assis Brasil. Hoje em dia ele não fabrica mais instrumentos por encomenda, mas estava há pouco tempo pretendendo lançar uma linha de violões com um design dele, bem interessante e um instrumento muito bonito (inclusive cheguei a trabalhar eu mesmo em um ou dois exemplares - foi pouco tempo antes de eu ter que abandonar o trampo lá devido ao serviço militar :'( ), que não sei quando (ou se) vai sair. Mas as regulagens, reparos e trocas de peças e até pinturas nos instrumentos até onde eu sei seguem firmes e fortes, o serviço é maravilhoso e o preço é MUITO barato. A única coisa que ele não faz é serviços que exijam CNC, por uma razão mais financeira que óbvia: ele não tem uma. :P

Mas fora isso, mais que recomendado. ;)

francisco2004
Veterano
# mar/17 · Editado por: francisco2004
· votar


pedropohren
Legal. Eu gostaria de saber de gente que fabrique violões clássicos em Porto Alegre, mas que seja nerd mesmo, que saiba dos detalhes que incomodam violonistas, como falta de médios, desequilíbrio no volume das notas, diferença muito grande na ação entre as primeiras e últimas casas e por aí vai. Não sou um grande violonista, mas o meu ouvido é muito melhor que os meus dedos, então gosto de ouvir as poucas notas que toco com muita claridade.

Ismah
Na Guitar Garage, tem o Solon Fishbone, conhecido guitarrista de blues. Tem outro cara que pega junto na luthieria que eu não sei o nome, ambos gente boa no trato com o cliente. As minhas stratos estão equipadas com os captadores de alnico da Guitar Garage (hoje devem estar custando uns 500,00 o kit instalado, mas ainda são mais baratos que algo da Fender importado). Esses tempos levei um violão Di Giorgio para colar o tampo que estava se soltando, trocar o nut e o rastilho por peças de osso e tudo saiu por 190,00. Achei o preço adequado para macacos velhos da luthieria. A altura do nut e do rastilho ficaram muito boas, melhorando a ação (e o timbre) originais do instrumento. Abriu o som do velho Di Giorgio.

Ismah
Veterano
# mar/17
· votar


Pessoalmente nunca fui lá na GG, mas falei por telefone com eles. Estava pra vender meu Duovox 100B, eles foram honestos ao dizer que não é o foco da empresa.

pedropohren
Membro Novato
# mar/17
· votar


francisco2004

Cara, eu não lembro de ter visto ele mexendo em nenhum clássico do tempo que trampei lá com ele, mas eu vi ele refazer um 12 cordas Giannini quase do zero. Ficou com um som tão lindo que eu gravei a intro de uma música minha com ele. :P

Mas o cara manja. Me deu muitas dicas sobre o ponto de captura, o que observar e o que não observar na hora de elaborar a estrutura... Enfim, acredito que valha a pena ir dar uma conversada com ele. ^^

Ismah
Veterano
# mar/17
· votar


francisco2004
pedropohren

Eu orcei 2 em PoA, um era mais caro que o outro... kk

Michel Top
Veterano
# mar/17
· votar


Ismah
Não sabia que a Ledur tinha fechado. Deve ter sido recente, não é? Mas eles faziam instrumentos muito bons!

Ismah
Veterano
# mar/17
· votar


Na verdade tem algum tempo já, deve andar para 2 anos...

O Cherutti (nem ideia da ortografia correta) é um baita luthier. Depois que a coisa começou a ficar mais seriada, a qualidade escoou pelo ralo. Sei que trocou de nome durou uns meses e sumiu. Não tive mais notícias.

Michel Top
Veterano
# mar/17
· votar


Ismah
Depois que trocou de Cheruti para Ledur, durou alguns anos e não meses. Inclusive, fui endorser da marca lá por 2009, mas fiquei sem contato com eles há alguns anos (3 ou 4 anos). Os instrumentos eram excelentes! É uma pena....

Ismah
Veterano
# mar/17
· votar


Foi força de expressão antes de tudo. Não faço ideia de tempo que durou, na época eu ainda estava mais interessado nas teclas que nas cordas. Obrigado por nos brindar com essa info!

Michel Top
Veterano
# mar/17
· votar


Ismah
É nóis brother! :)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Luthier em Porto Alegre