Qual motivo de falar "escala menor"?

Autor Mensagem
Ddevil
Veterano
# jun/05


eu vejo em um monte de lugar falando "Numsei Oque usa pentatonica menor".....isso quer dizer o q? q a musica em C ele usa Am ou Cm? (eu sempre pensei q eh Am, mas pra falar penta menor..)

e otra pq eh Harmonica menor....Melodica menor....? se tem as relativas. Harmonica menor A = Harmonica "maior" de C

monk
Veterano
# jun/05
· votar


a terca menor

Blonde Hammet
Veterano
# jun/05
· votar


achu que é por que ela não cresceu ainda.

Edu Hendrix
Veterano
# jun/05
· votar


Blonde Hammet

VIVA

xiristian
Veterano
# jun/05
· votar


Ddevil
kra, quanto as pentatonica isso vai depender, se vc ta improvisando sobre um acorde d C, vc usa a penta d Am, mas se for sobre um Cm ai fic a penta d Cm mesmo, pq se usar a penta d Cm em um C fica estranho, mas em progressoes d blues vc pode usar a penta mesmo no acorde maior...entendeu??

AngraMelo
Veterano
# jun/05
· votar


cara, quanto as pentas.....quando vc naum quer um intençao blues no seu solo vc toca um penta menor em cima de um acorde menor e vice-versa ex, no tom d C vc pode tocar a penta menor da RELATIVA MENOR de C q eh a AM e pode usar a d C maior mas vc tem q saber q vc pode usar a penta d am pq ela e a d C tem as mesmas notas
quanto as escalas, meu eh assim, a menor harmonica eh gerada, quando principalmente vc usa um dominante pra perar o sexto grau ou relativo menor d um escala ex: E7 preparando Am, a terça do E maior choca com a terça menor da escala, obrigando com q vc suba a setima d A ( q eh a terça do E ) pra G# em vez d G. a escala menor harmonica naum tem nada haver com a escala maior, e nem tanto a escala maior eh uma relativa maior da escala menor harminica, agora
a meldica naum funciona assim............ja eh diferente, mas vc tem q enteder que ele tb naum eh nenhuma relativa d ninguem, e essas escalas sao menores pq tem sua terças menores

Ddevil
Veterano
# jun/05
· votar


xiristian
AngraMelo

mas eu li assim, q um kara tem como caracteristica usar pentas menores

c ele usar penta menor de C, num eh msm coisa q a penta de Am (relativa), então pra q falando penta menor :/

o caso das harmonicas, e melodicas, eu estudo como harmonica maior msm uaheue, eu num tenho as relativas gravadas na cabeça

maniac123
Veterano
# jun/05
· votar


Blonde Hammet

ela é di menor

heathcliff
Veterano
# jun/05
· votar


não entendi nada que vc disse

Wagner
Veterano
# jun/05
· votar


não entendi nada que vc disse

a questão eh

Pra quer falar escala menor, c eh a msm coisa q a maior(relativas)

algo
Veterano
# jun/05
· votar


Wagner Leonardi
Não é a mesma coisa! As notas são as mesmas, mas a estrutura intervalar muda e isso resulta totalmente na fórmula da escala e sua classificação.

Midgard
Veterano
# jun/05
· votar


afff eh a escala maior soh q com a terça menor q nem o monk disse

Wagner
Veterano
# jun/05
· votar


algo
Midgard

vcs viram q eu escrevi entre parenteses RELATIVAS!!!

Dave Grohl
Veterano
# jun/05
· votar


Blonde Hammet
achu que é por que ela não cresceu ainda.
as vezes ela pode ter crescido mas não o suficiente pra ultrapassar a maior

Dave Grohl
Veterano
# jun/05
· votar


o q vc quis dizer foi (por exemplo) : pra que dizer C maior se é a mesma coisa que Am ???

Dave Grohl
Veterano
# jun/05
· votar


Wagner Leonardi
Eu acho que se o cara usa a escala maior ele está ao mesmo usando sua relativa maior , então dizer escala menor deve ser burocracia.

Wagner
Veterano
# jun/05
· votar


Eu acho que se o cara usa a escala maior ele está ao mesmo usando sua relativa maior , então dizer escala menor deve ser burocracia

eh está BUROCRACIA d q eu estou falando

Dave Grohl
Veterano
# jun/05
· votar


Wagner Leonardi
heheheh da burucracia eu não entendo

Dave Grohl
Veterano
# jun/05
· votar


Wagner Leonardi
heheheh da burocracia eu não entendo

Wagner
Veterano
# jun/05
· votar


eh verdade...isso eh assunto de sovieticos vamos deixar pra la

Adriano Medeiros
Veterano
# jun/05
· votar


Ddevil
é menor pq tem a terça menor

pode se dizer Maior Harmonica, é a escala maior com 5 aumentada, mas esse nome nao é muito usado

algo
Veterano
# jun/05
· votar


Galera eu sei que são as mesmas notas!
Mas as escalas são denominadas de acordo com a sua estrutura intervalar, mesmo que existam as mesmas notas a sonoridade resultante da escala maior (Ex: CDEFGABC TEM INTERVALOS RESULTANTES: Tonica 2maior 3maior 4justa 5justa 6maior 7maior) vai ser totalmente diferente se começarmos pelo A que é o 6grau que nos dá a relativa menor( Ex: ABCDEFGA,TEM INTERVALOS RESULTANTES: Tônica 2maior 3menor 4justa 5justa 6menor 7menor).

kawaii_girl
Veterano
# jun/05
· votar


Ddevil
http://www.casa.cifras.nom.br/scripts/artigos/verartigos.asp?link=/art igos/zoom505/1.htm&id=26

acho q ficar falando é mais complicado, creio q vá te ajudar ;)

king_arthur
Veterano
# jun/05
· votar


algo
cara, isso soh faz diferenca na hora de tocar a escala em si..

no improviso eh a mesma coisa, as notas sao as mesma... nao tem essa de "sonoridade diferente" ... eh soh saber usar as notas da escala para dar o som que se quer gerar

kawaii_girl
Veterano
# jun/05 · Editado por: kawaii_girl
· votar


king_arthur
sim, é exatamente isso
mas dependendo do Q a pessoa qr tocar (estilo) é bom saber sim

algo
Veterano
# jun/05
· votar


nao tem essa de "sonoridade diferente"

Pelo amor de Deus mah! Vc não nota a diferença do som de dó maior e de lá menor?

Rowashburn
Veterano
# jun/05
· votar


king_arthur
nao tem essa de "sonoridade diferente" ... eh soh saber usar as notas da escala para dar o som que se quer gerar

Parabéns.

Agora vai estudar.

Rowashburn
Veterano
# jun/05
· votar


achu que é por que ela não cresceu ainda.

essa é a melhor....das piores.

kawaii_girl
Veterano
# jun/05
· votar


acho q eu deveria por um aviso avisando q é uma tirada ao lado do "sim, é exatamente isso"
será?

acho q nem assim a pessoa iria entender, haha

LeandroP
Moderador
# jun/05
· votar


Ddevil

Esse papo só vai confundir a sua cuca se você não estudar INTERVALOS.

Estuda isso antes pra não colocar o carro na frente dos bois... sai caro!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Qual motivo de falar "escala menor"?